Colunas

Ooops

06/10/2005

Novela "Bang Bang" provoca enxurrada de protestos e críticas à Globo

Dia de Ooops!
A leitora acordou de mau-humor. Seu namorado andou pisando na bola nas últimas semanas...

Pode? O cachorro só me enrola. Não quer saber de compromisso. snif...

O leitor bacana acordou de bode. Ontem teve festa da "firma"...

Ooh... Nunca mais misturo cerveja, uísque e paçoquinha... arrout!

Já as criancinhas estão em pânico por causa das notas ri-dí-cu-las que estão tirando nas provas de fim de ano... hehehehe...

Manhêêêê! Ele tá provocando!





Não é justo. A mãe das criancinhas deveria bater nelas, não em mim...


:'-(

Divulgação/Globo
Novelinha da Globo é de humor, mas já causa polêmica
Novelinha da Globo é de humor, mas já causa polêmica

Faroeste caboclo
Se o interesse da Globo era gerar notícia e criar polêmica, deu certo. A estréia da novela "Bang Bang" coincidindo com o início da campanha sobre o referendo da venda de armas está caindo --sem trocadilho-- como uma bomba na caixa postal e no e-mail da emissora. Desde segunda-feira, milhares de mensagens estão chegando. As críticas vêm de todos os lados. Dos que são a favor e dos que são contra a proibição de venda de armas. Aparentemente, nenhum dos lados é dono da verdade...

Os que defendem o Sim...
... criticam que a Globo colocou no ar uma novela baseada em armas de fogo, violência e sangue (ainda que sangue cenográfico), e que isso seria uma forma de influenciar --ainda que subliminarmente-- o voto pelo não-desarmamento da população...

Divulgação/Globo
Pessoas a favor do SIM e do Não no referendo protestam
Pessoas a favor do SIM e do Não no referendo protestam

Os que defendem o Não
Já para outros telespectadores, a violência e os muitos tiros mostrados na novela têm o único objetivo (também subliminar, é claro) de influenciar as pessoas a votarem no Sim, pelo desarmamento. Algo do tipo "chega de violência"

Tiroteio...
De forma geral, os telespectadores que apóiam o Sim (desarmamento) acusam a Globo de ser esquizofrênica. Isso porque, dizem, enquanto uma "penca" de suas estrelas está engajada na campanha pelo SIM --a favor da proibição de venda de armas para a população-- a novela incita e "glamouriza" a violência. Para muitos, isso é um disparate.

A verdade...
...é que poucas vezes a Globo recebeu uma massa tão grande de mensagens criticando/atacando uma novela. Não há registro de nada semelhante na história recente da emissora, que, no entanto, não revela o número de mensagens recebidas sobre o assunto. Desde segunda, já teriam passado de 10 mil, segundo a coluna apurou.

No entanto...
...a Globo nega isso, por meio da CGCom, que afirma que "a Central de Atendimento ao Telespectador da TV Globo --que você diz ter recebido mais de 10 mil mensagens sobre o assunto-- não registrou nem 50 contatos sobre este tema."

Réplica
A coluna mantém a informação.

O que diz a Globo...
A coluna enviou três perguntas sobre o caso à Central Globo de Comunicação (CGCom). Veja as respostas:

Ooops! - Como a Globo vê essa crítica, de que há apologia às armas e à violência na novela?

Globo -
Não há nenhuma apologia. "Bang Bang" é uma comédia ambientada no Velho Oeste. O faroeste é apenas pano de fundo para uma história de amor entre os personagens principais, Ben Silver e Diana Bullock. A novela é uma ficção. Não pretende interferir na vida real.

Ooops! - Foi coincidência ou intencional a estréia de uma novela baseada em armas de fogo e matança bem perto do referendo sobre a venda de armas no país?

Globo -
Coincidência absoluta. Quando a novela foi escolhida para suceder "A Lua Me Disse", no final do ano passado, nem se falava em referendo.

Ooops! - Sem contar o fato de toda novela ser ficção, e 'Bang Bang' ter uma conotação de humor, a emissora não acha que a história pode estar de fato glamourizando a violência?

Globo -
Se pensássemos assim, não exibiríamos a novela. Gostaríamos de aproveitar para registrar que é no mínimo curioso que a própria Frente Parlamentar (que defende o NÃO) tenha tentado tirar "Bang Bang" do ar alegando que a novela vai pregar o desarmamento.

Fora isso...
Dos 37 pontos de média no primeiro capítulo, "Bang Bang" registrou 31 no segundo. Sempre lembrando que cada ponto vale por 47,5 mil domicílios sintonizados na Grande São Paulo.

E você, quer opinar?
Diga qual é sua opinião ou avaliação da novela "Bang Bang".
Escreva agora mesmo no Fórum Ooops!

Da Série Parem as Máquinas 1

Vera Viel e Rodrigo Faro levam a filha Clara para passear
Babado, 30/09

Eu apurei!!
Vera e Rodrigo são casados!!!! E a filha é deles!!!!!!!

Record e Folha
Sônia tem prestado apoio a Paulo Maluf, que está preso.
Sônia tem prestado apoio a Paulo Maluf, que está preso.

Amizade de longa data
Nas gravações autorizadas pela Justiça nos telefones de Paulo Maluf (preso em São Paulo), chamou a atenção a quantidade de ligações feitas e recebidas pelo político de uma famosa apresentadora de televisão. Não, amigos, quem disse "Hebe Camargo", errou. O correto é Sônia Abrão (da Record). Sônia, inclusive, já fez campanha eleitoral para Maluf em 2002.

Da Série Parem as Máquinas 2

Ana Paula Arósio exibe bronzeado durante lançamento de filme
Virgulando, 05/10

* nosso abraço efusivo às colegas do Virgulando

Divulgação
Galisteu se separou de Roger e está sozinha
Galisteu se separou de Roger e está sozinha

João Kleber e Adriane Galisteu
Quem acredita que os apresentadores Adriane Galisteu e João Kleber estão tendo um caso precisa checar imediatamente a procedência do que anda bebendo. Porque é muita "viagem na maionese". João e Adriane são amigos há mais de dez anos. Foi ela, inclusive, que o indicou para a direção da Rede TV, anos atrás. Dona Ema, mãe de Galisteu, trata o apresentador como um filho...

Divulgação
João tenta emplacar Galisteu em Portugal
João tenta emplacar Galisteu em Portugal

E não é só isso...
A rede portuguesa TVI --onde João Kleber apresenta hoje um programa nos moldes do "Teste de Fidelidade"-- está interessada em ter Galisteu à frente de um programa semanal noturno. É João Kleber quem está fazendo o "meio de campo" da negociação com a TVI. O contrato de Galisteu no SBT, aliás, não prevê restrições, caso ela queira fazer um programa numa emissora de TV estrangeira.

Por fim...
Adriane, que agora está "oficialmente" dando "um tempo" do caso com Roger, embarca nesta quinta-feira à noite rumo a Paris. É convidada especial para a inauguração de uma nova loja da Louis Vuitton na capital francesa. Seu assessor, Nelson Sacho, vai junto. Nelson, aliás, acaba de descobrir em uma bateria de exames uma enorme úlcera. Já está sob tratamento. Vida de assessor de estrela não é bolinho (gorduroso).

Isso é uma Notícia ou Uma Ameaça?

Tem dupla sertaneja nova no pedaço!!
Site Te Contei, 05/10

Oooooooooh!
Adolescentes se atiram na sarjeta, aos prantos. Meninas ameaçam cortar os pulsos com uma caneta da Hello Kitty®. Rapazes deprimidos com a vida batem manga com leite no liqüidificador da vó. Sim, meus amigos, esta será a reação dos fãs de Sandy e Júnior quando lerem a próxima notinha...

Divulgação/Globo
Irmãos não vão produzir nada este ano na TV ou em CD
Irmãos não vão produzir nada este ano na TV ou em CD

Não tem CD...
Para quem ainda tinha um fiapo de esperança de ouvir o novo CD da dupla ainda neste ano, a gravadora Universal acaba de jogar um balde de óxido de Di-hidrogênio resfriado. Não haverá nenhum novo CD ou DVD dos irmãos canoros neste ano. A previsão é que o último CD da dupla com músicas inéditas saia em meados de 2006. Será a última obrigação contratual de S&J com a gravadora. A menos, claro, que renovem em dupla, o que é improvável

Não tem DVD...
O suposto, virtual, lendário DVD que comemoraria os 15 anos da dupla também subiu no telhado e está cantando para a Lua cheia. Podem esquecer. Não vai rolar.

Não tem programa
Até o momento nenhum diretor da Globo se reuniu com Sandy ou Júnior para falar de um eventual novo programa dos dois no ano que vem. Se a atração fosse estrear em março, com a nova programação anual da casa, o projeto já deveria estar em andamento. Não está. Eles têm contrato com a Globo até 2007.

E digo mais...
Da cintura para cima, a mudança de silhueta de Sandy pré e pós silicone é discretíssima, mas tão evidente que custa a acreditar que ela continue negando que turbinou os seios. Ainda que tenha sido só um tiquinhozinho de uma lasqueta de um tubinho de ensaio de silicone (150 ml em cada mama). Aliás, ficou ótimo, Sandy!

>:-P






Gostei do nome do sorvete, mas está me cheirando plágio, hein, Maligna?

>:-P´

Da Série Parem as Máquinas 3

Hugh Grant reclama de corte de cabelo
Terra Gente & TV, 04/10

Divulgação
Banda criada pelo SBT está esticando as canelas
Banda criada pelo SBT está esticando as canelas

O fim do grupo Rouge
Um tanto risível o comunicado da gravadora do grupo Rouge, negando o fim da banda --notícia exclusiva que você soube na segunda-feira em primeira mão no Programa Ooops!, no UOL News. O pior é que a "nota" da gravadora nem confirmava nem desmentia o fim da banda, apenas informava que havia mais meia dúzia de shows marcados...

Adeus, adeus...
Ora, conforme a coluna informou, o fim da banda só ocorrerá de fato no início de 2006. E, com exceção de Fantine, que está preparando um CD solo, as outras meninas do Rouge (Aline Silva, Karin Pereira e Patrícia Lissa) já decidiram que querem ser atrizes. Elas estão negociando participação em uma peça de Eduardo Martini prevista para entrar em cartaz no início do próximo ano.


Isso é uma Notícia ou Uma Ameaça?

Axé Blond tem novo DVD no mercado

Aaaaaaaaaargh!


Falando em peça...
Vários famosos decidiram colocar a mão no bolso e ajudar crianças carentes. Entre os caridosos estão Chorão e a banda Charlie Brown Jr., João Kléber, Gugu Liberato, Álvaro Garnero, Hebe Camargo, Glória Pires, Maria Paula e Luciano Szafir... Cada uma dessas celebridades "adotou" uma entidade assistencial infantil e, durante todos os finais de semana de outubro (mês da criança), vão pagar ingressos para que as crianças assistam à peça infantil "Cinderela", que está em cartaz no teatro Frei Caneca, com Luisa Mell no elenco.

Parem as máquinas! Parem as máquinas!
Em sua nova fase de solteiro, Guto Milano já foi visto em boa companhia..
Glamurama, 04/10

No aguardo...
Com os quatro programas que Cesar Filho gravou ontem no Complexo Anhangüera, já chega a quase 30 as edições do "SBT Repórter" editadas e prontas para ir ao ar. Não há previsão disso, no entanto. Entre outros, já foram gravados programas especiais sobre a Alemanha (Copa), tubarões, os maiores predadores da terra e do mar etc.

Divulgação
Silvio paga R$ 20 por cada pergunta
Silvio paga R$ 20 por cada pergunta

Incentivo real
Na semana passada, Silvio Santos informou durante o game "Family Feud" que, a partir desta semana, o SBT começaria a receber sugestões de perguntas (de variedades) dos telespectadores. Para cada pergunta escolhida, o SBT vai pagar R$ 20. Não há limite de envio de perguntas...

Resultado...
Em apenas dois dias, o SBT recebeu 8.000 perguntas dos telespectadores.

Divulgação
Turma do Cocoricó também quer um pato na fazenda; cadê?
Turma do Cocoricó também quer um pato na fazenda; cadê?

Cocoricó? Por que não Quaraquaquá?
Nós, proprietários e mantenedores da comunidade monárquica Salvem os Patos, no orkut, iniciamos hoje um abaixo-assinado oficial pedindo que a TV Cultura inclua um pato no elenco do programa infantil "Cocoricó" (11h15). Não é admissível que uma história que se passe na fazenda, com celeiro, estábulo, cavalos, galinhas, papagaio e porcos, não tenha entre os personagens um pato. Por que tal discriminação? Trata-se de falha grave de escalação de elenco e de direção. Não existe fazenda no mundo que não tenha pelo menos um pato. Então, vimos por meio desta solicitar que a presidência da TV Cultura e sua diretoria artística autorizem a contratação de um pato no "Cocoricó". Já apuramos que Júlio é a favor.


Leitor Rabugento - Nhééé! Custa a crer que sua coluna seja uma das mais lidas... nhééé!

Nesta primavera o senhor deveria abrir seu coração, abandonar o ódio, cultivar a esperança, e o respeito pelos poderes da Super-leitora, sem falar no amor pelos patos...

Leitor Rabugento - Nhéééé! Nem morto! Não vou ficar biruta! Nhéé!







Créditos:

Cabongs e animações de Marcelo Katsuki, Arte Folha Online

Nota que não posso revelar qual é foi enviada por Daniel Campos.

Vocês sabem: passou notinha para Ooops!, ganhou crédito!






Outras seções da coluna? Sim!
  • Veja quem é legal e Quem Irrita
  • Gilberto Barros, o Nojento, está no Dicionário de hoje
  • Proteste contra tudo que há de ruim na TV no Fórum Ooops!
  • Erramos: Novela "Bang Bang" provoca enxurrada de protestos e críticas à Globo


    Conheça também
  • Programa Ooops! em vídeo, no UOL News (só para assinantes do UOL)
    Ricardo Feltrin, 42 anos, editor-chefe da Folha Online, escreve sobre os bastidores do mundo artístico às quintas e apresenta o programa Ooops! no UOL News às segundas-feiras.

    E-mail: ooops@folha.com.br
    Leia as colunas anteriores
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca