Colunas

Nutrição é Saúde

13/05/2003

Espaço dos leitores

HIPERTENSÃO

Olá! Meu nome é M.R., tenho 37 anos e desde o nascimento do meu terceiro filho comecei a ter problemas de hipertensão. Tomo medicamento contínuo (propanolol 40mg), dependendo do meu estado emocional até duas vezes ao dia.

Ocorre que acabei engordando um pouco, pois meu peso variava sempre em torno de 50kg a 53Kg. Agora peso 59Kg e isso me deixa deprimida. Tenho horror de ir à praia ou à piscina, pois a famosa barriguinha saliente me envergonha.

Fazia atividades físicas como correr cerca de 6Km três vezes por semana, mas fui impedida pelo meu médico pois tive um prolapso na válvula mitral e, segundo ele, não poderia fazer esforços físicos.

Agora não faço nenhuma atividade física e receio que meu peso irá aumentar devido ao sedentarismo. O que devo então fazer? Existe uma dieta para controlar o peso que não interfira na minha pressão arterial?

Resposta:

Prezada,

converse com seu médico e procure um nutricionista para adequar sua dieta. A dieta está interligada ao controle da pressão arterial. Também é indicado realizar uma adequação de energia e micronutrientes de seu cardápio, assim você conseguirá manter seu peso e controlar a pressão arterial.

Um forte abraço


DIETA

Prezada Dra. Andréa

Minha filha mais velha (24 anos) está seguindo uma dieta chamada "frutarian", que em inglês consiste em alimentar-se somente com frutas. Que tipos de danos à saúde isso pode causar? Uma dieta assim é benéfica para o organismo? Que tipos de exames ela deveria fazer para saber se esta forma de alimentação não está causando danos a sua saúde (sangue/densitometria óssea)?

Resposta:

Cara leitora,

uma dieta equilibrada é fundamental para o organismo. Manter no cardápio apenas o grupo das frutas é extremamente prejudicial ao organismo. As frutas são boas fontes de vitaminas e minerais, mas não devem ser exclusivas no cardápio. O ideal é sua filha procurar um profissional capacitado para orientá-la a seguir uma dieta que possa suprir todas as necessidades do organismo.

Forte abraço e cuidado com as dietas radicais!


DOENÇA DE CRHON

Bom dia,

sou enfermeira e tenho um amigo que sofre da doença de Crhon há relativamente pouco tempo. Esse amigo tem muitas dúvidas acerca daquilo que pode comer e o que deve evitar para manter o equilíbrio do seu organismo. Vi o seu endereço numa página da internet que falava dessa doença. Agradeceria-lhe se pudesse dar qualquer informação que ajudasse o meu amigo.

Espero resposta.

Resposta

Prezada,

o controle alimentar na doença de Crhon é fundamental, mas para conseguir tal orientação é necessário fazer uma avaliação nutricional e, consequentemente, uma consulta com um profissional. Muitas vezes é indicado a utilização de suplementos nutricionais para manter o equilíbrio de nutrientes. O que comer ou evitar depende de cada paciente, da evolução e sintomas da doença. Peça ao seu amigo para procurar rapidamente um nutricionista.

Abraço


OSTEOPENIA

Ola Andréa,

estou com osteopenia e gostaria de saber quais alimentos são bons e quais prejudicam a absorção do cálcio dos alimentos.

É verdade que tomar iogurte ou leite após a refeição prejudica a absorção do cálcio?

Muito obrigada!

Resposta

Prezada Leitora,

realmente a absorção do cálcio é prejudicada pela presença do ferro. O ferro está presente nas carnes e nos grãos. Dessa forma, devemos evitar consumir leite nas refeições principais.

Um nutriente que auxilia na absorção do cálcio é a vitamina D. Para isso, é necessário tomarmos dez minutos de sol todos os dias, pois ele ajuda nosso organismo a sintetizar esse nutriente. Podemos também consumir vitamina D por meio dos seguintes alimentos: gema de ovo, fígado, manteiga e alguns tipos de peixe, como a cavala, o arenque, a sardinha e o atum.


REDUÇÃO DO ESTÔMAGO

Andréa, bom dia !!!

Minha esposa fez gastroplastia (cirurgia de redução do estômago) há uma semana, e nesta fase é sugerido o consumo de líquidos. Gostaria de saber se ela pode ingerir leite?

Que tipo de adoçante pode ser usado? O nutricionista cortou o leite. Ele foi muito radical. Obrigado!!!

Agradeço de antemão por quaisquer comentários que a senhora possa oferecer sobre este assunto.

Cordiais saudações

Resposta

Prezado leitor,

é fundamental você conversar com o nutricionista dela e procurar entender o motivo pelo qual foi retirado o leite do cardápio e quais são os adoçante mais indicados para o caso.

A gastroplastia exige alguns cuidados nutricionais para evitar que o paciente apresente desnutrição. A ingestão de alimentos é diminuída, por isso a qualidade é fundamental.

Não consigo explicar o motivo da retirada do leite, mas talvez exista uma forte razão. Converse com os profissionais envolvidos ou, se for o caso, procure uma consulta com outro especialista.

Atenciosamente
Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca