Colunas

Nutrição é Saúde

28/01/2008

Fibra na dose certa

Muitas vezes antes de escrever me cerco de cuidados, avalio que as informações sobre dietas e recomendações nutricionais são muitas e que muitas informações divulgadas acarretam interpretações errôneas e, muitas vezes, atitudes radicais.

Ao longo de minha jornada como nutricionista, tenho cada vez mais a segurança em afirmar que a melhor dieta é a moderação. Não existe um único alimento que previna a doença ou que cure de algum mal. Existem, sim, alimentos que, quando consumidos diariamente em excesso, causam a obesidade e aumentam o colesterol, entre outros prejuízos a saúde.

A fibra alimentar é encontrada nos alimentos de origem vegetal e uma de suas principais características é não ser digerível pelo organismo. Sendo que os principais componentes da fibra são celulose, hemicelulose, lignina, gomas, pectinas e inulina.

Dividimos as fibras em:

Fibra solúvel: apresenta uma grande capacidade para absorver água. Podemos citar as fibras contidas nas frutas e nas hortaliças

Fibra insolúvel: constituída por substâncias que não se dissolvem em água e, devido às suas propriedades, atraem água ao intestino, amolecendo as fezes e facilitando o trânsito intestinal.

A recomendação nutricional é de 25 a 30 gramas de fibras ao dia para um indivíduo adulto. Esta recomendação muitas vezes fica impossível de ser atingida, principalmente para que tem o hábito de comer apenas produtos industrializados e refinados. Exatamente por isto é que devemos comer pelo menos 5 porções ao dia de frutas e/ou verduras e/ou legumes. Aproveite também para ingerir mais cereais integrais. Trocar o pão branco por pão integral já ajuda muito a atingir a recomendação nutricional.

A ingestão adequada de fibras pode auxiliar a:
Saciedade,
Reduz o colesterol,
Controlar a glicose,
Facilitar a digestão,
Fazer o intestino funcionar bem.

Mas muito cuidado: a ingestão excessiva de fibras pode prejudicar também a saúde. As fibras, principalmente as insolúveis, quando consumidas em excesso, podem prejudicar a absorção de alguns nutrientes como as vitaminas A, D, E e K.

Para quem quiser saber a quantidade de fibras em 100 gramas de diversos alimentos , acesse o site do Projeto Integrado de Composição de Alimentos, coordenado pelo Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (USP) e pela Brasilfoods (Rede Brasileira de Dados de Composição de Alimentos). A meta prioritária do Projeto é a divulgação de dados de qualidade em composição de alimentos nacionais por meio do TBCA-USP. O endereço é www.fcf.usp.br/tabela/buscar_alim.asp

Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca