Colunas

Nutrição é Saúde

17/03/2008

Espaço dos leitores

Pergunta 1
Olá Andrea,

Estou na dúvida se já nos falamos anteriormente, é possível há alguns anos. Gostaria de trocar idéias com você a respeito de alimentaçäo. Estou radicado na Suécia há mais de uma década. Na Folha Online você falou de quinua, um super alimento.

Nos últimos anos a quinua, proveniente da Bolívia, foi introduzida no mercado sueco e hoje é encontrada praticamente em qualquer supermercado. Já provei algumas vezes o novo produto.

Li recentemente que já há no mercado, ainda não vi, um novo produto que seria a "nova quinoa", chamado Canihua (proveniente do Peru), você conhece?

Um abraço

J. L. V.

Resposta
Caro, tanto a quinua (Chenopodium quinoa) quanto a Canihua (Chenopodium pallidicaule) fazem parte da família Chenopodiaceae, que compreende mais de 250 espécies. Ambas são típicas da região da Cordilheira dos Andes e diferenciadas pela cor, tempo de amadurecimento e zona geográfica que a produz. Aqui no Brasil, só temos disponível no mercado a quinua.

Chenopodiaceae
Chenopodium pallidicaule - Canihua, qañiwa, cañahu (Peru e Bolivia)
Chenopodium quinoa - Quinoa, quinua, suba (Colombia e Chile)

Pergunta 2
Olá Andrea, li a sua reportagem na Folha Online e gostaria de perguntar se a soja, arroz integral e o suco da laranja engordam?
Estou acima do meu peso e estou fazendo uma dieta à base desses alimentos, mas percebo que não estou emagrecendo como o desejado! Além do que, quando substitui o leite normal pelo de soja notei que engordei muito mais rápido do que quando consumia somente o leite bovino.

No mais muito obrigado pela colaboração!

R. A. V.

Resposta
Prezado, o ganho de peso relatado por você com certeza não é o fato de seu cardápio conter soja, arroz e suco, e sim a quantidade que você esta consumindo desses e outros alimentos. Uma dieta para perda de peso e diminuição do risco para adquirir doenças relacionadas a má alimentação é pautada na qualidade e na quantidade dos alimentos e essa adequação deve ser feita sob a orientação de um nutricionista. Após uma avaliação, ele irá indicar uma alimentação equilibrada e variada para que não acarrete nenhum dano a sua saúde.

Pergunta 3
Boa noite Dra. Andrea,

Sou estudante de nutrição e estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso. O tema é sobre a influência da alimentação na enxaqueca, e como li na Folha Online sobre isso, gostaria de saber se a senhora tem algum artigo científico relacionado a este assunto que pudesse me disponibilizar.

Obrigada pela atenção.

J.F. B.

Resposta
Parabéns pela escolha do tema; é muito interessante. Acredito que você deve estar com dificuldades para encontrar artigos científicos sobre o assunto, pois é bem limitado. Eu não tenho nenhum artigo científico publicado sobre o tema, mas existem alguns artigos procure na biblioteca virtual de saúde.

Pergunta 4
Dra. Andréa,

Meu nome é A. G.l e estou escrevendo um trabalho sobre a importância do consumo de alimentos produzidos no próprio sítio. Gostaria que você me informasse uma tabela que pudesse me basear para estimar o suprimento de vitaminas, proteínas e minerais.

Grato pela sua atenção,

A. G.

Resposta
Prezado A., fico muito satisfeita em saber de sua pesquisa.

Existem diversas fontes que disponibilizam tabelas para que você possa obter a composição nutricional de diversos alimentos:

- Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (USP) - www.fcf.usp.br/tabela
- Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Unicamp) - www.unicamp.br/nepa/taco/tabela.php?ativo=tabela
- Tabela de Composição de Alimentos: "Suporte para Decisão Nutricional" (Sônia Tucunduva Philippi)
- Tabela de Composição Química dos Alimentos (USDA) http://www.nal.usda.gov/fnic/foodcomp/search/

Pergunta 5
Olá... Doutora,

Li recentemente seu interessante e esclarecedor artigo sobre o ômega-3 na Folha Online. Sinceramente, ainda continuo com a dúvida: a ingestão de cápsulas de Ômega-3, através de suplemento.

Estou tomando a dose recomendada: duas cápsulas, de 1000mg cada, ao dia. Estou tomando há 10 dias. Acontece que estou preocupado com medo de engordar, porque estou tomando esse suplemento. Há quem diga que engorda e há quem diga que não.

Meu último médico não sabia informar direito a respeito, apenas que fazia muito bem.

Realmente minha memória e concentração melhoraram muito, por isso, estou entrando em contato para esclarecer. Porque tenho um pouco de tendência a engordar e se isso for acontecer eu interrompo o uso do ômega-3.

Por favor, me ajude e responda.

Cordialmente,
M A.

Resposta
Prezado leitor, entendo sua preocupação, mas o seu ganho de peso não deve estar relacionado à ingestão de uma cápsula diária de ômega-3, que são considerados "boas gorduras", uma vez que auxiliam na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol total.

No entanto não acho adequado você utilizar suplementos nutricionais sem o acompanhamento medico e nutricional, assim sugiro que você procure um nutricionista para avaliar quais são as possíveis causas do aumento de seu peso.

Pergunta 6
Doutora Andrea meu nome é S. e estou malhando a 2 meses super disciplinado mas, a única coisa que não estou conseguindo fazer direitinho é a alimentação e gostaria de saber se a doutora pode me ajudar com uma alimentação saudável mas, ao mesmo tempo, que me ajude a criar massa muscular pra mim ficar com um corpo legal por favor me ajuda...bjs

S. P.

Resposta
Prezado S.

Fico muito feliz por você se preocupar com a alimentação. Antes de qualquer orientação, é necessário que você faça uma avaliação nutricional, pois devemos levar em consideração o tipo de atividade física que realiza a fim de planejar a dieta mais adequada, equilibrando carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais. Lembre-se que para uma alimentação saudável é importante ter uma dieta variada com frutas, verduras e alimentos ricos em fibras.

Pergunta 7
Cara Andrea.

Gostaria de saber se você tem consultório ou e se poderia me recomendar uma nutricionista. Atualmente estou utilizando uma dieta que me foi dada por uma nutricionista e apesar de estar no meu peso ideal não estou satisfeito com a qualidade dos alimentos que estou ingerindo. Por um tempo tentei seguir uma linha natural e apesar de estar muito contente comecei a ganhar peso e fui forçado a retornar a minha dieta antiga. Gostaria que alguém ajudasse a substituir minha dieta por uma dieta mais saudável (com poucos produtos industrializados diet, light e etc.) que permitisse o controle do meu peso e, ao mesmo tempo, a minha saúde a longo prazo.

Muito grato

P.

Resposta
Prezado P., qualquer mudança na dieta alimentar implica em avaliação física e nutricional. É fundamental analisar suas carências e também como seu corpo se comporta com a ingestão de variados cardápios. Mais que isso: é importante que você tenha informações nutricionais sobre o que está ingerindo, pois há muita desinformação sobre as propriedades de alimentos e suas combinações.

Pergunta 8
Olá Andréa. Temos uma loja de suplementos alimentar e produtos naturais. Adoramos sua matéria sobre quinua publicada pela Folha Online. Gostaríamos de receber algumas dicas de alimentação sua se possível, é claro, para passarmos aos nossos clientes. Agradeço antecipadamente pela sua atenção.

Resposta
Agradeço seu interesse. Quinzenalmente, escrevo matérias sobre diferentes assuntos da área de nutrição e acredito que você poderá aproveitar essas informações e compartilhar com seus clientes.

Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca