Colunas

Nutrição é Saúde

05/08/2003

A função das fibras

ANDRÉA GALANTE
colunista da Folha Online

Ingestão inadequada de fibras e água, alguns medicamentos e o consumo em excesso de álcool. Esses fatores são responsáveis pela formação de toxinas nocivas ao organismo e, consequentemente, pela prisão de ventre.

Para evitar essa reação incomoda, é indispensável consumir fibras. Elas são encontradas nos cereais (arroz, pão integral, trigo integral, aveia, farelo de arroz, farelo de trigo) e nos grãos (feijão, lentilha, grão de bico, ervilha). As nozes, avelãs, amendoim, castanha do Pará e castanha de caju também apresentam um pouco de fibra. Frutas e verduras têm, além de fibras, vitaminas e minerais importantes para todas as ações fisiológicas do organismo.

O excesso de produtos refinados, ricos em açúcar e energia podem ser prejudiciais ao bom funcionamento do intestino. Muitas dietas são extremamente calóricas e pobres em fibras, vitaminas e minerais.

A atividade física também é importante. Uma simples caminhada acelera o movimento intestinal, facilitando a excreção.

Quem sofre desse mal, não deve utilizar laxantes por conta própria e prolongadamente. Esses medicamentos podem destruir a flora intestinal, composta de bactérias benéficas e maléficas. A nós compete cuidar da alimentação para preservarmos a flora intestinal com as bactérias benéficas.

Os acidófilos contidos em alguns leites ou mesmo na fórmula das cápsulas, são uma boa opção para equilibrar a flora intestinal. Um desses acidófilos pode ser o Lactobacillus casei Shirota, que, além de auxiliar a equilibrar a flora intestinal, ajuda na boa absorção de nutrientes.

Esse tipo de alimento também é conhecido como alimento probiótico --microorganismos vivos benéficos a saúde. Entre os benefícios, podemos citar a redução do risco de câncer (principalmente câncer de cólon), melhora no sistema imunológico, diminuição do colesterol e equilíbrio entre as bactérias existentes no organismo.

Boa semana e muita saúde!
Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca