Colunas

Quero Ser Mãe

17/07/2003

Espaço do leitor

GRÁVIDA

Olá Cláudia, tudo bem ?

Estamos nas nuvens!!! Estou grávida!!!!!! 7 semanas!

Abraços,

Alexandra (Bélgica)

Resposta de Cláudia Collucci:

Parabéns Alexandra!!! Curtam bastante esse momento tão especial e obrigada por dividi-lo conosco.
Abraços
Cláudia Collucci


CLOMID PARA HOMENS

Gostaria muito de engravidar mais o meu marido tem baixa esperma. Este tal de você também pode ser usado por homem, quais os exames devem
ser feitos para saber.
Angela

Resposta de Cláudia Collucci:

Angela, a indicação do Clomid para homens é muito controversa. A maioria dos urologistas não indica porque não há comprovação de que ele realmente aumente as chances de gravidez. O ideal é que primeiramente se faça uma uma investigação (o especialista nessa área se chama andrologista) para saber o motivo da baixa quantidade de esperma. Se for um problema genético, por exemplo, não há outro caminho senão a ICSI, uma das técnicas de reprodução assistida.

Abraços

Cláudia Collucci


GRAVIDEZ TARDIA

Olá Cláudia,

Não sei bem se é para você que deveria falar sobre este assunto, mas, estou buscando uma alternativa.

Quero ter um filho, mas, meu marido fez vasectomia a muito tempo, sou sua segunda esposa. Tenho total condição de criar o meu filho, mas não tenho condições de bancar o custo de uma fertilização, portanto preciso de ajuda, não posso mais ficar esperando, pois o meu tempo já está passando, tenho 45 anos, a 10 que venho esperando uma oportunidade, mas cheguei à conclusão que está ficando muito difícil. Me ajude por favor, preciso de encontrar um caminho.

Se for possível me atender, agradeço

Um abraço,

Gilcélia

Resposta de Cláudia Collucci:

Glicélia, você deve saber que suas chances de gravidez, mesmo com fertilização in vitro, são pequenas com os seus próprios óvulos. A maioria das clínicas de reprodução assistida orientam que, a partir dos 43, a mulher use óvulo doado para a fertilização. Nos serviços totalmente gratuitos_HC e Pérola Byngotn_, o limite de idade é de 38 anos. O único local que me passa pela cabeça que poderia ser acessível a você seria na Fundação da Faculdade de Medicina do ABC, que tem conseguido fazer a ICSI (técnica utilizada para homens que fizeram vasectomia) por algo em torno de R$ 800 (fora a medicação). Fiz uma reportagem sobre isso em colunas anteriores. Dê uma tentada, não custa!

Abraços e boa sorte

Cláudia Collucci


TRATAMENTO IMUNIDADE

Olá Claudia,


Deve me incluir na lista das mulheres infertilizadas, apesar de apaixonadas, sabia?
Li alguns dos depoimentos e me identifiquei com muitos deles, em especial ao da internauta Regina. Apesar de ter um histórico muito desgastante de tentativas para engravidar, não tenho condições de fazer uma FIV. Primeiro, acho caro demais e uma coisa difícil pelo lado emocional.
Dói saber que, depois de injeções, remédios, exames e tudo mais, a mulher pode não engravidar.
Eu fiquei muito curiosa a respeito da tal vacina que a leitora Regina citou. Olha, resumidamente, eu estou tentando engravidar há pelo menos 10 anos. Eu já engravidei duas vezes, mas perdi com poucas semanas. Já fiz exames todos - laparo, hesterocopia, tudo deu normal para trompas e ovários. tirei alguns miomas em 2001, mas ficou um do lado de fora do útero, que, segundo os médicos, não é prejudicial. Sinto que ovulo mensalmente, meu marido não tem problemas, já fez vários exames, então, por que não engravido? É o que sempre me pergunto...
De 2001 pra cá, dei um tempo de exames e médicos e clinicas. Semana passada, fiz uns exames de rotina. no ultra-som, apareceu um cisto hemorrágico. ainda não levei ao medico, porque aguardo outros exames.
Aqui em Salvador, não há muitas opções de tratamento de infertilidade que não sejam a preços razoáveis. tudo é muito caro aqui.
Enfim, será que eu poderia pedir uma investigação por meio de exames para saber se preciso tomar as tais vacinas?
Penso também em tratamentos alternativos, como homeopatia. Seria interessante?
Tenho 38 anos, vou fazer 39 terça. O tempo corre contra mim, pois a idade fértil está acabando. Duro isso, né?

Abraços e parabéns pelo excelente trabalho!


Regina

Resposta de Cláudia Collucci:

Regina, não é possível saber, através dos seus exames, se há incompatibilidade imunológica. É preciso analisar o sangue seu e do seu marido para se chegar a essa conclusão. E isso só se faz com médico e paciente por perto. Aqui em SP, somente a Unicamp faz esse tratamento de graça. Não sei se a universidade federal aí em Salvador tem algum serviço semelhante. Soube por uma leitora que o dr. Elsimar Coutinho, do Cepahr, que tb. atende pelo SUS, está por dentro desse tratamento. Não custa tentar uma consulta, certo?

PS - Tem um médico respondendo a dúvidas sobre imunologia no fórum de discussão. O nome dele é Marcelo Cavalcanti. Por que você não tenta tirar algumas dúvidas com ele? Posso encaminhar o seu e-mail ao dr. Barini, mas vai levar pelo menos mais uma semana para a resposta sair na coluna. O que você acha?
Abraços

Cláudia Collucci


TRATAMENTO IMUNIDADE 2

Cláudia

Temos um novo participante no Fórum. É o Dr. Marcelo Cavalcante que trabalha com fertilização e imunologia da reprodução.
Como sou grande divulgadora do Fórum comentei com o Dr. Marcelo e ele se interessou.
Sou de Recife e tomei a 1ª vacina imunológica em Fortaleza, no dia 23/06/03, com o Dr. Marcelo.
Sugiro como tema de uma próxima matéria os problemas imunológicos. Sinto que a maioria das pessoas nunca ouviu falar.
Acho que tanto o Dr.Marcelo quanto o Dr. Barini lhe ajudariam na matéria.
Agradeço bastante a oportunidade de participar de espaço tão maravilhoso como o Fórum.
Beijos,

Andréa

Resposta de Cláudia Collucci:

Obrigada pela indicação, Andréa. Quanto mais médicos se interessarem em
participar do fórum, mais rico ele se tornará,
Abraços
Cláudia Collucci


VASECTOMIA

Gostaria de saber quais são as possíveis causas para que uma vasectomia falhe após sete anos.
Elaine

Resposta de Cláudia Collucci:

Elaine, possivelmente, a ligação dos ductos não foi bem feita na época, o que possibilitou, com o tempo,a passagem de espermatozóide. Essa é a única explicação que vejo assim de bate-pronto, sem conhecer mais pormenores do caso.
Abraços
Cláudia Collucci


TRATAMENTO MAIS EM CONTA

Olá Cláudia,

Com base no título do seu livro, deduzi que sabe exatamente o que nós, mulheres inférteis (horrível esse nome) sentimos. Estou nessa luta por 11 anos, já passei por 5 cirurgias, e consequentemente me restaram, dos dois ovários, apenas um e ano passado após uma gravidez ectópica tive de cortar uma trompa, a que ligava ao único ovário.

Recentemente (fev/03), fiz uma FIV na Clínica Cenafert - Brasília (moro a 80Km de Brasília), tendo apenas como saldo uma frustração enorme, dívidas e lágrimas, lágrimas... E pra agravar, após a clínica descobri, através de panfletos distribuídos pela cidade, que o meu médico está sendo processado por sequelas em uma das pacientes, deixou faltar oxigênio durante um procedimento videolaparoscópico. Imagina como ficou minha cabeça!

Desculpe o desabafo, mas sempre que retomo o assunto impossível não me emocionar, afinal quero muito, é o meu maior sonho SER MÃE!!!!! E já vou fazer 40 anos...

Mas estou escrevendo, pois pelo conhecimento que certamente você possui, talvez possa indicar-me alguma clínica em que facilitam o pagamento, que tenham preços acessíveis, pois como assalariada a coisa fica pior, a quantia normalmente cobrada é muito alta e parcelam em pouquíssimas vezes, entro em desespero, o tempo tá passando, mas eu 'quero ser mãe', ajude-me por favor!!!!!! Não sei mais o que fazer!!!!

Eleniza


Resposta de Cláudia Collucci:

Eleniza, não tenho contatos de clínicas em Brasília, por isso, fica difícil qualquer indicação. Tenho contatos em Ribeirão Preto e São Paulo. Esse locais serviriam para você? Outra maneira de você obter indicações é entrar no fórum e pedir dicas para as meninas

Abraços
Cláudia


PÉROLA BYNGTON

Cláudia, meu nome é Sandra, tenho 32 anos, casada, tenho um filho de 12 anos e desde então não consegui mais engravidar. Há cinco anos tive que tirar a trompa e o ovário direito devido á um cisto. Mas já fiz todos os exames necessários e todos comprovam normalidades. Tomei durante 02 meses Serofene para aumentar a ovulação e nada! Ontem passei pelo meu ginecologista e aí ele me sugeriu que entrasse em contato com o Hospital Pérola Byngton pois lá eles fazem a fertilização gratuita. Bom, estou super curiosa e ansiosa com essa notícia, pois eu e meu marido estamos muito querendo outro filho, ainda mais depois de 12 anos. Será que você poderia me dizer alguma coisa a respeito sobre marcação de consulta, agendamento, exames, telefones, enfim... Por favor me dê uma Luz!

Um abraço

Sandra

Resposta de Cláudia Collucci:

Oi Sandra, sei que há uma grande fila de espera, mas, parece, que o serviço voltou a funcionar, depois de um ano parado. Fique com os contatos: 11- 31152852 (peça para transferir para o serviço de reprodução assistida).
O Hospital São Paulo (11-55759077) também faz, mas lá é preciso pagar a medicação.
Abraços
Cláudia Colucci


LIVRO

Oi Claudia.

Tudo bem??? Não sei se você estÁ lembrada de mim mas sou a Solange que mora em Atlanta, nos EUA. Te mandei um e-mail no mês passado porque queria comprar seu novo livro mas não estava encontrando nas livrarias online. você me aconselhou a comprar no site da Editora Atheneu.

Somente queria que você soubesse que quem mora fora do pais não pode comprar através do site. Alguém ficou de responder sobre o preço da entrega internacional mas 3 semanas se passaram e não recebi uma resposta.

Agora a boa noticia. Minha persistência prevaleceu. Ontem tentei mais uma vez encontrar o livro na internet e felizmente o encontrei na Livraria Cultura. Fiz o pedido e devo recebe-lo num prazo de 30 dias por via aérea. Não vejo a hora de 'devorar' o seu livro.

Queria agradece-la pela sua atenção e rapidez na resposta ao meu e-mail.

Obrigada

Solange

Resposta de Cláudia Collucci:

Oi Solange, obrigada pela persistência. Encaminhei o seu e-mail ao diretor comercial da editora solicitando que ele resolva esse problema na venda on line do livro. Espero que goste da obra e a comente assim que lê-la.

Beijos

Cláudia Collucci


LIVRO QUERO SER MÃE

Olá Claudia,

Estou aqui vários motivos , o primeiro é que gostaria muito de ler o ser livro "Quero Ser Mãe", mas já fui a várias livrarias de shopping (Saraiva, Siciliano etc) e elas dizem que não tem nem em estoque , tentei comprar na internet no site da Palavra Mágica mas para isto devo depositar o valor na conta deles e o banco que trabalho não faz um DOC ou TED porque diz que o valor é baixo, então acredito ser legal você dar uma olhada pois como eu outras pessoas podem estar deixando de comprá-lo.

Estava lendo a sua coluna na Internet e uma pessoa te perguntou quanto tempo deve ser dado de uma Fertilização ou Inseminação para outra e você respondeu que uns 4 meses seria o ideal , com isso fiquei mais na dúvida ainda porque fiz uma FIV em Junho e deu negativo o médico me disse que deve apenas ovular este mês e começar em seguida outra FIV porque se fizer em seguida terei mais chance o que você pode me responder a respeito.

Estou pensando em fazer a próxima FIV no Hospital São Luiz ou Santa Joana, você tem alguma referência deste hospitais?

Obrigado e um beijo

Patrícia

Resposta de Cláudia Collucci:

Patrícia, sobre o livro, estou tendo alguns problemas com a editora.
O livro está praticamente esgotado e eles não decidem se vão ou não lançar a segunda edição.
Sobre a sua dúvida, pelo que sei, o conselho de se esperar quatro meses depois da FIV é para que o organismo descanse um pouco. A carga hormonal a que a mulher é submetida a cada FIV é imensa e isso pode trazer riscos à saúde. De qualquer maneira, leia a resposta da dra Cláudia Gazzo abaixo.
Sobre as dicas dos serviços, penso que os dois são boas opções..
Beijos

Cláudia Collucci


FAZER OU NÃO O TRATAMENTO?


PREZADA AMIGA,

MORO EM NATAL/RN, TENHO 31 ANOS E ESTOU PASSANDO POR UMA SITUAÇÃO MUITO DIFÍCIL.
SOU PORTADORA DE ENDOMETRIOSE, O QUE JÁ ME OBSTRUIU UMA TROMPA. FIZ INDUÇÃO DE OVULAÇÃO E TRÊS INSEMINAÇÕES ARTIFICIAIS, TODAS DERAM NEGATIVO.

SERÁ QUE A ÚNICA CHANCE QUE EU TENHO DE REALIZAR O MEU SONHO É UMA FIV? MEU IRMÃO FAZ DOUTORADO EM RIBEIRÃO PRETO, E EU SEI QUE LÁ NO HCRP TEM UMA EQUIPE QUE REALIZA A FIV.
SERÁ QUE EU DEVO APROVEITAR ESSA OPORTUNIDADE E IR À RIBEIRÃO PRETO? E OS CUSTOS VOCÊ SABE QUAIS SÃO?

MUITO OBRIGADA...

SANDRA

Resposta de Cláudia Collucci:

Cara Sandra, penso que você deva sim aproveitar essa oportunidade. Sei que o serviço do HC-Ribeirão é muito bom, bem concorrido, mas, por meio do eu irmão, é bem possível que você consiga com mais facilidade. Lá o tratamento é de graça e a pessoa paga os custos da medicação (em torno de R$ 3.000 no caso da FIV).
Abraços e boa sorte

Cláudia Collucci

FIV GRÁTIS NO RIO

Cara Claudia ,

Acompanho todas as suas matérias, você está de parabéns. Li a respeito da abertura do Centro de Reprodução Humana dos Hospital das Clínicas, mas infelizmente quando liguei já havia encerrado as inscrições.

Tenho 41 anos e obstrução nas trompas, o médico disse que a indicação é para fertilização in vitro mas, infelizmente, é muito caro o tratamento e não tenho condições de pagar integralmente, por isso gostaria de saber se você tem conhecimento de algum serviço no Rio de janeiro onde eu pague somente os medicamentos. Desde já obrigada pela atenção.

Valencia

Resposta de Cláudia Collucci:

Cara Valencia, infelizmente não conheço clínicas ou serviços no Rio que façam esse serviço. você já tentou na UFRJ? Tente entrar no fórum de discussão e perguntar às nossas leitoras cariocas se elas têm alguma dica.

Abraços

Cláudia Collucci


INDICAÇÃO/PROFISSIONAL

Cara amiga Collucci,

Foi através da sua coluna que fiquei sabendo do dr. Nelson Antunes. Já marquei uma consulta com o mesmo, lá na Fundação do ABC. Na semana que vem, passaremos por uma triagem e começaremos o tratamento. Gostaria de saber, se você ou uma das nossas amigas, já ouviram ou fizeram algum tipo de tratamento com o dr. Antunes e se deu certo.

Pois, por mais que eu procure alguma coisa sobre o centro de reprodução humana AFMBC, não encontro Absolutamente nada.

Espero que você possa me ajudar, até o final de semana.

abraços,

Marcia

Resposta de Cláudia Collucci:

Márcia, sugiro que você entre no fórum de discussão e pergunte às meninas se alguma delas já foi atendida pelo Nelson Antunes. Sei que ele é profissional bem reconhecido e responsável pelo serviço de reprodução do Albert Einstein. O trabalho na Fundação Medicina ABC é voltado às pessoas com menor poder aquisitivo. Até para que o serviço seja possível, o material utilizado não é de primeira como os empregados nas clínicas particulares. Por isso, o índice de sucesso é menor.
Abraços
Cláudia Collucci


CUSTO DA FIV

Boa tarde Cláudia. Gostaria de saber se você poderia me dar uma idéia de quanto eu gastaria numa FIV ??? Um grande abraço.
Eduardo

Resposta de Cláudia Collucci:
Depende muito do lugar. Nas clínicas mais mais famosas de São Paulo, de R$ 12 a R$ 18 mil (fora a medicação) por tentativa. Uma boa opção é o centro de reprodução humana no Santa Joana (que sai por menos da metade), que cobra cerca de R$ 5.000 cada tentativa (fora a medicação). Há bons médicos atendendo lá, como a dra Cláudia Gazzo (responsável pelo setor de reprodução humana do Hospital do Servidor) e o dr. Eduardo Motta, da clínica Huntington
Abraços
Cláudia Collucci


OI
CLAUDIA
GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO_ INFERTILIDADE SEM CAUSA.
TENHO 35 ANOS DE IDADE E 10 ANOS DE CASAMENTO. ESTOU TENTANDO ENGRAVIDAR HÁ 9 ANOS. ATÉ AGORA NADA. TOMEI HORMÔNIOS E NADA, ESTOU FAZENDO EXAMES NESTES ÚLTIMOS ANOS E MEU DIAGNOSTICO FOI NORMAL, SEM ALGUM PROBLEMA. MEU MARIDO TAMBÉM NÃO TEM NADA, SEGUNDO EXAMES FEITOS.
TENHO DUVIDAS SOBRE ESSE PROBLEMA. CONHEÇO PESSOAS QUE TIVERAM DOIS CASAMENTOS. O PRIMEIRO NÃO TIVERAM FILHOS, E NO SEGUNDO, TIVERAM 4 FILHOS MA MAIOR FACILIDADE. MINHA DUVIDA E SE HÁ ALGUMA QUÍMICA NO QUAL HOMEM X NÃO ENGRAVIDA MULHER Y, HOMEM X ENGRAVIDA OUTRA MULHER, E MULHER Y ENGRAVIDA DE QUALQUER OUTRO HOMEM E NÃO DO HOMEM X
ATT
ELENICE

Resposta de Cláudia Collucci:

Elenice, esgotados todos os meios de investigação tanto do home quanto da mulher (friso bem, TODOS, porque , muitas vezes, os médicos deixam de pedir exames importantíssimos, como a histerossalpingografia e o exame de sangue para saber se há presença de endometriose), o casal acaba se enquadrando na tal de Esca (Esterilidade sem casa aparente). Dentro disso, essa questão abordada por você pode até existir, mas, pelo que eu saiba, não há estudos científicos demonstrando isso. Assim como você, sei de pelos menos cinco casos de pessoas que viveram exatamente a mesma situação. Há uma, por exemplo, que conseguiu engravidar na terceira tentativa de FIV (já tinha feito seis inseminações), separou-se do marido e, na primeira transa com o novo namorado, a camisinha estourou e ela engravidou. Coisas do destino? Não sei e nem a ciência consegue explicar.
Abraços
Cláudia Colucci


ÚTERO DIDELFO

Oi, Cláudia

Meu nome é Patrícia, moro em Salvador/BA, descobrir há 1 ano que tenho útero didelfo, tenho 25 anos, sou casada há 3 anos e não tenho plano de saúde, sempre utilizei anticoncepcional Mercilon com medo de engravidar, já faz um ano que parei de tomar e não consigo engravidar, já procurei dois médicos aqui em Salvador, não sei se por se tratar de algo raro ou por ser caro os exames não consigo obter uma resposta para resolver o meu problema.
Gostaria de uma indicação uma clínica onde possa fazer exames sem custo.

Um beijo,
Patrícia

Resposta de Cláudia Collucci:

Oi Patrícia, segue dica de uma leitora,
Abraços
Cláudia Collucci


Oi Claudia,
lendo sua coluna vi o caso de moça com útero didelfo.Sou de Salvador e sei que ela pode procurar o Cepahr do dr. Elsimar Coutinho, que tb. atende pelo SUS. Beijos e parabéns pela coluna.
Armelia Salles'


ENDOMETRIOSE


PARABÉNS CLÁUDIA GAZZO.

CLÁUDIA,

DESCOBRI HÁ 2 MESES QUE TENHO ENDOMETRIOSE E AGORA TENHO QUE TOMAR ZOLADEX OU NEODECOPEPETIL, PELA REDE PÚBLICA LEVA 40 DIAS, E TENHO QUE TOMAR NO DIA 10/07 E O MÉDICO DISSE QUE TENHO QUE FAZER O TRATAMENTO LOGO . PORQUE TENHO 35 ANOS.
CLÁUDIA , MORO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP , VOCÊ SABE AONDE ENCONTRAR MAIS BARATO? EU ACHEI POR R$ 310,00 AQUI SJCAMPOS.


OBRIGADA. DULCE

Resposta de Cláudia Collucci:

Dulce, não conheço absolutamente nada em São José dos Campos. Sugiro que você entre no fórum de discussão e peça ajuda das meninas. Certamente alguém poderá te dar uma boa dica.
Abraços
Cláudia Collucci


RECUSA DE FAZER ESPERMOGRAMA

Prezada Cláudia,
Estou casada há 4 anos, não tomo anticoncepcional. Só tomei por um período de 6 meses há alguns anos. Resumo: eu não me cuido e não engravido, já fui ao ginecologista e ele indicou que meu marido fizesse um espermograma mais ele não quer fazer.
Eu quero muito um bebê, mas já percebi que não será tão fácil. Gostaria de saber se tem alguma maneira de eu saber se eu tenho algum problema sem que meu marido tenha que fazer o espermograma?
Também gostaria de saber se tem hospitais que façam fertilização sem cobrar muito caro? e quais são eles? Pois não somos ricos e sei que esses tratamentos custam caro.
Por favor, ficarei aguardando ansiosa sua resposta.
Obrigada!

Patrícia B

Resposta de Cláudia Collucci:
Cara Patrícia, sem o espermograma do seu marido, médico sério nenhum vai fazer uma investigação profunda em você. O espermograma é fundamental porque, se der alterado, muda o rumo das investigações. O seu marido precisa entender isso se um filho for realmente um desejo de vocês dois. Hoje, homens e mulheres têm iguais chances de sofrer de problemas relacionados com infertilidade. Por isso, não há sentido começar investigando apenas você. É claro que se você tiver sintomas característicos de problemas reprodutivos _ como disfunções hormonais (que levam a uma não ovulação), que podem sugerir uma Síndrome dos Ovários Policísticos, ou cólicas muito fortes ou dores nas relações sexuais, que podem sugerir endometriose_ há maneiras de tratar isso independente do objetivo de ter ou não um filho. Sobre os serviços que fazem FIV mais baratas, nos hospitais públicos há apenas dois_ o HC e o Hospital Pérola Byngton, os únicos que bancam a medicação. Mas as filas de espera são enorme e há restrição de idade. Portanto, esse é assunto sério e precisa ser muito bem compreendido pelo casal.
Abraços
Cláudia Collucci


FIV MAIS BARATA

Cláudia , em primeiro lugar, boa noite! Gostaria de lhe perguntar se encontro alguns lugares no Brasil em que poderia fazer fertilização por preços mais baratos que os das clínicas de renomes. Se você puder me forneça alguns endereços.


Resposta de Cláudia Collucci:

Maria Gorete, conheço apenas alguns serviços de São Paulo, os quais já divulguei na coluna. Sugiro que você pergunte às meninas do fórum de discussão se elas conhecessem clínicas de reprodução mais baratas e que estejam próximas a você.
Abraços
Cláudia Collucci


DISFUNÇÃO HORMONAL PÓS-FIV

Caríssima,

Tenho 32 anos. No ciclo passado fiz uma fiv sem resultados positivos (um teste beta hcg de 2,5 seguido da chegada da menstruação). Um desapontamento, é claro, mas dentro da normalidade. Acontece, porém, que no presente ciclo (o ciclo seguinte ao da fiv) a minha menstruação está atrasada em pelo menos 4 dias. Estou preocupada pois tal nunca me aconteceu. Desde a menarca (com 13 anos) que todas as minhas menstruações foram regulares - entre 26 a 28 dias, sem nunca ter tomado qualquer contraceptivo oral. Em princípio o meu aparelho reprodutor funciona bem, ou funcionava (!), pois temos uma filha com 11 anos. Isto para além de ter realizado uma série de exames que precederam a fiv com resultados dentro da normalidade. Sujeitámo-nos a uma fiv porque entretanto ocorreu um problema com o meu marido.

A minha questão é a seguinte: será que o tratamento hormonal bem como todo o processo inerente à fiv alteraram os meus ciclos? Será que isso é normal ou seria melhor consultar o médico que realizou o tratamento? Há descrições de outras mulheres a quem tenha sucedido o mesmo?

Muito obrigada,
Isabel

Resposta de Cláudia Collucci:

Isabel, há relatos sim de uma disfunção hormonal temporária após a FIV justamente pelo que você mencionou_quantidade de hormônios ingeridas. Normalmente, o ciclo se restabelece nos meses seguintes. De qq maneira, é conveniente que você procure o médico para que ele possa te tranquilizar nesse sentido.
Abraços
Cláudia Colluci


MENOPAUSA PRECOCE

Olá Claudia,

Meu nome é Sabrina, tenho 25 anos e gostaria de saber mais a esse respeito. Minha mãe entrou em menopausa precoce aos 31 anos, minha tia (irmã de minha mãe) aos 30 e minha avó aos 29.

Conversei com minha médica e ela disse que corro esse risco sim.........Confesso que fiquei um tanto desesperada, pois sonho em ser mãe, mas agora penso que seria cedo demais, pois não sou casada e tenho outros sonhos que gostaria de concretizar antes de ser mãe. Meu namorado acha que estou sofrendo por antecedência, já que não tenho certeza de nada, mas gostaria de saber se tem alguma maneira de eu ter certeza disso, de que também vou sofrer uma menopausa precoce.

Conto com a sua ajuda.

Um abraço

Sabrina

Sabrina, segue resposta da dra. Cláudia Gazzo.

Abraços

Cláudia Collucci

Resposta da dra Cláudia Gazzo:

Prezada Sabrina

A menopausa precoce, mais corretamente chamada falência ovariana prematura, caracteriza-se por perda da função ovariana antes dos quarenta anos de idade.

As causas dessa condição são inúmeras e envolvem etiologia genética (falência ovariana prematura familiar,alterações do cromossomo X,trissomia X, defeitos enzimáticos,etc), distúrbios da imunidade, defeitos estruturais ou da ação das gonadotrofinas (hormônio produzido em uma glândula cerebral-hipófise anterior- e que atua sobre o ovário), agressões sobre o ovário (radiação,quimioterapia,infecções virais,tabagismo) ou etiologia idiopática (desconhecida).

As causas genéticas ainda não estão completamente elucidadas, mas habitualmente é solicitado estudo genético (estudo do cariótipo) para toda mulher que esteja em falência ovariana prematura.

Como você tem história familiar de falência ovariana prematura, a chance de apresentar o mesmo problema é cerca de 20% mais alta em relação a população sem esse antecedente.

Seria conveniente que fizesse um aconselhamento genético (consulta com um médico geneticista) para avaliação mais precisa de seu caso, assim, poderíamos orientá-la melhor sobre qual conduta tomar. A título de exemplo, hoje em dia, há alguns recursos para quem não deseja engravidar tão cedo, tal como criopreservação de tecido ovariano (banco de tecido ovariano).

Abraços

Cláudia Gazzo


ENDOMETRIOSE

Olá Cláudia, tudo bem?
Tenho acompanhado a sua coluna na Folha e este espaço de debates tem sido muito importante para mim, quero parabenizá-la pelo seu trabalho, que sem dúvida tem ajudado muitas mulheres em sua luta para serem mães. Vou tentar ser direta e objetiva, mas me desculpe se eu acabar me excedendo.

Me chamo Luciane, tenho 37 anos e minha história em muito se parece com as inúmeras que venho acompanhando na sua coluna. Sou casada há nove anos e até aparecerem os meus problemas de saúde eu e meu marido evitávamos uma gravidez. (Em novembro de 1996 engravidei naturalmente, mas perdi por aborto espontâneo na 8ª semana, e precisei fazer curetagem. A partir daí não tentamos mais). Minha luta começou em abril de 2000 quando descobri um cisto no ovário esquerdo, fiz o tratamento indicado pela médica que me acompanhava, mas não obtive sucesso. Em julho de 2001 tive que operar o ovário. Devido ao tamanho do cisto que tomou conta do ovário, não foi possível preservá-lo sendo retirado o ovário esquerdo. Na biópsia descobriu-se que tenho endometriose tubária e ovariana. A partir de então fiz diversos exames, o das trompas detectou que somente a trompa direita está ok, a esquerda está obstruída. Os demais exames deram normal. Por orientação do médico logo após a cirurgia começei a tentar engravidar naturalmente sem sucesso. Tomei Clomid por dois meses (abril e maio de 2002), mas segundo o médico houve um tamanho excessivo do ovário, e ele me recomendou suspender a medicação. Após uma ano de tentativas o médico me orientou a procurar um especialista em reprodução humana. Fazia acompanhamento pelo ultra-som do ovário direito a cada três meses. Meu último ultra-som foi em 30/12/2002 e a conclusão foi que o ovário estava normal, ou seja, não foi detectado presença de cistos. Após esse período não fiz mais acompanhamento pelo ultra-som, e somente agora dia 01/07/2003 que eu e meu marido tivemos condições de procurar uma clínica em reprodução humana. O médico pediu um ultra-som e o resultado foi que o ovário direito está aumentado de volume devido a presença de dois cistos no interior, um medindo 28mm e o outro 15 m devido a endomentriose. Ele me orientou a suspender a menstruação, e me receitou Zoladex 3,6 mg por 4 meses. Em novembro devo retornar a clínica para fazer novo ultra-som para verificar se os cistos diminuíram, para então começar o tratamento. O meu caso de acordo com o médico é fertilização in vitro. Enfim, minhas dúvidas são as seguintes:
1) Já li muito sobre endometriose, mas tenho uma dúvida. A curetagem a qual fui submetida em 1996 pode ter sido a causadora da endometriose, ou eu já tinha essa doença?
2) Diante desse meu quadro quero saber se ainda tenho chances, e quais sãos em um tratamento de FIV? O médico quando trouxe o ultra-som só me disse que as notícias eram péssimas, e isso acabou me deixando mais ansiosa do que sou, e me sentido também péssima.
Estou surpresa que pelo período de 6 meses (janeiro a junho) terem surgido cistos, eu não achava que a endometriose evoluísse tão rapidamente. Esse diagnóstico tem me deixado muito preocupada em talvez não ter mais condições de engravidar nem recorrendo aos métodos da reprodução assistida. (Meu marido fez espermograma e deu tudo normal).
Me desculpe pelo prolongamento do e-mail, mas acredito que com um quadro detalhado da minha história (situação) fique mais fácil para situar o problema. Aguardo uma resposta que possa tirar essas minhas dúvidas.
Muito obrigada!
Luciane

Luciane, segue resposta da dra. Cláudia Gazzo.

Abraços

Cláudia Collucci

Resposta da dra Cláudia Gazzo:

Prezada Luciane
A etiologia da endometriose ainda está em debate.A localização dos implantes endometrióticos dá suporte à teoria de que a menstruação retrógrada (parte de nossa menstruação sai via vaginal e parte vai para o abdômen- menstruação retrógrada) desempenhe papel chave na fisiopatologia da doença. Esse fenômeno poderia resultar em implante direto das células endometriais ou provocar metaplasia local do epitélio celômico (transformação de um tecido em tecido endometriótico).Fatores imunológicos também podem estar envolvidos, assim como o hormônio estrógeno teria um papel na manutenção do processo patológico.

Não se pode responsabilizar a curetagem uterina como sendo fator desencadeante da endometriose e não temos também, condições de avaliar se você já era portadora de endometriose antes, uma vez que só a laparoscopia daria um diagnóstico definitivo e este procedimento é indicado na presença de sintomas (dor pélvica, infertilidade) ou sinais sugestivos de endometriose ovariana visto ao ultra-som (cisto ovariano com conteúdo espesso).

As chances para engravidar dependem do grau da endometriose, avaliação da reserva ovariana, uma vez que você não tem um dos ovários - essa investigação deve ser feita- e de sua idade.

Pelo que entendi, você ainda apresenta focos de endometriose, que podem ser recidiva da doença. Lembre-se que a endometriose é considerada uma doença crônica e reaparecimento de cistos endometrióticos é perfeitamente possível. Não se sabe qual é o tempo exato para haver recidiva da doença após tratamento, mas verifica-se na prática, que a endometriose ovariana é a que menos tempo leva para reaparecer.

No seu caso, se a endometriose for de grau moderado ou avançado, nosso protocolo de tratamento para quem deseja engravidar consiste em remover todos os focos de endometriose ainda presentes, através de laparoscopia, complementar o tratamento com análogo de GnRh (Zoladex, por exemplo) por mais três meses e, logo em seguida, induzir a ovulação para fertilização in vitro.
Abraços
Cláudia Gazzo


ABORTOS

Dra Claudia Gazzo. Meu nome é Gislaine, tenho 29 anos e estou tentando engravidar desde novembro de 2002, só que até agora nada, tenho hipotiroidismo e o meu hormônio TSH estava baixo e eu não vinha menstruando regularmente. Há três meses, a minha menstruação regularizou, o meu ciclo é de 28 dias, gostaria de saber se agora com o meu ciclo regularizado as minhas chances de engravidar ? Aumentam ? Fiz recentemente a questão de uma semana o exame de progesterona o qual deu 0,4. Gostaria de saber se com este resultado estou ovulando?
Gostaria de algumas dicas para maior chance de engravidar?
e minha ginecologista me pediu um exame de histerossalpingografia. Gostaria de saber se este exame é realmente necessario neste momento
obrigado! aguardo resposta pelo e-mail
Gislaine


Resposta da dra Cláudia Gazzo

Prezada Gislaine
Obviamente se a causa de sua anovulação (falta de ovulação) for decorrente do hipotiroidismo (nesse caso o TSH estaria alto e não baixo), uma vez tratado, a tendência é que volte a menstruar regularmente com ciclos ovulatórios.
A monitorização da ovulação pode ser feita através da dosagem de progesterona na segunda fase do ciclo menstrual, geralmente entre o 20º e 24º dias, em ciclos de 28 dias. Em geral, diz-se que a paciente ovulou quando apresenta níveis de progesterona acima de 4 ng/ml, e quando os níveis estão acima de 10ng/ml nos oito dias que antecedem a menstruação, sugerem uma função adequada do corpo lúteo (parte resultante do folículo ovulatório que produz progesterona).
Se você estiver ovulando, suas chances de engravidar aumentam quando mantiver relações sexuais entre o 12º e 16º dias do ciclo, em ciclos de 28 dias.
Quanto ao exame solicitado por sua ginecologista, a histerossalpingografia, depende de seus antecedentes clínicos, a necessidade de realiza-la. Quando se investiga infertilidade conjugal, esse exame é praticamente mandatório, pois avalia a permeabilidade tubária (verifica se as tubas estão pérvias ou não). Portanto, para dizer com precisão se esse exame é, no momento, realmente necessário, precisaria ter mais informações a seu respeito. Acredito que, se sua médica o tenha pedido, é porque o acha conveniente.
Atenciosamente.
Cláudia Gazzo


ESPERMOGRAMA

Prezada Cláudia,

Estou aflita com uma dúvida: um homem que apresenta um espermograma um pouco abaixo do considerado ideal, é incapaz de engravidar uma mulher ou apenas tem maior dificuldades que os demais.

Atenciosamente,

Vitória

Resposta de Cláudia Collucci:

Vitória, é preciso analisar todos os dados do espermograma para emitir qualquer tipo de avaliação. Por exemplo, a quantidade pode ser até um pouco mais baixa, mas se a taxa dos morfologicamente saudáveis for boa, uma coisa pode compensar a outra. Por isso, peço que me mande todos os dados do espermograma para que possa ser analisado por um urologista.
Abraços
Cláudia Collucci

Prezada Cláudia,

Obrigada pela atenção.
Seguem abaixo números de dois espermogramas realizados em novembro do ano passado em laboratórios diferentes de Palmas - TO.
Pelo que vejo, nem parecem ser da mesma pessoa em pouco espaço de tempo.
Dados do paciente: 34 anos, saudável, exames obtidos depois de uma reversão feita em julho de 2001, após 5 anos de uma vasectomia.

1º- Contagem: 7,68 milhões / ml
Nº volume ejaculado: 35,66 milhões
sptz vivo: 65
sptz mortos: 35
Movimento direcional: 30
Movimento não direcional :30
Sem movimento: 40
MORFOLOGIA 80%
ANORMAIS 18%
Exme Gran e Ziehl Nelesen


2º- Contagem: 3 milhões / ml
Nº volume ejaculado; 13 milhões
Móveis: 40%
Translativos rápidos 5%
Translativos lentos 5%
Móveis in situ 10%
Imóveis 60%
Eosina Neg. vivos 17%
Eosina Positivos mortos 43%
MORFOLOGIA 55%
ANORMAIS 45%

Cara Cláudia, aguardo a opinião do urologista
Atenciosamente,
Vitória


Resposta do dr. Edson Borges:

Cara Sra. Vitória:

Como existe uma variabilidade bastante grande na produção espermática, não é incomum vermos resultados tão díspares no mesmo homem, mesmo em pouco tempo de intervalo entre coletas.

O que pode ser comentado é que existe uma alteração seminal importante, podendo ser devida ainda a uma obstrução parcial, mantida após a reversão de vasectomia.

Ainda, sabemos que em 5-10% dos casos de reversão de vasectomia bem sucedida, ocorre novamente a obstrução.

Nestes casos, indicamos novamente uma nova reversão, sempre utilizando técnica microcirúrgica.

Atenciosamente,

Dr. Edson Borges Jr., M.D.
Email: edson@fertility.com.br


ESPERMOGRAMA 2

Olá
Gostaria mais uma vez da sua opinião. Há 9 meses tento engravidar, já conversei com minha ginecologista, mas ela acha que esse tempo ainda é pouco para desconfianças, porém, já solicitou exames de sangue e ultra-som e também um espermograma para meu marido, mas ela quer que eu realize o exame de sangue no período da mestruação. Gostaria também de saber o porque fazer esse exame só quando ficar mestruada? E a ultra-som depois da menstruação , então tenho que aguardar até início de agosto, pois é quando devo estar menstruada já que meu ciclo é irregular. Meu esposo já fez o espermograma e está com o resultado, estamos ansiosos em ter que esperar até agosto.

Então resolvi passar o resultado para você de alguns valores só para ficarmos sabendo alguma coisa a respeito, pois confio muito na sua opinião e isso tem me ajudado muito.

Volume enviado...................................................1.5 ml
avaliação do PH ..................................................7.5
Liquefação primaria..............................................Ausente
Liquefação secundaria..........................................Presente
Contagem Global de Espermatozoides..................212.4 milhões/ml
Numero no ejaculado...........................................318.6 milhões/ejac
Avaliação da Motilidade
Imóveis................................................................12%
lentos...................................................................19%
moderados............................................................12%
rápidos..................................................................57%
moveis progressivos................................................41%

Vitalidade formas vivas.............................................85%
teste hiposmotico...................................................74%

Avaliação Microscopia
Contagem das Hemacias...........................................0/mm3
Contagem de leucócitos............................................0/mm3

Analise Morfologica dos espermatozoides
Alterações da cabeça..............................................12%
Alterações da peça intermediaria..............................10%
Alterações da cauda ou flagelo..................................15%
Gotas Citoplasmatica.................................................2% Normais...................................................................61%

Morfologia das células da espermatogenese contagem em 100 espermatozoides.
Espermatide.................................................................0%
Espermatocito..............................................................0%

Agradeço mais uma vez pela sua colaboração, e aproveito para te parabenizar pelo excelente trabalho que vem fazendo.
Beijos

Ana


Resposta de Cláudia Collucci:

Ana, segue comentário do dr. Edson sobre espermograma do seu marido. Quanto à dúvida sobre o exame de sangue após a menstruação, o procedimento é para verificar como estão as suas taxas hormonais. Isso só pode se refeito mesmo no início do ciclo.
Abraços
Cláudia Collucci


Resposta do dr. Edson Borges

Cara Sra. Ana:

O espermograma de seu marido apresenta níveis normais de número e qualidade dos espermatozóides.

O que sugiro é a realização de um novo espermograma com morfologia estrita (os laboratórios especializados em reprodução humana sabem como fazê-lo).

Atenciosamente,

Dr. Edson Borges Jr., M.D.
Email: edson@fertility.com.br
Cláudia Collucci, repórter da Folha de S. Paulo, é mestre em História da Ciência pela PUC-SP e autora dos livros "Por que a gravidez não vem?", da editora Atheneu, e "Quero ser Mãe", da editora Palavra Mágica. Escreve quinzenalmente na Folha Online.

E-mail: claudiacollucci@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca