Colunas

Nutrição é Saúde

04/06/2002

Soja na mesa: cura e prevenção de doenças

ANDREA GALANTE
colunista da Folha Online

A soja, leguminosa cultivada há séculos por povos asiáticos, no último século se tornou alvo de vários estudos, os quais demonstraram que ela não se trata apenas de uma fonte de proteínas e que os seus benefícios são muito maiores.

Hoje podemos afirmar que é um alimento funcional com substâncias capazes de prevenir e curar algumas doenças.

Nos EUA, esses benefícios são reconhecidos pelo Food and Drug Administration (FDA), responsável por controlar alimentos e remédios.

Entre as substâncias encontradas na soja as principais são:

  • Isoflavonas: grupo dos fitoquímicos que possui compostos classificados como fitoestrógenos, no qual encontramos as famosas isoflavonas. Atua na prevenção no câncer de mama e próstata. Após a menopausa, auxilia na redução das ondas de calor. Tem efeito contra a osteoporose e protege o coração.

  • Fibras: como características de todas as fibras, auxilia na diminuição do colesterol.

  • Ácido Fítico: melhora o aproveitamento do ferro, cálcio, zinco e magnésio no organismo.

  • Saponinas: auxiliam na absorção do cálcio.

    Rogério Cassimiro/Folha Imagem
    No sentido horário: tofu, missô, soja texturizada,
    soja em grão cozido e farinha de soja
    A introdução da soja na alimentação dos brasileiros não foi muito adequada, criando uma certa resistência a seu consumo. O leite de soja criado antigamente era muito ruim, acabando com qualquer chance de gostarmos do produto. Devido à essa rejeição, grande parte de nossa produção é destinada até hoje para ração de animais e como ingrediente na industrialização de alguns produtos como salsicha e hambúrguer.

    Para melhorar o sabor da soja, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) aperfeiçoou técnicas de preparo que inativam a enzima lipoxigenase, responsável pelo sabor não muito agradável.

    A enzima lipoxigenase é inativada pelo calor. Uma superdica é colocar os grãos em uma panela com água fervente, deixar por cinco minutos a contar da fervura, desprezar a água e lavar os grãos em água fria e, após este processo, seguir a receita escolhida. A Embrapa apresenta mais de 300 receitas do produto. Vale a pena visitar o site www.cnpso.embrapa.br/receitas.htm.

    A quantidade diária indicada para consumo é de 60 gramas de grãos por dia. Você pode consumir soja em grão, tofu, soja texturizada, missô farinha de soja, coalhada de soja.

    Hoje, o sabor do leite de soja é apreciado por muitos incluindo crianças e adultos. Ele é uma forma gostosa de consumirmos soja e todos seus benefícios. Só preste atenção: se o leite de soja contiver açúcar, não abuse devido às calorias.

    Já o óleo de soja e o molho de soja (shoyo) não apresentam benefícios.

    Agora, a grande tarefa é incorporar esse belo alimento em nosso hábito alimentar. Se você nunca provou a soja, tente encontrar uma receita, caso tenha uma receita deliciosa com a soja envie para podermos provar.

    Bom apetite com muita saúde.

    Leia mais:
  • Conheça receitas para utilizar a soja no dia-a-dia

  • Inscrições para pesquisa "O que o brasileiro come" superam expectativas

  • Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

    E-mail: andrea.galante@uol.com.br

    Leia as colunas anteriores

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca