Colunas

Nutrição é Saúde

20/12/2002

Extra: Alimentação adequada para um super bronzeamento

ANDRÉA GALANTE
colunista da Folha Online

Até mesmo para o tão desejado bronzeamento do verão é necessário ter uma alimentação adequada. Quem nunca ouviu alguma orientação que, para bronzear legal, é preciso comer cenoura? Afinal, o que será que a cenoura tem?

Como a cenoura, vários outros alimentos apresentam uma substância conhecida como betacaroteno, um antioxidante pró-vitamina A que, quando transformado em vitamina A em nosso organismo, age ativamente na recuperação da pele e auxilia na formação de melanina, pigmento presente na pele e responsável por protegê-la dos raios solares e conferir o bronzeamento.

A cenoura não apresenta efeito tóxico porque, quando consumida em excesso, o organismo não transforma o betacaroteno em vitamina A e o mantém armazenado no epitélio, conferindo um tom amarelo-alaranjado nas palmas da mão e no tom da pele.

O organismo só ira sintetizar o betacaroteno em vitamina A quando for necessário.

De qualquer forma não é nada agradável ficar com a o tom da pele amarelo-alaranjado e, por isso, sempre é bom consumir somente o necessário.

As principais fontes de betacaroteno são: cenoura, abóbora, mamão, melão e a batata doce. Em quantidades menores, pode ser encontrado nos vegetais folhosos como couve, repolho, espinafre, agrião e brócolos.

Considerando que necessitamos de todos os nutrientes, que existe uma interação importante entre eles e que o excesso nunca é legal, aproveite o verão e a grande oferta desta estação de frutas e verduras para elaborar um cardápio bem colorido.

Incremente a dieta com pelo menos duas porções de alimentos fonte de betacaroteno, beba muita água, consuma pelo menos oito porções de frutas, verduras e legumes por dia, modere no consumo de produtos industrializados e frituras.

Azeite deve fazer parte do cardápio. Dê preferência para os cereais integrais nem permaneça mais de 4 horas em jejum. Carne e leite têm de ser sempre magros.

Aproveite para praticar caminhadas e nunca esqueça do protetor solar e evite o sol nos horários inadequados.

Ao manter uma alimentação colorida e variada, enriquecida com alimentos fonte de betacaroteno, você estará cuidando de sua saúde e ganhando um belo bronzeado.

Forte abraço!
Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca