Colunas

Nutrição é Saúde

06/08/2002

Espaço dos leitores

TRIGLICÉRIDES

Andréa, por favor, me dê uma orientação. Fiz exame de sangue e foi detectado 810 mg de triglicérides (muito alto). Como o retorno foi marcado somente para o dia 13 de agosto, eu queria saber se corro perigo de vida, ou se basta seguir uma dieta normal ou rigorosa.

Muito obrigado e desculpe o incômodo

Grande abraço

Lenicio Antonio Dias


Lenicio

Como o seu triglicérides está muito acima do limite (o ideal é menos de 200mg/dl), é frequente a utilização de medicamento somado a uma dieta para reduzir o nível.

Você deve continuar a dieta rigorosa para triglicérides e procurar o mais rápido possível um médico, mesmo que depois você compareça na consulta do dia 13.

Não esqueça que os alimentos ricos em carboidratos e gorduras devem ser evitados. De uma forma geral: não consuma massas, pão, bolos, sorvetes, biscoitos gordurosos, manteiga, margarina, pudins, mel, queijos gordurosos, ovos, creme de leite, refrigerantes e suco de frutas. Substitua o açúcar comum por adoçantes artificiais e não consuma bebidas alcoólicas.

Restrinja o consumo de arroz, batata inglesa, batata doce e inhame. Introduza na alimentação repolho, alface, couve, agrião, couve-flor. Tempere as saladas com vinagre, gotas de limão, cheiro verde e pouco azeite. Coma carnes magras, frango sem pele, peixe sem pele e frutas cítricas cruas (abacaxi, laranja).

Solicite ao médico um encaminhamento para um nutricionista. A dieta precisa ser muito bem explicada e adequada a uma avaliação nutricional..

Se cuide e um abraço

Andréa


COMPULSÃO

Andréa

Gostaria, se possível, que me aconselhasse pois eu tenho certeza que sou compulsiva. Já fiz academia, clínica modeladora, tomei remédio para emagrecer, mas não adiantou. Emagreço alguns quilos, termino o remédio e volto a comer compulsivamente, mesmo sem estar com fome. Já não sei o que fazer. Fiz todos os exames e deu tudo normal. Meu problema é realmente compulsão. Existe algum remédio natural que possa me curar, pois não me dou muito com remédios alopáticos. Se puder me dar um conselho, agradeço. Já estou com 100 quilos, tenho 21 anos e meço 1,70.

Prezada leitora,

Importante nesse momento é cuidar dos sentimentos. Procure ajuda com um psicólogo. O melhor remédio é reaprender a se alimentar, buscando o prazer no sabor, textura e aroma dos alimentos. Não coma de forma mecânica apenas pela quantidade. Remédios só podem ser orientados em uma consulta, mesmo os naturais podem ser extremamente prejudiciais à saúde.

Boa sorte

Andréa


CAJU

Andréa

Fiquei sabendo por uma amiga que o caju é um grande agente contra cistos no útero. Gostaria de saber se é verdade, pois minha mãe está com o útero tomado de cistos pequenos.


Prezada leitora,

Os alimentos podem auxiliar na prevenção de algumas doenças, mas dificilmente são utilizados na cura de um problema existente. O acompanhamento médico é fundamental. Com relação ao caju, desconheço sua ação curativa sobre os ovários com cistos.


FALTA DE APETITE

Cara Andréa

Moro no Japão e meu filho de 4 anos e meio frequenta creche em período integral. Na hora do almoço ele recebe uma refeição de 580 calorias, aproximadamente, na hora do almoço e no lanche da tarde normalmente uma fruta e leite.

Ele tem 15 kg e 1,05m. É bem magrinho e no jantar come muito pouco. Detesta carne bovina. Ao contrario do Brasil, aqui no Japão as nutricionistas incentivam a comer bastante carne suína e claro, peixes também. Aqui os médicos costumam dizer que a carne suína é rica em vitaminas do complexo B e dizem para evitar carne bovina por causa do colesterol.

Falam também que a gordura da carne suína é eliminada pelo organismo enquanto que a da carne bovina se instala, isso é dito pelos médicos e pelas pessoas não só do Japão como da Ásia, em geral.

Consumimos muito peixe, principalmente Salmão, por ser um peixe de valor mais baixo. Gostaria de saber se a proteína encontrada na soja substitui a da carne. Se deixar de comer carne posso substitui-la pela soja? É a mesma coisa? Para meu filho, qual a quantidade de calorias que deveria ser consumida por dia e quais os alimentos imprescindíveis a serem consumidos nesta fase?

Tenho muito receio de que meu filho tenha carência nutricional. No gráfico de peso e altura ele está dentro da linha satisfatória, mas como ele come pouco e de manhã antes de ir para a creche não quer comer nada, apenas meio copo de leite com um pouco de cereais, fico com receio.

Agradeço desde já a atenção dispensada e desculpe pelo "tamanho" da mensagem.

Atenciosamente

Geny Mitsue Adachi


Prezada leitora,

Entendo sua preocupação e acho que é preciso compartilhar essas informações com o pediatra e o nutricionista do país em que está.

As carnes suínas são boas fonte de vitamina do complexo B, e sua gordura é tão ruim quanto a da carne vermelha. Não acho adequado consumir diariamente a carne suína ou mesmo a bovina. O legal é intercalar com peixe, soja e até ovos. A soja pode ser utilizada mais vezes porque sua proteína é adequada ao balanço nutricional.

Ofereça frutas, verduras, cereais, grãos, sementes e procure incentivar o consumo, mas nunca obrigue ou force a alimentação. As refeições precisam ser horários de prazer e não de "tortura".

Para ficar mais tranquila, leve seu filho ao médico ou nutricionista e solicite para que sejam realizados exames laboratoriais.

Espero ter contribuído, abraço grande

Andréa


CHÁ DE ANIZ
Bom dia Andréa

Lendo sua coluna na Folha Online, vi que você mencionou o chá de anis estrelado. Como gosto muito de chá e sou apaixonada por anis, resolvi escrever para lhe pedir a receita ou saber onde posso comprá-lo.


Cara leitora

O aniz estrelado é um fruto em forma de estrela, originária da China. Apresenta aroma intenso, sendo utilizado em algumas receitas chinesas de carne de porco e pato. Também é utilizado para aromatizar bebidas. Para fazer um chá, coloque um copo de água para ferver, quando a água começar a ferver adicione 1 colher (café) de aniz estrelado. Desligue o fogo e abafe o recipiente, depois coe e saboreie. Como apresenta sabor intenso pode ser consumido sem açúcar.?

Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca