Colunas

Ooops

08/09/2005

"Núcleo pobre" do jornalismo do SBT surpreende e até vence Ana Paula Padrão

Após uma semana na seca, a coluna Ooops! voltou...


Mas a leitora bonitona ainda está magoada...

Cachorro! Onde você esteve desde a semana passada? Tava com outra?

E o leitor bacana está meio ressentido...

Pô! Não fez a coluna na semana passada! Mó mancada, cara!

Já as criancinhas...

COMEÇA LOOOGO, CABEÇÃO!!!!


Eduardo Knapp/Folha
Ana Paula Padrão, SBT
Ana Paula Padrão, SBT

Desigualdade "social"
Como quase todos sabem, com a chegada de Ana Paula Padrão, o Jornalismo do SBT agora tem um núcleo "rico" e um núcleo "pobre". O rico, obviamente, é a equipe de Ana Paula. Ela conta com um cenário novinho, equipamentos grã-finos, uma equipe regiamente paga e excelente infra-estrutura. Já o chamado núcleo "pobre" é comandado pelo veterano Hermano Henning. Fica separado da ala "nababesca". O que ninguém contava é que o núcleo "pobre" tem vencido o "rico" no ibope em alguns dias. Eu conto a vocês...

Divulgação/SBT
Hermano Henning
Hermano Henning

Má "distribuição"...
Desde que Ana Paula Padrão estreou, o telejornal "SBT Brasil" tem oscilado entre o segundo e terceiro lugar no ibope (às vezes perde para a novela "Essas Mulheres", da Record). Já Hermano Henning (foto) e seu "Jornal do SBT" não só estão mantendo a vice-liderança, com médias de cinco e seis pontos, como já superaram até o ibope do rico "SBT Brasil" em pelo menos duas oportunidades: nos dias 26 de agosto e 2 de setembro, o telejornal ancorado por Hermano Henning obteve mais ibope que Ana Paula Padrão (9 x 7 e 8 x 7, respectivamente)...

que estranho, hoje não teve cabong...

Além disso...
...na última sexta-feira, Henning conseguiu ficar nove minutos em primeiro lugar no ibope, à frente do "Programa do " (Globo). E ficar em primeiro ainda é um feito que Ana Paula não passou nem perto. Lembrando sempre que o horário do telejornal de Henning é bem mais ingrato: vai ao ar das 0h48 à 1h30. Na edição que vai ao ar de manhã (das 5h55 às 6h30), o "Jornal do SBT" também tem registrado boa audiência, em torno de três pontos --e também está mantendo a vice-liderança para o SBT. Procurada pela coluna, a assessoria de imprensa do SBT disse que, por força de contrato com o Ibope, não poderia confirmar as informações sobre audiência obtidas por Ooops! noutra freguesia...

deve ser o feriado, a Maligna sumiu...

Talvez por seu bom desempenho...
...o telejornal ancorado por Henning vai sofrer ampla reformulação. E-vai-mudar-para-melhor. Ganhará cenário novo, novos quadros e uma melhor estrutura. Enquanto isso, Ana Paula vai apenas mudar de horário.
Em breve.

Fala Mineiro
Em telefonema à coluna, o diretor de Jornalismo do SBT, Luiz Gonzaga Mineiro, nega que exista qualquer divisão entre "ricos" e "pobres" na redação da emissora. Segundo Mineiro, "é tudo uma coisa só". Para ele, a melhor audiência do "Jornal do SBT" recentemente tem ocorrido também porque o telejornal tem utilizado bastante material do "SBT Brasil". Além disso, afirma Mineiro, a base de comparação entre os dois telejornais da casa não poderia ser feita, "porque Ana Paula Padrão recebe o jornal num momento de troca de público" --ela pega o jornal quando termina uma novelinha infanto-juvenil. Isso não ocorre com o "Jornal do SBT", afirma.



eu também estava pedindo...

:´-(


Da série "Notícias que não agüentamos mais, sinceramente" 1

Luciana Vendramini fala da fase em que sofreu Transtorno Obsessivo-Compulsivo


Jefferson Coppola/Folha
Carlos Nascimento
Carlos Nascimento

Investimento...
...corre a lenda, o jornalista e âncora Carlos Nascimento, da Band, está adquirindo uma ampla gleba de terra na cidade de Torrinha, interior de São Paulo, vizinha a Dois Córregos, sua cidade natal. Conforme a lenda, no local o jornalista estaria planejando construir um belíssimo hotel e complexo turístico. Ou seja, como quase todo jornalista, Nascimento não parece acreditar em aposentadoria. Nem em longuíssimo prazo.

Para não perder a viagem...
Torrinha é uma cidade de cerca de 9.000 habitantes, tem 312 km², foi fundada em 1922 e está situada a 802 metros de altitude. Nosso abraço à cidadezinha de Torrinha.

:-))

Divulgação
Dani Bananinha
Dani Bananinha

Última banana do cacho
A ex-capa da "Playboy" Dani Bananinha protagonizou um show de estrelismo durante um evento de moda em Florianópolis. Na qualidade de convidada, Dani teve um chilique daqueles quando soube que seria transportada do hotel ao evento a bordo de um "simples" Renault Scenic. Fazendo beiço, ficou batendo o pezinho na porta do hotel.


Não entro e não entro. Me prometeram que seria uma Mercedes!

Dai-nos paciência
Graças ao extremo jogo de cintura e simpatia do motorista, Dani acabou aceitando usar o veículo. Mas no dia de deixar Florianópolis, não teve jeito. Dizem que a organização teve de alugar uma Mercedes para levá-la até o aeroporto.

Que mal pergunte...
...o que Dani Bananinha faz na vida mesmo?

>:-P´

Mario Miranda/Reuters
Daniella "Dani" Cicarelli
Daniella "Dani" Cicarelli

Mais estrelismo
Outra "estrela" que andou esbanjando antipatia na mesma acolhedora Florianópolis (SC) foi Daniella Cicarelli. Dias atrás, ela estava em um dos cafés no centro da cidade. Rapidamente sua presença atraiu vários fãs. Muitos eram crianças, que queriam autógrafo. A ex-ronaldinha não se apiedou da molecada. Mandou trancar as portas do café, no que foi atendida, e proibiu que qualquer (outro) ser humano se aproximasse dela.

Da série "Notícias que não agüentamos mais, sinceramente" 2

Fulano (ou sicrano ou beltrana) fará participação especial na novela "América"

Sinceridade?
A coluna preferiria usar a palavra "ciclano", em vez de "sicrano", que soa meio caipira. Acontece que "ciclano", ou cicloalcano, é elemento do grupo de hidrocarbonetos cíclicos saturados --como ensinou o leitor André Guilherme Delgado Vieira. Vivendo e aprendendo... química.


Publius Vergilius/Folha
Maurício de Sousa
Maurício de Sousa

Produto nacional desprezado
Depois de 35 anos e cerca de 1 bilhão de gibis vendidos (isso mesmo, 1 bilhão) Maurício de Sousa e a "Turma da Mônica" continuam sem espaço na TV aberta brasileira. Os personagens, no entanto, continuam fazendo sucesso na italiana RAI 2 e na Cartoon Network. Pela trilionésima vez, dizem que a Globo está interessada em exibir os desenhos a partir de 2006. Mas depois de oito anos de "negociações", contratos assinados e depois vencidos --e nada de Mônica e Cebolinha--, essa ladainha também já merece entrar para a série "Notícias que não agüentamos mais, sinceramente".

Desrespeito na TV paga
Estamos enganados ou o Sony está perdendo completamente o respeito pelo telespectador que paga para ter acesso ao canal? Entre sábado e domingo, o canal teve a pachorra de reprisar pelo menos quatro vezes o mesmo episódio do seriado "Hope & Faith".

Desrespeito na TV paga 2
A Warner também é chata. Reprisa trocentas vezes por dia, nos seus imensos e repetitivos intervalos da programação, a mesmíssima matéria-entrevista com o tal DJ Paul van Dyk. Façam o favor...

Divulgação
Michael W. Smith
Michael W. Smith

Divulgação abaixo da crítica
Já faz cerca de 15 dias que ele esteve no Brasil, mas como não teve coluna na semana passada, ainda vale a pena registrar: foi irritante a desorganização e falta absoluta de divulgação da turnê pelo Brasil de Michael W. Smith, um dos maiores ídolos da música pop-gospel do mundo. A divulgação dos shows de MWS dependeu praticamente do boca-a-boca, feito em igrejas e grupos evangélicos. Isso sem falar no salgado preço dos ingressos. Mas justiça seja feita: os fãs do cantor são unânimes ao garantir que os shows foram impecáveis. Os erros só ocorreram fora do palco.

Tsk, tsk...
Depois ainda reclamam porque o Brasil tem péssima fama no circuito internacional de shows... tsk, tsk...

De casa nova
De contrato já assinado com a Band, o apresentador Raul Gil vai receber na nova casa menos do que recebia na Record (algo entre R$ 700 mil e R$ 1 mi, incluindo gastos com a produção toda). A contratação deve ser anunciada oficialmente pela Band só em outubro. Raul Gil terá programa aos domingos, e vai enfrentar Faustão (Globo), Gugu (SBT) e Eliana Dedinhos (Record).

Fôlego novo
A equipe de produção do "Pânico na TV" (Rede TV) acaba de ganhar um reforço: foi contratada para ajudar na criação dos quadros a jornalista e apresentadora Rosana Hermann (ex-Record, ex-Rede Mulher, ex-etc). Rosana já havia trabalhado durante 13 anos com Emílio Surita, na equipe de criação e humor da Jovem Pan FM. Entre outras coisas, ela ajudou a criar o "Boi na linha" e escrevia textos para o popular personagem Djalma (criado e interpretado por Tutinha, dono da rádio).

Da série Declarações Duras de Acreditar

Agora não estou pensando em posar nua, diz Bruna Di Túlio
Em entrevista à revista "Vip", na qual posou seminua.

Sucesso na tela, nada de CD
Por causa do enorme sucesso do filme "2 Filhos de Francisco" no cinema, Zezé Di Camargo & Luciano desistiram de lançar um novo CD este ano. Tradicionalmente os irmãos sempre lançam CD em novembro, mas como a trilha do filme caiu na graça do público, este ano não haverá trabalho novo. Pois haverá dinheiro suficiente no caixa mesmo sem CD.

;-P



apanho mesmo sem fazer nada...

:´-((

Da série "Notícias que não agüentamos mais, sinceramente" 3

Preta Gil desfila com namorado novo
* Homenagem aos queridos colegas do "Virgulando"

:-P'

Périplo
Bastou a divulgação (por meio da coluna Ooops!) de que Silvio Santos estava se preparando para mudar a grade de programação do SBT que simplesmente "choveu" projeto sobre a mesa do patrão. Tooooodo mundo está tentando emplacar algum programinha novo no SBT. Silvio tem de propostas de novos reality-shows a sitcom's. De novelas a games. Mas não decidiu nada até o momento.

Da série "Isso é uma Notícia ou uma Ameaça"

Dado Dolabella escolhe músicas para seu segundo CD

E para encerrar, Da Série Notícias Curiosas da Concorrência

SBT Rural mostra colheita de repolhos
*Homenagem aos queridos colegas de OFuxico

;-))


Reprodução
Shin-Chan
Shin-Chan

Desenho para gente grande
Qualquer canal aberto que quiser exibir o desenho Shin-Chan, que hoje só passa no Animax (TVA e DirecTV), não terá muitos problemas com relação ao valor. No entanto, se não esbarra no preço dos direitos de exibição, o canal terá uma surpresa desagradável: o desenho dificilmente será liberado na TV aberta para ser exibido antes das 21h. Isso porque seu conteúdo é considerado "inapropriado". A saber, Shin-Chan é uma criança-pestinha de seis anos que, entre outras travessuras, tem por hábito fazer a chamada "dança da bundinha" (abaixa as calças e rebola para os adultos). Há anos é uma verdadeira febre no Japão. No canal Animax, por exemplo, a dança é "censurada" na vinheta de abertura. O canal coloca uma tarja informativa sobre a bundinha de Shin-Chan. Além disso, o desenho só passa às 4h30 e 6h30. Horário que as crianças geralmente estão bem adormecidas.

Tava chapadona, hein?
Em entrevista à revista "Imprensa", na edição que sai em outubro, o apresentador Amaury Jr. (Rede TV) revelou que deu um "sossega-leão" a Jeany Mary Corner --que se diz promotora de eventos, mas é suspeita de agenciar garotas de programa para políticos em Brasília--, antes de entrevistá-la. Segundo Amaury, a mulher estava tão nervosa que a equipe acabou lhe dando um comprimido de calmante Lexotan® Em seguida, esperaram fazer efeito. Só então a entrevista começou.

Ou muito me engano...
...mas dar benzodiazepínico sem receita ao próximo é considerado contravenção penal.

11/09
No próximo dia 11 de setembro, para marcar os quatro anos dos atentados em Nova York, o programa "Domingo Espetacular" (Record) terá uma matéria especial sobre Paquistão e Afeganistão. Trata-se de mais uma produção da parceria da emissora com a Baboon Filmes. Parceria, aliás, que vem atingindo ótimos índices de ibope (até dez de média e 15 de pico).

14/09
No próximo dia 14 de setembro, às 16h, estréia a proclamada primeira novela da internet mundial. "Umas e Outras" será exibida pela All TV. A novelinha será semanal, sempre às quartas, com duração de uma hora: 25 minutos de dramaturgia e 35 minutos de programa ao vivo, em que o público vai participar e poderá até modificar a trama.

17/09
O programa que será apresentado por Alvaro Garnero e Caroline Bittencourt (sim, aquela do casamento da Cicarelli) estréia na Rede TV no próximo dia 17, sábado. Quem viu as primeiras gravações afirma que a atração não terá absolutamente nada a ver com o formato hoje utilizado por Amaury Junior --que tem por hábito entrevistar socialites (famosos ou não). O programa de Garnero e Caroline vai abordar principalmente o comportamento e jeito de viver dos milionários.

Roberto Price/Folha
Autor de Alma Gêmea, Walcyr Carrasco
Autor de Alma Gêmea, Walcyr Carrasco

Entrevista com Walcyr Carrasco
Autor da novela "Alma Gêmea", da Globo, que vem registrando as melhores audiências entre novelas das 18h na última década, o escritor Walcyr Carrasco falou com a coluna Ooops!. Walcyr é o primeiro novelista da história a dar um papel de novela a uma pata. Trata-se de Doralice, a companheira penosa de Mirna (Fernanda Souza) em "Alma Gêmea".

Divulgação
A pata Doralice
A pata Doralice

Walcyr afirma que Doralice "cresceu" no papel na novela, e promete que, após muitos percalços, ela terá um final feliz --para alegria dos milhares de defensores de patos que grasnam, digo, grassam na internet. Leia agora a entrevista exclusiva de Walcyr Carrasco.




Ooops! - Por que você deu papel de companheira de Mirna a uma pata, e não a um cão, um gato?

Walcyr Carrasco -
Porque eu acho os patos lindos, com uma estética super-especial. É um animal com design, enfim...

Ooops! - Na novela, a pata Doralice já foi quase assada, sofreu um seqüestro e ainda teve um casamento cancelado porque descobriu-se que seu 'marido', na verdade, era outra pata. Ou seja, parece até que ela tem mais importância que boa parte dos personagens humanos da trama! Era para ser assim mesmo ou ela "cresceu" no papel?

Walcyr Carrasco -
Ela cresceu no papel! Doralice é uma estrela!

Ooops! - Mas você não acha que está fazendo a patinha sofrer demais?

Walcyr Carrasco -
Não, ela terá sua linda história de amor, eu prometo.

Ooops! - Por causa de tantas tragédias que afligem Doralice, muitos patólicos (membros da comunidade Salvem os Patos, no orkut) já temem pelo destino dela. Podemos esperar mais obstáculos na vida dessa pobre ave anseriforme, da família dos anatídeos, ou ela terá um final feliz, Walcyr?

Walcyr Carrasco -
Sim, como todas as heroínas de novela, Doralice passará por muitos percalços até encontrar seu grande amor.

Ooops! - Você acha que a personagem pode influenciar crianças a ponto de que comecem a pedir a seus pais que lhe comprem patinhos? Já soube de algo nesse sentido?

Walcyr Carrasco -
Não, não soube. Mas acharia lindo um mundo cheio de patos. Quero dizer, não como nós, patos-cidadãos que pagam impostos e depois temos de assistir ao que fazem com nosso dinheiro. Digo patos com penas, como a Doralice.

Ooops! - Você já comeu carne de pato alguma vez? Ou foie gras? Você come outro tipo de carne?

Walcyr Carrasco -
Não, eu não como foie gras devido à maneira cruel como o ganso (outro animal com design) é criado para produzi-lo (obs da coluna: foie gras também pode ser produzido com fígado de pato). Atualmente seria incapaz de comer pato, depois da Doralice. Mas, carne eu como, sim, peixe, principalmente.

Ooops! - Que mensagem poderia deixar a todos os fãs da novela 'Alma Gêmea' e, em especial, da pata Doralice?

Walcyr Carrasco -
Que o talento é nato. A Doralice nasceu uma estrela e, mesmo pata, encontrou seu lugar no mundo artístico, graças ao seu carisma. Todas as pessoas podem encontrar seu lugar no mundo, é só deixar a vida rolar... Ou você acha que a Doralice alguma vez achou que ia se tornar estrela de televisão?

Ooops! - Snif... chuif... eu, particularmente... schuif... estou emocionado com a entrevista...






Leitor Rabugento - Nhééééé! Além de ser biruta você ainda arranja gente famosa para te dar respaldo! Nhéééééé! Incrível! Nhééé!

O senhor está morrendo de inveja do sucesso da pata Doralice...

Leitor Rabugento - Nhéééééé! Vou te mostrar quem vai morrer! Nhééééé!

E agora, quem poderá nos defender???*





Só mesmo a Super-Leitora!

*(frase adaptada de "Chapolim")





Créditos a quem merece:

Cabongs e animações de Marcelo Katsuki, Arte Folha Online

Nota da Cicarelli - Cortesia de Marina Fontes

Nota de Dani Bananinha - Gentileza de Rafael Silva

Vocês sabem: passou notinha para Ooops!, ganhou crédito!






Outras seções da coluna? Sim!
  • Veja quem é legal e Quem Irrita na TV brasileira
  • Sabrina Sato é a homenageada da semana no Dicionário
  • Proteste contra tudo que há de ruim na TV no Fórum Ooops!


    Conheça também
  • Programa Ooops! em vídeo, no UOL News (só para assinantes do UOL)

    Ricardo Feltrin, 42 anos, editor-chefe da Folha Online, escreve sobre os bastidores do mundo artístico às quintas e apresenta o programa Ooops! no UOL News às segundas-feiras.

    E-mail: ooops@folha.com.br
    Leia as colunas anteriores
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca