Colunas

Nutrição é Saúde

06/09/2006

Açúcar na dose certa

Açúcar, quando comer? Nesta semana li uma reportagem em uma revista sobre o açúcar. Como recebi algumas perguntas de leitores, resolvi comentar um pouco mais sobre o assunto.

O açúcar mascavo e o refinado (ou branco) são um carboidrato também conhecido como sacarose. A sacarose está presente em cereais, frutas e verduras, sendo que o açúcar mascavo ou branco são obtidos da cana e da beterraba.

Quando ingerimos a cana ou a beterraba não sentimos o gosto tão adocicado, pelo fato de esses produtos conterem outros ingredientes, inclusive água. Exatamente por isso que 100 g de açúcar têm 398 kcal, enquanto 100 g de caldo de cana têm 93 kcal e 100 g de beterraba têm 46 kcal. Assim, pode-se afirmar que o açúcar tem em sua composição apenas sacarose e os demais produtos apresentam vitaminas, minerais, fibras e água.

Quase todos os alimentos que ingerimos contêm em sua composição a sacarose. Já os produtos industrializados contêm um teor de açúcar --ou seja, sacarose-- muito alto.

Vamos aos exemplos:

- 100 g de biscoito doce apresentam 280 kcal referentes a carboidratos, sendo que grande parte destes é amido;
- 100 g de pão francês (2 pães) têm aproximadamente 200 kcal referentes a carboidratos, sendo que grande parte destes é amido;
- 100 g de maçã apresentam 64 kcal totais, sendo a menor parte de sacarose

Esses dados são para demonstrar que o consumo de açúcar mascavo, refinado e produtos industrializados deve ser restringido no cardápio diário; já as frutas, verduras, legumes e cereais podem constar do consumo diário sem preocupação.

Forte abraço
Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca