Colunas

Ooops

12/01/2006

Audiência do "Jornal Nacional" despenca; novela "Belíssima" também cai

Oooooooooooops!

Abrimos a coluna hoje, mais uma vez, agradecendo a todos vocês, leitores e leitoras e criancinhas, que lêem esta coluna toooodas as semanas. No ano passado Ooops! bateu todos os próprios recordes de audiência. Em novembro e dezembro, os cliques podem ser chamados até de "históricos". Só não vamos citar números para não magoar a concorrência. Heheheh...




No meu tempo, patos viajavam com as próprias asas...

:-/

Reprodução
Cai o ibope do "JN" em 2005
Cai o ibope do "JN" em 2005

Os dois lados da moeda
A Globo começou o ano festejando (e divulgando) as audiências de "Alma Gêmea" (recorde no horário das 18h) e da minissérie "JK" (outra produção recordista). Mas é bom que a emissora coloque o conjunto de pêlos da face em substância líquida usada para refogar*. Porque, a audiência de alguns produtos está em queda livre. A começar pelo principal, o "Jornal Nacional"...

* barba de molho

Ladeira
O ano passado confirmou uma tendência já observada em 2004: o ibope do "Jornal Nacional" vem caindo sistematicamente. E a queda em 2005 foi uma das mais significativas dos últimos anos. Vamos aos números:

Em 2004, o "JN" teve média anual de 40 pontos.
Em 2005 essa média caiu para 36.
Em 2006, até aqui (dia 2 ao dia 10), a média é de 31,1.

No segundo semestre de 2004, as audiências mensais do "JN" foram: 42 (julho), 41 (agosto), 37 (setembro), 39 (outubro), 39 (novembro) e 36 (dezembro).

Agora vejam a queda no mesmo período em 2005: 35 (julho), 36 (agosto), 38 (setembro), 37 (outubro), 35 (novembro) e 30 (dezembro).

A audiência do "JN" em dezembro último foi a pior dos últimos três anos.

obs: cada ponto de ibope eqüivale a 52,3 mil domicílios na Grande SP.

Divulgação/Globo
Novela "patina" na 9ª semana
Novela "patina" na 9ª semana

E digo mais...
A audiência da (ótima) "Belíssima" também perdeu o fôlego. Na primeira semana, a novela registrou 49,1 pontos de média . Na semana passada, essa média havia caído para 43. No entanto, outras novelas já tiveram oscilação semelhante e conseguiram se recuperar. "América", por exemplo. Mas em comparação com as duas novelas das 21h anteriores, "Belíssima" teve a maior queda entre a primeira e a nona semana.

A CGCom...
...a respeito da nota acima, também lembra que no período de férias é natural que a audiência caia de forma generalizada.

Divulgação/Globo
Qual o ibope da novela "Bang Bang"?
Qual o ibope da novela "Bang Bang"?

Já em relação a "Bang Bang"...
A Central Globo de Comunicação divulgou nesta quinta-feira o ibope de "Bang Bang", novela das 19h. Segundo A CGCom, a novela tem média de 28 pontos e 45% de share. Apesar desse índice ser bem inferior ao previsto para o horário na casa (30 pontos, no mínimo), "Bang Bang" é lider de audiência, com 11 pontos a mais que "Prova de Amor" (Record).



Notícias para você refletir neste começo de ano 1

Fernanda Paes Leme foi vista no camarim do Jeito Moleque
Virgulando, 08/01

Divulgação/Record
Eliana Deeeeedinhos
Eliana Deeeeedinhos

Fica
O contrato de Eliana Dedinhos com a Record, que vence no segundo semestre, será renovado. O fato já é considerado "batata" na emissora. Isso porque o programa "Tudo é Possível" tem se mantido em segundo lugar no ibope (à frente do SBT), para alegria da cúpula (e do Leitor Rabugento). A diferença tem se limitado apenas a um ponto, mas o que vale
--como diz o bordão futebolístico-- é bola na rede. O programa de Dedinhos ganhou mais espaço, inclusive.

Nossa vaia aos canais de TV paga 1
O canal Warner Channel exibiu oito vezes o mesmo capítulo do seriado "Hot Properties" entre a madrugada de sábado e a manhã de segunda-feira. Chega a ser um teste de nervos para os telespectadores pagantes.

Divulgação/SBT
Gugu segue no SBT
Gugu segue no SBT

Fica também
O contrato de Gugu Liberato com o SBT, que vence em abril, também já está praticamente renovado. As novas bases salariais não foram reveladas, mas dá-se como certo que Silvio Santos não será tão generoso com Gugu como em anos anteriores. O SBT nega que haverá qualquer redução salarial na casa. Nós temos certeza que haverá.

Além disso...
O SBT estuda mudanças profundas no "Domingo Legal", com o objetivo de aumentar a audiência da atração. No último domingo, o programa registrou um dos menores ibopes de todos os tempos: cerca de 9 pontos. O nome de Roberto Manzoni (o Magrão), ex-diretor do programa, voltou à baila na emissora. Mas pode ser balão de ensaio.

Notícias para você refletir neste começo de ano 2

Adelmo Casé abusa do protetor solar
OFuxico, 09/01

Erramos
Durante cerca de oito horas, neste mesmo local, a coluna manteve uma nota incorreta (e jocosa) a respeito de Luciana Gimenez. A nota informava que ela estava na capa da "Caras" da semana passada. Errado. Quem aparece na foto ao lado de Mick Jagger é sua atual namorada, a estilista L'Wren Scott. A nota foi retirada e um Erramos, publicado. Peço desculpas a Luciana e, principalmente, à "Caras".




Mereço o cabong, mereço.

:´-(


Nossa vaia aos canais de TV paga 2
Na segunda-feira, o canal The History Channel exibiu um especial sobre armas químicas. O tempo todo o programa citou o "Iraque de Saddam Hussein" como uma das grandes "ameaças" ao mundo atual. Guardar e exibir um programa "de gaveta", vá lá. Mas este era de "catacumba".

Muda tudo
A grade vespertina da Record vai mudar integralmente até junho. Deverá ficar maaais ou menos como o seguinte "desenho":

às 17h, o "Tudo a Ver";
às 18h, a "Malhação da Record" (novelinha infanto-juvenil);
às 19h, telejornais regionais;
às 19h30, novela;
às 20h20, o novo "Jornal da Record";
às 21h, outra novela ("Cidadão Brasileiro").

Divulgação/SBT
Adriane volta ao palco
Adriane volta ao palco

Retorno
Após lua-de-mel "extra-oficial" nos EUA com Roger, a apresentadora Adriane Galisteu (SBT) desembarca na próxima semana e, dias depois, começa a ensaiar uma nova peça ao lado de Eduardo Martini. Colocada em um horário ingrato no SBT (madrugada de domingo), Galisteu decidiu se dedicar mais ao teatro este ano. E ela não é novata. Galisteu já trabalhou até com Bibi Ferreira.

Notícias para você refletir neste começo de ano 3

3 dias depois, Giovanna Antonelli assiste à mesma peça que Murilo Benício
Dirce, 10/01

Divulgação
Michelle é sósia de Gisele, mas onde?
Michelle é sósia de Gisele, mas onde?

A sósia de Gisele Bündchen
Michelle Alves, conhecida como a "sósia" de Gisele Bündchen, continua capitalizando o fato de estar na abertura de "Belíssima". A oferta de trabalhos à modelo mais que dobrou nos últimos dois meses. Bonita e charmosa, Michelle não liga de ser comparada à Gisele. Mas sua assessoria, na contramão, chega a ter chiliques quando alguém usa a expressão "sósia de Gisele". Então, em homenagem à assessora chiliquenta, repitam comigo:

Michelle Alves, conhecida como a sósia de Gisele Bündchen...

Michelle Alves, conhecida como a sósia de Gisele Bündchen...

Michelle Alves, conhecida como a sósia de Gisele Bündchen...

Michelle Alves, conhecida como a sósia de Gisele Bündchen...

:-P´


Nossa vaia aos canais de TV paga 3
No final de semana, num intervalo de apenas cinco horas, o canal Discovery exibiu duas vezes o mesmo especial "Odisséia no Espaço".
Que tem duas horas de duração.

Divulgação
Claudia Alencar está de volta à mira da Globo
Claudia Alencar está de volta à mira da Globo

Contra-ataque
Vááários atores e atrizes que estão no ar na Record receberam propostas nos últimos 30 dias para mudar (ou melhor, voltar) para a Globo ao final de seus contratos. Entre os sondados estão Gabriel Braga Nunes, Marcelo Serrado, Paulo Figueiredo, Cláudia Alencar (foto) e Esther Góes...

Duas correntes
Dentro da Globo, duas correntes de diretores se enfrentam a respeito da tática a ser utilizada para barrar o crescimento da dramaturgia na concorrente. Uma ala acredita que o "cast" da Globo lhe basta, e que não é necessário investir nada para recuperar quem foi para a Record (ou Band ou SBT). É a ala do "quer ir? então vá!"

A segunda...
Já outra ala acredita que muitos artistas --embora não de primeiro escalão-- eram muito conhecidos do público e tinham a imagem extremamente vinculada à Globo. Sua saída, afirmam, é muito prejudicial porque leva o chamado "padrão Globo de dramaturgia" para a TV concorrente...

Cofre...
Parte da segunda ala é ainda mais radical. Acha que a Globo tem de criar uma espécie de "linha de crédito" para readquirir o passe dos artistas que foram embora. Acha que a Record declarou "guerra" e que não é possível fugir, é necessário ir à luta. A outra ala acha que isso só vai servir para inflacionar ainda mais os salários na Central Globo de Produções --já estufados pelo assédio alheio.

Notícias para você refletir neste começo de ano 4

Luiza Mariani é contra pochetes e coletes
Babado, 11/01

O quêêêêê???
Ainda tem gente que usa pochete? Pega! Pega!

:-P'

Divulgação
Pato Torquato estará no "Cocoricó" 2006
Pato Torquato estará no "Cocoricó" 2006

Pato Torquato, nossa conquista
A TV Cultura começa a gravar em maio a temporada 2006 de "Cocoricó". Depois de uma estréia consagradora no Dia Internacional da Criança, no ano passado, o malandro Pato Torquato agora entrará de vez na fazenda. O personagem foi criado pelo diretor Fernando Gomes em homenagem à nossa campanha pela integridade física dessas aves. Trata-se da nossa maior conquista na mídia até hoje. E isso num momento tão delicado para nossa causa, em que os patos estão sendo massacrados mundo afora por causa da gripe aviária e...

Hein? Onde o Leitor Rabugento pensa que vai com meus patos?

Isso é um trabalho para a Super-Leitora!





Créditos:

Cabongs e animação de Marcelo Katsuki, Arte Folha Online




Outras seções da coluna? Sim!
  • Veja quem é legal e Quem Irrita
  • Dicionário simboliza os Big brothers. Confira.
  • Veja quem é legal e Quem Irrita
  • Erramos: Audiência do "Jornal Nacional" despenca; novela "Belíssima" também cai

    Conheça também
  • Programa Ooops! em vídeo, no UOL News (só para assinantes do UOL)


    Ricardo Feltrin, 42 anos, editor-chefe da Folha Online, escreve sobre os bastidores do mundo artístico às quintas e apresenta o programa Ooops! no UOL News às segundas-feiras.

    E-mail: ooops@folha.com.br
    Leia as colunas anteriores
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca