Colunas

Quero Ser Mãe

27/02/2003

Espaço do leitor

Vamos abrir o espaço do leitor com os e-mails das leitoras anunciando a gravidez. Felicidades a todas.

BOA NOVA 1

Querida Claudia,

É com uma imensa alegria que hoje escrevo para você, estou grávida!!! Vou ser mãe!!!

Consegui engravidar na minha segunda tentativa de FIV com embriões congelados, confesso que estava um pouco insegura porque li que teoricamente eles têm menos chances de fixação, mas menos assim consegui!!!

Acabei de crer uma coisa, quando chega sua hora ela certamente acontecerá e temos que saber esperar esse dia chegar, ele pode estar mais perto do que a gente imagina... quando olho para trás e lembro dos momentos difíceis que passei vejo que tudo valeu muito a pena porque pude aprender muitas coisas nesse período.

Temos que aprender a respeitar o Sr.Tempo e ter muita paciência porque Deus sabe o que faz.

Quero agradecer imensamente você por ter criado um espaço tão maravilhoso que é o grupo de discussão, lá pude conhecer pessoas incríveis que me ajudaram muito nessa minha trajetória, aprendi muitas coisas importantes com as minhas queridas amigas batalhadoras. Foram elas que me acolheram no momento que mais precisei, quando estava descrente e sem esperanças elas me deram muito carinho e fizeram a minha fé renascer e a sementinha da esperança brotar novamente em meu coração: obrigada, obrigada, obrigada!!!

Sonhei muito com esse dia, sonhei em poder dar essa linda notícia a vocês e agora esse dia chegou!!!

Para as mulheres que ainda estão nessa luta peço que não desanimem e jamais percam suas esperanças, tenha muita fé e acredite em seu sonho porque o sonho pode sim se tornar realidade!!!

Claudia, você colocou alegria em nossos corações um beijo e que Deus te abençoe!!!

Viviane Jarruy


BOA NOVA 2

Queridas amigas,

Estou tremendo até agora!!!! Não acredito que estou grávida!!!! Fiz o exame hoje cedo e a noite já fiquei sabendo que estou grávida!!

Algumas vezes pensei que não ia conseguir, pois só tive dois óvulos, e só um fertilizou, então só implantei um, e, graças a Deus, deu certo.

Agradeço a todas a força que me deram, as orações que fizeram por mim até agora. Não acredito! Foi um milagre mesmo ter engravidado aos 43 anos e com um ovulo só implantado, mas Deus sabe o que faz!!!

Desejo a todas as amigas a mesma sorte e que Deus ilumine cada uma de vocês, fazendo com que realizem seus sonhos!!!!

Um super beijo

Rosely


BOA NOVA 3

Meninas, hoje é o dia mais feliz da minha vida. Descobri que estou grávida!!! Estava atrasada a minha menstruação (37º dia) mas, como tenho os ciclos um pouco longos, achei que podia ser só um atraso... mas não!!!! ESTOU GRAVIDÍSSIMA. Vocês não imaginam como é bom dizer isso!!! É o máximo! Eu fiz o exame de histerossalpingografia no dia 12º dia do ciclo e o Dr. Paulo viu que eu ovularia no 16º dia (pelo US)... Então, foi só fazer amor!!! E hoje está aí! Tudo bem, sem tratamento algum pois ele disse que estava tudo bem comigo...

Sinto-me abençoada por Deus e só tenho a agradecer!!! Aliás, já sei como, vou continuar ajudando essas minhas amigas do fórum e também todas aquelas que nem essa possibilidade tem porque não possuem recursos de sobrevivência, sequer um computador! É isso aí! Deus quer a nossa ajuda...Tem muita gente precisando do básico e eu, só tenho a agradecê-lo... Vou retribuir um pouquinho do AMOR DIVINO dele para comigo!!! Queridas amigas, torço muito por todas vocês...

Beijos

Adri (e baby)


BOA NOVA 4

Queridas amigas, faz tempo que não dou noticias minhas, tenho muitas coisas para contar... Primeiro, que desde que soube que estava grávida, estou de repouso pois tive hiperestimulo tardio e estou com barriga de quatro meses!!! Estou indo três vezes por semana na clinica para tomar albumina com lasix para ver se melhoro um pouco, mas continuo inchada! é claro que tive uma leve melhora, mas muito pouco perto de todos os remédios que estou tomando. Confesso que estou ficando impaciente e chateada com essa situação... Hoje, domingão, lá estava eu de novo tomando soro e agora vou ficar mais 15 dias de licença médica... Hoje tivemos outra surpresa... SÃO TRIGÊMEOS!!!!! Estou meio chocada ainda, por essa eu juro que não esperava... Li que a gestação de tri é muito complicada e de alto risco, confesso que ainda não consegui me sentir feliz de tanta preocupação... O que faço??? Alguém pode me aconselhar como fazer daqui para frente??? Beijos e abraços triplicados!!!!

Glaucia & babies

Resposta para todas: Meninas, como já disse na coluna, fiquei felicíssima e impressionada com a quantidade de gravidezes no mesmo período. Obrigada por dividirem essa alegria com a gente. Gláucia, querida, faça bastante repouso, alimente-se bem e nada estresse. Vai dar tudo certo!!!

Beijos a todos

Cláudia Collucci


NOVO CENTRO DO HC 1

Prezada Claudia:

Fiquei sensibilizado com sua percepção e atitude construtiva em relação ao novo centro de reprodução criado recentemente.

Por ter compreendido sua preocupação com o atendimento às pessoas carentes, gostaria de convida-la a visitar a Disciplina de Urologia do Hospital São Paulo, da Escola Paulista de Medicina.

Criamos um centro de assistência bastante avançado, sem apoio governamental, e que vem cumprindo sua missão numa dimensão bastante elevada.

Enfatizo que esse convite nada tem a ver com a polêmica existente nesse novo centro, apenas se insere no nosso desejo de mostrar que medicina humanitária e de elevado nível técnico pode ser oferecida às camadas mais desprotegidas da nossa população. Até porque estou convicto que o novo centro criado no HC, corrigidas as imperfeições da natureza humana, em pouco tempo estará exercendo na maior plenitude sua missão médica.

Como disse, será extremamente honroso recebê-la em nossa unidade.

Dr. Miguel Srougi
Professor Titular de Urologia
Universidade federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina

Resposta: Caro dr. Miguel,

primeiramente, obrigada pelo retorno sobre a reportagem. Reprodução humana é um tema sobre o qual tenho muito interesse. Além das reportagens na Folha, tenho há dois anos uma coluna na Folha Online sobre infertilidade. Também já defendi uma tese de mestrado (em história da ciência) sobre as experiências do abade Lazzaro Spallanzani com fecundação artificial no séc. XVIII. E, há dois anos, escrevi um livro com 40 histórias de casais inférteis. No momento, estou terminando o meu segundo livro, que será lançado pela editora Atheneu. Ele trata das principais dúvidas sobre infertilidade encaminhadas por leitores à minha coluna.

Em razão dessa correria toda, estou meio sem tempo para qualquer visita. Vamos nos falar mais para frente porque todo interesse de conhecer o trabalho de vocês.

Um abraço,

Cláudia Collucci


CENTRO DO HC 2

Oi Cláudia tudo bem com você? Eu sou a Rita, estou te escrevendo para te pedir duas coisas primeira coisa que quando você souber alguma coisa Centro de Reprodução do Hospital das Clínicas Antigo você me avisa por favor.

A outra coisa após uma FIV quais são cuidados que devo tomar

Grata
Rita

Resposta: Oi Rita, o superintendente do HC me garantiu que eles iriam unificar as duas filas de espera, mas ainda não sabem quanto tempo isso vai levar. O novo centro, por exemplo, só vai começar a atender de fato dentro de três meses. Vai me mantendo informada sobre isso porque quero acompanhar de perto esse novo serviço e o que será feito do 'centro antigo'.

Sobre os cuidados que se deve ter após a FIV, são basicamente o repouso de algumas horas após a transferência. Depois, segundo os médicos, é vida normal (sem exercícios em excesso, sem bebida ou outros abusos já pensando que uma gestação pode estar a caminho).

Beijos

Cláudia Collucci


CENTRO DO HC 3

No jornal nacional do dia 12 de fevereiro comentou de um laboratório que vai funcionar no Hospital das Clinicas em SP e fazer tratamentos de infertilidade gratuito. Estou tentando desde a data e não consigo maiores informações,nem como me inscrever no programa.

Gostaria de contar com sua ajuda se possível.

Grata

Jane

Resposta: Jane, o cadastramento já acabou, Espero que você tenha conseguido se inscrever no programa.

Abraços,

Cláudia Collucci


CENTRO DO HC 5

Boa Tarde,
Meu nome é Nei Alexandre e buscando mais informações sobre o novo ambulatório de Reprodução Humana do HC para minha irmã encontrei sua nota, enviei um e-mail para o diretor do ambulatório e estou aguardando um retorno, pois estamos encontrando uma grande dificuldade para se beneficiar do ambulatório.

Assim que eu tiver retorno eu lhe envio, E meus sinceros parabéns pela nota.

Nei

Resposta: Nei, pretendo monitorar de perto esse serviço. Me mantenha informada.

Abraços,

Cláudia Collucci


CENTRO DO HAC 6


É de extremo orgulho saber que tem alguém competente com os pés no chão falando sobre o assunto. Meu nome é Enio Vianna ,sou de Ribeirão Preto , e muito me deixou decepcionado a exclusão ,a pouca importância ,o deixar de lado na menção aos serviços prestados pelo HC de Ribeirão Preto , que é um dos maiores centros do país na área de reprodução humana. Vários amigos meus foram extremamente bem sucedidos pelas mãos abençoadas da equipe desse hospital. Mas vários outros ainda não tiveram o mesmo destino.E sabendo das dificuldades desse procedimento ,tanto financeira quando profissional,o numero de 2.000 pacientes/ano é simplesmente utópico.Principalmente prometendo custear a medicação.O Hospital Pérola Byton que o diga!!

Parabéns mais uma vez

PS: Não é a toa que minha vó materna chamava-se Eugênia Collucci,e era um poço de sabedoria.

Abraços
Enio Vianna

Resposta: Oi Ênio, obrigada pelo e-mail. Em relação à falta de menção do trabalho do HC Ribeirão Preto, o qual conheço e admiro, foi simplesmente porque estava tratando de procedimento totalmente gratuito. No HC Ribeirão, assim como no de Campinas, as pessoas têm de arcar com a medicação, que já responde por metade do tratamento. Gostei de saber da sua avó. Será que somos parentes? Também sou de Ribeirão Preto.

Abraços,

Cláudia


ENTRO DO HC 7

Oi Claudinha... Antes de tudo boa noite...adorei a reportagem na Folha de hoje...Parabéns.... Eu entrei n o site do HC à procura de informações sobre o tal centro e nada tem....nem na urologia.... Mas navegando achei estas reportagens..Eles são demais colocaram a sua e depois as desculpas....nem começou e já estão reclamando..

Beijos

Odete

Resposta: Obrigada Odete, você é muito querida.

Beijos

Cláudia Collucci


CENTRO DO HC 8

Cara Claudia,

Fico muito triste em saber que as coisas continuaram nessa situação. Ontem até cheguei a te mandar um e-mail no fórum pedindo informações, Dai uma amiga que foi até lá hoje cedo me ligou e disse que tinha uma fila de pessoas e eles não estavam querendo atender. Pediram para ligar naquele telefone divulgado. Como sabemos como funcionam esses telefones de informações em setores públicos, muitas pessoas se revoltaram por já estarem ali e serem dispensados. As pessoas começaram a reclamar e acho que ficaram com medo de haver algum tumulto e então resolveram fazer um tipo de cadastro dos ali presentes, mas que os atenderiam somente até 12 horas. Eu corri para lá e consegui deixar o cadastro de triagem com dados do casal, idade, endereço, telefone, etc. e a atendente indagou-me de quem era o problema e que tipo, fazendo uma anotação em minha ficha. Perguntei-lhe se o tratamento seria gratuito e ela respondeu-me que haveriam dois tipos, um gratuito e o outro pago. Finalmente disse que aguardasse um contato deles....

Será mesmo que não vão nos chamar? Isso tudo e° muito desumano e desgastante....

Temos que pressionar, pois se o centro é tão completo assim, será sem duvida uma excelente ajuda para quem não tem como bancar o tratamento e não tem mais a quem recorrer.

Nós e muitos outros casais na mesma situação contamos com isso e se puder fazer algo agradecemos muitíssimo!

Um abraço,

Fátima

Resposta: Fátima, querida, tem toda razão de estar indignada. A única alternativa é monitorar isso de perto e colocar a boca no trombone.

Abraços,

Cláudia Collucci


CENTRO DO HC 10

Cláudia,

Faço parte do fórum/grupo sobre infertilidade. Li a sua matéria sobre a inauguração do HC. Liguei no nº do telefone 3082-9470 p/ pacientes particulares e de convênios. Eles atendem o meu convênio, mas não podem agendar consultas, me disseram que só depois do Carnaval é para ligar. Perguntei se tem algum custo e falaram que não sabem, e falaram que não estão atendendo, apesar de ter falado no jornal que está funcionando.

É muito confuso.

Silvani.

Resposta: Silvani, é, realmente houve uma grande confusão por conta da grande demanda. Mande-me notícias após o Carnaval sobre isso. Quero acompanhar de perto o trabalho desse centro.

Abraços

Cláudia Collucci


CENTRO DO HC 11

Cara Cláudia,

Faço das minhas as suas palavras.

'Só penso que, no momento, é preciso ter cautela com a informação. Não é justo plantar esperanças falsas no coração de tantos casais angustiados com as tentativas frustradas e as portas fechadas. A maioria dessas pessoas tem pressa, especialmente as mulheres que já passaram ou se aproximam dos 35 anos, idade em que os ponteiros do relógio biológico disparam'.

São perfeitas, só quem passa pelo terror de depender de atendimento gratuito para este tipo de problema é que sabe o quanto esta noticia teria que ser dada com cautela.

Beijos.

Luci

Resposta: Oi Luci, obrigado pelo retorno.

Abraços

Cláudia Collucci


SOP 1

Oi Cláudia,

Entrei nesse site pela primeira vez e adorei tenho ovário micropolicístico e fiz tratamento com Diane 35 durante dois anos. Há sete meses parei com o anticoncepcional e no momento pretendo engravidar. Fiz uma ultra-sonografia e meu médico disse que os microcistos sumiram, mas mesmo assim me receitou Clomid 50mg para tomar no quinto dia do ciclo até ao décimo dia, sendo que minha menstruação está bem regulada. No último dia 20.01 iniciei a medicação e gostaria de saber qual a porcentagem de chances de engravidar.

No último dia 30.01, senti dores abdominais, como se fosse cólica menstrual e percebi que meu muco vaginal aumentou.

Mantive relações sexuais, pois meu médico me disse que a partir do décimo dia do ciclo até ao vigésimo dia, eu deveria manter relações sexuais, porém, fico em dúvida, pois tenho medo que a continuidade das relações possam enfraquecer os espermatozóides gostaria de saber sua opinião sobre o assunto.

Beijos.

Resposta: Olá, segue resposta do dr. Selmo Geber, presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida.

Abraços,

Cláudia Collucci

Resposta do dr. Selmo Geber

O Clomid (citrato de clomifeno) é uma medicação utilizada para induzir a ovulação. Tem como principal efeito ser um anti estrogênio, e assim ocupa os receptores para o mesmo. Desta forma, o estrogênio não consegue ocupar seus próprios receptores e a hipófise segue estimulando os ovários a levarem o crescimento do folículo, que por sua vez tem em seu interior o óvulo. Quando o folículo atinge um tamanho aproximado de 20 milímetros ele é estimulado a romper, o que constitui a ovulação. Portanto, o Clomid leva mulheres, que não ovulam habitualmente, a ovular em aproximadamente 85% das vezes. Quando a ovulação ocorre normalmente, o uso do Clomid pode aumentar o número de folículos em crescimento e daí, teoricamente, pode também aumentar a chance de gravidez. Por fim, trata-se de uma boa medicação para ser usada como primeira opção de indução da ovulação em mulheres jovens, na presença de trompas normais e sêmen também dentro da normalidade.

Com relação à quantidade de relações sexuais, quando o sêmen é normal, ele não sofre interferência importante a ponto de mudar a probabilidade de gravidez, quando as relações são feitas em dias consecutivos.


SOP2

Oi,
Em primeiro lugar gostaria muito de agradecer a você por esse site, obrigada por pensarem em nós mulheres, de uma maneira tão especial!

Bom eu estou muito preocupada. Eu e meu esposo estamos morando no Canadá desde agosto de 2002 tenho 33 anos e tomo pílulas (Diane) desde os 20 anos para controle de ovários policísticos, parei de tomar a pílula um mês após a chegada ao Canadá, pois meu médico no Brasil disse que poderia demorar para engravidar, em novembro meu ciclo menstrual não veio, então comprei o teste de farmácia e descobri que estava grávida. Ficamos muito felizes pois até pensei que precisaria fazer um tratamento para engravidar. Mas aqui apesar de ser um país de 'primeiro mundo' as coisas não são muito fáceis, fiz a minha primeira consulta em 25 de janeiro, a médica pediu os exames de sangue e o ultra-som que deveria ser feito ao final de fevereiro, que pela sua contagem atingiria 20 semanas!, disse que deveria ficar tranquila apesar das cólicas que estava sentindo, pois isso era normal. Não sei porque mas tinha a impressão que algo estava errado, então, como estava com a guia para o ultra-som fiz antes do prazo prescrito, no dia 30 de janeiro, ao realizar o ultra-som a médica pediu também para fazer o transvaginal e pediu para entrar em contato com a minha médica; passei o final de semana desesperada pensando no que poderia estar errado pois não tinha tido nenhum sangramento, nada, apenas cólicas frequentes. Dia 3 de fevereiro ao passar pela consulta a médica disse que o bebê estava morto e pelo ultra-som a morte teria ocorrido na primeira semana de janeiro; disse que não tinha causa, foi um aborto natural! a curetagem foi marcada para o dia 5 de fevereiro com outro médico, este disse que poderia voltar as minhas atividades normais em três dias após o procedimento ao contrário da médica que disse 2 semanas de repouso!

Hoje é dia 17 de fevereiro e por precaução estou sem trabalhar, sinto muitas dores quando abaixo e levanto estou sangrando bastante ainda, por favor me ajudem! aqui todos falam que tudo é normal, inclusive pintar o cabelo; a minha médica mesmo disse que não tem problemas que isso é história de antigos!

Por favor me ajudem não quero prejudicar a minha próxima gestação, tenho medo de não poder engravidar novamente, disseram que tenho que esperar 3 meses para tentar, este é um tempo adequado?

Quanto aos sintomas após curetagem, quais são normais?

A tintura no cabelo pode ter causado o aborto? pois pintei o cabelo antes do natal (perguntei a outro médico e a várias pessoas aqui inclusive uma amiga que está grávida e pinta o seu cabelo normalmente, seu médico também disse que não tem nenhum problema!)

Nervoso pode causar o aborto? (na primeira semana de janeiro passei muito nervoso ao tirar minha carteira de motorista daqui).

Desculpa por ter escrito tanto, é que estou muito preocupada!

Desde já agradeço a atenção,
um abraço,
Kathia

Resposta do dr. Eduardo Motta

Bom dia Katia.

Saudações do Brasil apesar de seu momento.

Bem ao que parece você teve um aborto tardio por volta de 12 semanas, levando em consideração que a menstruação de novembro falhou (nov + dez + jan). Nesta fase a grande maioria dos abortamentos é oriunda de mal-formações genéticas, como por exemplo síndrome de Down. o importante aqui é saber se uma análise genética foi realizada na curetagem.

Quanto ao sangramento este é importante pois se ainda não parou pode significar restos placentários. Como disse, se ainda não parou/diminuiu convém contatar o médico.

Quanto ao futuro em geral não existe qualquer dano de forma que este espaço de 3 meses é mais para você se recuperar completamente e realmente é uma boa norma.

Já a tintura de cabelo sabemos que aquelas feitas a base de água não tem qualquer problema. no passado se utilizavam muito de amônia nestas formulações e este componente é prejudicial.

Espero ter ajudado e boa sorte,

Eduardo Motta


PERDA GESTACIONAL

Boa tarde Claudia!!!
Hoje pensei que seria um dia feliz em minha vida pois estava marcado o 1º ultra-som transvaginal desde que soube que estava grávida, no início de janeiro/2003, mas não foi assim. A última menstruação veio em 03/12/2002. Hoje o doutor que me acompanha se assustou ao ver que o embrião não desenvolveu para oito semanas como seria o cálculo tem apenas 3mm, e saco gestacional achatado e placenta circular_mostrando provável área de deslocamento. Definição final: gestação de menos de seis semanas ou abortamento em evolução. Sugeriu repetir o exame em uma semana. Como já passei por um aborto em maio/2002 estou em pânico, de maio para cá fiz vários exames todos deram normal a não ser que tenho hipoglicemia e controlo não comendo doces e açúcar, uso adoçante e produtos diet há sete meses. Somente não fizemos pesquisa genética já que indicam a partir do terceiro aborto . O que me surpreende no meio disso tudo tenho facilidade em engravidar pois as duas gravidez no primeiro mês de tentativa já consegui ficar grávida....Mas será que minha luta por um filho não vai chegar ao fim? Por favor, Claudia se tiver como encaminhar meu e-mail para um especialista ficarei muito agradecida, há um tempo atrás participei da promoção e ganhei um livro 'Fertilização um ato de Amor', ele é maravilhoso.
È bom saber que existe anjos que podemos confiar....
Cris

Resposta do dr. Selmo Geber

A perda de uma gestação em seu estágio inicial é um fenômeno que ocorre com certa frequência habitualmente, podendo chegar até 40% das gestações de acordo com alguns estudos, principalmente em mulheres com idade avançada. Geralmente ocorre porque o embrião apresenta alguma alteração incompatível com o seu desenvolvimento normal. Assim dizemos que a natureza é sábia, evitando assim o desenvolvimento de uma gravidez que não terminaria adequadamente. Quando, entretanto, as perdas começam a se repetir, pode significar que existe algum problema que não é mais ao acaso, e que por isso estaria aumentando a probabilidade de se repetir. Classicamente, o termo perda gestacional de repetição é aplicado quando ocorreram 3 perdas. Assim, a probabilidade de uma 4a perda ocorrer estará aumentada. Desta forma, podemos iniciar a realização dos exames com objetivo de identificar uma possível alteração que estaria elevando as chances de uma nova perda.

Mais recentemente, temos iniciado, entretanto, esta pesquisa após a segunda perda, por entendermos que o sofrimento é muito grande para se aguardar 3 abortamentos. Com relação à pesquisa que deve ser realizada, é importante, antes de tudo, a conscientização de que na maioria das vezes, não encontraremos nenhum motivo (dentro do nosso conhecimento atual) para explicar a causa das perdas. O cariótipo do casal talvez seja o mais importante exame a ser solicitado, devendo ser solicitado primeiro. A avaliação da cavidade endometrial (revestimento interno do útero) por histeroscopia, a dosagem de prolactina e TSH e, a avaliação de alguns tipos de anticorpos completam os exames mais importantes. Uma vez detectada alguma alteração ela poderá então ser corrigida e a probabilidade de nova perda ser reduzida.


DIRETO DO JAPÃO

Olá Cláudia,
Moro no Japão há sete anos e sempre que vou ao Brasil faço exames preventivos que sempre constaram que estava tudo bem. Mas sempre que vai passando um tempo que estou aqui meu ciclo menstrual fica meio mudado, às vezes vem de 23 , 24 ou 25 dias e antes da menstruação sinto dores fortes nas costas. Eu e meu marido queremos um filho e antes de começar a tentar engravidar procurei um ginecologista daqui, mas aqui o sistema e muito diferente ele fez apenas um raio X do útero e disse que estava tudo bem. Só que no Raio X constou uma manchinha no colo do útero ele me disse que não era nada preocupante. Nós estamos tentando há cinco meses e ainda não conseguimos. Sei que não é tanto tempo de tentativas, mas falei por telefone com meu medico do Basil e, como já tenho 36 anos, ele me receitou um medicamento para estimular a ovulação. Gostaria de saber no caso do meu ciclo como calcular mais ou menos os dias em que posso engravidar já que meu médico disse que é bom um pouco de abstinência dias antes desse período, para que meu marido também possa acumular esperma. E gostaria de saber também se para calcular os dias conta também o primeiro dia da menstruação e porque que entre os dias 10 a 14 da menstruação sinto um pouco de coceira: isso tem haver com a mancha que vi no Raio X? Nesse caso, há possibilidades de bactérias que atrapalha para engravidar?
Agradeço pelo espaço

Anônimo

Resposta do dr. Eduardo Motta

Oi,

Em geral a ovulação ocorre 14 dias antes de você menstruar. como seu ciclo está de 26 dias é provável que a época mais fértil seja ao redor do 12o dia do ciclo. Agora, na minha opinião, convém fazer uma pesquisa mais séria como por exemplo um espermograma, dosagens hormonais para ver se está ovulando, etc...
abraços,

Eduardo Motta


INVESTIGAÇÃO

Olá Cláudia!

Primeiramente quero parabenizá-la pela sua coluna, que tem sido muito útil a milhares de pessoas. Gostaria de tirar algumas dúvidas:

- Tento engravidar há três anos e meio, sem sucesso, no meu caso fiz exames de: Prolactina plasm.(em repouso), progesterona plasm, T3+TSH+T4 livre, hemograma, glicemia em jejum, R S para hepatite C, R S para hepatite B(HbsAg/Anti Hbc Igm), Rubenosticon, R.S.S, HIV, R.S para Toxo, R.S para citomegalovirus, Urina I cultura e antiograma, FAN.anticoagulante lúpico.anticardiolipina, anticorpos anti-tireoide, ABO-RH, CA 125, histerossalpingografia, ultra-som endovaginal. Todos normais.

Tenho 32 anos e meu ciclo é regaladíssimo de 28 dias e raramente tenho cólica, e meu útero é retrovertido.

Estes outros exames fiz no terceiro dia do ciclo, o estradiol deu 61,93 , o FSH 6,87 e o LH 4,78, segundo o meu médico o FSH está um pouco alto pela minha idade. O ideal segundo ele era estar 4,00.

Fiz também o teste pós-coito no 14º. do ciclo com 2 dias de abstinência, o score = 9 , o PH endocervical 7,5 , o PH vaginal 3,0, o ideal é ser acima de 10 o score, portanto meu muco cervical deu insatisfatório. E o T.P.C Positivo rico. Mas não me preocupei pois estou bem próxima do score ideal e sei que há controvérsias quanto este exame.

Detalhe, já fiz tratamento com clomid por 3 meses e depois mais 3 meses. E nada !

Meu marido tem 35 anos e fez os exames de espermograma comum, hemograma completo, glicose, triglicérides/colesterol e frações, HIV, VDRL, grupo sanguíneo, machado guerreiro, HCV anti, HBsAg, HBS anti. Todos normais.

Nos outros exames dele o FSH deu 1,42 , LH 2,44 , Prolactina 13,32 , testosterona plam. 864,80. Segundo o médico o FSH está um pouco baixo. No espermograma com análise morfológica deu : volume 4,0, cor esbranquiçado, ph 7,2 , viscosidade normal, liquefação 20 min. completa, avaliação microscópica : células redondas 200.000/ml, nr. de espermatozóide 38.000.000, motilidade total 66%, grau A 28% moveis, rápidos,direcionais, Grau B 26% móveis, lentos e progressivos, Grau C 12% móvies não direcionais, Grau D 34% imóveis, teste de eosina vivo 65%, morto 35% .

Análise morfológica : ovais/normais 16%, amorfos 47%, peça interm.20%, cauda quebrada 2%, 3% cauda enrolada, 3% megalocéfalo, 1% microcéfalo, 1% globócito e gota citoplam., 6% piriforme. Cabeça falha na região acromossômica, vacuolenta, pescoço inserção assimétrica, quebrado, debris ausente, cabeças e caudas isoladas ausente.Morfologia estrita krueger resultado 6%.

Conforme o médico, a indicação é a inseminação intra-uterina, com indução da ovulação através do gonal, luveris ou merional.

Gostaria de saber se esta indicação médica procede, ou tem outro tratamento confiável e mais barato, e no caso de realmente precisar de inseminação, se existe algum hospital público que realize os procedimentos gratuitamente. E no caso da medicação, qual o mais indicado, visto que tem uma diferença monetária grande entre eles ?

Certa de sua resposta, aguardo ansiosamente.

Nilza

Resposta do dr. Eduardo Motta

Oi, Nilza

Diria que os seus exames são absolutamente normais, e no de seu marido parece que a morfologia está um pouco baixa, ou seja, a capacidade de fertilização diminuída.

Em 1º lugar recomendaria a realixação de um novo exame de espermograma. outro ponto seria fazer uma histerossalpingografia, pois não se sabe como estão as tubas e estimular a ovulação com oestá sendo proposto necessita deste exame.

Agora se o outro espermograma revelar tais achados penso que é necessário procurar um médico mais especializado para avaliar o melhor tratamento.

Abraços,

Eduardo Motta


FIV GRATIS

Srta. Cláudia Collucci

Acompanho sempre as perguntas que lhe são enviadas por e-mail e acho super interessante a quantidade de pessoas que expõe suas duvidas e estas lhe são esclarecidas com tanta precisão.

Chegou agora minha vez!

Tenho 35 anos e meu marido 34.nosso sonho é ter um filho.

Começamos pelos 5 espermogramas dele.o 1º com resultado de 7.000 (sete mil ),ai fiquei desesperada pois neste caso como medico me disse só mesmo inseminação artificial, mesmo assim a in vitro que a mais cara e como não é garantida..

trocamos de laboratório .o ultimo exame 78.000000(setenta e oito milhões.quanto a motilidade e a outros fatores importantes para uma gravidez, o urologista pediu para que minha medica fizesse uma avaliação melhor em mim, pois mesmo com as altas e baixas no espermograma, se eu tivesse facilidade para engravidar já tinha acontecido.

fui ate o medico e passei a tomar clomid (foram 4 meses) e fazendo controle de ovulação.não ovulei nos 03 primeiros meses, só no quarto mês que foi constatado que ovulei na ultima ultra-sonografia.

fiquei decepcionada e não voltei mais ao medico e todo mês é a mesma agonia.seguimos os conselhos dos médicos de ter relação todos os dias. confesso que é bastante cansativo.

por isso gostaria muito de receber informações sobre hospitais que fazem gratuitamente inseminação artificial e como fazer para entrar em contato.

um grande abraço.se for possível mande uma resposta pelo meu e-mail

Vânia

Resposta: Vânia, além do Pérola Byngton, que está com as atividades paradas desde junho por falta de verba, o HC inaugurou um novo centro com promessa de fazer FIV grátis para os pacientes do SUS. O problema é que as inscrições foram encerradas na última segunda.

Abraços,

Cláudia Collucci


DESABAFO

Olá Cláudia

escrevo para sua coluna para poder desabafar um pouco... sempre acompanho as mensagens de outras pessoas e aprendi muito com isso...

tenho 23 anos, e sou casada a 3 anos e meio. há 3 anos q eu e meu marido tentamos engravidar, fizemos todos os exames e depois descobrimos q o problema é com ele.

começamos a nossa busca por ajuda, para podermos ter nosso tão sonhado bebe. corremos muito e realizamos mais exames... descobrimos q temos muita sorte, porque podemos ter filhos, mas tb temos muita dificuldade pois o tratamento é muito caro... ficamos novamente desiludidos...

após muita pesquisa, descobri q aqui em porto alegre, o hospital de clínicas realiza procedimentos de fertilização assistida gratuitamente, e mais uma vez fomos atras...

depois de muito tempo na famosa fila do SUS, eu e meu marido fomos chamados para uma consulta. realizamos mais exames e nossa próxima consulta ficou marcado para após 45 dias. 45 intermináveis dias que esperávamos ansiosamente a chegada...

após esse período, chegou finalmente o dia da consulta. não agüentávamos mais a espera...

chegando ao HCPA (hospital de clinicas de porto alegre) esperamos por quase 1:30hs o atendimento, e tudo isso para perdermos totalmente nossas esperanças...

durante a consulta a medica falou q os medicamentos seriam por nossa conta (até aí tudo bem), então ela me deu a receita com a estimulação e mandou q eu ligasse quando adquirisse os remédios.

sai do consultoria com a receita e ao chegar em casa fui verificar o preço das medicações... em novembro do ano passado, o preço seria de 5.700,00. tive outra desilusão...

procurei outros médicos e todos me falaram q aquela estimulação era muito exagerada para uma pessoa da minha idade q após todos os exames verificou-se q havia problema nenhum (o problema é com meu marido).

já havia entrado para um programa de doação de óvulos, onde doaria a metade dos meus óvulos para uma mulher q precisasse e em troca ela pagaria todo o meu tratamento e procedimento. um ano e meio de espera e não apareceram receptoras. enato voltei nesta clinica e conversei com a medica ela, compadecida do meu problema tentou me ajudar e o tratamento + icsi nesta clinica, custa menos do que somente as medicações no HCPA.

estamos tentando juntar o dinheiro para a realização da tão sonhada icsi, mas é com muito sacrifício q já conseguimos parte do valor...

do q adianta o SUS não cobrar o procedimento? certamente pessoas q vão procurar algo gratuito, é porque não tem condições de pagar, então porque as medicações tb não são gratuitas? existe alguma forma de conseguir essas medicações de forma gratuita, ou por preço mais acessível?

obrigada por dividir sua experiência conosco.... é muito bom ter essa coluna dedicada a pessoas com esse tipo de problema.

Um grande abraço, Fernanda

Resposta:

Cara Fernanda, o seu sentimento de revolta é compartilhado por milhares de casais que enfrentam o mesmo problema, ou seja, desejar um filho, ter dificuldade para concebê-lo e descobrir que o Estado é completamente omisso nessa área. Os remédios são todos importados e desconheço algum lugar que os forneça gratuitamente. Você poderia entrar no fórum de discussão e perguntar se as meninas conhecem algum esquema. Como elas estão vivendo na prática o problema, fica mais fácil conhecerem o caminho das pedras.

Abraços

Cláudia Collucci


MEDICAMENTO

Gostaria de saber se você sabe onde encontrar medicamentos para 'bebê de proveta', pois já fiz uma tentativa e não deu certo. Gostaria de tentar novamente, só que os medicamentos são muito caros. Queria saber se você sabe onde encontra-lo mais barato.

Marina

Resposta: Marina, os remédios são todos importados e, dificilmente, você encontrará preços mais acessíveis dos que já encontrou. O que sei é que algumas farmácias costumam fazer parcelamento dos remédios. Entre no fórum de discussão e peça uma dica para as meninas.

Abraços,

Cláudia Collucci


DICA DE GINECOLOGISTA

Cláudia,

Estou novamente em sua coluna para que, na medida do possível, indique-me alguns médicos de tratam de infertilidade feminina. Tenho percorrido vários e muitos deles não pedem os exames específicos para detectar se há ou não caso de infertilidade (dosagens hormonais - ultra-sonografia transvaginal seriada - biópsia do endométrio... etc.). Não tenho condições de pagar consultas nos preços sugeridos por especialistas (250/400!) veja se você consegue algum médico que atenda meu seguro médico - Marítima Seguros.

Agradeceria imensamente se fosse atendida.

Com minha profunda admiração

Cristina

Resposta: Cris, encaminhei o contato da médica diretamente para o seu e-mail.

Abraços e boa sorte

Cláudia Collucci


DEMORA PARA A GRAVIDEZ

Oi! Eu tenho 2 filhos de meus 2 casamentos anteriores,uma menina de 9 anos e um menino 2 anos.

Antes de engravidar de meu filho tive três abortos,sendo um provocado e outros dois eu não sei o por quê. Quando engravidei de meu filho de 2 anos tive uma gravidez tranquila mas aos cuidados médico porque engordei muito,ou seja,de 60 quilos no começo para 92 quilos no final da gravidez.

Agora estou casada pela terceira vez e fazem 1 ano que tento engravidar e não consigo,meu marido tem dois filhos mas ele quer mais um.

Já fizemos de tudo mas não sei o que há de errado comigo.

Antes de eu engravidar de minha primeira filha eu tive cisto no ovário esquerdo e este cisto foi retirado junto com o ovário qndo ela nasceu.

Fui ao ginecologista e ele nos disse que meu útero está normal, mas eu só queria entender qual o problema.

Resposta:

Olá, vários fatores podem influenciar na demora da gravidez e devem ser investigados pelo seu ginecologista. Exames hormonais para avaliar sua reserva ovariana, exame para avaliar a sua trompa (histerossalpingografia), e um exame mais detalhado para checar a existência ou não de novos cistos. Só a partir dos resultados desses exames é que possível avaliar o que está acontecendo com você.

Abraços e boa sorte

Cláudia Collucci


ENDOMETRIOSE

Querida Claudia,

Lendo algumas coisas da sua coluna, fiquei sabendo que você acredita nos tratamentos homeopáticos, acupuntura, enfim a minha pergunta é a seguinte:

você conhece para me indicar algum medico que trate a endometriose com remédios homeopáticos ?? Tenho endometriose severa nível IV e quase um ano estou tratando os 'estragos' causados por esta doença, porém, fui informada e já li muito a respeito de que a endometriose não tem cura, porém gostaria de tratar a doença e não o estrago feito por ela. Tenho 38 anos e tenho dificuldades para engravidar devido a ter hostilidade no muco cervical, porém o tempo está passando e, como diz o meu médico, estou no limite de idade. Já fiz duas videolaparoscopia e estou indo para a terceira que espero ser a última.

Por favor me auxilie com algumas técnicas alternativas para tratar a endometriose.

Obrigada

Silvana

Resposta:

Cara Silvana, alguns médicos estão tratando a endometriose com progesterona natural, mas há indicações específicas para o uso. No seu caso, pelas informações que tenho, dificilmente um médico alopata indicaria tratamento alternativo: primeiro porque se trata de endometriose severa, segundo porque a sua idade já está no limite para engravidar. A maioria dos médicos da área da reprodução assistida certamente indicaria a você uma fertilização in vitro (FIV) porque, caso você consiga engravidar, a própria gravidez funcionaria como tratamento para a doença, pois irá preservar o seu útero por algum tempo.

Abraços,

Cláudia Collucci


CLOMID

Oi Cláudia, boa noite,

Gostaria que você pesquisasse para mim se o medicamento Clomid pode provocar atrasos na menstruação. Caso isso ocorra, gostaria de saber quantos dias aproximadamente.

Muito obrigada!

Beijos

Cris

Resposta:

Cris, o Clomid não costuma provocar atrasos, especialmente se o tratamento estiver sendo acompanhado pelo médico. Convém você procurar o seu ginecologista e relatar o atraso.

Abraços,

Cláudia Collucci


AGRADECIMENTO

Cláudia,
Você é o máximo, simplesmente me ajudou em tudo que eu estava precisando com todos os endereços para que eu obtenha este tratamento mais em conta. Sua reportagem é a mais completa que já lí, abordando este tema. Parabéns!

Muito obrigada!

Abraços,

Sandra

Resposta: Sandra, obrigada pelo carinho.

Abraços,

Cláudia Collucci


BARRIGA DE ALUGUEL

Quero alugar a minha barriga, quero dizer barriga de aluguel, sou do Amapá, e tenho um sigilo total, caso conheça alguém que esteja interessado favor entrar em contato por este e-mail, e ficarei muito agradecida.

Estou devendo uma conta e no momento não posso pagar, e estou disposta a fazer tal coisa, e já estou também preparada psicologicamente para enfrentar o que for necessário. E também assinarei todos os documentos que for necessário.

Espero uma resposta

Atenciosamente
Socorro

Um grande abraço
Espero resposta ansiosa

Resposta:

Socorro, o Conselho Federal de Medicina não permite o 'aluguel' de barriga. Esses procedimentos só são autorizados se a pessoa for parente (até segundo grau, no máximo). Também não se pode cobrar nada por isso. É crime, previsto no Código Penal.

Abraços,

Cláudia Collucci


Será que existe a possibilidade de maiores informações sobre como posso receber detalhes de como me cadastrar como paciente de esterilidade (fertilização em vitro) através do Hospital das Clínicas em SP ou também de como podemos nos escrever enquanto casais interessados em poder realizar este processo de gravidez...

Somos casados há 12 anos e este é o nosso maior desejo...

Obrigada pela atenção...

Com carinho... Joana D'Arc

Resposta: Joana, o novo centro do HC, que foi tema da última coluna, já encerrou as inscrições.

Abraços,

Cláudia Collucci


REPRODUÇÃO HUMANA

Cláudia caso você possua mais informações sobre o assunto Reprodução Humana, será que haveria a possibilidade de você me enviar...

Sou paciente de esterelidade do Hospital Pérola Baiton, há mais de cinco ainda e infelizmente ainda não consegui realizar meu maior desejo...

O fator tempo é fundamental para mim... estou atualmente com 38 anos... sou casada a 13 anos e tento a mais de oito anos poder engravidar, tenho obstrução tubaria e somente através do proveta posso engravidar segundo laudo do Pérola Baiton, porém, sempre estou na tentativa de novas informações sobre este assunto e se houver a possibilidade de trocarmos informações sobre este assunto ficarei muito feliz... pois, a maternidade me tornaria a mulher mais feliz deste universo...

Obrigada pela atenção... e que o sucesso sempre esteja em seu caminho...

Atenciosamente, Joana


SOS

Oi, achei super interessante com relação a reportagem do espaço do leitor de uma leitora HARUE que engravidou. Gostaria de saber nomes de hospitais públicos e inclusive do hospital SANTA JOANA que fazem FIV. Eu e minha esposa nós gostaríamos muito de ter filhos, somos casados há dois anos eu tenho 35 anos e ela 3 , moramos em Belém do Pará. Vou aguardar resposta sua.

Abraços,

Gerson

Resposta:

Caro Gerson, os únicos hospitais do país que se propõem a fazer FIV grátis é o Pérola Bygnton e o Hospital das Clínicas, em São Paulo. Outros centros, como Hospital São Paulo, HC-Ribeirão Preto, Unicamp de Campinas e alguns hospitais universitários de outros costumam fazer o tratamento, mas cobra a medicação que, em alguns casos, ultrapassa a R$ 5.000. No Santa Joana, as tentativas ficam em torno de R$ 4.000 (sem a medicação). Ou seja, dificilmente o ciclo sairá por menos de R$ 8.000.

Abraços,

Cláudia Collucci

OVÁRIO POLICÍSTICO

Cláudia

Tenho ovários policísticos e dificuldade para engravidar. Porém, consegui ficar grávida e quando recebi o resultado já estava abortando. Estou tomando o Clomid e minha médica disse que vou tomar Ultrogestan para segurar a gravidez. Pergunto: a partir de quando posso tomar Ultrogestan?

Renata

Resposta:

Renata, essa informação tem que ser dada pela sua médica. Se você estiver tomando Clomid, ela deve fazer o acompanhamento via ultra-som (ou por exame de sangue) da sua ovulação e passar as orientações sobre o uso do outro remédio.

Abraços,

Cláudia Collucci

PARTICIPE COM OUTROS INTERNAUTAS DO FÓRUM DE INFERTILIDADE
Cláudia Collucci, repórter da Folha de S. Paulo, é mestre em História da Ciência pela PUC-SP e autora dos livros "Por que a gravidez não vem?", da editora Atheneu, e "Quero ser Mãe", da editora Palavra Mágica. Escreve quinzenalmente na Folha Online.

E-mail: claudiacollucci@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca