Colunas

Nutrição é Saúde

06/11/2001

A dieta que rejuvenesce

ANDRÉA GALANTE
colunista da Folha Online

Acabo de ler um livro com uma abordagem bem diferente. Talvez por tratar de um assunto novo, cause desconfiança, mas quase tudo o que é falado faz sentido e o utilizo nas orientações que faço. Mas nunca com o enfoque no retardo do envelhecimento. Vai ao encontro de tudo que acredito: "somos o que comemos".

O nome do livro é "A Dieta da Idade Verdadeira", de Michael F. Roizen, M.D. e John La Puma, publicado pela M.D. Editora Campus.

Como o próprio título diz, o livro mostra, por meio de pesquisas, o poder que os alimentos têm de retardar ou acelerar o envelhecimento. Demonstra que qualquer pessoa, independentemente da faixa etária, pode começar a reverter sua idade verdadeira com os alimentos corretos.

A idade verdadeira mede a velocidade do envelhecimento biológico. O livro traz um teste para que o leitor descubra sua idade verdadeira. Isso talvez explique porque ao compararmos pessoas da mesma idade uma aparente ser mais jovem do que a outra.

Citando pequenos trechos do livro...

  • Sempre escolha alimentos ricos em nutrientes, com poucas calorias e deliciosos.
  • Utilizar azeite de oliva no lugar da margarina pode influenciar significativamente os níveis de colesterol e a saúde, além de causar grande impacto sobre o envelhecimento.
  • Em vez de beliscar salgadinhos ou doces, é melhor dividir as três refeições habituais saudáveis em seis menores para serem consumidas ao longo do dia. Um estudo realizado na Universidade de Toronto revelou que quem tem este hábito apresentam menores níveis de colesterol no sangue, risco de doenças cardíacas e envelhecimento arterial do que as pessoas que comem a mesma quantidade de alimentos em três refeições.

    Você está se perguntando se precisa tomar vitaminas? É quase certo que sim! Tomar um suplemento de vitaminas não é mais opcional para o envelhecimento ideal, mas tomar um suplemento de vitaminas e minerais corretos é uma ótima maneira de reduzir sua idade verdadeira. Ter uma alimentação correta pode suprir todas as necessidades de nutrientes.

    Encerro com uma receita das várias que o livro traz. Testei e achei saborosa! Experimente e comece a rejuvenescer. Quem ingere esse prato doze vezes ao ano reduz em 5,7 dias sua idade verdadeira.

    Delícia quente de cereal de trigo com figo e damasco

    Tempo de preparo: 5 minutos
    Tempo de cozimento: 10 minutos
    Rendimento: 4 porções (cerca de 5 xícaras de cereal)

    Cada porção tem: 152 calorias, 36% em forma de gordura

    Ingredientes:
    1 xícara de cereal de trigo cru (usei aveia)
    2 xícaras de leite de soja desnatado ou semi-desnatado sabor baunilha e a mesma quantidade de água
    ½ xícara de figos
    ½ xícara de damascos desidratados cortados em cubinhos
    ½ colher (chá) de sal
    2 colheres de sopa de mel

    Cobertura:
    ½ xícara de leite de soja desnatado ou semi-desnatado sabor baunilha
    amêndoas com casca, torradas e cortadas em fatia

    Preparo:
    Leve ao fogo médio uma caçarola não muito grande. Coloque o cereal e cozinhe por quatro minutos ou até soltar um cheiro agradável. Mexa de vez em quando. Acrescente o leite, a água, os figos, os damascos e o sal. Deixe ferver. Cozinhe cerca de cinco minutos ou até engrossar, mexendo de vez em quando. Transfira para quatro tigelas e deixe descansar por um ou dois minutos. Sirva com mel e a cobertura.

    Substituições:
    Uma xícara de tâmara picadas ou uma mistura de pedaços de frutas desidratadas substituem os figos e os damascos. Leite desnatado com ½ colher de (chá) de baunilha substitui o leite de soja sabor baunilha.

    Um forte abraço!
    Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

    E-mail: andrea.galante@uol.com.br

    Leia as colunas anteriores

  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca