Colunas

Nutrição é Saúde

24/04/2006

Espaço dos leitores

Pergunta 1
Bom dia, Andrea,
Fiz uma pesquisa no Google sobre vitaminas e encontrei uma matéria sua. Tenho lido algumas coisas que a falta de vitamina A faz: unhas fracas e com manchas esbranquiçadas, cansaço e dificuldade para enxergar à noite. Tenho tido todos estes sintomas e gostaria de saber o que posso fazer para suprir esta falta. Quais os alimentos recomendados?
Muito obrigada
M. A.

Prezado leitor,
Em primeiro lugar, você deve procurar um médico para saber o real diagnóstico referente aos seus sintomas, pois a carência de vitamina A não é comum. Alimentos com boa quantidade de vitamina A são carnes, gema de ovo, leite integral, manteiga, cenoura e abóbora, entre outros alimentos.


Pergunta 2

Olá Andrea, como vai? Eu sou nutricionista e estou fazendo rótulos de informação nutricional para uma panificadora. De acordo com as novas resoluções da Anvisa, preciso discriminar no rótulo as quantidades de gorduras trans dos produtos. Estou com dificuldade de encontrar uma tabela com essas quantidades de gorduras trans presentes nos alimentos. Há alguma tabela que possa me ajudar?
Obrigada pela atenção
Colega

Prezada Colega,
Desconheço tabela de composição de alimentos que contenham o valor de gordura trans. Tente procurar no site "US Food and drug administration" no seguinte endereço eletrônico: http://www.cfsan.fda.gov/~dms/transfat.html. Consulte também o site da Anvisa, com certeza eles estão se adaptando para atender esta demanda.

Pergunta 3
Olá Dra. Andrea,
Minha namorada teima em fazer dieta, e a última que ela está tentando é a Dieta do Sangue. Acontece que a restrição de diversos alimentos é altíssima. Gostaria de saber mais sobre essa dieta. Há alguma comprovação científica nisso? De quem é a dieta? Baseada em que foi inventada? Preciso de argumentos pra convencer minha namorada que não é certo isso.
Obrigado.

Prezado leitor,
Entendo sua a preocupação. Por hora, não temos nenhuma comprovação científica a respeito da dieta do tipo sangüíneo. O grande argumento para convencer sua namorada é o ponto saúde: de que adianta ser magra e acabar com a saúde, ou seja, não adiante pensar apenas em peso ideal, é preciso considerar que os alimentos certos podem evitar carências nutricionais e até diminuir o risco para desenvolver determinadas doenças. Tenho certeza que ela entenderá este argumento.

Pergunta 4
Bom dia, Andrea,
Sou obesa e preciso emagrecer. Já tentei varias dietas e tomei muitos remédios e descobri que não valia a pena. Vi que eu tenho que reeducar a minha alimentação. Depois disso, tenho comido muitas frutas, verduras e legumes e cortei o arroz, feijão e macarrão e todas as outras massas. Está certo o que eu estou fazendo?? Gostaria de saber se você pode me passar um dieta. Tenho 19 anos, peso 105 quilos (eliminei 4 quilos), trabalho o dia todo e estudo a noite. Por isso tenho que comer fora todos os dias e em todas as refeições. Você pode me ajudar?
Aguardo sua resposta.
Obrigada, G.

Prezada G.,
Infelizmente não poderei enviar para você uma dieta pela internet. Antes de seguir alguma regra, é necessário realizar uma avaliação nutricional, o que não pode ser feito sem uma entrevista pessoal. Só uma dica: para você perder peso não é necessário retirar de seu cardápio diário arroz e feijão, você deve apenas diminuir as porções dos alimentos. Para isso é necessária uma orientação nutricional individualizada.

Forte abraço
Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca