Colunas

Nutrição é Saúde

20/08/2002

Espaço dos leitores

SOJA

Cara Andréa,

Na receita de kinako que tenho não ficou bem esclarecido se é preciso descascar os grãos depois de torrado. Gostaria que me esclarecesse e, se possível, que me responda. Estou muito interessada nessa farinha e quero fazê-la logo. Ficarei feliz se receber sua resposta e desde já muito obrigada.

Leio sempre sua coluna na Folha Online. Gosto muito.

Atenciosamente.

Leda Abdelnoor


Cara Leda,

Isso mesmo! É necessário descascar o grão depois de torrado. Segue a receita que tenho.

Ingrediente: 1kg de grão de soja escolhidos
Modo de preparo: Colocar os grãos em uma assadeira rasa média e torrá-los em forno pré-aquecido, por 20 minutos em fogo baixo, mexer durante a cocção para que não queimem, até que as cascas do grão soltem-se com facilidade. Deixe os grãos esfriarem. Moer os grãos em liquidificador até a obtenção de farinha semelhante à farinha de amendoim. Armazenar a farinha em recipiente fechado.

Abraço e bom apetite

Andréa Galante


Boa tarde

Estou incorporando soja em minha alimentação. Tomo todas as noites um copo de leite de soja com adoçante e durante o dia costumo comer grãos de soja torrados (hoje tem variedade de sabores). Muito se tem lido sobre os benefícios da soja, mas gostaria de saber se o consumo exagerado pode causar algum mal. Soja realmente não engorda?

Obrigada,

Fani


Cara Fani,

Todos os alimentos apresentam energia ou melhor kcal. A soja também tem calorias. Cada 100 gramas de grão cozido fornece em média 160 kcal.

Os benefícios da soja são fato, mas para ter saúde é preciso uma alimentação variada contendo alimentos de todos os grupos. Não conseguimos o equilíbrio consumido apenas um alimento importante para a nossa saúde.


Bom dia

Na receita de bolinho de soja tem uma instrução que ano entendi. Para cozinhar os grãos de soja faça o tratamento térmico antes, para inativar a lipoxigenase. Poderia me explicar como fazer isso???

Yeda Marcondes


Cara Yeda

Sua dúvida é a mesma de alguns leitores. Explico no texto: "a enzima lipoxigenase é inativada pelo calor. Uma super dica é colocar os grãos em uma panela com água fervente, deixar por cinco minutos -a contar da fervura-, desprezar a água e lavar os grãos em água fria. Após esse processo, seguir a receita escolhida. O tratamento térmico é esse processo descrito acima, super simples.

Abraço

Andréa Galante

Andréa

Consegui com uma colega de escola esta receita com soja, fiz e achei uma delícia. Por isso, estou enviando para você.

Tenho também um livro que comprei na academia, com muitas receitas de proteína texturizada de soja (PTS).

Salada de Soja

Deixar de molho uma xícara de soja em grão. Levar ao fogo, na panela de pressão e cozinhar. Depois de cozida, escorrer o caldo e temperar, ainda quente, com um vinagrete. Deixar esfriar e servir como salada.

Vinagrete: um tomate, sem sementes, picado; uma cebola picada; meio pimentão picado, cheiro verde a gosto; vinagre misturado com água (meio a meio); sal e azeite. Misturar tudo e deixar gelar. Faça a salada e bom apetite!

Maria Angélica Pirré Gouvêa


HIPOGLICEMIA

Andréa,

tenho hipoglicemia causada por produção excessiva de insulina. Quais os alimentos eu devo comer e quais devo evitar?

Desde já agradeço,

Plínio

Caro Plínio,

A alimentação de quem apresenta hipoglicemia é similar da dieta do diabetes. Nesse caso não é adequado consumir alimentos que elevem os níveis de insulina, um exemplo quando come um doce a quantidade de açúcar no sangue estimula a produção de insulina, dessa forma é produzida uma quantidade excessiva de insulina (mais do que o necessário) e este excesso acaba reduzindo, mais do que deveria, os níveis de açúcar no sangue, assim instala-se a hipoglicemia, que é a falta de glicose no sangue.

A melhor forma de evitar essas quedas de glicose no sangue é com uma dieta balanceada com frutas, verduras, cereais -de preferência integrais-, grãos, carnes magras e um pouco de óleo vegetal ou azeite. Evitar doces e açúcar de uma forma geral. Procure um nutricionista e faça uma avaliação nutricional e uma adequação de consumo para suas características.

Abraço

Andréa Galante


SUPLEMENTO PROTÉICO

Andréa

Sou leitora assídua da sua coluna e admiro seu jeito prático, objetivo e muito transparente de nos informar sobre alimentação. Bom, gostaria de tirar umas dúvidas com você:

Faço atividade física cinco vezes por semana (1h20 por dia) e meu professor recomenda o uso de suplemento protéico (WEY PROTEIN) duas vezes ao dia e pede para eu comer seis claras de ovo por dia. O que você acha? Tenho receio de sobre carregar fígado e rins.

Procuro ter uma alimentação equilibrada. Tomo leite de soja, não como manteiga e raramente como queijo branco. Ah! Qual o melhor ovo para ser consumido: o caipira ou o de granja? Para ele, a galinha caipira pode não ter sido vacinada e passar doenças. Fico meia perdida.

Desde já agradeço sua atenção!

Um abraço e muita LUZ !!!!!

Rochelly


Cara Rochelly,

Sobre a primeira orientação, sinto que o professor não está preparado para fazer uma orientação nutricional, e a recomendação que fez pode lhe fazer um grande mal. Para ganhar massa muscular é só seguir uma dieta equilibrada com quantidades energética suficientes para tal ocorrência. Por favor não faça isso!

Procure fazer uma avaliação nutricional e adequar a alimentação para ganho de massa magra. Caso não seja possível, lembre dos princípios de uma alimentação equilibrada e o utilize. Cereais integrais, grãos, leite desnatados, carnes magras, frutas e verduras, azeite, castanhas e sementes de uma forma geral. O equilíbrio é ter uma variedade de consumo de todos esses ingredientes. Os suplementos nutricionais só com orientação de um nutricionista ou médico.

Com relação à segunda pergunta, tanto os ovos de granja quanto os de galinha caipira nunca devem ser consumidos crus, devido à presença de um microorganismo que poderá causar mal ao organismo. A principal indicação é que seja consumido cozido ou bem frito. Nunca cru.
Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca