Colunas

Nutrição é Saúde

12/11/2002

Espaço dos leitores

COMO GANHAR PESO?
"Dra. Andrea, gostaria de tirar uma dúvida. Meu filho tem 6 anos um 1,15 de altura pesando 22,5 quilos e pelo que vi aqui no resultado na Internet ele está fora do normal. O que eu posso fazer para ele ganhar peso com saúde? Ele come muito bem, só que gasta muita energia. Dificilmente ele come doce. Gostaria de receber um e-mail me dizendo a respeito do assunto. Muito obrigada. Rosemeire."

Resposta:
Prezada Rosemeire,

A calculadora que apresentamos no site foi elaborada para adultos e não deve ser utilizada para calcular peso ideal de crianças, gestantes e adolescentes. Colocamos um aviso logo abaixo da mesma.

Para sabermos se o seu filho apresenta peso e estatura ideal para a idade, podemos utilizar um gráfico da CDC que encontra-se disponível no seguinte endereço eletrônico: www.cdc.gov/growthcharts. Mas esse acompanhamento deve ser realizado pelo pediatra ou nutricionista, que poderão melhor interpretar o gráfico.

Aparentemente, ao observar o gráfico parece que seu filho está com a altura e o peso dentro de um percentual adequado para a idade. Mas o melhor a fazer é tirar a dúvida com um profissional.

Abraço grande.

NECESSIDADE PESSOAL
Olá, Andréa. Me deparei com sua matéria sobre desnutrição e veio de encontro à minha necessidade. Meu nome é Márcia Flôres e estou com um problema sério. Acredito que você possa me ajudar. Meu filho, de quatro anos, não come nada, só toma mamadeira. Pediatras já mandaram tirar o leite, mas ele fica o dia inteiro sem comer. Como posso encontrar uma ajuda para incentivá-lo a comer? Ele está com cirurgia marcada para o dia 12, mas há uma semana ficou ruim, com um quadro de sinusite crônica. Está no antibiótico e emagreceu demais. Será que consigo em algum serviço que me me orientem? Obrigado e espero resposta."

Resposta:
Cara Márcia Flores

"É um pouco difícil falar sem fazer uma avaliação nutricional. Acho importante procurar um profissional para lhe ajudar nessa transição. Darei algumas dicas para direcionar e espero ajudar. Em primeiro lugar, precisa verificar com esta a adequação do peso e a altura dele em relação a idade, comece a analisar como foi a introdução de alimentos e como foi a aceitação. Anote tudo o que ele consome durante o dia e tente tirar o leite aos poucos e começar a oferecer alimentos variados, não forçar ou oferecer presentes, não devemos tornar o ato de comer um fato de castigo ou recompensa. Estimule por meio de pratos coloridos e bem decorados, o incentivando a pegar os alimentos e sentido a textura, o aroma e o sabor. Sei que sua ansiedade é grande, mas deve haver calma nessas horas. Um grande abraço."

CAFÉ E INFERTILIDADE
"Oi Andrea. Acabei de ler a coluna da Claudia Collucci (www.folha.com.br/equilibrio/saude/claudia_collucci.shtml) e até passei um e-mail para ela para ver se consigo um estudo que uma leitora passou sobre a influência do café na infertilidade, ainda não sei se conseguirei tal estudo.

Você pode me orientar sobre os malefícios ou benefícios que o café traz para a saúde?

Já fui mais 'viciada' em café do que agora. Não sou uma pessoa que depende dele para levantar, posso substituí-lo sem maiores problemas, mas confesso que o considero uma delícia. Como estou passando por um tratamento devido a não conseguir engravidar, este estudo me chamou a atenção. Você sabe alguma coisa sobre isso? Já ouvi falar muito mal e muito bem do café. Fico aguardando um retorno. Obrigada, Izabel."

Resposta:

Olá Izabel,

Os estudos sobre o café não são conclusivos, e alguns indicam ser uma bebida estimulante, mantendo uma melhor energia e humor, bem indicado em alguns casos de asma. Por outro lado, está relacionado com dores de cabeça, ansiedade, insônia e até distúrbios psiquiátricos. Ele também estimula as secreções de ácidos no estômago, o que pode agravar a azia.

Acho que o ideal é consumir em doses moderadas, e, às vezes, até deixar de consumir por pequenos períodos. Assim, terá como observar o que o seu consumo lhe causa. Boa sorte!

SOJA TORRADA
"Olá Andrea. Sou assídua leitora da sua coluna e tenho aprendido muito sobre como me alimentar melhor. Quero consultá-la sobre a soja torrada e aromatizada, que agora encontramos em cada esquina. O fato de a soja ser torrada elimina suas propriedades nutritivas? E os aromas? Podem ajudar ou atrapalhar sua absorção? A soja auxilia o intestino? O uso diário, mesmo que em forma de 'aperitivo', pode ser prejudicial em algum sentido? Fico aguardando sua resposta. Obrigada. Izabel."

Resposta:
Cara Izabel, fico feliz em poder contribuir para sua melhor alimentação. Não conheço nenhum trabalho científico que compare a soja in natura à soja torrada e aromatizada. De qualquer forma, não acho que a torra irá prejudicar a quantidade de nutrientes como proteína e carboidratos nem alterar sua quantidade de fibras, o que precisamos ver é se estão utilizando alguma gordura e qual é a gordura utilizada. O certo é não utilizar gordura e utilizar os temperos naturais para aromatizar.

A soja, como o feijão e os grãos em geral, apresentam um pouco de fibra (a casquinha), que auxilia o intestino, mas com certeza precisamos completar com outros alimentos como frutas, verduras derivados de trigo integral e aveia, entre outros.

Não vejo problemas em utilizar quantidades moderadas de soja aperitivo diariamente, principalmente quando mantemos uma dieta equilibrada. Abraço forte!"

SUOR
Olá!! Sou Maria Odete, tenho 39 anos, leitora assídua de suas reportagens, gostaria de saber o seguinte: tenho 39 anos, 1, 50 de altura, estou com 64 quilos, bem acima do peso, e tenho muita dificuldade em perder peso. Já fiz algumas dietas, faço uma hora e meia de caminhada todos os dias, mas eu não transpiro nada, somente fico vermelha. Será esse o problema de não perder peso? Posso fazer exercícios, correr e não transpiro. Grata pela atenção, espero uma resposta. Obrigada, Odete."

Resposta:
Prezada Odete,

O melhor a fazer é ir a um médico e solicitar que sejam realizados exames clínicos e exames bioquímicos, verificando se está tudo certo com seu organismo. Após realizar os exames e não haver nenhuma alteração, você deve realizar uma dieta balanceada adequada para perder peso. Acho que o fato de não transpirar não atrapalha o emagrecimento. Aguardo seu retorno após os exames. Abraço.
Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca