Colunas

Nutrição é Saúde

09/09/2003

Espaço dos leitores

DIETA 1

Li a reportagem sobre os problemas da dieta pobre em carboidratos e sei muito bem como é isso pois já fui vítima dela. Tenho hoje 32 anos, 1,76m e 94 kg. Tenho uma alimentação regular e não consigo emagrecer.

Tomo leite desnatado, fibra e fruta pela manhã. Almoço duas colheres de arroz, salada, frango ou peixe ou carga grelhada. No jantar, frango ou carne grelhada. Não como doce durante a semana e às vezes no fim de semana tomo sorvete ou como algum doce.

Não tem muita lógica estar obesa. Qual é sua dica, pois o último regime que fiz foi dos carboidratos e com fórmula e orientação médica. Foi o pior que já fiz, já que saltei de 86 kg para 94 kg.

Você pode me dar alguma sugestão?

Obrigada pela atenção,

A.E.

Resposta:

Prezada leitora,

a melhor sugestão que posso lhe dar é: procure um nutricionista e faça um plano de reeducação nutricional. Prepare-se para perder peso de forma gradativa. Ao aprender a se alimentar você evitará o efeito emagrece e engorda, que ocorre com dietas radicais.

Boa sorte e um abraço!

Andréa

DIETA 2

Olá, Andréa. Tudo bem?

Não sei se foi o inverno ou é ansiedade pura, mas o fato é que engordei alguns quilos. Nem sei quantos foram porque não me pesei, mas foram suficientes para não entrar com folga nas roupas e para me incomodar...

Bom, a pergunta é: o que posso fazer para perdê-los logo, mas sem ter de fazer algo drástico. Usar mel em vez de açúcar faz diferença? Gorduras quase não entram na minha dieta e cozinho quase tudo com azeite. Tenho comido frutas e à noite só tomo uma sopinha. Consumo bastante aveia e tenho bebido mais água que o normal.

Me dê uma luz!

J.G.

Resposta:

Prezada leitora,

Realmente é comum nas férias ganharmos uns quilinhos. Para reduzir as calorias de sua dieta, lembre-se de que todos os alimentos têm calorias e, por isso, devemos consumi-los em medidas adequadas ou moderadamente. O mel apresenta a mesma caloria do açúcar. O ideal é substituir pelo adoçante stévia. O azeite é uma gordura excelente, mas deve ser utilizado com moderação --1g de azeite fornece 9 kcal. As frutas, como já disse, também apresentam calorias. Por isso, temos de consumi-las com moderação. A aveia também é um produto saudável, mas rico em calorias. É um alimento que pode fazer parte de seu cardápio, mas não "bastante".

Boa semana e lembre-se: "moderação"!


DIETA 3

Olá Andréa!

Leio sempre a sua coluna na Folha Online e gostaria de perguntar o seguinte: como faço para perder peso se tenho uma rotina louca?

Acordo, vou trabalhar, vou direto para a faculdade e só chego em casa às 23h. No café da manhã tomo leite desnatado com nescau, almoço e como um pão de queijo às 18:30,quando chego na faculdade.

Minha altura: 1,61
Meu peso: 58,5
Obrigada desde já,
beijos e parabéns pela coluna!
V.

Prezada leitora

Você tocou em um ponto super importante: a dificuldade de quem praticamente só come fora de casa de se alimentar bem. Acho que já esta na hora de as lanchonetes e as indústrias de alimentos começarem a oferecer alimentos mais saudáveis.

Enfim, enquanto isso não ocorre, acho que uma boa opção são os restaurantes por quilo, onde você pode escolher verduras, legumes, carnes magras e frutas para compor um belo cardápio.

Abraço

Andréa


COMPULSÃO ALIMENTAR

Bom dia, Andréa

Descobri sua coluna há pouco tempo e adorei. Li alguns e-mails de leitores que se referiam a uma matéria sua sobre compulsão alimentar, mas não consegui encontrá-la. Gostaria, se possível, que me enviasse essa matéria, pois fiquei muito interessada.

Desde já, agradeço.

R.

Resposta:

Prezada leitora,

envio o link da coluna, mas não deixe de procurar um médico para realmente saber se você apresenta esse problema. Clique aqui para lê-la.

Abraço

Andréa
Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca