Colunas

Nutrição é Saúde

29/07/2003

Espaço dos leitores

TRIGLICÉRIDES

Andréa, bom dia. Sou um leitor assíduo de sua coluna na Folha Online. Parabéns!

Meu questionamento é o seguinte: fiz um check-up cardiovascular e me surpreendi com o nível de triglicérides (197) e hdl (35). Estou um pouco preocupado e tenho me controlado na alimentação --chegando a ficar com fome inclusive. Pretendo iniciar exercícios físicos moderados --caminhadas e bicicleta ergométrica. Tenho 35 anos, 1,83m, 77,5 kg e sou um "pouco" sedentário.

Minha duvida é a seguinte: quais alimentos realmente eu tenho de evitar e quais tenho de ingerir para melhorar os dois índices citados acima?

Desde já agradeço a atenção

M.R.

Resposta:

Prezado leitor,

passar fome não é a solução. Para controlar o nível dos triglicérides você deve evitar doces, massas, produtos com farinha e açúcar refinado. Procure substituir o arroz branco por arroz integral, açúcar por estévia, coma mais verdura e salada crua.

Não consuma frituras e produtos com gordura saturada (carnes gordas, pele de frango, leite e queijos com muita gordura). Utilize azeite extra virgem para temperar a salada.

Essas dicas são muito genéricas, cada caso é um caso. É importante você procurar um nutricionista para uma avaliação e para adequar seu cardápio do ponto de vista qualitativo e quantitativo. Tenho certeza de que ao procurar um profissional não passará mais fome.


ANTI-ENVELHECIMENTO

Olá, gostaria de sua opinião sobre o tratamento de anti-envelhecimento.

Tenho 41 anos, 1,68m e 64 kg. Não bebo, não fumo, tenho uma vida regrada e procuro manter uma boa alimentação. Trabalho em três expedientes.

O médico pediu todos os exames, principalmente (hormônios). Depois fez uma análise e passou um tratamento de três meses, que consiste da aplicação de pequenas quantidades do hormônio masculino e algumas vitaminas. Gostaria que a senhora me desse uma orientação.

Atenciosamente

I.

Resposta:

Prezado leitor,

do ponto de vista nutricional, é possível equilibrar a dieta para ter uma melhor qualidade de vida e envelhecer com saúde.

As vitaminas e minerais são imprescindível nesse processo. Para equilibrar as quantidade desses nutrientes devemos, primeiramente, adequar a dieta e, quando necessário, suplementá-los.

Uma boa saúde começa com uma boa alimentação.


DIETA PARA GANHAR PESO

Oi, Andrea. Tudo bem?

Ao contrário de muitas pessoas, que têm facilidade para engordar, eu tenho dificuldades. Tenho 1,80m e peso apenas 65 kg. Existe alguma dieta que me faça ganhar peso, com saúde?

N.G.

Resposta:

Prezado leitor,

em primeiro lugar, gostei de sua colocação. Uma dieta que o auxilie a ganhar peso, mas com saúde. Tenho certeza de que ao adequar as quantidades de acordo com seu peso, idade, sexo e atividade física, entre outras variáveis, você conseguirá ganhar peso e saúde.


ABACAXI

Bom dia,

gostaria de saber quais são as verdadeiras propriedades do abacaxi e se realmente ele é bom para tirar o excesso de gordura do organismo?

Um abraço,

R.

Resposta:

Prezada leitora,

o abacaxi é uma boa fonte de vitamina ""C e manganês. Em razão de sua composição, auxilia no processo de digestão, mas isso não significa que ele retire a gordura excedente e ajude a emagrecer.

Abraço,

Andréa


SOJA

Andréa,

tenho a seguinte dúvida: torro os grãos de soja e depois trituro no liquidificador. O que resultou, coloco no iogurte.

É correto usar assim? A casca da soja é tóxica?

Gostaria também da sua opinião a respeito desse cardápio: refeições de três em três horas, iogurte com lactobacilos, cereal sem açúcar, leite desnatado e uma fatia de pão diet; lanchinho com torrada e queijo diet; no almoço, salada de agrião, repolho roxo, cenoura ralada, peito de peru desfiado, azeitona e manjericão salpicado; lanchinho de novo e no jantar saladas e sopa.

Vitaminas: complexo ALL 26, E40OUI, C-1000mg e B, spray de hormônio PRÓ-HGH,

Água: mais de dois litros por dia

Grata,

R.

Resposta:

Respondendo sua primeira pergunta: você pode usar a soja torrada e adicioná-la no iogurte. A casca da soja não é tóxica, muito pelo contrário, é uma boa fonte de fibra.

Do ponto de vista qualitativo, faltou incluir nesse cardápio frutas e talvez um pouco mais de carboidratos integrais.

Em relação aos suplementos de vitaminas e os spray de hormônio, esses só devem ser utilizados quando prescrito por um nutricionista e um médico.
Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca