Colunas

Nutrição é Saúde

10/09/2002

Calcule sua necessidade energética diária

ANDRÉA GALANTE
colunista da Folha Online

A quantidade de energia que necessitamos diariamente depende de fatores como peso atual, peso ideal, atividade física, altura e composição de massa magra e gorda. Expressamos essa necessidade calórica em quilocaloria (Kcal), mas a atenção maior não deve ser dada à quantidade de energia que precisamos e sim como ela é composta.

Por exemplo, se nossa necessidade diária é de 1.500 Kcal para mantermos nosso peso ideal e consumirmos essas calorias em batata frita, vamos manter o peso, mas não estaremos suprindo nosso organismo como os nutrientes que ele precisa. O valor energético deve estar sempre acompanhado do equilíbrio de nutrientes consumidos.

Nossos hábitos alimentares foram construídos ao longo de nossa vida e para serem alterados são indispensáveis incorporarmos as mudanças ao nosso estilo de vida, aos nossos costumes e gostos. Isso não significa que nunca mais poderemos consumir um daqueles alimentos cruéis ao organismo. Desde que seja na medida certa, não há problema.

O organismo adapta-se a várias situações. Quando você pula refeições ou fica dias em regime de "guerra", seu metabolismo fica mais lento e passa a poupar energia, ou melhor, guarda a energia poupada sob forma de tecido adiposo. Aí, além de passar fome, tudo o que consumir será poupado. Por isso, o ideal é não fazer regimes malucos e não permanecer mais de quatro horas em jejum.

Comece seu dia com um bom café da manhã e se for demorar para almoçar, lembre-se de fazer um pequeno lanche, depois almoce e novamente tome um lanche. À noite, jante e se for dormir tarde inclua um leve lanche noturno.

Para calcular suas necessidades energéticas utilize a tabela a seguir:

Sexo:
Altura (exemplo 1.70):mts.
Idade:anos
Nivel de atividade:
LEVE = Nenhum tipo de atividade física.
MODERADO = Alguma atividade física (andar, passear c/ cachorro).
INTENSO = Pratica atividade física diariamente (correr, ir a academia).
 
Peso ideal kg.
Gasto energético diário calorias
Necessidade diária de proteínas de a gr.
Necessidade diária de lipídeos de a gr.
Necessidade diária de carboidratos de a gr.
* Essa tabela não substitui uma consulta médica ou nutricional e não é indicada para crianças, idosos, adolescentes, atletas, grávidas, lactentes ou pessoas com algum tipo de enfermidade.

Agora fique atento à qualidade dessa energia consumida e a proporção de carboidratos, proteínas e gorduras indicadas. Lembre-se que:

  • pães, cereais, arroz e massas -de preferência integrais- pertencem ao grupo dos carboidratos
  • doces, açúcar e produtos refinados devem ser consumidos com moderação porque são muito calóricos e pobres em nutrientes. Pertencem ao grupo dos carboidratos
  • frutas são boa fonte de vitaminas e minerais. Pertencem ao grupo dos carboidratos
  • vegetais também são boa fonte de vitaminas e minerais. São do grupo dos carboidratos
  • carnes, peixes e ovos pertencem ao grupo das proteínas
  • leite e derivados são boa fonte de cálcio. Esses alimentos são do grupo das proteínas
  • soja, feijão, lentilha, grão de bico fazem parte do grupo das proteínas
  • gorduras, de preferência de origem vegetal (azeite, sementes oleaginosas, óleo), devem ser consumidas em doses moderadas. Cada grama de gordura fornece 9Kcal.

    Para finalizar, esteja de bem com você. Pratique alguma atividade física e não faça dietas de privação. Na dieta equilibrada tudo é permitido em quantidades adequadas.

    Boa semana e muito equilíbrio!
    Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

    E-mail: andrea.galante@uol.com.br

    Leia as colunas anteriores

  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca