Colunas

Quero Ser Mãe

15/01/2004

Espaço do leitor

SUGESTÕES

Cara Claudia!

Antes de mais nada, gostaria de parabenizá-la pela sua coluna, que não conhecia mas que me surpreendeu pela sua grande utilidade.

Estou apenas escrevendo para encaminhar uma sugestão quanto a aumentar as chances de engravidar, e gostaria de seus comentários. Se for útil, pode ser interessante divulgá-la em seu site.

Bem, creio que manter uma relação sexual diária no período fértil não é a melhor escolha, pois o número de espermatozóides em cada relação seria relativamente baixo (tanto é que para a realização de um espermograma são necessários um mínimo de três e um máximo de sete dias de abstinência).

Por outro lado, case se deseje manter a abstinência, seria necessário saber exatamente quando ocorre a ovulação, uma vez que a "sobrevida" do óvulo após a ovulação parece ser de apenas 12 a 24 horas.

Pesquisei na internet e verifiquei que no site www.clearplan.com (ps: nada tenho a ver com essa empresa, porém creio ser importante informar) é possível comprar, pelo correio, um kit de teste de ovulação para ser usado durante um período fértil, por cerca de US$ 30. É semelhante a um kit de teste de gravidez que se encontra em farmácias. Entretanto, esse teste pode não funcionar caso se esteja tomando drogas para ovulação, ou quando se tem ovário policístico.

Assim a sugestão que tenho seria: iniciar um período de abstinência por volta do nono ou décimo dia após a menstruação (parece-me que para obter uma boa proporção de espermatozóides saudáveis seria interessante que o período de abstinência não ultrapasse sete dias, mas não tenho certeza).

Após isso, faz-se diariamente o teste para saber o dia exato da ovulação, e mantém-se uma relação dentro de 24 horas após esse instante. Creio que nesse caso o número de espermatozóides saudáveis seria muito maior do que no caso em que se mantém relações diárias ou a cada dois dias no período fértil. Assim, as chances de obter a gravidez seriam também maiores.

O que você acha? Se o que escrevi for correto, pode ser uma boa "estratégia" para muitos casais.

Um grande abraço

Resposta de Cláudia Collucci

Jorge, obrigada pelas sugestões. Algumas dessas questões já foram abordadas pela coluna nesses últimos três anos. O que eu procuro sempre ressaltar é que, muitas vezes, as pessoas tentam essas "soluções caseiras" e se esquecem (ou demoram tempo demais) para fazer uma investigação correta dos fatores que levam à infertilidade. Isso acaba atrasando (e muito) a chegada do bebê. Acho válidas essas tentativas desde que esteja tudo bem com o casal.

Abraços,

Cláudia Collucci


ANEMIA

Boa tarde,

minha filha de 1 ano e 4 meses tem anemia e a médica passou endofolim para ela e Norupuram. Acho que é assim o nome do remédio de ferro. Ela toma os dois e está dando diarréia pelo menos uma vez ao dia. Gostaria de saber se é normal essa diarréia. Estou sem convênio. Gostaria de uma resposta, se possível. Obrigada.

Obs: A médica disse que a anemia dele é a Talessemia.

Resposta de Cláudia Collucci

Lúcia, infelizmente essa coluna só trata sobre infertilidade. Tente acessar outro site que tenha esclarecimento do seu tipo de dúvida. Uma sugestão é o hemoline (www.hemonline.com.br/pptalassemia.htm.


ESPERMATOZÓIDES

Claudia,

Aqui quem fala é Rachel, de Manaus. Li uma matéria sua e gostei muito. Também me interessei pelos seus livros e irei comprá-los.

Bom, o meu marido tem varicocele e em setembro de 2003 ele foi operado. Desde então não tomo mais anticoncepcional pois quero muito engravidar e até agora não consegui. Tenho muita vontade de engravidar.. é o meu maior sonho, mas não consigo. Não tenho problema nenhum pois já fiz todos os exames possíveis. Acredito que o problema seja com ele mesmo.

Gostaria muito de saber sua opinião. Você acha que ele tem alguma chance de me dar esse filho? Ele fez um espermograma semana passada e levou ao médico, que solicitou outro daqui a 3 meses. Estou um pouco desacreditada, pois as melhoras foram muito poucas.

O que você acha?

Gostaria muito de receber sua resposta. Agradeço desde já.

Rachel Abrahim

Resposta de Cláudia Collucci:

Rachel, o ideal mesmo é acompanhar o índice espermático durante um ano porque as melhoras são gradativas. Mas nem sempre a cirurgia de varicocele resolve. Nesses casos, a gravidez é possível por meio de uma técnica chamada ICSI (Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóides), uma variação da Fertilização In Vitro.

Abraços e boa sorte,

Cláudia Collucci


ESPERMATOZÓIDES 2

Tenho muito pouco volume de ejaculação. Gostaria de saber se tem algum remédio ou técnica que aumente esse volume.

Atenciosamente

André

Resposta de Cláudia Collucci:

André, não existem remédios que, comprovadamente, melhorem a qualidade espermática. Alguns chegam até a melhorar temporariamente, mas a taxa volta a cair logo em seguida. Além disso, mesmo essa melhora temporária não reflete em aumento de possibilidade de gravidez, segundo os urologistas.

Portanto, o melhor caminho é investigar o motivo do problema. Se for uma obstrução dos ductos espermáticos, por exemplo, uma microcirurgia pode resolver. Procure um andrologista (urologista especializado em infertilidade) para avaliar o seu caso.

Abraços e boa sorte,

Cláudia


FALTA DE GRAVIDEZ

Oi Cláudia,

Meu nome é Ana Cláudia e tenho 29 anos. Estou casada há 2 anos e se dependesse de meu marido teríamos filhos logo que casamos. Tive microcistos e tratei com o remédio Selene. Ao fazer exames antes de casar, a médica disse que não havia mais nada, que estava tudo bem. Como método anticoncepcional recomendou que eu continuasse com o Selene.

Para engravidar, não iniciei nova cartela em 03/12/2002 como deveria. Desde então levei alguns sustos achando que tinha engravidado, mas até agora nada.

Meu marido, na brincadeira, tem me cobrado, dizendo que estou com defeito. Temos relações todos os dias, chega a ser cansativo para mim. Estou assustada e triste pois queremos muito um filho. O tempo está passando, a idade vai aumentando e até agora nada. O que fazer? O que pode estar acontecendo com meu corpo?

Aguardo resposta

Uma abraço

Ana Cláudia

Resposta de Cláudia Collucci:

Ana, qualquer investigação de infertilidade precisa ser em conjunto, com o casal. Após um ano de tentativas frustradas, o ideal é que você procure o ginecologista (de preferência um especializado em infertilidade conjugal) para fazer essa investigação, que vai analisar todos os fatores (hormonais, endometriais, tubários e uterinos) que podem dificultar uma gravidez. É importante, porém, que o seu marido também faça um espermograma para analisar a qualidade do sêmen. Hoje, sabe-se que metade dos problemas para engravidar residem no homem (de qualquer faixa etária).

Abraços e boa sorte

Cláudia Collucci


TRATAMENTO

Olá Claudia,

Li seu artigo na Folha e como sei que não foi o acaso que me levou até o site, justamente para ler algo que eu estava procurando, resolvi te escrever.

Estou procurando fazer um tratamento natural para engravidar. Moro no Rio de Janeiro e infelizmente não conheço especialistas nesta área que usem o método natural.

Tenho 40 anos e a idade é um fator que conta bastante! Sei que sou fértil pois já engravidei aos 20 anos de idade.

Você poderia me ajudar? Conhece alguém aqui no Rio que possa me tratar?

Obrigada pela sua atenção

Aguardo seu retorno

Yara

Resposta de Cláudia Collucci:

Yara, não conheço "tratamentos naturais" para engravidar. O que sei são de alguns tratamentos alternativos (homeopatia e acupuntura, por exemplo) que podem auxiliar no tratamento de problemas específicos, como disfunções hormonais, ansiedade etc.

Sugiro que você procure primeiro um ginecologista e passe por uma rigorosa avaliação. O fato de você ter engravidado aos 20 anos não significa muita coisa após 20 anos. Nesse período, você pode ter adquirido problemas assintomáticos (como endometriose ou obstrução de trompas) que vai dificultar a gravidez.

Outra coisa: se você quer mesmo engravidar, faça essa investigação rapidamente. Após os 40 anos, as chances de uma gravidez natural caem muito, para menos de 10%, e, a cada ano, diminuem ainda mais. Pense bem nisso.

Abraços e boa sorte

Cláudia Collucci


REMÉDIO

Olá amiga Cláudia, estou com uma dúvida: um remédio para pressão alta e colesterol pode interferir na fertilidade do homem se ele faz uso todos os dias desse medicamento?

Se interfere quais tipos poderia o homem optar para não ter esse problema?

Desde já agradeço a resposta

Jesus

Resposta de Cláudia Collucci:

Olá, certos medicamentos interferem na quantidade de espermatozóides. Precisaria saber o nome do remédio para encaminhar a dúvida a um urologista.

Abraços,

Cláudia Collucci


SOP

Prezada Claudia,

Descobri sua coluna pesquisando na internet. Tenho 31 anos, sou casada há dois anos e não consigo engravidar.

Durante quatro meses não tive meu período menstrual, isso já havia acontecido na adolescência (quando tomei Diane durante um ano).

Fui ao ginecologista, que realizou um USG e diagnosticou SOP. Ele não me pediu nenhum exame de sangue (dosagem hormonal por ex), simplesmente me prescreveu Clomid e USG para controlar a ovulação.

Fiz tudo como ele pediu, e nada. Começamos então a investigar meu marido. Seu espermograma revelou que ele tem menos de 1 milhão de espermatozóides, portanto estéril. Voltei ao ginecologista, que insiste com o Clomid. Não pede nenhum outro exame e sonha que meu marido é capaz de procriar. As minhas dúvidas são:

O tratamento adotado pelo gineco está correto, ou é melhor consultar um outro médico?

Você também acredita que o meu marido pode procriar ainda? Ele tem 43 anos, é divorciado e já teve dois filhos. Por isso, o gineco pensa que ele pode não ser estéril.

Eu agradeço pela sua resposta e espero impaciente.

Abraços,

Sandra

Resposta de Cláudia Collucci:

Sandra, para avaliar corretamente o espermograma e até mesmo indicar o melhor tipo de exame (há muitas variações entre um laboratório e outro e entre as clínicas) o mais correto é vocês procurarem um andrologista (urologista especializado em infertilidade masculina).

Quanto à indicação do Clomid, os médicos geralmente só o indicam (quando afastadas as outras possibilidade de infertilidade --trompas obstruídas, por exemplo) por três ciclos. Depois, é preciso repensar a medicação. Mas, antes de qualquer coisa, é preciso investigar melhor o seu marido. A varicocele, por exemplo, pode afetar homens que já tiveram filhos.

Abraços e boa sorte,

Cláudia Collucci

RELAÇÕES SEXUAIS

Oi, sou casada há 19 anos. Meu marido quer manter relação sexual todos os dias. Pergunto:

Isso é bom para saúde ginecológica ou prejudica a mulher???

Um abraço,

Mira

Resposta de Cláudia Collucci

Mira, desde que esteja tudo bem com você, não há problema algum em transar todos os dias e de maneira alguma há qualquer prejuízo à mulher.

Abraços,

Cláudia Collucci


CURETAGEM

Claudia

Tenho 28 anos e com + ou- dois meses de gravidez tive de fazer uma curetagem. Correu tudo bem, mas dez dias depois tive relação com meu marido sem preservativo. Não aconteceu nada lá dentro, mas e se escapasse alguma coisa e eu engravidasse? Teria algum risco para mim ou para o bebê?

Obrigada e um grande abraço

Juliana


Resposta de Cláudia Collucci:

Juliana, após uma curetagem, o recomendável é evitar a gravidez por dois meses. É o tempo que a camada do endométrio (que recobre o útero) leva para se formar novamente. O perigo de uma gravidez antes que essa formação esteja pronta é a ocorrência de outro aborto. Portanto, redobre os cuidados nesse período.

Abraços e boa sorte,

Cláudia Collucci


CURETAGEM 2

Oi Cláudia,

Tive um aborto retido no início da gravidez. Fiz curetagem e em seguida minha menstruação deveria vir dia 14/12, mas não veio. Gostaria de saber se posso ter engravidado. Estou com candidíase. Isso atrapalha o futuro bebê?

Grata de sua atenção.

Marly

Resposta de Cláudia Collucci:

Marly, pode haver descompensação hormonal após a curetagem. Por isso, é comum os ciclos menstruais ficarem desregulados. Mas, para tirar qualquer dúvida, ligue para a sua médica e faça um Beta HCG.

Abraços,

Cláudia Collucci


MEDICAMENTO

Olá, Claudia

Gostaria de saber se o medicamento vitamina E+selênio melhor a qualidade do esperma. Pode-se tomar esse medicamento sem prescrição médica?

Resposta de Cláudia Collucci

Não há evidências científicas de que vitamina E e selênio ajudem na melhora da qualidade espermática. Há casos em que pode haver melhora da quantidade de espermatozóides, mas isso não está relacionado a uma melhora das chances de gravidez. O melhor mesmo é você procurar um andrologista (urologista especializado em infertilidade) para que ele avalie o seu caso e indique o melhor tratamento.

Abraços,

Cláudia Collucci


ESPERMOGRAMA

Oi Cláudia,

Adoro suas reportagens, a forma como passa a informação é clara e objetiva. Estou tentando engravidar há 7 meses. Fiz os exame de rotina (HIV, toxoplasm, rubéola, ultrassonografia), aparentemente, tudo normal.

Estou pensando em fazer uma dosagem hormonal, conversaria com minha ginecologista. Meu marido está constrangido em fazer o espermograma no laboratório. Você conhece algum que aceite o sêmen trazido de casa?

Outra pergunta, você teria alguma informação sobre viagra. Atrapalha a fertilidade do homem?

Sabe como é, o marido tem uma vida corrida. Tem 35 anos e às vezes precisa de um estímulo a mais "nos dias sim e não".

Grata pela atenção,

Helena

Resposta de Cláudia Collucci:

Oi Helena, não conheço laboratórios que aceitem sêmen trazido de casa. Esse procedimento é meio complicado porque o material precisa ficar em temperatura adequada. Qualquer alteração pode prejudicar o resultado.

Sobre o Viagra, não conheço pesquisas que relacionem o seu uso a problemas de fertilidade. Mas lembre-se: ele é indicado para casos de disfunção sexual. Avalie se realmente é o caso do seu marido.

Outra coisa: numa investigação sobre infertilidade, o casal deve ser avaliado conjuntamente. O espermograma é fundamental. Só a partir do resultado dele é que o médico deverá aprofundar na sua investigação ou indicar outros procedimentos. Por isso conversem bastante a respeito.

Abraços e boa sorte

Cláudia Collucci

MIOMA

Resido no Japão. Tenho mioma. Gostaria de saber sobre o remédio tomado para interromper a menstruação. Deve ser tomado de quanto em quanto tempo? É remédio à base de hormônio. Agradeço se for atendida.

Sonia

Resposta de Cláudia Collucci

Sônia, é impossível dar qualquer dica a você de remédio sem saber o tipo de mioma que você tem, resultado de dosagens hormonais etc. O recomendável é mesmo procurar um ginecologista e fazer uma avaliação completa. Só depois disso é possível indicar um medicamento específico para o o seu caso.

Abraços e boa sorte

Cláudia Collucci


DÚVIDA

Oi Cláudia!! Socorre, me ajude...

Tenho 22 anos e há 10 meses tento engravidar e não consigo. Fiz um exame e não levei ao médico porque o rapaz que realizou o exame disse que não apontava endometriose, o que era o meu medo. Mais de um ano passou e fui mexer nesse exame e está escrito o seguinte: "ovários com aspecto micropolicisticos".

Minha pergunta é a seguinte: Será essa a razão de não conseguir engravidar? Minha menstruação é bastante irregular. Tomava nordete para regularizar. Vou ao médico para ver. Por favor, ajude-me. Explique-me em detalhes essa doença.

Grata

Resposta de Cláudia Collucci:

Amélia, primeiramente, ainda é cedo para tanto desespero. Os problemas de infertilidade só devem ser investigados após um ano de tentativas frustradas de gravidez.

Se realmente o exame mostra a síndrome dos ovários polícisticos, é possível que a causa da demora da gravidez esteja aí, especialmente em razão do seu ciclo irregular.

A síndrome não é uma doença. Grande parte das mulheres a tem e convive com ela a vida toda. O problema é que em algumas mulheres ela causa alterações hormonais que podem dificultar uma gravidez Mas o correto é você procurar o seu médico, que lhe indicará o tratamento ideal para o teu caso.

Abraços,

Cláudia Collucci


INSEMINAÇÃO

Prezada Cláudia,

só agora fiquei conhecendo esse site onde pessoas que estão sofrendo os mesmos problemas que eu podem discutir o assunto de forma mais informal. Bem, eu tenho 43 anos e estou tentado engravidar a algum tempo. Na verdade, eu fiz duas inseminações artificiais neste ano e na segunda engravidei, ou melhor, acho. Sofri aborto espontâneo no final do segundo mês.

Depois de ler essa coluna fiquei sabendo que existe o chamado "ovo cego" e desconfio que isso tenha acontecido comigo. Gostaria de perguntar se existe algum exame que eu possa fazer para saber a probabilidade de que meus óvulos tenham problema genético?

É que depois do aborto fiquei insegura para tentar novamente pois comecei a pensar que a qualidade de meus óvulos seriam a causa do aborto! Por favor me dê alguma informação sobre isso.

Um grande abraço,

Fátima

Resposta de Cláudia Collucci

Oi Fátima, não existem meios de avaliar óvulos em exames de rotina. A única maneira é durante uma FIV (Fertilização In vitro). Sobre o ovo cego, isso é muito comum em qualquer idade. Cerca de 25% das gravidezes podem ser interrompidas até a 12ª semana por essa razão e isso não está ligado a problemas genéticos dos óvulos. Pela sua idade, muitos médicos já indicariam uma FIV em vez de uma inseminação.

Abraços,

Cláudia Collucci


CICLO MENSTRUAL

Olá!

Gostaria de tirar algumas dúvidas. Venho tentando engravidar faz + ou - 1 ano e 3 meses. Minha médica pediu vários exames para mim e meu marido. Fizemos e não deu nada demais. Inclusive, o último foi a tal da videossalpinpografia(não sei se o nome é bem esse) e também não teve nada de errado.

Minha médica disse que ia me ajudar e passou serofene. Tomei nessa menstruação que iniciou em 01/12. Tive relações com meu marido mais frequentes do que o normal, e estou aguardando. Porém, confesso não estar mais tão ansiosa. Parece que perdi a esperança.

Tenho um ciclo muito irregular, costuma atrasar 8, 10 ou até 12 dias. Isso pode influenciar no período fértil? Costumava fazer minhas contas... Por exemplo, o 14º dia seria o ideal para ter relação. Aí fiquei pensando que essa conta não seria para ciclos de 28 dias?

Na verdade, não sei. Por isso venho lhe perguntar. E a respeito do remédio, pode haver necessidade de tomar mais uma vez na minha próxima menstruação? Sei que irei tomar apenas se minha médica receitar, mas tenho essa dúvida. Já ouvi pessoas dizendo ter tomado 2 a 3 meses para depois obter resultados. Aguardo um resposta sua, e mais uma vez obrigada.

Resposta de Cláudia Collucci:

Olá, vamos por partes. Essa conta do período fértil é complicada de ser calculada em casos de pessoas com ciclos irregulares. Não dá para ver. Ela pode falhar também em pessoas com ciclos "normais" (28 dias).

Sobre os indutores de ovulação, os médicos geralmente tentam por, no máximo, três ciclos. Depois desse período, tenta-se com remédios mais potentes.

Abraços,

Cláudia Collucci


VASECTOMIA

Claudia, desejo muito ser mãe, mas meu marido é vasectomizado. Gostaria de saber qual seria o tratamento indicado para termos o nosso bebê. Agradecemos desde já e aguardamos ansiosos sua resposta.

Edmar e Daniela

Resposta de Cláudia Collucci:

Olá Daniela, primeiramente ele precisa ser avaliado por um urologista para saber da possibilidade de reverter a vasectomia.

Se for possível a reversão, depois de um certo tempo deverá ser pedido um espermograma para saber se realmente está saindo espermatozóides na ejaculação.

Se não for possível, a alternativa é optar por uma técnica de reprodução assistida chamada ICSI (Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóides). Através dessa técnica são retirados espermatozóides do saco escrotal e feita a fertilização in vitro.

Abraços,

Cláudia Collucci


INVESTIGAÇÃO

Olá. Tenho 23 anos e sou casada a 1 ano e meio. Antes de me casar já tomava o Diane 35, mas não tinha relação, porém fiz o exame pré-nupcial e deu tudo ok em toda bateria de exames, sendo que tenho ovários polimicrocisticos e tomo o diane 35 há mais de 2 anos. Gostaria de engravidar, já tomei o LUTENE do laboratório Herbarium, mas não tive sucesso. Só tomei durante um mês. Os ginecologista me dizem que nunca serei mãe. Fico arrasada, me ajude. O diane está preparando e cuidando dos meus ovários? Meu último ginecologista me indicou o Gestrelan, mas estou com medo de trocar, pois tem baixa dosagem de hormônio. Acho que preciso de hormônio para engravidar. Afinal, meu ciclo é irregular. Tenho cistos no ovário. No meu útero está tudo bem e não tenho sintomas exagerados da SOP, tenho apenas queda de cabelo. Não tenho espinha nem acne. Tenho poucos pêlos nos seios e bastante no abdome. Por favor, quero ser mãe! Ajude-me com uma orientação.

Sem mais,

Valéria

Resposta de Cláudia Collucci:

Valéria, antes de mais nada, nenhum ginecologista pode te dar um diagnóstico desse se não forem esgotadas todas as investigações necessárias.

Primeiro, é preciso saber qual é de fato o seu problema. Se for apenas SOP, é perfeitamente possível uma gravidez. Não entendi quanto tempo você está tentando engravidar. Se for mais de dois anos, aí sim é aconselhável procurar um especialista em reprodução assistida. Não se desespere. Você só precisa encontrar o médico.

Abraços,

Cláudia Collucci


GRAVIDEZ

Oi, Claudia estou muito ansiosa pela sua resposta, pois como já disse no meu primeiro contato, já perdi 3 bebês e após a última curetagem uma de minhas trompas estão obstruídas. Também tenho uma sinéquia no corno direito do útero. Minha menstruação estava certinha durante 5 meses, agora estou atrasada 10 dias. Você acredita que eu posso estar grávida?

Tenho uma trompa enovelada que não está obstruída. Pode ser emocional? Pois, duas semanas atrás passei por um processo de internação no Servidor Público para fazer uma histeroscopia cirurgica, só que na hora não fiz. Ainda não tive alta médica, pois meus papéis não estavam liberados. Isso me indignou muito. Daí para frente não menstruei mais. Não quero fazer exame de Beta desnecessário, pois a frustração é imensa. Desde já agradeço, e espero uma resposta.

Resposta de Cláudia Collucci:

Cláudia, a única maneira de saber se você está grávida é fazer o Beta ou o teste de farmácia, que também dá quase 100% de acerto. Também creio que, após três abortos, é preciso uma investigação maior, inclusive de imunidade.

Converse com seu médico sobre isso.

Abraços,

Cláudia Collucci

SEMEN

Olá Claudia,

Tenho 25 anos, li suas matérias e fiquei muito feliz pela sua simpatia e boa vontade de ajudar.

Eu tenho ovário micropolicistico e estou fazendo tratamento. Minha médica falou que não tenho nenhum problema para engravidar, mas descobrimos pelos exames que meu marido tem a quantidade de espermatozóides direcionais apenas de 2% . Existe tratamento para que essa proporção aumente?

Abraços

Simone

Resposta de Cláudia Collucci:

Olá Simone, não existem tratamentos que comprovadamente melhorem a qualidade espermática do homem. Antes de fazer um diagnóstico real do problema do seu marido, é preciso ter pelo menos dois espermogramas feitos em épocas diferentes porque há uma variação entre um exame e outro.

O melhor seria vocês procurarem um andrologista (urologista especializado em infertilidade) para uma avaliação mais correta.

Abraços,

Cláudia Collucci


GRAVIDEZ ANEMBRIONÁRIA

Tenho um dúvida e gostaria muito de esclarece-la o mais breve possível. Tive uma gestação anembrionada de 8 semanas e fiz uma curetagem no dia 26/12, foi tudo bem, agora estou tomando Diane35. Quero muito engravidar o mais breve possível. Quando devo parar o tratamento com o Diane e começar a tomar ácido fólico?

Liliane

Resposta de Cláudia Collucci

Liliane, o recomendável é que após a curetagem, use-se anticoncepcional ou outro contraceptivo por dois ciclos seguidos, ou seja, você estaria em condições de engravidar após o terceiro mês, ocasião em que pode retornar o uso do Clomid.

Abraços,

Cláudia Collucci


TENTATIVAS

Oi Claudia,

Esta já é a terceira vez que eu te escrevo. Infelizmente ainda não tive minha resposta. Mas, entendo e sei que são inúmeros e-mails pra você responder. Tenho
participado do "fórum" e vi que são muitas mulheres com o mesmo problema e a mesma vontade de engravidar como eu.

Estou tentando engravidar há alguns meses. Desde que tive meu primeiro filho (que já está com 4 anos) utilizava o Perlutan injetável. No início, achei que seria fácil, achei que era só parar o anticoncepcional e pronto. Mas só agora, há uns 4 meses, percebi como está sendo difícil. Quando resolvi parar o uso do anticoncepcional, meu ciclo ficou totalmente irregular.

Minha médica passou o Postoval para controlar. Usei durante três ciclos. Depois fiz uma ultra e descobri que eu tinha ovários micropolicistos. Então, sabendo disso, passei a utilizar neste primeiro ciclo o Clomid (100mg do 5º ao 9ºdia).

Também percebi que não estava tendo no "período fértil" aquele "muco" que todos falam. Para meu desespero, depois desse primeiro ciclo com o Clomid minha menstruação não veio. Fiz três BHCG e todos deram Negativo. Depois desse primeiro ciclo do Clomid e da falta de menstruação usei o Ginecoside para poder vir novamente minha menstruação e até agora nada. Já espero a quase oito dias.

Será que é normal? Vindo a menstruação poderei repetir o Clomid no mesmo período? Existe possibilidade de aumentar a dosagem (do Clomid)?

Um abraço

Nana

Resposta de Cláudia Collucci:

Nana, primeiramente saiba que é freqüente a ocorrência de amenorréia menstrual após o uso de anticoncepcional. Nesses caso, antes de qualquer indicação de remédio, o médico deve fazer uma avaliação hormonal para saber como está a sua parte endocrinológica. Se tiver alteração de tiróide, por exemplo, tem que primeiro tratar isso antes de indicar indutor de ovulação. O Clomid também costuma mascarar os ditos sintomas do período fértil, como o muco. É comum as mulheres não perceberem esse muco durante o tratamento. Em segundo lugar, às vezes pode demorar de 15 a 20 dias para vir a menstruação após o uso do Ginecoside. Portanto, sobre essa questão, tranquilize-se. Não creio que vc deva insistir no Clomid nem tampouco aumentar sua dose sem saber como estão as suas dosagens hormonais. Procure sua médica e peça essa avaliação.

Abraços e boa sorte,

Cláudia Collucci


CLOMID

Claudia, eu e meu marido estamos tentando ter um bebê há 6 meses. Eu tenho SOP e estou no segundo ciclo do clomid e até agora nada. Sei que é muito cedo, mas eu gostaria de tirar uma dúvida sobre uma pequena bolinha de 1,5cm que ele tem no escroto direito e nós não sabemos se é prejudicial. Tento conversar com ele sobre fazer um espermograma, mas é dificil. Não tem como você me dizer se é prejudicial à saúde? Acredito que essa bolinha seja de massa e ele diz que se tocar nela dói um pouquinho como se fosse um escroto normal. Isso pode dificultar ainda mais para eu engravidar?

Resposta de Cláudia Collucci:

Olá, é fundamental que antes que você insista no Clomid. Você e seu marido devem passar por uma avaliação médica. No caso do seu marido, além do espermograma (fundamental em qualquer investigação de infertilidade), é necessário que um urologista o examine.

A bolinha tanto pode ser uma varicocele (varizes no escroto) quanto o HPV (um vírus que, aparentemente, não afeta a fertilidade do homem, mas que está ligado à maioria dos casos de câncer uterino).

Ou seja, primeiro é preciso que vocês dois sejam investigados por um especialista. O seu médico, antes de receitar qualquer remédio, precisa descartar todos os fatores que levam à infertilidade.

A SOP pode ser um deles, mas não é o único. É preciso checar se suas trompas estão desobstruídas, por exemplo. Isso é feito através de um exame chamado histerossalpingografia.

Insisto: não tome qualquer indutor de ovulação sem orientação médica.

Abraços,

Cláudia Collucci

CISTO NO OVÁRIOS

Boa tarde,

tenho 27 anos, sou casada e pretendo engravidar no ano que vem. Há mais ou menos um ano fiz US transvaginal e descobri que no ovário direito estava com alguns cistos e no ovário esquerdo uns três. Fiz tratamento por três meses com Selene e voltando a fazer o exame eles haviam todos desaparecidos.

Minha pergunta é a seguinte: será que tenho SOP ou os cistos que eu tinha são normais? Vou ter dificuldade para engravidar? Quando parar de tomar o remédio eles voltarão? Muito obrigada pela atenção

Marjone

Resposta de Cláudia Collucci:

Olá, é difícil responder essas perguntas sem conhecer o seu exame. Apenas o médico, através da análise da ultrassonografia, é capaz de avaliar se os cistos são característicos da SOP.

Geralmente eles formam uma espécie de "colar de pérolas" no ovário, ou seja, são concentrados nas extremidades do órgão.

Também não é possível saber se você terá ou não dificuldades de gravidez. Isso só se descobre tentando engravidar. Tranquilize-se, converse com seu ginecologista e exponha a eles suas aflições.

Abraços,

Cláudia Collucci

PARTICIPE COM OUTROS INTERNAUTAS DO FÓRUM DE INFERTILIDADE
Cláudia Collucci, repórter da Folha de S. Paulo, é mestre em História da Ciência pela PUC-SP e autora dos livros "Por que a gravidez não vem?", da editora Atheneu, e "Quero ser Mãe", da editora Palavra Mágica. Escreve quinzenalmente na Folha Online.

E-mail: claudiacollucci@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca