Colunas

Ooops

01/09/2004

Quem é legal, quem irrita

Quem é legal
Vanderlei Cordeiro de Lima


O maratonista brasileiro que foi prejudicado em Atenas é uma das pessoas mais simpáticas que apareceram na TV em 2004. Esse, sim, merece o título de celebridade do Brasil, embora tenha rejeitado todo o "oba-oba" nas várias entrevistas que deu. Por sua simplicidade, humildade e espírito vencedor, Vanderlei é legal. Muito legal.

Quem irrita
Galvão e Datena


As Olimpíadas provaram mais uma vez: o Brasil tem carência absoluta de bons narradores esportivos. Datena, que até começou comedido, virou o pior de todos --um "gritalhão", um Chico Berreiro, um descompensado esportivo que, em vez de passar emoção, passou raiva ao telespectador. Já Galvão, o Inominável, é um moto-perpétuo* de asneiras. Sem falar em seu enorme olho-gordo (veja no Dicionário do Feltrin).




* Ooops! é cultura - Moto-perpétuo foi um objeto, ou melhor, uma idéia de dispositivo mecânico que, até o início do século 16, muitos inventores acreditavam ser viável e tentaram construir --obviamente, sem sucesso. O objetivo era criar uma máquina que pudesse trabalhar infinitamente sem necessidade de obter nova fonte de energia para se mover. O flamengo Simon Stevin (1548-1620) teria sido o primeiro a comprovar matematicamente a impossibilidade da criação de tal mecanismo e...




Humpf! Fórmula do Cabongue Perpétuo é um pouco demais, Maligna!


Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Vanderlei Cordeiro, Galvão Bueno e José Luiz Datena


    Ricardo Feltrin, 42 anos, editor-chefe da Folha Online, escreve sobre os bastidores do mundo artístico às quintas e apresenta o programa Ooops! no UOL News às segundas-feiras.

    E-mail: ooops@folha.com.br
    Leia as colunas anteriores
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca