Colunas

Nutrição é Saúde

11/09/2007

Conheça a sua dieta

A alimentação é um dos fatores que podem auxiliar na diminuição do risco de desenvolver doenças conhecidas como crônicas não transmissíveis --entre elas obesidade, diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer.

Atualmente, as recomendações de nutrientes não estão direcionadas apenas para prevenir as carências nutricionais, mas também para diminuir o risco de doenças crônicas não transmissíveis. Nesse sentido, não há dúvidas de que uma dieta equilibrada é o ideal para a saúde e para redução desse risco.

O guia alimentar para a população brasileira elaborado pela CGPAN - Coordenação Geral de Política de Alimentação e Nutrição, do Ministério da Saúde, disponibiliza na internet orientações que auxiliam os indivíduos a consumir alimentos importantes para a boa nutrição. Você pode acessar esse guia no endereço eletrônico www.saude.gov.br.

Vale ressaltar que, mesmo com diversas orientações corretas sobre nutrição, ter uma alimentação adequada ainda é uma tarefa difícil para muitos. Sempre fica a dúvida: será que estou me alimentando corretamente?

Da mesma forma, conhecer a ingestão de nutrientes de indivíduos e de grupos populacionais ainda é um processo complexo. Para o nutricionista saber o que o indivíduo consome, é necessário fazer o registro da ingestão alimentar por alguns dias, pois um único dia não reflete o seu hábito alimentar. Após obter o relato do indivíduo sobre a ingestão alimentar, é necessário transformá-lo em energia e nutrientes, e isso demanda trabalho.

Acreditando na importância de conhecer a ingestão alimentar para promover a adequação e o equilíbrio alimentar, desenvolvemos um sistema computadorizado on-line para avaliar o relato da ingestão de alimentos. Esse sistema é parte da minha tese de doutorado sob orientação da professora doutora Célia Colli, do Programa de Nutrição Humana Aplicada da USP (Universidade de São Paulo).

É bom esclarecer que não se trata de uma consulta nutricional, mas a análise da dieta poderá auxiliar na readequação e reorientação em relação à ingestão de energia e nutrientes.

Neste momento estamos testando o sistema, e por isso o número de participantes é limitado. Se você tiver interesse em participar, acesse www.nutriquanti.com.br.

Forte abraço.

Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca