Colunas

Nutrição é Saúde

01/10/2002

Espaço dos leitores

FARELO DE ARROZ

Prezada Andréa,

Li a sua coluna cujo título era "Farelo de arroz combate colesterol, câncer e prisão de ventre", e fiquei interessada no seguinte. Minha mãe tem câncer de mama e depois de ter passado por quimioterapia e radioterapia tem dificuldade de se alimentar porque tem náuseas, enjôos etc. Há algum tipo de suplemento alimentar à base de farelo de arroz que possa ser recomendado a ela?

Se a resposta for positiva, onde posso encontrá-lo? Aliás, ele é industrializado e comercializado?

Muito grato desde já.

Mauro O'de Almeida
Belém (PA)

Resposta:

Prezado Mauro,

Alguns estudos indicam que o farelo de arroz pode auxiliar na prevenção de algumas doenças, entre elas o câncer. O ideal é sua mãe conversar com o médico e nutricionista e adequar a composição da dieta para que possa aceitar melhor os alimentos nessa fase do tratamento.

Frutas como laranja, acerola, goiaba (ricas em vitamina C), verduras como brócolis, repolho, azeite de oliva e o próprio farelo de trigo devem fazer parte dos alimentos consumidos. A água de coco muitas vezes auxilia na diminuição dos sintomas de enjôo.

O farelo de arroz é encontrado em casas de produtos naturais ou supermercados. Pode ser adicionado à comida, aumentando dessa forma o conteúdo de fibra da dieta.


MENOPAUSA

Oi Andréa, meu nome é Izabel e sou frequente leitora da coluna da Cláudia Collucci, por estar justamente passando por um período de infertilidade. Assistindo a um programa sobre alimentação, vi que há alimentos que podem nos ajudar a diminuir os efeitos da menopausa, de uma forma natural, não precisando passar pela reposição hormonal, tão discutida e condenada nestes dias.

Minha consulta é a seguinte: existem alimentos que, por suas características, podem ajudar a ovulação de uma mulher de 40 anos? Eu estou tendo acompanhamento médico e não vou abandonar, mas se eu puder introduzir na minha alimentação algo que possa ajudar em paralelo eu gostaria de saber.

E aproveitando, o meu marido passou por uma cirurgia de varicocele, tendo também, a sua fertilidade comprometida. Se os alimentos forem diferentes por favor descreva-os para mim também. Obrigada!. Pelo que eu li hoje na sua coluna pode ter certeza que você ganhou mais uma leitora.

Excelente trabalho.

Um abraço.

Izabel.

Resposta:

Prezada Izabel,

Hoje temos certeza de que uma alimentação equilibrada é fator primordial para manter a saúde e termos qualidade de vida.

A combinação dos alimentos pode trazer vários benefícios, mas nunca substitua o tratamento médico.

Inicie uma nova alimentação com frutas diversas, vegetais variados, grãos (soja, feijão, grão de bico etc.) e azeite. Modere o consumo de alimentos industrializados e refinados. Lembre-se dos benefícios dos integrais. Procure fazer as refeições muito coloridas, beba água durante o dia.

Essas são pequenas dicas, mas quando incorporadas aos hábitos alimentares, fazem a diferença. Para poder prescrever uma dieta específica, precisaria realizar uma avaliação nutricional e isso é impossível sem os dados.

De qualquer forma, insira esses alimentos no cardápio de sua casa. Tenho certeza de que sentirá os benefícios.

Forte abraço


COLESTEROL

Andréa,

Meu colesterol anda alto e gostaria de saber se o bacalhau, ainda que grelhado ou cozido, é contra-indicado.

Obrigado,

J.D. Vital

Resposta:

Prezado Vital,

o bacalhau é um peixe de água fria e é considerado boa fonte de ômega 3, gordura essencial ao nosso organismo e extremamente benéfica. Os peixes podem ser consumidos por quem apresenta colesterol alto. Observe apenas o jeito de prepará-lo: deve ser ensopado ou assado.

Abraço!


REPOSIÇÃO HORMONAL

Andréa,

Gostaria que esclarecesse algumas dúvidas a respeito do hormônio de plantas. É realmente benéfico ao organismo ou é apenas teoria?

Eu não tive sucesso com a reposição hormonal. Tinha muitos efeitos colaterais, assintomáticos e sempre interrompia, mas meus exames de controle hormonal não eram anormais, portanto parei com os medicamentos há anos. Quando fiz a histerictomia, um médico me receitou a isoflavona. Eu não tomo leite de nenhuma espécie pois sou alérgica.

Aguardo seus comentários.

Agradecida
Enrica Di Chiara (55 anos)

Resposta:

Prezada Enrica,

A isoflavona não deve ser utilizada em substituição a tratamentos hormonais. Converse com seu médico sobre a necessidade de continuar a consumir isoflavona ou outra substância.

Todo tratamento realizado com planta ou qualquer outra substância que seja considerada natural deve ser muito bem seguida por um médico. Os efeitos muitas vezes podem ser contrários.

Para as mulheres que não podem consumir leite a dieta deve ser suplementada com cálcio, já que a necessidade é de 1.000mg por dia desse mineral. Explique o problema ao médico ou nutricionista e peça uma orientação de como consumir esses 1.000mg.

Muita saúde

Andréa
Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca