Colunas

Nutrição é Saúde

25/03/2008

Chocolate na dose certa

A alimentação não está relacionada apenas ao aspecto nutricional. Ela deve ser entendida, também, através de seus significados culturais. A Páscoa é um grande exemplo do que estou falando. Faz parte de nossa tradição comemorar esta data com a ingestão de chocolate.

Assim, por mais que eu fale como nutricionista sobre as propriedades nutricionais do chocolate, o simbolismo desse alimento na Páscoa é mais forte do que qualquer explicação do ponto de vista nutricional.

E é exatamente pelo fato de o alimento estar relacionado a aspectos culturais e sociais que é tão difícil trabalhar os conceitos de educação nutricional. Principalmente porque, para manter uma alimentação equilibrada e saudável, pode-se ingerir todos os tipos de alimentos. O importante é estar atento à quantidade.

Um dos grandes equívocos praticados por muitos indivíduos que estão procurando diminuir o peso é substituir a alimentação pela ingestão do chocolate, ou seja, economizar calorias por um lado, para compensar com chocolate por outro. Isso, com certeza, não é uma boa idéia por diversos motivos.

Se você não quer ganhar peso ou está tentando diminuir algumas medidas, mantenha o desjejum, o almoço e o jantar, de forma equilibrada. Consuma verduras, legumes, frutas e deixe o chocolate em quantidades moderadas.

Nessa época do ano, não existe problema algum na ingestão do chocolate, desde que você não tenha um problema de saúde que impeça sua ingestão. Saboreie o chocolate e lembre-se que o fato de você exagerar um pouco no consumo desse alimento nessa época não dispensa, de forma alguma, uma dieta adequada.

Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca