Colunas

Nutrição é Saúde

19/10/2006

Espaço dos leitores

Pergunta 1
Bom dia, Andréa,
Sou leitora da sua coluna na Folha Online há bastante tempo. Estou passando por um processo de reeducação alimentar há quase duas semanas. Estou com uma dúvida: as seis refeições diárias DEVEM obrigatoriamente ser nesse total mesmo? Por exemplo, entre o café e o almoço geralmente não sinto muita fome. Posso eliminar o lanche da manhã? Ou ele é necessário para aumentar meu metabolismo?
Obrigada,
K. C. E.

Resposta 1
Prezada leitora,
Com certeza você pode alterar o número de refeições. Você pode deixar de fazer o lanche entre café da manhã e almoço. Pode ficar tranqüila que essa alteração não causará nenhum problema a sua alimentação

Pergunta 2
Cara Andréa,
Li seu artigo na Folha Online sobre o açúcar. Gostei muito. Gostaria de saber o seguinte: sempre tomei muito adoçante e fazia regimes, mas depois que me casei passei a consumir açúcar por causa de três gestações seguidas. Ocorre que agora, quando como um doce, fico com umas vertigens e com tontura, como se minha língua ficasse pesada e eu a ponto de desmaiar. Quase sempre fico enjoada também. Uso o Dispositivo intra-uterino Mirena há alguns meses. Amamento meu filho de um ano e meio, minha pressão sempre foi normal com algumas quedas, nada muito significativo. Todas os três partos foram cesáreas (três em quatro anos). A senhora poderia me dizer se isso pode ser por causa do açúcar que passei a consumir nestes últimos quatro anos?
Muito obrigada,
R.

Resposta 2
Prezada leitora,
Em primeiro lugar você deve procurar um médico endocrinologista e fazer os exames de rotina. Pelo seu relato não posso afirmar que os sintomas que está apresentando estão relacionados com a ingestão do açúcar, é necessário um exame médico antes de qualquer resposta.

Pergunta 3
Andréa,
Tenho artrite reumatóide e fui informada que uma combinação de Ômega 3 e vitamina E me ajudaria a diminuir as inflamações que aparecem em minhas articulações. Se for possível, gostaria de saber sua opinião a respeito.
Um grande abraço.

Resposta 3
Cara leitora,
Alimentos fontes de Ômega 3 e vitamina E devem fazer parte de todos os cardápios, independente dos demais problemas. Uma dieta adequada para sua idade, sexo e características individuais são essenciais para a manutenção da saúde ou como coadjuvantes nos tratamentos. Boas fontes de Ômega 3 são peixes como salmão, arenque, sardinha e atum. A vitamina E é encontrada nas oleaginosas como amendoim, amêndoa, castanhas, avelã. Introduza estes alimentos em seu cardápio, mas lembre que tudo é equilíbrio, nada deve ser consumido em excesso. Procure realizar uma consulta com um nutricionista para adequar os alimentos de seu cardápio.
Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca