Colunas

Quero Ser Mãe

29/07/2004

Espaço do leitor

da Folha Online

Nesta semana, os médicos Gilberto da Costa Freitas e Artur Dzik, do centro de reprodução humana do hospital Pérola Bygton e do grupo Corplus, e Cláudia Gazzo, do centro de reprodução do Hospital do Servidor Estadual, me auxiliam nas respostas às dúvidas do leitores.

As informações têm como objetivo apenas informar, a consulta médica não deve ser substituída pelas informações recebidas.

POSIÇÕES SEXUAIS

Oi Cláudia,

Tenho 27 anos e quase cinco de casada. Estou tentando engravidar a dois meses e não conseguir ainda. Existe uma ou mais posições no ato conjugal que facilitem a gravidez?

É verdade que se puser uma almofada embaixo do quadril após a relação sexual, facilita a gravidez?

Obs: meu método anticoncepcional era a camisinha.

Nil

Resposta:

Olá Nil, não há comprovadamente nenhuma posição sexual que melhore as chances de gravidez. De qualquer maneira, dois meses de tentativa ainda é um espaço de tempo muito curto para você se preocupar. Demorar até um ano para engravidar é perfeitamente normal, tanto que as investigações sobre infertilidade só devem começar após esse período.

Abraços

Cláudia Collucci


VARICOCELE

Olá? gostaria de saber se um homem com varicocele pode engravidar uma mulher.

Resposta:

Oi Willian, ainda não existe um consenso se, sozinha, a varicocele é um fator de infertilidade, especialmente em graus mais leves. Até porque há homens que engravidam suas mulheres mesmo com o problema. Mas não há regra, cada caso deve ser avaliado individualmente. Se após um ano de tentativa de gravidez a mulher já foi investigada e está tudo ok com ela e o único problema detectado é a varicocele, aconselha-se a cirurgia ou, dependendo do caso, uma Fertilização In Vitro.
Abraços
Cláudia Collucci

INVESTIGAÇÃO

Leio sempre sua coluna e gostaria de sugerir uma pauta: quais os exames
que os médicos deveriam pedir antes de iniciar protocolo de FIV ou ICSI. Não sei se você tem acompanhado o Fórum, mas recentemente houve grande discussão sobre isto. Verificamos que alguns médicos não pedem sequer um hemograma antes de começar o tratamento. É o caso do que me atendeu. Levei histerossalpingografia, ultra-som tranvaginal e hormônios (LH, FSH, Estradiol, Progesterna, Prolactina e os da tireóide), solicitados antes por meu ginecologista. Além disso, levei o espermograma do meu marido, que estava alterado (o que motivou a FIV).

Somente depois da 2ª tentativa frustrada de FIV o médico pediu exames de fatores que podem interferir na implantação dos embriões: crossmatch, anticorpo anti-cardiolipina, anticoagulante lúpico, anti-fosfatidil serina, FAN, Células NK, Fator V de Leiden. Como tenho uma doença auto-imune (tireodite de hashimoto), tive alteração no FAN. O mesmo ocorreu com o anti-cardiolipina, que indica tendência para trombose venosa. Mulheres com este problema têm alto índice de aborto caso não tomem aspirina durante a gravidez.

É óbvio que perdi a confiança neste médico - que é um sujeito muito conceituado, que atende em um dos melhores hospitais particulares de SP e é o chefe de reprodução humana de uma grande universidade pública - e fui procurar outro. Descobri que, nas duas FIVs, minha chance de engravidar era próxima de zero, porque minha prolactina está alta. O médico havia visto este exame, mas não percebeu e não fez nada a respeito. Eu tinha, obrigatoriamente, que tomar Dostinex para baixar a prolactina antes de iniciar o tratamento.

O novo médico pediu alguns exames óbvios e importantes para quem está pensando em engravidar: HIV, Hepatites, Coagulograma (por causa da cirurgia de punção dos óvulos), RSS e me pediu para repetir os exames de hormônio. Eu já tinha feito HIV e Hepatites (além de rubéola, toxoplasmose, etc.), a conselho do meu ginecologista. Acho que toda mulher deveria fazer antes de tentar engravidar, você não acha? Mas nem cheguei a comentar isso com o primeiro médico. Ele nunca me perguntou, sequer, se alguma vez na vida tinha feito um exame de HIV.

Você não acha estranho um médico começar um tratamento desses sem pedir esses exames básicos? E esses de problemas auto-imunes? Por que os médicos só pedem depois de duas ou três tentativas frustradas? Lembro que todos esses exames juntos custam em torno de R$ 1.500, ou seja: 10% do preço que gastamos por uma FIV, incluindo medicamentos. E ainda: o plano de saúde cobre a maioria.

Muitas meninas do Fórum estão com esta dúvida, Cláudia. Outras começam o tratamento sem fazer qualquer exame, como aconteceu comigo. Gastam uma fortuna, sofrem, e descobrem mais tarde que têm algum problema que as impossibilitaria de gravidar mesmo numa FIV (como eu, no caso da Prolactina...). Então você prestaria um grande serviço a todas elas se fizesse uma matéria sobre isto.

Beijos

Elisa

Resposta:
Obrigada pela sugestão Elisa. Já abordo algumas dessas questões na coluna de hoje.

Abraços
Cláudia Collucci

SANGRAMENTO ANORMAL

Prezada Cláudia,

Gostaria, em primeiro lugar, de parabenizá-la pela coluna, é maravilhosa. Além do mais, as suas respostas são extremamente delicadas, é bonito de se ler. O meu problema é o seguinte:

Tenho 32 anos, um filho de 2, fruto de uma gestação muito tranqüila (só complicou no final, tive problemas na placenta, o que me obrigou a fazer uma cesariana).

Minha história familiar é de muita fertilidade, nunca pensei que teria alguma dificuldade. No entanto, há 15 meses venho tentando, sem sucesso.
Em agosto do ano passado, tive um aborto espontâneo na oitava semana.
Em dezembro, outro aborto, na sétima semana. Nesse último, eu havia feito uma ultra e a coisa não estava bem, o saco gestacional era pequeno em relação ao embrião. Perdi logo depois, apesar de estar tomando duphaston.
Desde maio deste ano, minha menstruação (que sempre foi certinha) ficou esquisita, com um sangramento leve alguns dias antes. Eu e meu marido temos tentado, e nada. Falei com meu médico (que eu AMO), ele me disse que eu estou muito ansiosa, que eu não tenho problema nenhum, que a coisa vai acontecer. Me receitou serophene (estou no segundo ciclo). Fiz uma eco, deu tudo jóia. Li na internet sobre a endometriose, então liguei pra ele, que me disse que eu certamente não tenho, se eu tivesse ele teria visto na minha cesariana.
Aí eu fiquei pensando, será que eu não posso ter adquirido isso, depois da gravidez?
Por outro lado, se eu tivesse endometriose eu teria concebido, antes de abortar? Ou será que já é a idade atrapalhando? Os meus óvulos podem estar velhos? Imagino que o meu marido não tenha problemas, já que eu concebi. Estou muito insegura. Você acha que eu já deveria investigar? É que eu confio muito no meu médico, não queria procurar outro sem necessidade.

Agradeço a atenção, desde já.

Luciana,

Resposta:

Luciana, em geral, é aconselhável dosar alguns hormônios para saber se está ocorrendo alguma disfunção (em razão desse sangramento antes do ciclo). Isso o seu próprio médico pode fazer. Você também pode pedir um exame de sangue (o CA 125), que fica alterado se o grau da endometriose for alto. Aos 32 anos, a menos que você tenha casos de menopausa precoce da família, não precisa se preocupar com a qualidade dos óvulos, que só começa a ser prejudicada a partir dos 35 anos. Por fim, tente evitar a ansiedade, que é a inimiga número 1 da fertilidade.
Abraços e boa sorte
Cláudia Collucci


GRAVIDEZ/MENSTRUAÇÃO

Li sua coluna e gostaria de saber quais são os riscos potenciais de engravidar numa relação mantida um dia após o término da menstruação e quanto tempo pode-se ficar mantendo relações sem preservativo e se isto for "seguro" após o período menstrual. Desde já muito grata e ficarei aguardando sua resposta.

Por favor, se possível não publique esta mensagem.

Um abraço.

Resposta:

Paola, risco de gravidez existe em qualquer período do ciclo (até durante a menstruação), especialmente em ciclos irregulares. Portanto, transar sem camisinha não é um método nada seguro. Nem para gravidez, nem para o contágio de DSTs e HIV.

Abraços

Cláudia Collucci


HIDROSSALPINGE

Oi Claudia eu gostaria de saber se a hidrossalpinge pode ser vista pela ultra-som, pergunto porque eu já ouvir médicos dizendo que não tem como

Resposta:

Não Juliana, não é possível pelo pelo ultra-som convencional, apenas por meio da histersalpingografia, que por meio de um contraste visualiza toda a extensão das trompas, ou pela laparoscopia.

Abraços

Cláudia

INCOMPATIBILIDADE

Oi Claudia, vou lhe contar um pouco do meu problema, para ver se consigo uma luz. Tenho 23 anos, já tive puberdade precoce, tomei remédio por dois anos para segurar a menstruação, que na época viria aos 9 anos. Aos 11 anos, menstruei, mas desde aquela época era muito irregular, descia um, dois, três meses seguidos, depois ficava um ano sem vir. Tomei pílula por 7 anos, para manter um ciclo regular. Estou casada há 1 ano e 10 meses, estou tentando engravidar, parei com os anticoncepcionais em agosto de 2003, desde lá, estou tomando vitamina (ácido fólico+excipiente+vit. E+ vit. C), também tomo progesterona natural micronizada. No começo deste ano, fiz quatro ciclos com clomid, mas minha médica não queria fazer acompanhamento com ultra-som. Mudei de médico, agora um especialista em reprodução, acabei fazendo: 1) histerossalpingografia; 2) bacterioscópico; e 3) exames de sangue. No 1.º e 2.º exames deu tudo normal. Já no 3.º, acusou que tenho fator antinuclear positivo. O médico me disse que tenho incompatibilidade. Orientou-me a fazer apenas um coito programado e caso não der certo, que partisse direto para a inseminação artificial. Quero saber mais sobre o que é a incompatibilidade e quais as probabilidades de dar certo o coito programado, uma vez que, tenho esse problema?!? Meu marido fez o espermograma e está tudo ótimo com ele. O coito programado dá certo na primeira tentativa?!?

Obrigada pela ajuda!! Daniela

Resposta:

Daniela, não entendi que tipo de incompatibilidade o seu médico se refere. Em relação ao fator antinuclear positivo, esse anticorpo pode interferir com a implantação e com o desenvolvimento placentário. Ele pode ter uma reação cruzada com as células do embrião e aí é que atrapalha a evolução da gravidez. As chances de um coito programado dar certo são mesmas de uma gravidez natural (20%), se tudo estiver ok.

Abraços e boa sorte.

Cláudia


GINECOSIDE

Oi Claudia, estou muito preocupada pois tomei ginecoside e acho que estou gravida. O que o ginecoside causa na gravidez?

Resposta:
Olá, segundo informações do Conselho Federa de Farmácias, quando tomado no primeiro trimestre da gestação, o remédio pode determinar sérios efeitos teratogênicos no feto, sendo os mais comuns:

hipospadias (abertura da uretra no lado inferior do pênis); alterações psicosexuais em meninos;

espinha bífida (bifurcação da coluna vertebral)

anencefalia (ausência da caixa cranial); entre outros. Acho que o ideal é você conversar com a sua ginecologista sobre esses riscos e confirmar se, de fato, está grávida.
Abraços e boa sorte,
Cláudia.

PÉROLA BYNGTON

Claudia:

Acompanho sempre sua coluna e fiquei contente com a presença de dois médico que atendem lá no Pérola , de onde acabei de sair, infelizmente sem sucesso com a minha ICSI.

Sei que isso pode ser levado até eles, inclusive como uma forma de melhorar o atendimento.

Acho muito louvável e agradeço á Deus por ter tido a oportunidade de poder fazer minha tão sonhada ICSI, sem ter gasto nenhum.

O que acho que o tratamento como um todo deveria ser mais voltado para a mulher . Explico: eu sempre pesquisei muito sobre o assunto e achava que sabia de muita coisa. Mas no decorrer do tratamento a gente vai descobrindo passos e acontecimentos que, se nos fossem esclarecidos antes, nos poupariam de muita ansiedade. E sabemos que ansiedade influencia bastante.

Já que eles tem esta tão abençoada verba, acho que tudo deveria ser melhor organizado. Isto porque os méritos de maior incidência de gravidez serão deles.

Não tenho nenhuma reclamação dos médicos e enfermeiros, mas as mulheres chegam lá tipo ' caindo de pára-quedas'.

Acho que aqui poderia ser feito uma reunião com as mulheres antes de começar o tratamento com hormônios, explicando passo a passo. Aqui poderiam ser sanadas todas as dúvidas e a relação paciente-médico seria mais proveitosa.

Uma coisa que também não concordei foi a seguinte : minha tentativa não deu certo, volto para o final da fila. E sabe lá Deus quando vai chegar novamente a minha vez. Não seria melhor ter uma nova chance em seguida? Estaríamos com todos os exames em dia, os médicos saberiam como conduzir o segundo tratamento, talvez mudando algumas coisas que não deram certo no primeiro, uma adequação. Assim é possível conhecer melhor o paciente, quem sabe conduzir melhor para obter melhores resultados.

Da forma como é feito hoje, a gente volta sabe lá Deus depois de quanto tempo, temos que refazer todos os exames, estando com uma idade maior e precisando de maior quantidade de hormônios...etc. Conseqüência: há um gasto muito maior!!!

Não é uma coisa para se pensar!!!?

Agradeço muito este espaço.

Beijos

Alessandra


Resposta:

Alessandra, concordo com os seus comentários e espero que eles sirvam de inspiração para os
responsáveis pelo serviço
Abraços
Cláudia Collucci

DÚVIDAS CLOMID

Olá,meu nome é Elaine e estou procurando informações sobre o medicamento Clomid, então encontrei sua pagina na internet que esclareceram algumas dúvidas porém, ainda tenho muita insegurança pelo caminho que estou entrando.

Estou tentando engravidar a 2 anos e mudei de médico várias vezes, neste processo fiz uma videolaparoscopia constatando Endometriose, tenho também ovários policisticos. Meu médico atual, por sinal um dos melhores da região, me receitou clomid só que 2 comprimidos ao dia e tenho muito medo de tomar sendo que na bula fala que é só um e tem que tomar cuidado com quem tem ovários policisticos como é o meu caso. Estou meio confusa porém comecei a tomar ontem os dois comprimidos ao dia, se há algum problema por favor me responda urgente.Obrigada pela ajuda....

Resposta:

Elaine, o seu médico deve ter tido alguma razão para indicar dois comprimidos diários. O ideal é você questioná-lo e isso. Se o medo é em relação à gravidez de gêmeos, você pode pedir um acompanhamento do processo de ovulação por meio do ultra-som.
Abraços
Cláudia Collucci

HISTERO

Claudia, eu fiz uma histerosalpingografia e deu que eu tinha hidrossalpinge nas duas trompas. O meu médico falou que eu tinha de fazer um vídeo, só que não fiz nada porque não tinha dinheiro. Dois anos se passaram e no mês passado eu não menstruei. Saiu somente uma borra de café e meus seios estavam doendo muito. Fui em outro médico para saber se estava com problemas menstruais. Ela me passou um ultra-som e falou que eu estava com ovarios-micropolicistico e que não tinha presença de gestação com mais de 5 semanas nem tinha dilatação nas trompas. Pensei: e a hidrossalpinge? Passou mais um mês e não agüentei. Estava passando muito mal. Minha médica me passou outro ultra para ver se eu tinha um bebê. Fiz o ultra na sexta passada e estou com 9 semanas de gravidez. O embrião está no meu ventre. Claudia, te pergunto: e a hidrossalpinge bilateral, cadê? Sinceramente, não sei o que aconteceu nem meu ex-médico junto do médico que fez a histero sabe me explicar! Queria saber se o laudo de uma histero pode dar errado.

Muito obrigada pela resposta!

Resposta:
Aziza

Olá, creio que há duas opções: o exame ter tido um resultado falso positivo (isso pode acontecer) ou realmente, sabe se Deus por quê, as trompas terem desobstruídas espontaneamente (há casos em que a própria histerossalpingografia pode desobstruir as trompas). Isso é raro de acontecer, mas pode. É mais um exemplo de que a medicina não pode explicar tudo. Há certas leis secretas do universo que temos de respeitar, aceitar e, no seu caso, agradecer muito. Boa sorte na tua gestação.

Um grande abraço,

Cláudia

TRATAMENTO GRÁTIS

Oi Cláudia, meu nome é Denise e gostaria de saber se você tem conhecimento de algum hospital na cidade de Recife que faça gratuitamente tratamento para infertilidade.Acho que posso pagar a medicação, mas os dois sei que não tenho condições.Há dez anos tento engravidar e não consigo, a médica já me incluiu no grupo dos 'ESCA'
e disse que só uma fertilização para resolver meu problema./

Abraços

Denise

Resposta:

Denise, infelizmente não conheço nenhum hospital que faça o tratamento gratuito na sua cidade. Tente entrar no fórum de discussão e pergunte às meninas. Ou senão tente um contato com alguma universidade que tenha faculdade de medicina e veja se há um serviço de reprodução assistida disponível.

Abraços

Cláudia Collucci


HISTERO

Querida Claudia,

Realizei uma HISTEROSSALPINGOGRAFIA e os resultados foram:

'Exame realizado no 7o. dia do ciclo menstrual.

Não se observam alterações na radiografia simples. Após cauterização do orifício externo uterino observou-se expulsão repetida do balão do cateter, sendo necessária realização do procedimento com cateter posicionado na cavidade uterina. Canal cervical, istmo e cavidade uterina de forma, contornos e dimensões normais.

Útero discretamente lateralizado para a direita.
Tubas uterinas pervias e de calibre normal.
Adequada dispersão do meio de contraste na cavidade peritoneal (prova de Cotte). '

Mostrei o exame ao meu médico e ele me disse que estava tudo normal!!! Fiquei apenas com dúvida em relação ao inicio do exame, quando a médica disse que houve expulsão do cateter e teve de introduzi-lo mais fundo. Gostaria da sua opinião.

Muito Obrigada, um beijo

Lucia

Resposta:
Lúcia, segundo os médicos consultados, realmente está tudo ok com o seu exame. Não dá para saber o que pode ter ocorrido no início do exame que tenha motivado a expulsão do cateter. O que importa é que o resultado está absolutamente normal.

Abraços

Cláudia Collucci


DIFICULDADE DE GRAVIDEZ

Claudia

Estou lhe escrevendo porque estou realmente desesperada! Tenho 28 anos e tento engravidar a 3 anos, sem sucesso.Fiz vários exames como ultra-sonografias,histerossalpincografia, e dosagens hormonais... tudo normal! Através de uns espermogramas descobrimos que meu marido tinha baixa quantidade de espermatozóides(18 milhões), baixa motilidade e baixa morfologia. Fomos a um urologista que descobriu e tratou uma inflamação no meu marido(ele também parou de fumar). O esperma melhorou bastante(31 milhões), mas mesmo assim não engravidei!

Fizemos um coito programado com indução de ovulação, fiz tudo direitinho, mas não deu certo! Depois fizemos uma inseminação(28/06), que também não deu certo. Uma capacitação espermática feita por ele mostrou 160 milhões de espermatozóides com 40% de motilidade boa, mas mesmo assim não deu certo!

Minha médica, que é especialista em reprodução, ficou espantada com a melhora no exame dele, e nos aconselhou a não tentarmos novamente, já que desgasta muito e custa caro, além disso não teríamos mais indicação para IA. Ela pediu que eu tentasse relaxar e deixasse acontecer...
Não sei o que fazer! Comigo está tudo bem e tenho certeza que ovulo todo mês, pois sempre vejo o muco e sinto aquela dorzinha típica de ovulação; mas se ele melhorou tanto, porque nós não conseguimos? Com a sua experiência, você acha que com esse resultado dele poderei engravidar naturalmente? A minha ansiedade pode estar atrapalhando?

Estou desesperada e preciso muito da sua opinião, Claudia! Me desculpe o tamanho da mensagem, mas é que estou muito aflita...

Um grande abraço!!

Resposta:

Bianca, concordo com a sua ginecologista: relaxe e deixe as coisas acontecerem. Lembre-se que, mesmo que esteja tudo Absolutamente normal com o casal, as chances naturais de uma gravidez são de 20% ao mês. E, quanto mais ansiosa você estiver, pior é. Já existem pesquisas mostrando que o estresse prejudica a ovulação. Tente acupuntura, que tem sido um ótimo tratamento coadjuvante nas questões da infertilidade.

Abraços e boa sorte,

Cláudia Collucci

POR QUE NÃO ENGRAVIDO?

Cara Claudia, eu nunca havia ouvido falar de você ate que resolvi engravidar. Tenho algumas duvidas e gostaria que você me ajudasse a resolve-las. Tenho 35 anos e estou a 4 meses tentando engravidar sendo que os dois últimos meses foram estimulados. Quando decidi pela maternidade fiz vários exames tais como: histerossalpingografia, videolaparoscopia, exames de sangue para detenção de lúpulo, varias ultra-sonografia transvaginal, nada foi encontrado que pudesse dificultar uma gravidez. Tudo esta normal sem obstrução de trompas, ovários policisticos, endometriose. Nada. Meu marido também fez o espermograma e novamente tudo normal. O caso e que o primeiro mês que fiz estimulação da ovulação e tomei clomid por cinco dias e depois injeções de menopur. Tive quatro óvulos que evoluíram e monitorados ate a minha ovulação quando ocorreu o coito programado. Aconteceu que eu não fiquei gravida. Tentamos novamente no mês seguinte e dessa vez tomei serofene por cinco dias junto com ampolas de menopur ate o dia da ovulação quando tomei outro para que eu realmente ovulasse e dessa vez tive sete óvulos que progrediram e chegaram a ovular. Novamente coito programado. Nada!!!! Nas duas vezes tive certeza de estar gravida, tive cólicas, seios inchados e doloridos entre outros sintomas. Imagina minha decepção.Será que tenho algo que me impeça de ter filhos e que não foram detectados pelos os exames que fiz? Será que foi apenas azar e devo tentar por mais alguns meses? Faz mal o uso desses hormônios por tempo indeterminado? Meu marido não quer tentar a gravidez in vitro porque não temos nada e ele acha que ainda e cedo para isso. O que você acha? Um abraço.

Resposta:

Cara Sophia, é difícil ter respostas para casos como seu. Se realmente só fazem quatro meses de tentativas de gravidez, diria que ainda cedo para preocupações. As investigações e a reprodução assistida é indicada apenas após um ano de tentativas frustradas de gravidez. Lembre-se que mensalmente há apenas 20% de chances naturais de uma gravidez. Mesmo como a FIV, há muitos casais que não conseguem. Produzem óvulos muito bons, que são fertilizados com espermatozóides da melhor qualidade e, mesmo assim, não há gravidez. Ou seja, ainda há muito mistério neste mundo da reprodução. O importante e o fundamental é manter a calma, cuidar do seu bem-estar porque a ansiedade é um fator a mais de dificuldade de gravidez.

Abraços e boa sorte,

Cláudia Collucci

HPV

Cláudia Collucci, passeando pela página Equilíbrio on-line, li umas reportagens interessantes, mas não encontrei o que procurava. Minha filha teve problemas com o HPV. A médica dela resolveu queimar com acido as verruguinhas, resultado, a vagina dela ficou mutilada tornando impossível qualquer relação... A pergunta é, existe algum tratamento ou cirurgia para que a elasticidade da vagina volte ao estado original...

Ficarei imensamente agradecido por qualquer informação a respeito...

Atenciosamente, Sergio

Resposta:

Prezado Sergio

Habitualmente o tratamento do HPV vaginal em forma verrucosa consiste na cauterização química das lesões com ácido tricloroacético a 60 % ou com laser de CO2. A aplicação de qualquer das substâncias deve ser feita exclusivamente por médicos habilitados. Dependendo da extensão da lesão, as aplicações são intercaladas com período de descanso de aproximadamente três dia. Felizmente, seguindo as recomendações , complicações como encontradas em sua filha são raras.
Quando, no entanto, acontecem, o tratamento é direcionado para o problema. Úlceras costumam ser tratadas com antibióticos, debridamento da ferida, pomadas cicatrizantes e eventualmente cirurgia. Estenose vaginal ( estreitamento e ressecamento) pode ser resolvida com uso de cremes hormonais, utilização de dilatadores específicos e dependendo do caso, a cirurgia tem que ser considerada.

Abraços

Cláudia Gazzo

ÚTERO BICORNO

Olá Claudia,

Sou eu novamente, estive em consulta médica essa semana porém meu médico disse que é praticamente impossível saber qual o tamanho do lado em que meu bebê está situado esse fator só poderia ser definido com uma histeroscopia que já não pode ser mais realizada pois provocaria um aborto... Não estou duvidando, porém a informação nunca é demais.... Gostaria de confirmar com você esse fato... Mais algumas perguntas quais os tipos de útero bicornos?

E aspectos e possibilidades de alterações no período gestacional??? Útero bicorno significa o mesmo que útero infantil???? Teria algum especialista nesse tipo de aspecto que você me indicaria?? Estou um tanto que insegura em relação ao meu médico....

Aguardo seu retorno... e um duplo abraço para você...

Resposta:

Prezada Daniela

Vamos começar pelo o que vem a ser útero bicorno. No começo da vida embrionária, forma-se o útero pela fusão de dois canais chamados ductos de Muller. Quando desse ductos não é completa, o útero pode tornar-se bicorno ou septado. O útero bicorno apresenta-se com o corpo dividido ao meio, tanto interna como externamente. É como se o útero estivesse separado apenas em sua parte mais gordinha, ou seja, o corpo uterino. Já o septado possui uma parede interna dividindo-o em duas cavidades. A inspeção uterina externa mostra um útero normal. No entanto, o útero infantil é aquele que mantém as medidas do período pré-puberal, onde o colo uterino possui medidas maiores ou iguais ao do corpo uterino. Normalmente, depois da puberdade, o corpo uterino é maior que o colo.

Para que o diagnóstico diferencial entre útero septado e bicorno seja feito, estão mais indicados os seguintes exames: ressonância magnética ou a associação de histeroscopia com video-lapararoscopia. O diagnóstico de útero infantil geralmente pode ser feito apenas com ultra-som. Como você foi submetida a uma video-laparoscopia e o útero foi avaliado como sendo normal , sugere que você possa ter útero septado.

Precisaria de mais elementos para melhor avaliação. O útero bicorno classicamente não tem indicação para tratamento cirúrgico, no entanto, o útero septado é uma das mal-formações que mais se beneficiaram com a histeroscopia operatória. As mal-formações citadas acima podem levar a trabalho de abortamento ou a trabalho de parto prematuros.

O risco vai depender, por exemplo, se o septo é completo ou incompleto. De modo geral, costuma-se indicar circlagem do colo uterino por volta de 14 semanas de gestação, pois as mal-formações desse tipo vêm acompanhadas de incompetência do colo uterino, ou seja, o colo uterino pode abri-se mais facilmente durante a curso da gestação.

Abraços e boa sorte.

Cláudia Gazzo

ALTERAÇÕES NO COLESTEROL E INSULINA

Oi Claudia. Tudo bem com você??? Antes de mais nada, queria agradecer pelas informações sempre úteis e importantes de sua coluna. Pena que você anda tão sobrecarregada e não pode escrever com mais freqüência. Gostaria muito de saber a opinião de seus colaboradores sobre o meu caso.

Relembrando: moro em Atlanta, faço 40 anos em setembro e estou tentando engravidar há 2 anos. Até agora, foram 7 ciclos com Clomid 50 mg. Engravidei em janeiro (dois meses depois de ter parado o Clomid) mas a gravidez não evoluiu.. Quando peguei o resultado do exame de sangue, o beta já estava em declínio e a progesterona também estava muito baixa (6.9). Depois disso, fiz mais 3 ciclos com Clomid e, após a ovulação, progesterona gel, mas ainda não engravidei.

Marquei uma consulta de rotina e pedi a minha ginecologista novos exames de sangue. FSH/Estradiol porque estava com medo do Clomid ter comprometido a reserva ovariana. Colesterol e diabetes porque ha casos na família. Para minha surpresa (bem feito para mim !!!), fiquei sabendo que estou com altos níveis de colesterol (243), LDH (141) e insulina. Um novo exame foi
> > solicitado para saber minha tolerância a insulina (insulin challeng test). Acho que em português é 'curva glicemica'. O resultado veio: 'insulina resistente'. O FSH é de 4.5 e o estradiol 20 (3o.dia do ciclo).

A medica prescreveu Metformina por 3 meses e uma rigorosa dieta. Ela acha que eu também posso fazer mais 3 ciclos com Clomid 50 mg e progesterona durante esse periodo. Depois de sofrer tentando achar um bom medico aqui em Atlanta, finalmente encontrei essa médica (que não é americana...risos) que gosto muito. Não estou reclamando da médica mas pedindo outras opiniões para que eu fique mais segura. Estou muito confusa sobre esse quadro geral. Estava me preparando psicologicamente para fazer uma Inseminação artificial no final de junho, mas a medica acha que eu deveria seguir a risca esse tratamento com dieta antes de me submeter a uma inseminação. Será quer vale a pena esperar??? Essa resistência a insulina pode ser a causa de não conseguir engravidar??? Realmente interfere com os outros hormônios??? Não sou gorda e não tenho SOP (pelo menos acho que não). A metformina aumenta as chances de gravidez mesmo não tendo SOP??? O resultado do estradiol (20) é bom??? Não esperava alterações no colesterol e insulina. São muitas informações novas que me chegam, através de leitura e pesquisas, e não estou conseguindo assimilar as idéias e ate mesmo entender o que está se passando com meu organismo.

Obrigada mais uma vez.

Solange

Resposta:

Prezada Solange
A resistência a insulina pode ser causa de anovulação, alteração da secreção hormonal e consequentemente infertilidade. Acredita-se que essa entidade seja uma das explicações etiológicas para a síndrome dos ovários policísticos (SOP). No entanto, nem todas as portadoras de SOP apresentam aspecto policístico do ovário ao ultra-som e vice-versa.

O tratamento com metformina pode desencadear a ovulação nesses casos. Portanto, se o fator ovulatório por resistência a insulina for o único responsável pela história de infertilidade conjugal, há grande perspectiva de sucesso.

Os resultados de FSH e estradiol estão normais, porém, o uso prolongado do citrato de clomifeno não seria causa de uma possível alteração na reserva ovariana.

Caso seja necessário indicar alguma técnica de reprodução assistida tal como inseminação intra-uterina, seria conveniente não adotar o uso citrato de clomifeno, uma fez que, classicamente, só o utilizamos por três ou quatro ciclos no máximo. A falata de resposta adequeda implica na opção por outros medicamentos.

Abraços

Cláudia Gazzo

RETIRADA DO OVÁRIO

Bom dia Dr. Cláudia,

Meu ciclo menstrual sempre foi regular, no início desse ano devido a ausência de menstruação fiz o exame de sangue Beta HCG, o resultado foi positivo. Comecei então o pré natal, no início tive dores horríveis e pouco sangramento, fiz exames médico disse estar bem, tempos depois perdi.

Fazendo os exames foi constatado micropolicistos e um tumor de ovário direito de 2 cm com imagem sólida.

Foi marcada uma operação para retirada deste tumor e talvez do ovário segundo o médico.

Gostaria de saber quais as conseqüências que uma operação como esta, se poderei engravidar novamente, e se o fato de ter perdido por ter sido por causa deste tumor.

Desde já obrigada

Karine

Resposta:

Prezada Karine

A literatura médica atual é muito dispersa em concluir o impacto sobre a fertilidade que a retirada de um ovário causa.

Porém, acredita-se que a remoção de um ovário possa diminuir a disponibilidade de óvulos a ser fecundados, assim como , aumentar a chance de ocorrer alguma mal formação fetal , especialmente relacionada com a trissomia do cromossomo 21.

Sempre que possível, a retirada apenas da porção alterada do ovário está indicada nas mulheres em idade reprodutiva.

Provavelmente o tumor ovariano por você descrito , não foi a causa do abortamento.

Abraços

Cláudia Gazzo

TEMPO PARA ENGRAVIDAR

Dra. Cláudia, Boa Tarde!

Moro em Niteroi, Rio de Janeiro.Tenho 25 anos e sem filhos. Fiz um exame de sangue e deu prolactina 41 tomei Tenag por 42 dias e repeti o exame que deu 12,2, só que já estou há um ano sem tomar anticoncepcional (parei com pílulas em junho de 2003 e fiz o tratamento em janeiro de 2004). Minha galactorréia continua e eu quero engravidar mas minha médica não pediu nenhum outro exame de investigação ela pediu para esperar mais três meses (inclusive para medir a prolactina novamente). Minhas dúvidas são as seguintes:
1 - Será que devo contar o tempo de tentativa só a partir de janeiro quando minha prolactina normalizou;
2 - Ou devo procurar um outro médico e começar a logo uma investigação;
3 - Será que meu marido não teria que fazer um espermograma? Ele tem um filho de 11 anos mas sei que isso não tem nada haver pois ele pode ter tido algum problema depois. Ele teve hanseníase e tratou ouvi dizer que isso poderia afetar em ele ter filhos, será que pode?

Só para informar minha menstruação é regular nunca tive atrasos significativos, será que eu posso menstruar(regularmente) e não estar ovulando?

Dr.ª Cláudia me desculpe a quantidade de perguntas mas que realmente quero muito engravidar e minha médica não dá muita abertura para tirar minhas dúvidas parece que não dá importância para este problema(de não engravidar), gostaria também que a senhora me indicasse um ginecologista que dê mais atenção a este problema e que de preferência aceite a Golden Cross.

Muito Obrigada.

Tatiane

Resposta:

Prezada Tatiane

Respondendo suas questões, o tempo de tentativa para ocorrência de gravidez espontânea deve ser considerado a partir da retomada dos ciclos menstruais ovulatórios. Sabe-se que a prolactina alta, em geral maior que 80 ng/ml , pode provocar distúrbios menstruais e até infertilidade por anovulação crônica. Aproximadamente 5% dos ciclos menstruais regulares podem ser anovulatórios, independentemente da hiperprolactinemia . Por outro lado, a presença unicamente de galactorréia pode estar associada a prolactina normal , sem necessidade de tratamento . Seria uma variação da normalidade.

Uma vez diagnosticada e tratada a causa da hiperprolactinemia , não acontecendo a gravidez espontânea após um ano de tentativa, indica-se a investigação protocolar da infertilidade conjugal que inclui a realização do espermograma mesmo que o marido já tenha tido filhos de união anterior .

Dependendo da forma de hanseníase , há casos descritos na literatura de alterações testiculares e conseqüente infertilidade .

Abraços

Cláudia Gazzo


POLICISTOSE OVARIANA

Dra. Cláudia
Gostaria muito de sua ajuda. A minha médica diz que tenho policistose ovariana, mas não sei nada sobre o assunto. já procurei em vários livros, e não encontrei nada. Se puder me ajudar me enfie algo sobre o assunto.
Grata
Andréa

Resposta:

Prezada Andréa
Policistose ovariana é um termo que alguns ginecologistas empregam para definir o aspecto ultrassonográfico policístico dos ovários . O ovário apresenta distribuição periférica dos folículos (estrutura que contém o óvulo) e parte central densa. Caso a mulher tenha ou atrasos menstruais e/ou aumento dos hormônios masculinos juntamente com o aspecto policístico do ovário , pode ser que seja portadora da síndrome dos ovários policísticos.

Abraços

Cláudia Gazzo

DÚVIDAS/ INSEMINAÇÃO

Olá Claudia!
Meu nome é Mona e estou prestes a fazer uma Inseminação Artificial, gostaria muito de saber a sua opinião a respeito do por que a maioria, se não todas as mulheres que conheço, tiveram que fazer mais de uma ou duas vezes a Inseminação para engravidar? Qual é a grande dificuldade, já que se trata de um tratamento totalmente monitorado? ...E abusando um pouquinho mais da sua atenção, antes da Inseminação Artificial tive que obrigatoriamente ter que tomar a vacina para a Rubéola (a qual me atrasou em 3 meses o tratamento), já que nos exames comprovaram que eu não estava imune, e se eu me recusasse a inseminação não seria feita, isso é legal? Grata pela sua atenção, e no aguardo de um breve retorno.

Mona

Resposta:

Prezada Mona

A inseminação intra-uterina (IIU) é uma técnica de reprodução de baixa complexidade e consiste em injetar no útero, espermatozóides capacitados no momento provável da ovulação.

A ovulação é induzida com medicamentos e a resposta ovariana é monitorizada por ultra-som.

Tem como objetivo facilitar o encontro dos gametas (óvulo e espermatozóide) aumentando a probabilidade de ocorrer a gravidez.

A gravidez nem sempre acontece porque o espermatozóide ou não consegue fertilizar o óvulo ou o pré-embrião que se forma nas tubas uterinas não consegue se implantar no útero.

Esses eventos não são previsíveis, pois a ciência ainda não detém total conhecimento dos passos envolvidos.

A taxa de gravidez com IIU varia de 10 a 15% por tentativa.

A vacina para rubéola é altamente recomendada já que a doença pode causar mal - formação grave . Não existe lei no Brasil referente a qualquer procedimento realizado em reprodução humana. Cabe-nos seguir o código de ética médica.

Ninguém é obrigado a aceitar qualquer tipo de tratamento, no entanto, um hospital pode seguir o protocolo de condutas aprovado pela comissão de ética daquela instituição.

Abraços

Cláudia Gazzo

PÍLULAS ANTICONCEPCIONAIS

OLÁ CLAUDIA,

GOSTARIA DE SABER SE A PÍLULA INTERFERE NO DESEJO SEXUAL DAS MULHERES, POIS QUANDO ESTOU TOMANDO, NÃO SINTO MUITA VONTADE DE FAZER SEXO, E QUANDO DOU O INTERVALO (DEPOIS DAS 21 PÍLULAS) A VONTADE AUMENTA BASTANTE!

O QUE FAZER? USAR DIU ADIANTARIA?? NUNCA TIVE FILHOS E TENHO 24 ANOS.

OBRIGADA,
VANESSA FERREIRA

Resposta:

Prezada Vanessa
O comportamento sexual humano é um fenômeno biopsicosocial complexo e apresenta três componentes distintos e obviamente integrados, respectivamente denominados de desejo, excitação e orgasmo sexuais, regulados por diferentes circuitos neurais.
Não se conhece ao certo se o desejo sexual poderia ser comprometido pelo uso de anticoncepcionais orais. Os trabalhos mostram que a atividade sexual da maioria das mulheres usuárias desse método não sofre modificações.
No entanto, como cada caso é um caso diferente, a opção por DIU poderia ser cogitada desde que todos os riscos e benefícios do método ficassem muito bem claros para você, depois de uma conversa com seu ginecologista .
Abraços
Cláudia Gazzo


INVESTIGAÇÃO DO CASAL

Claudia:

Tenho 33 anos e após 2 anos de tentativas, eu e meu marido resolvemos investigar o motivo de não conseguirmos ter um filho. Procurei um Ginecologista, especialista em Reprodução Humana e após a realização de exames de rotina (papanicolau), eu e meu marido passamos a nos consultar juntos. Fiz diversos exames, entre eles:

Exames de rotina: Normais
Hormônios: Progesterona baixa
US simples e transvaginal: Resultado apresentou microcistos ovarianos;
Histerosalpingografia: Resultado apresentando imagem de uma das trompas estarem tortas;
Videolaparoscopia: Uma das minhas trompas foi corrigida pois estava torta e também foi corrigida uma aderência de ovário, não houve constatação de endometriose.
Neste ínterim meu marido fez um espermograma, cujo resultado foi baixo número de espermatozóides (abaixo do numero de referência) e a constatação de clamidia. Nós dois fomos medicados quanto à clamidia. Meu marido fez exames de sangue, hormônios e o único fator irregular foi o hormônio Testosterona baixo. Depois de tomar o medicamento por causa da clamidia, o meu marido fez outro espermograma que ainda não foi satisfatório, embora a clamidia tenha desaparecido. Ele também fez US dos testículos, cujo resultado foi normal.
Após todo esse processo, meu médico disse que quanto à mim, estava tudo certo e que atualmente 99% do problema seria do meu marido, porém não tratou dos nossos hormônios e também disse não ser a hora de induzir minha ovulação.
Devido à ansiedade de engravidar, resolvi, por conta própria, procurar um urologista e levar o meu marido para uma pesquisa mais aprofundada. Então, meu marido fez outro espermograma, cujo resultado, embora abaixo da referência, havia melhorado muito, muito, em relação aos pedidos pelo ginecologista. Fez também um exame de urina e foi constatado um pequena infecção. O médico receitou um medicamento e solicitou ao meu marido que fizesse outro US Testículo, US Uretra e Próstata, sendo os resultados, absolutamente normais. levamos os resultados para o médico, o qual pediu para após 10 dias, o meu marido fazer outro espermograma. O médico quer descartar a possibilidade da infecção ter interferido no esperma, para então iniciar um tratamento hormonal.

Gostaria de saber se estamos no caminho certo e se realmente as taxas hormonais, tanto dele quanto minha podem estar impedindo a gravidez.
Saliento que o meu ciclo menstrual é absolutamente normal e tenho pouquíssimas cólicas.
Atualmente estou tomando ácido fólico - Endofolin e gostaria de saber se uma indução da minha ovulação poderá ajudar.
Adriana


Resposta:

Prezada Adriana

Considerando o histórico de vocês , o que mais chama a atenção talvez seja o resultado do espermograma e da dosagem da testosterona de seu marido.

Uma das causas de baixa concentração de espermatozóides é a secreção inadequada de testosterona.

Parece - me que seria recomendado uma nova avaliação de um especialista em andrologia .

Por sua vez , mulheres com ciclos menstruais regulares e com duração adequada ( 26 a 32 dias ) não costumam apresentar infertilidade . Quando a secreção de progesterona é inadequada , a paciente em geral , cursa com ciclos menstruais curtos e / ou abortamento de repetição .

Abraços

Cláudia Gazzo


SOP

Cara Cláudia,

Lendo sua coluna pela internet, me identifiquei muito com os casos que li.
Descobri que tinha SOP aos 17 anos e desde então comecei a tomar anticoncepcionais (naquela época era o único tratamento), praticamente sem pausas, durante 8 a 9 anos. Quando me casei, consultei vários ginecologistas que foram unânimes em dizer que só deveria parar o anticoncepcional quando decidisse realmente engravidar, pois correria o risco da SOP voltar e que, quando decidisse, seria fácil, com no máximo 3 meses de indução eu estaria grávida. Segui os conselhos médicos e dois anos depois resolvi tentar.
Fiz 3 ciclos de indução monitorizada com Clomid sem resultado, sem ovulação. E os médicos agora me dizem que é assim mesmo e que devo esperar um pouco e continuar a mesma indução novamente daqui há 3 meses.
Será que esse diagnóstico é correto? Existe algum outro tratamento para a ovulação?

Atenciosamente,

Michelle.

Resposta:

Prezada Michelle

O tratamento padrão para mulheres anovulatórias com síndrome de ovários policísticos é a administração de citrato de clomifeno (cc). Entretanto, uma significativa proporção de mulheres falham em ovular com dose padrão do medicamento e são chamadas síndrome dos ovários policísticos citrato clomifeno - resistentes.

A estratégia de tratamento muda, nesses casos, através da introdução de novos medicamentos, tais como agentes insulino - sensibilizantes (aumentam a ação da insulina) e gonadotrofinas (medicamentos injetáveis utilizados na indução da ovulação).

Abraços

Cláudia Gazzo

BORRA DE CAFÉ

Meu nome é Nanda, tenho 24 anos e tomo Perlutan desde os 16. Há um ano que não tomo. Agora quero engravidar e não consigo. Minha menstruação está irregular, e, geralmente, só vem quando tomo canela com leite. O mês passado não veio e esses dias veio pouquinho e como borra de café. Por favor me ajude, não uso nenhum tipo de anticoncepcional há um ano, mas não engravido.

Obrigado,

Nanda

Resposta:

Prezada Nanda

O aspecto mais importante é fazer o diagnóstico diferencial entre as causas de anovulação, que é o que você está apresentando, já que menstrua esporádica e irregularmente .

Embora sua história sugira relação do problema com uso de Perlutan, é necessário fazer o teste da progesterona, dosagens hormonais e outros exames. Sugiro resolver primeiro esse estado antes de tentar engravidar.

Converse com o seu ginecologista.

Abraços

Cláudia Gazzo

ABORTAMENTO E ENDOMETRIOSE

Cláudia,

Parabéns pelo seu trabalho! Sou sua fã desde que descobri o fórum de infertilidade. Tenho muita admiração por este trabalho que você realiza e agradeço pelo tempo que você dedica a esclarecer nossas dúvidas e nos ajudar a solucionar problemas.

Meu nome é Sandra, tenho 26 anos e casada há 4. Em janeiro de 2004 engravidei três meses após parar de tomar pílula. Porém, no dia 23 de fevereiro de 2004 tive um aborto espontâneo. Quando fiz meu primeiro ultra-som para acompanhamento da gravidez surgiu um cisto pequeno (simples), e com o acompanhamento pelas complicações da gravidez fiz vários ultra-sons e o cisto foi aumentando e atingiu 3 cm. No dia 11 deste mês de maio fiz uma Vídeo Laparoscopia para retirada do cisto que depois se concluiu ser um cisto TERATOMA onde pelos resultados da biópsia não há sinais de malignidade e também foi encontrado endometriose com a seguinte descrição no relatório de minha médica:

LIGAMENTO ÚTERO SACROS: À ESQUERDA presença de lesão vermelha, sugestiva de foco de endometriose, realizada biópsia e cauterização.
O material é recebido em formalina e consiste de um fragmento tecidual irregular, medindo 0,3 x 0,2 x 0,2 cm, constituído por tecido mole e esbranquiçado. Enviado para exame microscópico todos o material. Diagnóstico: Não há sinais de malignidade. Endometriose em Tecido Conjuntivo Subperitoneal.

FOSSA OVÁRICA ESQUERDA: Presença de lesão vermelha, sugestiva de foco de endometriose. Realizada biópsia e cauterização.
O material é recebido em formalina e consiste de um fragmento tecidual irregular, medindo 0,6 x 0,4 x 0,2 cm, constituído por tecido mole e esbranquiçado. Enviado para exame microscópico todos o material. Diagnóstico: Não há sinais de malignidade. Endometriose em Tecido Conjuntivo Subperitoneal.

No Relatório de minha médica consta: Endometriose Mínima.

Minha médica disse que como a endometriose é mínima e ela cauterizou não vou precisar tomar aquele medicamento que fica 6 meses sem menstruação e também como pretendo engravidar posso esperar um mês para meu ovário se recompor e tentar a gravidez.

Esta endometriose diagnosticada pode ter sido a causa do meu abortamento espontâneo em fevereiro? O que pode ter ocorrido neste caso? Vou ter dificuldade para engravidar novamente? Corro o risco de abortar de novo? Estou preocupada e gostaria de mais uma opinião sobre isto.

Muito obrigado por sua atenção e aguardo uma resposta.

Sandra

Resposta:

Prezada Sandra,

Provavelmente seu abortamento não tem relação com a endometriose. O mais provável é de tratar-se de eventos coincidentes.

Para maioria dos abortamentos (cerca de 50%) não há uma explicação médica, muito provavelmente estão relacionados a seleção natural dos embriões.

Não há também como prever se você terá ou não dificuldades de uma nova gravidez uma vez que nesse período você se submeteu a um procedimento cirúrgico. Caso você engravide, como em qualquer gravidez, existe sim possibilidade de perda.

Atenciosamente,

Gilberto da Costa Freitas

ÚTERO RETROVERSO

Boa tarde Cláudia.
Achei maravilhoso o seu site que esclarece as dúvidas que ás vezes não conseguimos questionar com nossos médicos.
Meu problema é o seguinte: minha menstruação é muito irregular e acontece de eu ficar menstruada até 15 dias no mês, sendo que, o fluxo normal acontece durante 5 dias. Dessa última vez minha médica me pediu uma ultra-sonografia pélvica transvaginal, exame de sangue, hemograma, TSH, coagulograma, todos os exames deram normais, exceto o fato de minha ultra-sonografia ter dado 'útero em retroversoflexão. Minha médica falou que 30% das mulheres têm esse tipo de útero e que não afeta em nada, principalmente em gravidez. E me receitou o Femiane para controlar melhor meu ciclo.
Claudia meu sonho é ser mãe, isso tirou meu sono, porque, penso que no futuro não conseguirei engravidar. O que quer dizer útero em retroversoflexão? Isso pode ser o fator gerador de minha irregularidade menstrual? Tenho que fazer alguma cirurgia?

Muito abrigada

Atenciosamente
Elen/Belo Horizonte

Resposta:

Prezada Elen,

Útero em retroversoflexão significa que seu útero encontra-se voltado para região posterior do seu corpo. Habitualmente ele está voltado para região anterior.

Não existe nenhum significado clínico quanto a isso, ou seja, não possui nenhuma correlação com doenças.

Atenciosamente,

Gilberto da Costa Freitas

REMÉDIO NA GRAVIDEZ

Olá, Claudia estou adorando esta coluna.
Tenho 26 anos e pretendo parar de tomar pílula no mês que vem para tentar engravidar. Sei que os primeiros meses de gravidez são muito delicados e devemos evitar álcool, remédios ... O problema é que eu sou muito alérgica e volta e meia preciso tomar um anihistamínico (Claritin, por exemplo). Existe algum remédio permitido ? Será que é melhor eu evitar remédios logo que parar de tomar pílula ?
Obrigada, Flavia

Resposta:

Prezada Flavia,

O ideal é que você não use nenhum medicamento, a não ser que seja muito necessário. O claritin pode ser usado quando necessário.

Atenciosamente,

Gilberto da Costa Freitas

DESLOCAMENTO

Cláudia
Vi sua coluna hoje e resolvi perguntar.
Fiz minha primeira ultra-sonografia hoje, pelo diagnóstico do médico, o saco gestacional está com 13 mm e o período gestacional é de 5 semanas e 5 dias. Ele verificou que tenho um pequeno deslocamento, e isto provocou sangramento (em pouca quantidade e escuro) e cólicas. Segundo a minha médica, isto poderia ter acontecido em um deslocamento, assim como diagnosticou o médico que fez o ultra. No exame pode ser visto a vesícula vitelina, mas pelo que o médico falou eu teria que estar lá pela 8º semana para ver o coração. Minha dúvida é a seguinte: É normal este deslocamento? O que pode ocasionar? pelo que eu falei, está tudo normal, ou posso ter problemas? Tenho 33 anos e é minha primeira gravidez.

Obrigado pelo retorno
Cristina

Resposta:

Prezada Cristina

Não é normal esse pequeno deslocamento, isso poderia ocasionar abortamento. É recomendável você conversar com sua médica para orientações.

No seu caso está recomendado a abstinência sexual, repouso relativo e uso de anti-espasmódicos em caso de cólicas.

Atenciosamente,

Gilberto da Costa Freitas

CISTO OVARIANO

Por favor preciso saber o que deu exatamente em meu exame, bom fiz um ultra-som transvaginal e o diagnóstico foi o seguinte:
Útero em normo versão medindo, 81x39x30 nos maiores eixos, longitudinal, transversal e antero-posterior respectivamente.
eco textura miometral conservada
endométrio com 10 mm de espessura
volume uterino: 43 centímetros cúbicos
IMAGEM DE LESÃO ANECOIDE OCUPANDO O ANEXO DIREITO MEDINDO 55X55X54MM NOS MAIORES EIXOS, COM ÁREA ECOIDE SEM EFEITO DE SOMBRA ACÚSTICA POSTERIOR ADERIDA A SUA PAREDE, MEDINDO 37 MM DE DIÂMETRO.
CONCLUSÃO: CISTO OVARIANO A DIREITA COM LESÃO ECOIDE ADERIDA A SUA PAREDE?
Por favor gostaria de saber se isso é grave e se isso me impedirá de ser mãe!!!
Erika

Resposta:

Prezada Erika

Infelizmente não dá para tirar nenhuma conclusão apenas com suas informações. Você necessita consultar um especialista (ginecologista) para melhores esclarecimentos.

Atenciosamente,

Gilberto da Costa Freitas

ÚTERO INFANTIL

Gostaria de saber se uma mulher que tem útero infantil pode engravidar e porque não menstrua. Ela já está com trinta anos. grato.
Ricardo

Resposta
Prezado Ricardo,

Não é possível responder suas dúvidas porque suas informações não são suficientes. Este é um caso que necessita de uma consulta especializada (Ginecologista) para esclarecimentos.

Atenciosamente,

Gilberto da Costa Freitas

HIPERTIREOIDISMO

Olá Cláudia!
É um prazer falar contigo!
Bom, sou casada, e gostaria muito de fazer uma pergunta, posso?
Bom, eu parei de tomar anticoncepcional faz 1 ano, e estou tentando engravidar e não vejo resultado, tenho medo de ficar pensando muito e se tornar uma coisa psicológica, entende querida?
Tenho hipertiróidismo, e essa será a causa de eu não engravidar talvez?
Bom, eu não estou atrasada, tem que vir pra mim dia 22/07, pois minha menstruação é bem regular, mais to sentindo alguns sintomas...

- perda de apetite
- sinto algumas contrações no útero
- muita dor no seios,
- tontura,
- engordei...

Será que esses sintomas são de uma gravidez?
Eu posso engravidar, e menstruar um, ou dois meses?
Tenho muitas duvidas, agradeço muito, muito mesmo, se me responder essas minhas perguntas querida...
Obrigada.
Carolina Teixeira.

Resposta:

Prezada Carolina,

Suas informações não nos permite tirar nenhuma conclusão particular do seu caso. Você necessita neste momento de uma consulta médica (Ginecologista) para orientação.

Atenciosamente,

Gilberto da Costa Freitas

MIOMA

Olá Claudia,

Tudo bem?

Tenho um mioma intramural de 2 cm de diâmetro. Estamos tentando uma gravidez. Ao parar com a utilização da pílula há dois meses atrás passei a ter menstruação muito volumosa como em minha adolescência. A pílula acabou inibindo todo este volume de sangramento ao longo de 7 anos de uso ininterrupto.

De acordo com a minha ginecologista devo fazer uso de Zoladex 3.6 mg durante 3 meses para que o mioma diminua em torno de 1 cm e saia da região do endométrio. Segundo ela após este tratamento poderei engravidar nos meses seguintes fazendo uso de uma medicação que ajude na ovulação, já que o Zoladex me faria entrar numa menopausa induzida.

Desejo saber a sua opinião sobre esta conduta e os reais efeitos colaterais destas injeções.

Muito Obrigada!
Susana

Resposta:

Prezada Suzana,

Em primeiro lugar você necessita de uma investigação para saber se você pode ou não engravidar com saúde. No seu caso acho que você deveria consultar um especialista em Reprodução Humana.

Atenciosamente,

Gilberto da Costa Freitas

ENDOMETRIOSE

Bom dia, meu nome é Helena e vou completar 23 anos no final de julho. Primeiramente, gostaria muito de saber qual a diferença entre um cisto e endometriose. Desde março estive fazendo um tratamento para endometriose (no início achava-se que era cisto, mas depois constatou-se que era endometriose). Tomei algumas cartelas de Femiane, mas como a diminuição foi muito pouca, comecei a tomar Depo-provena. O resultado também não foi o esperado, apesar de ter apresentado uma redução (pouca). O médico aconselhou que eu fizesse cirurgia, que seria a convencional(tipo cesariana). Outro médico disse que a laparoscopia preserva mais a parte afetada. Você sabe me informar o preço de uma videolaparoscopia, ou se ela existe pelo SUS? O fato de ter endometriose no ovário esquerdo diminui muito minha fertilidade???? Pretendo engravidar daqui a uns 3 anos. Se eu fizer a cirurgia pode acontecer de eu ter endometriose novamente em outro lugar? Muito
obrigada pela atenção. Aguardo retorno.

Resposta:

Prezada Helena,

No seu caso a laparoscopia é fundamental para o diagnóstico correto. A endometriose poderia diminuir a fertilidade, porem não há como prever tal fato.

A endometriose pode reaparecer em 40% dos casos.

Atenciosamente,

Gilberto da Costa Freitas

LAPAROSCOPIA

Oi Claudia,
Espero que vc possa me ajudar. Vou precisar fazer uma laparoscopia para fazer a retirada das trompas (devido a uma hidrosalpinge), e dar andamento a um tratamento de fertilização... Dúvida: O que essa retirada pode acarretar? alteração hormonal? Sei lá, vou ovular normalmente? Aguardo ansiosamente a sua resposta!!!
Obrigada!!
Gabriela

Resposta:

Prezada Gabriela,

A retirada pode favorecer seus resultados na FIV, entretanto não existe consenso a respeito desse assunto entre os médicos.

Atenciosamente,

Gilberto da Costa Freitas

CLOMID

Olá Cláudia!
Por favor gostaria que me ajudasse. Estou tentando engravidar a mais de um ano mais tenho SOP então iniciei meu 1º ciclo com clomid 2 comp 50 mg do 3º ao 7º dia do ciclo no dia 26/04/2004, como a menstruação atrasou no dia 03/06/2004 fiz um beta que deu negativo, só que até hoje 20/07/2004 a danada não veio e o pior é que não consigo marcar retorno com minha médica que esta
de licença e nem com outro médico e estou sem saber o que fazer porque antes de iniciar o tratamento com clomid eu tomava Postoval para regular meu ciclo que é totalmente irregular e quando a médica receitou clomid disse caso a gravidez não ocorresse a menstruação viria normalmente e até hoje nada.

Agradeço desde já a sua atenção e aguardo ansiosamente.

Débora.

Resposta:

Prezada Debora,

Você necessita de uma consulta com um especialista em Reprodução Humana.

Atenciosamente,

Gilberto da Costa Freitas

ENDOMETROSE

Claudia,

Em primeiro lugar gostaria de agradecer pelo espaço e o carinho que vc trata as sua leitoras, sua coluna esta sendo de muita ajuda. Gostaria de uma opinião sua sobre o meu problema. Descobri que tenho endometriose há 2 anos, hoje estou com 31 anos, após de retirado um mioma através de videolaparoscopia e mais 3 cistos no ovário esquerdo. O medico cauterizou pontos de endometriose, mas deixou outro mioma menor que estava dentro do útero, pois o maior estava na parede do útero. Após a cirurgia, minha vida mudou, passei por vários médicos até que consegui
encontrar um medico que resolveu tratar do meu problema, Tomei 6 meses o Zoladex e durante o Zoladex sentia dores abdominais, o meu medico falou que esta dores não tinha nada haver com a endo, procurei um gastro que fez uma colonoscopia e endoscopia mas os exames apresentaram normais, as dores e a prisão de ventre continuaram. Aprendi a conviver com as dores. Já faz 6 meses que tomo o Cerazete e ,nos ultimo dia 25/06 , descobri que estou com areia no rins e retornei ao meu ginecologista e ele sugeriu fazer outra Vídeo para ver se não tenho a endo no intestino, estou com duvidas pois falei com ela que nos últimos 2 meses eu menstruei 2 dias como se fosse uma borra de café, ela falou que é normal tomando cerazete ter escape, mas deste o dia 1/07 estou menstruada. Estou com duvida em relação a fazer a nova Vídeo, pois gostaria de tentar
a engravidar e se eu fazer uma nova Vídeo o que ira acontecer, isto e procedimento normal?

Vanessa.

Resposta:

Prezada Vanessa,

Nessa situação é difícil dar uma opinião, pois não conheço seu caso por inteiro. Entretanto acho que sua idéia de engravidar ao invés de operar pode ser boa.

Atenciosamente,

Gilberto da Costa Freitas

TESTE DE GRAVIDEZ

Olá claudia, leio sempre sua coluna e acho maravilhosa para mulheres assim como eu que não consigo engravidar. gostaria apenas que você me respondesse uma pergunta pois ainda não consegui falar com minha médica. no mês passado desconfie que estava grávida, pois minha menstruação atrasou treze dias, isso nunca aconteceu pois sou super regulada, mas no decimo quarto dia
desceu e ficou apenas dois dias, nem cheguei fazer exames nenhum, minha médica pediu ultra-som eu fiz e não deu nada está tudo normal comigo, mas passado alguns dias venho me sentido cansada, enjoada com qualquer coisa, fiz um exame de farmácia e deu positivo depois fiz um de sangue e pra minha surpresa deu negativo. Gostaria de saber se eu estivesse grávida quando fiz a ultra-som daria pra ver mesmo que seja de poucas semanas? e qual desses exames é mais confiável o de farmácia ou o de sangue? sempre ouvi falar que o de farmácia sempre da negativo e não positivo. Por favor me responda pois estou muito ansiosa para saber.

Obrigado e até logo.

Michele

Resposta:

Prezada Michele,

Se o exame da farmácia deu positivo, é quase certo que você esteja grávida.

Atenciosamente,

Gilberto da Costa Freitas

ÚTERO MENOR

Olá Cláudia,

Parabéns pela coluna!
Você está linda nesta foto com os cabelos cacheados.

Tenho 47 anos e sei que para engravidar é só com a reprodução assistida e óvulos doados.
Mas como perdi uma parte do útero quando retirei os miomas o ano passado. Preciso saber se posso procurar a reprodução para tentar engravidar mesmo com o útero menor?

Abraços

Cecília

Resposta:

Prezada Cecília,

Depende de quanto sobrou da cavidade do útero. Por isso é fundamental uma análise médica.

Atenciosamente,

Gilberto da Costa Freitas

Cláudia!

DILATAÇÃO

Espero que possa me ajudar, pois fiz o exame de histerossalpingografia e tenho dúvidas. Minha médica está viajando e estou preocupada quanto ao resultado. Tuba uterina direita pérvia e de calibre normal. Tuba esquerda pérvia com porção ístmica de calibre normal e discreta dilatação na porção ampular, observando-se retenção do contraste na radiografia tardia nesta região podendo corresponder a porção distal da tuba e/ou fator peritoneal.

Por favor, me esclareça. É grave? O que significa?

Obrigada e espero retorno.

Patrícia

Resposta:

Prezada Mara,

Um parecer a respeito do seu caso somente vendo os filmes da histerossalpingografia.

Atenciosamente,

Gilberto da Costa Freitas

ESPERMOGRAMA

Prezada Cláudia,

Gostaria, se possível que vc desse uma olhada no meu espermograma [por motivos éticos, o exame não será mostrado], pois gostaria de obter uma segunda opinião. Eu e minha esposa vínhamos tentando ter um outro filho quando descobrimos que eu tinha varicocele. (baixa motilidade). Agora após 8 meses de cirurgia, refiz o espermograma onde apresentou uma melhora. Pergunta-se: Pelos dados apresentados, é possível conseguirmos uma gravidez? Caso contrário, vc indicaria uma Inseminação Artificial? Qto tempo mais podemos esperar uma vez que eu tenho 33 anos e minha esposa 31? Desde já agradeço sua colaboração e a parabenizo pelo excelente trabalho que vc realiza.

Resposta

CARO CASAL, PELO QUE PUDE ENTENDER VCS JÁ TIVERAM UMA GRAVIDEZ ESPONTÂNEA ANTERIOR SEM MAIORES PROBLEMAS, SE ISTO É CORRETO, ESTE FATO É MUITO MAIS IMPORTANTE PARA DIAGNOSTICAR A AUSÊNCIA DE UM FATOR MASCULINO SEVERO DO QUE QUALQUER ESPERMOGRAMA.A AVALIAÇÃO ISOLADA DO ESPERMOGRAMA APARENTEMENTE NÃO MOSTRA TÃO POUCO MAIORES PROBLEMAS, E VC TB FOI SUBMETIDO A UMA CIRURGIA DE VARICOCELE HÁ 8 MESES. PELAS POUCAS INFORMAÇÕES QUE TEMOS A AVALIAÇÃO SEMINAL NÃO MOSTRA MAIORES PROBLEMAS, VCS SÃO JOVENS, DEVERÍAMOS INVESTIGAR MELHOR O FATOR FEMININO: HISTEROSSALPINGOGRAFIA, TESTE PÓS-COITAL, AVALIAÇÃO HORMONAL E OUTROS.

DR ARTUR DZIK

GRAVIDEZ ANEMBRIONÁRIA

Olá,

Gostaria muito de um esclarecimento a respeito de um problema que estou enfrentando. Tive detectada por BHCG uma possível gravidez, mas só que após esse teste fiz uma ultra sonografia que não aparece embrião, sendo repetido mais um BHCG , que novamente deu positivo. Uma semana após fiz um novo ultra-som onde novamente não aparece embrião, mas de acordo com meus cálculos estaria com mais de 8 semanas de gestação, sendo assim teria que detectar um embrião. Tenho fortes dores abdominais e também sangramento, sem hemorragia.Quero saber qual o meio legal para uma curetagem , já que não existe embrião....e também que tipo de anomalia é essa , que até então desconhecia.

Obrigada, Eliana

Resposta:

CARA ELIANA, PELOS SEUS DADOS PODEMOS ESTAR DIANTE DE UMA GRAVIDEZ ANEMBRIONADA (TAMBÉM CHAMADA DE OVO CEGO), OU ATÉ DE UMA GRAVIDEZ TUBÁRIA (PRENHEZ ECTÓPICA), QUE PODE SER UMA SITUAÇÃO DE URGÊNCIA. EU TE ACONSELHO PROCURAR UM ESPECIALISTA PARA FAZER O DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DOS DOIS QUADROS E TE ORIENTAR MELHOR. EM SE TRATANDO DE OVO CEGO EM ALGUNS CASOS EXISTE RESOLUÇÃO ESPONTÂNEA SEM A NECESSIDADE DE REALIZAR UMA CURETAGEM.

DR ARTUR DZIK
Cláudia Collucci, repórter da Folha de S. Paulo, é mestre em História da Ciência pela PUC-SP e autora dos livros "Por que a gravidez não vem?", da editora Atheneu, e "Quero ser Mãe", da editora Palavra Mágica. Escreve quinzenalmente na Folha Online.

E-mail: claudiacollucci@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca