Colunas

Quero Ser Mãe

27/05/2004

Excesso de prolactina leva à infertilidade

CLÁUDIA COLLUCCI
Colunista da Folha Online

Tenho recebido muitos e-mails de leitoras com dúvidas sobre o excesso de prolactina e a relação com as dificuldades de gravidez. A hiperprolactinemia, como é conhecido o distúrbio, é uma das causas menos conhecida de infertilidade. Ela se caracteriza por ausência da menstruação, galactorréia (produção de leite fora da gestação) e dificuldades de gravidez.

Em geral, a secreção de prolactina aumenta com o estresse, durante a gravidez, após um trauma, com o uso de tranqüilizantes, anti-depressivos, anti-hipertensivos e narcóticos. Afora essas situações, a elevação dos níveis de prolactina no corpo é considerado anormal.

Uma das principais causas é um tumor benigno chamado prolactinoma, responsável por 90% dos casos. O hipertiroidismo, doença provocada pela baixa produção do hormônio tireoidiano, também pode provocar o aumento de prolactina no corpo. Tratando a tireóide, a prolactina automaticamente voltará aos níveis normais. Em cerca de 30% dos casos, a hiperprolactinemia não tem causa conhecida e passa a ser chamada de idiopática.

A hiperprolactinemia está presente em um terço das mulheres que não menstruam e é, em 90% dos casos, a causa da galactorréia. Essa condição pode produzir uma variedade de disfunções, sendo que a falta de ovulação é um dos principais sintomas.

O tratamento desse problema pode ser cirúrgico, medicamentoso ou uma combinação de ambos. O mais importante é diminuir os níveis de prolactina e restaurar a ovulação nas mulheres.

Palestra

A clínica José Aristodemo Pinotti realiza no dia 8 de junho a palestra "Ser Pai e Ser Mãe - Tratamentos de Reprodução Assistida". O evento vai abordar aspectos médicos e emocionais da infertlidade. Os interessados podem fazer inscrição por meio do site www.corplus.com.br ou pelo tel. 0/xx/11/3707-1400 (serão aceitas inscrições para próximas palestras, que devem acontecer mensalmente).

A Clínica J.A. Pinotti fica na avenida Brasil, 622 - Auditório, em São Paulo. A palestra será realizada das 19h às 21h.

Campanha para a preservação da fertilidade

A Associação Instituto Sapientiae, em parceria com a Faculdade de Medicina de Jundiaí, realiza a segunda edição da campanha para a Preservação da Fertilidade, no próximo dia 5 de junho, no parque da Aclimação, zona sul da capital paulista. Neste ano, o casal infértil terá a oportunidade de se inscrever para a realização de tratamentos gratuitos.

Durante o evento, especialistas e estudantes de medicina reprodutiva vão orientar e esclarecer as dúvidas da população sobre a fertilidade masculina e feminina.

O evento é coordenado pelos diretores do Sapientiae, os especialistas em reprodução humana assistida Edson Borges Jr e Assumpto Iaconelli.

No estande, serão distribuídas a cartilha com os "Dez mandamentos para se preservar a fertilidade". O material traz detalhes sobre os principais fatores ditos "complicadores" que podem interferir no bom funcionamento do sistema reprodutor humano. O uso de anabolizantes, consumo de drogas lícitas e ilícitas, sexo sem preservativo, exercício físico em excesso são algumas das causas apresentadas na cartilha.

Campanha "Preserve sua Fertilidade"
Onde:parque da Aclimação (rua Muniz de Souza, 1119). Entrada principal (ao lado da administração)
Quando: dia 5 de junho, das 8h às 17h

PARTICIPE COM OUTROS INTERNAUTAS DO FÓRUM DE INFERTILIDADE
Cláudia Collucci, repórter da Folha de S. Paulo, é mestre em História da Ciência pela PUC-SP e autora dos livros "Por que a gravidez não vem?", da editora Atheneu, e "Quero ser Mãe", da editora Palavra Mágica. Escreve quinzenalmente na Folha Online.

E-mail: claudiacollucci@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca