Colunas

Quero Ser Mãe

26/08/2004

Espaço do leitor

Nesta semana, os médicos Gilberto da Costa Freitas e Artur Dzik, do centro de reprodução humana do hospital Pérola Bygton e do grupo Corplus, e Cláudia Gazzo, do centro de reprodução do Hospital do Servidor Estadual, me auxiliam nas respostas às dúvidas do leitores.

As informações têm como objetivo apenas informar, a consulta médica não deve ser substituída pelas informações recebidas.

BIÓPSIA

Bom dia Dra. Claudia,

Estou casada há oito anos e já sabia que meu marido tinha um problema de fertilidade, não me preocupei na época, pois por minha vontade, a opção da adoção era a solução. Há dois anos sugeri ao meu marido esta opção, a qual não foi aceita, na época ele foi submetido a uma biopsia no testículo e o resultado foi 'a histologia demonstra redução moderada da celularidade dos 3 tipos (citos I e II e espermátides), ausência de espermatozóides'.

O Roberto nasceu sem o rim direito, aos quatorze anos sofreu uma infecção no rim esquerdo e passou por uma intervenção cirúrgica, na idade adulta teve prostatite, creio ter sido tratada adequadamente, os hormônios estão normais conforme exames realizados recentemente, descartando uma síndrome de origem genética, a qual não me recordo o nome. Enfim, estou buscando uma solução, pois sei que para ele o fato de ser pai é muito importante, em consulta junto ao meu ginecologista e especialista em fertilização, aconselhou-me levar os exames a um urologista conhecido dele, mas o valor da consulta no momento é inviável para mim. Meu médico disse-me que conforme o laudo sobre as espermátides fossem satisfatórios, a FIV ou ICSI seriam possíveis, gostaria de saber se isto procede. Se a fertilização pode ocorrer a partir das espermátides, e como saber se a azoospermia é obstrutiva ou não? Estou com 37 anos, nunca engravidei e busco respostas concretas, pesquisei muito sobre o assunto nos últimos dias e estas são minhas dúvidas. Sinta-se livre para publicar minhas indagações, irão ajudar pessoas com este problema.

Um abraço e muito obrigada por manter este espaço,

Adriana

Resposta

Cara Adriana,

No seu caso é aconselhável procurar um Urologista para saber se a maturação de espermátides "in vitro" já está sendo realizada na prática, ou se só está ainda em pesquisa. Deve ser um urologista especializado em Reprodução Humana. Pelo que você conta, no seu caso seria indicado uma ICSI ou, nos casos mais especiais o uso de sêmen de um doador. A FIV(fertilização in vitro) pode ser clássica ou ICSI com a diferença que na última imobilizamos o espermatozóide através de uma lupa com agulha e levamos para dentro do óvulo, enquanto que na clássica isso ocorre espontaneamente. A investigação de azoospermia é mesmo com a biópsia de testículo que foi realizada no seu caso.

Cláudia Gazzo e Priscila Andrade

ABORTO

Oi Claudia,
Meu nome é Lucia tenho 42 anos. Nós estamos tentando ter um bebê já algum tempo, três anos e meio, minha situação é a seguinte: quando estava com 39 anos fique grávida e tive um aborto com 8 semanas, após 8 meses depois do aborto fique grávida novamente e tive outro aborto estava com 40 anos e estava com 8 semanas, fiz vários exames mas infelizmente não foi descoberto o motivo dos abortos.

Estou na luta e na batalha para tentar engravidar mas não consigo fiz todos os exames possíveis, e recentemente fiz exame de hormônios e o FSH está muito alto entre 16 e 20, o médico acha que pode ser este motivo e também o motivo da idade. Não sei mais o que fazer estou desanimando, não sei se paro ou se continuo. Minha última menstruação foi dia 21/5 aí comecei o tratamento fazendo remédio para induzir a ovulação, no 2º dia ele me deu para tomar o Fostmon 150 (três injeções) aí quando foi no 12º dia fui fazer ultrassom para acompanhar a ovulação e ele falou que eu não tinha folículo, aí ele deu mais uma dosagem de remédio PUREGON PEN, aí no 15º dia fui novamente fazer monitoramento da ovulação e nada não tinha nenhum folículo, ele falou que o meu endométio estava fino, aí perguntei para ele se eu iria ovular ele
falou provavelmente não. Eu cheguei a conclusão que quando começo tomar remédio para induzir ovulação minha menstruação atrasa e acho que nem ovulo, sendo que no mês anterior não tomei nada e ovulei. Hoje (21/06/04) até agora minha menstruação não veio e acho que não estou grávida, o que poderá estar acontecendo, me ajude eu não sei mais o que fazer o pior que já gastei muito com remédios, exames e nada. Será que devo desistir por causa da minha idade?

Um abraço

Resposta

Lúcia,

A fertilidade na mulher está mantida, na maioria dos casos até os 35 anos. Após essa faixa etária, ela reduz progressivamente. Com 39-40 anos a fertilidade já é bastante reduzida e, nesses casos, é muito comum se iniciarem tratamentos para fertilização in vitro que precisam ser interrompidos por má resposta. Nessa faixa etária, quando conseguimos gestação, a taxa de abortamento também se eleva, podendo chegar até 50%. Uma opção nos casos mais difíceis pode ser a doação de ovócitos, utilizando óvulos de pacientes mais jovens. Continue tentando!!!!

Cláudia Gazzo
Priscilla Andrade

TRATAMENTO

OLÁ!!
TE ESCREVO DO RIO DE JANEIRO E ME SINTO DESPRIVILEGIADA POR NÃO TER UMA COLUNA EM NENHUM DOS JORNAIS DAQUI. GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUM CENTRO OU HOSPITAL QUE OFEREÇA TRATAMENTO GRATUITO OU SEMI-GRATUITO AQUI NA CIDADE DO RIO. DEPOIS DE CONSULTAR A TERCEIRA MÉDICA E FAZER TODOS OS EXAMES NECESSÁRIOS FOI DIAGNOSTICADO NA VÍDEO HISTEROSCOPIA COM BIÓPSIA QUE TENHO ENDOMETRITE DIFUSA E NO TESTE PÓS COITO QUE MINHA SECREÇÃO NÃO PERMITE A PASSAGEM DOS ESPERMATOZÓIDES E OS MATAM. ESTOU FAZENDO UM TRATAMENTO COM VÁRIOS REMÉDIOS PARA VERIFICAR SE É POSSÍVEL MELHORAR A QUALIDADE DESTA SECREÇÃO. CASO NÃO RESOLVA SIGNIFICA QUE É UM PROBLEMA FISIOLÓGICO E NESSE CASO SOMENTE COM INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL. ESTOU MUITO TRISTE E DEPRESSIVA POIS NÃO TEMOS CONDIÇÕES DA FAZER ESTE TRATAMENTO, JÁ ESTA SENDO DIFÍCIL BANCAR ESTE TRATAMENTO COM REMÉDIOS, ESTAMOS RECEBENDO AJUDA DOS NOSSOS PAIS. TENHO 26 ANOS E ELE 27 ANOS, ELE JÁ TEVE UM HISTÓRICO DE VARICOCELE, MAIS DEPOIS DA CIRURGIA MELHOROU O RESULTADO DO ESPERMOGRAMA.

REMÉDIOS: UNASYN (O CASAL); TALSUTIN CREME; BAGREN (ESPOU COM PRALACTINA ALTA TAMBÉM).

AGUARDO UMA RESPOSTA SE POSSÍVEL.

OBRIGADA

Resposta

Oi,

Desconheço Centros de Reprodução gratuitos ou semi gratuitos no RJ. Pela sua idade e pela idade do seu marido seu caso se mostra extremamente favorável. Por ser uma paciente jovem teria um acesso facilitado em alguns Centros de Reprodução em SP como a Santa Casa, o Hospital das Clínicas, o Pérola Byngton e o Hospital São Paulo. Continue seu tratamento e qualquer dúvida escreva novamente.

Cláudia Gazzo
Priscilla Andrade

VARICOCELE

Boa noite,
após ler a matéria no jornal, fiquei com algumas dúvidas e se possível gostaria que me esclarecesse. Meu marido tem varicocele em um testículo. O que é a doença, tem cura, e qual a possibilidade de vir a ter filhos?

Grata

Silvana

Resposta

Cara Silvana,
A varicocele são como 'varizes' no escroto. Seu parceiro deve procurar um urologista para tratamento e seguimento já que estão querendo engravidar. O tratamento aconselhado é cirúrgico nos casos que o paciente apresenta dor ou espermograma alterado. A chance de gestação depende do espermograma.

Cláudia Gazzo
Priscilla Andrade

PROLACTINA

Oi Cláudia,
li sua coluna sobre a prolactina e estou com uma grande dúvida. Fiz recentemente o exame de prolactina e o resultado foi de 30 ng/l, acima dos valores normais. Esse valor pode dificultar eu engravidar? Qual valor é considerado alto que afete a fertilidade? Fiz um ultra-som intravaginal e aparentemente não há nenhuma alteração (inclusive mostrou que estou ovulando).
Agradeço desde já sua atenção.

Um abraço,
Karina

Resposta

Prezada Karina,

A prolactina é um hormônio produzido pela hipófise. Dentre as causas de aumento de prolactina estão o estresse, sono, exercício físico, alguns medicamentos (antidepressivos, por exemplo). Seus valores normais podem variar entre 5 e 25, mas um resultado isolado de 30 pode não significar patologia. A prolactina aumentada sem nenhum outro achado não dificulta a gestação. Isso acontece nos casos que apresentam os níveis mais elevados, juntamente com ciclos irregulares ou ausentes e saída de leite pelas mamas quando a mulher não está grávida.

Cláudia Gazzo

SOP

Querida Cláudia,

Meu nome é Chris e tenho 28 anos. Foi detectado que tenho ovário policístico. Não tenho a síndrome mas sim o aspecto do ovário. Tomei Clomid e fiz ultra-som. Foi detectado que ovulei. No dia da ovulação tive relações sexuais. O diagnóstico do meu marido é normal. Fiz então o teste do Beta HCG após 15 dias que havia ovulado. Este deu negativo. Não estou sentindo nenhum sintoma de que vou ficar menstruada. Será que o teste deu falso negativo? É normal atrasar a menstruação se ovulei no meio do ciclo? Por favor me ajude.

Resposta

Prezada Chris,

O teste de gravidez realizado no sangue (Beta HCG) é muito preciso e dá positivo com 10 dias de atraso menstrual, sendo muito raro a falha de tal exame. Se os seus ciclos são irregulares sua menstruação pode atrasar mesmo nos ciclos ovulatórios.

Cláudia Gazzo

Olá Cláudia
Como quase todas, eu estava pesquisando sobre 'Óvulos Vaginais', e de repente parei no
seu e-mail. Eu li todas as perguntas e respostas, achei muito interessante. Gostaria de te fazer algumas perguntas.
Sou casada há 4 anos e há 1 ano estou tentando engravidar (tenho 29 anos), já fiz todos os exames necessários, e o que acusou é que eu tenho ovário policistico, até ai tudo bem. Minha menstruação sempre foi irregular, e agora eu fiquei 6 meses sem menstruar. Estou sendo acompanhada pelo meu médico e ele me deu o remédio 'Provera' e pediu para eu fazer o exame chamado 'Histerossalpingografia' e também pediu para eu usar óvulos vaginais de progesterona'. Agora, qual é a chance de eu engravidar com esses óvulos? (Já comecei usar).Tenho que usar durante 3 meses. Estes óvulos são para serem usados antes ou depois da relação
sexual? Quero muito engravidar! Agradeço desde já, pela sua atenção,

Patrícia

Resposta

Cara Patrícia,

Como faz um ano que esta tentando engravidar sem sucesso é interessante que inicie a investigação com os exames que seu médico solicitou. Ovários policísticos são visualizados em 8 a 25% de mulheres normais, ou seja, apresentar muitos cistos nos ovários não significa ter a doença ou síndrome dos ovários policísticos. Seu médico solicitou a histerossalpingografia para avaliar se suas trompas ou tubas permitem o encontro do óvulo com o espermatozóide. Os óvulos de progesterona ajudam a não abortar no caso de gestação, mas não promovem a gravidez. Como você diz que apresenta atraso menstrual e que já ficou alguns meses sem menstruar sugiro que diminua a gordura de sua dieta e perca peso (se for o caso), pois isso ajudará seus ovários a funcionarem melhor e permitirá que suas chances de gravidez aumentem.

Cláudia Gazzo

ESPERMOGRAMA

Olá!!!

Meu nome é Patrícia e já faz alguns meses que venho lendo a sua coluna. Cláudia confesso que ler os relatos, as experiências de outras pessoas e principalmente as orientações dadas me confortam e ajudam bastante, as vezes eu até me sinto egoísta me preocupando tanto com o meu problema.

Bom, eu vou fazer 21 anos e meu marido tem 31, ele fez dois espermogramas e o 1º deu 16.000.000 milhões / ml e o segundo deu 13.440.000 milhões /ml (oligoospermia) , o médico dele diz ñ ser varicocele e tentou Clomid por 30 dias (antes do 2º espermograma).

Eu parei de tomar comprimidos em novembro de 2003 , meus ciclos desde então são totalmente irregulares, da ultima vez fiquei 60 dias aproximadamente sem menstruar e a menstruação que veio agora (depois destes 60 dias) veio escura , meio marrom e em pouca quantidade.

Uns 25 dias antes de ficar menstruada minha médica fez um ultra-som com Doppler e constatou que eu estava com um folículo quase se rompendo (eu sinto fortes dores abdominais durante o período de ovulação ), ela pediu para que eu toma se VITENON , acredito que ela não tenha passado para um tratamento mais 'agressivo' por conta do atual espermograma do meu marido.Fiz outos exames como FSH , prolactina e deu tudo OK. Gostaria de saber se o meu caso poderia sugerir uma possível inseminação artificial ou na pior das hipóteses uma FIV se ao menos uma das trompas forem sadias -. Estou me mudando de Aracaju (SE) para Poços de Caldas (MG) que é relativamente próxima de Campinas e pretendo marcar uma consulta no Centro de Reprodução Humana de Campinas para receber um diagnóstico e uma orientação mais precisa de um especialista . Dê-me alguns esclarecimentos sobre o meu caso aparente por favor . Estou muito preocupada e além de tudo ainda moro longe da minha família que é toda do RS.

OBS: Meu marido contesta um pouco os resultados dos exames dele, a clínica que ele fez até que é conceituada mais o local da coleta é desanimador, é quase que um pequeno banheiro e na última coleta nem me deixaram entrar para ajudá-lo, ele diz que o material que coletou não é nem 1/3 de uma relação e que na última coleta ele mal sentiu prazer ao expelir o material. (Eu que 'sofri' à noite depois de 4 dias de abstinência). Por favor, responda logo que possível o meu e-mail.

Resposta

Cara Patrícia,

O espermograma é um exame muito importante para o casal que está tentando engravidar, pois ele nos mostra como andam os espermatozóides, que são elementos importantíssimos na fecundação, não é mesmo? As condições de coleta de muitos laboratórios são realmente precárias e sugiro a vocês trocarem de laboratório para comparar os resultados e verem se o espermograma do seu marido está mesmo alterado. Por quanto tempo você usou comprimidos?Quais comprimidos eram esses?Seus ciclos estão irregulares desde novembro.Procure realizar um perfil hormonal para verificarmos como andam seus ovários. A fertilização in vitro deve ser realizada em pacientes com boa reserva ovariana e com exames da cavidade uterina normais (ultrassonografia, histerossalpingografia e histeroscopia). A principal indicação de FIV são nas mulheres que apresentam doença nas tubas. Sugiro que faça a investigação completa com os exames que citei acima, perfil hormonal e que procurem um laboratório de confiança para repetir o espermograma do seu marido.

Cláudia Gazzo

ACIDEZ

Olá, gostaria de informações, pois estou casada há cinco anos, e estamos tentando uma gravidez há aproximadamente quatro anos, somente há três meses que descobri que tenho alta acidez na vagina e os espermatozóide morrem e não conseguem chegar às trompas e útero. Bom tenho um ciclo super descontrolado, nunca sei meu dia fértil, e segundo exames tenho ovário micro-policistio. Fui a uma clinica em reprodução, e o médico orientou eu e meu marido a optar pelo tratamento de inseminação intra-uterina, fizemos, tomei as injeções, ele acompanhou uma única vez, através de ultra-som transvaginal, e disse que eu estava com quatro óvulos no tamanho certo deu uma injeção que funcionaria para explodir os óvulos, e prepara-los para receber o esperma, fui a clinica no dia marcado, após 24 horas da ultima injeção, meu marido colheu os espermatozóides, fizeram a seleção dos melhores, e após duas horas, o médico estava colocando os espermatozóides, em mim, através de um catéter, pelo que li o procedimento tomado pelo médico foi correto, embora ele não tenha pedido a videolaparoscopia, para ver se tenho endometriose, em fim, após 14 dias, tomando progesterona, e tendo vários sintomas desagradáveis e doídos, fiz o betaHCG, que deu negativo, foi uma enorme tristeza, pois é algo que eu e meu marido queremos muito, estou sofrendo pelo aspecto fisico, psicológico e financeiro, pois somos pessoas honestas e trabalhamos duro, e esses tratamentos são muito caros. Estou meio desesperada, pois não tenho condições financeiras para ficar tentando, tentando...,Além de estar sofrendo demais e viver em uma sociedade onde ninguém entende e respeita a dor que passo, sei que tem alguns hospitais que fornecem o tratamento gratuito, já tentei em alguns mas foi impossível, pela demora, fila, triagem. Confesso que parece que a qualquer momento vou pirar, por favor me dê uma orientação a respeito de tudo que escrevi.

Obrigada,

Maria Laura

Resposta

Prezada Maria Laura,

A síndrome dos ovários policísticos abrange a irregularidade menstrual, aumento de pêlos onde , geralmente os homens apresentam mais pêlos como região de barba e bigode, meio das coxas e outros locais, obesidade, acne e uma tendência ao diabetes. O ultrassom não é utilizado para o diagnóstico da síndrome, mas sim de ovários policísticos. Lembrar que 8 a 25% das mulheres normais têm múltiplos cistos nos ovários. O tratamento dessa patologia é com pílula para as pacientes que não querem engravidar e, para as que desejam gestação, uma das alternativas pode ser a indução da ovulação através de medicamentos como o acetato de clomifeno. O importante nesses casos é evitar o ganho excessivo de peso e, em alguns casos, priorizar uma dieta balanceada para um melhor funcionamento dos ovários. Pela sua descrição foi realizada uma inseminação intra uterina. Esse procedimento é realizado nos casos de tubas sem doenças e com espermatozóides de, no mínimo, 5 milhões de móveis com a estimulação controlada dos ovários com medicamentos e vários ultra-sons seriados. A taxa média de gestação em cada tentativa é de 25%, portanto não fique triste, pois é comum não se conseguir sucesso numa primeira tentativa de inseminação. Procure fazer atividade física para aliviar o estresse e busque com confiança e fé seu maior objetivo.

Boa sorte!!!

Cláudia Gazzo

CLOMIFENO

Sou portuguesa mas vivo em Inglaterra há 10 meses. Tirei o meu DIU porque queria engravidar
mas, como não faço ovulação, a minha médica em Portugal receitou-me o Clomifene 100mg para tomar a começar do 5º ao 9º dia e o Provera a começar no 19º dia e tomar 10 dias. Já tomo Clomifene há 3 meses mas a gravidez ainda não surgiu. Tenho 2 filhos do primeiro casamento e do 1 filho também tive que tomar Clomifene mas fiquei grávida no 1º mês. Fui ao medico e este médico mandou-me tomar Clomifeno 50mg do 2 ao 5 dia e provera do 19 ao 25 dia e fazer analise no 21 dia. O que quero saber e como tomo o clomifene a começar no 2º ou 5º dia? Eu sei que estou a fazer ovulação porque faço a temperatura basal e a partir do Clomifeno as minhas temperaturas são muito superiores. Aguardo sua resposta.
Obrigado

Resposta

PREZADA, O CLOMIFENO TRADICIONALMENTE ERA PRESCRITO DO 5º AO 9º DIA DO CICLO MENSTRUAL. EU RECOMENDO PARA MINHAS PACIENTES FAZEREM USO DA MEDICAÇÃO DO 3º AO 7º DIA DO CICLO MENSTRUAL POIS ACREDITO QUE O EFEITO DO CLOMIFENO É MELHOR QUANDO TOMADO MAIS PRECOCEMENTE NO CICLO MENSTRUAL

DR ARTUR DZIK

ESCAPE PRÉ-MENSTRUAL

Olá, Cláudia
Na verdade quem lhe escreve é um homem, pois escrevo pela minha namorada.
Estava lendo sua coluna, para tentar identificar o problema dela, e li um relato exatamente idêntico ao caso dela (me pareceu pelo menos) de uma mulher chamada Solange, onde foi. diagnosticado como escape pré-menstrual.
Bom, o caso é o seguinte. Minha namorada tomava Miniam, fazia 2 meses. Depois decidiu mudar a pílula, por uma 'receitada' pela tia dela. Acho que era uma pílula daquelas hormonais bem mais fortes, pois a menstruação demorava muito pra descer. Ficou 2 meses assim, atrasava um pouco mas descia. Deu espinhas, enjôos, e tals. Decidiu trocar de novo pela Miniam. Acho q em comparação com a Miniam, a outra era bem mais forte ou tinha outra composição, mas quando ela voltou a tomar a pílula inicial (realmente receitada pelo médico) começou a aparecer esse sangramento marrom 10, 15 dias antes da menstruação propriamente dita. Achamos super estranho e tal, mas na data certa de 'descer' a menstruação, desceu tudo certo, e depois, com a nova cartela, tanto a menstruação quanto esse 'sangramento marrom' parou... Correu tudo bem. Ficou assim por mais 15, 20 dias... depois apareceu de novo! Eu mesmo pude ver, era marrom bem clarinho, parecia café com leite. Não tem cheiro forte nem dói na relação sexual. Apenas aparece na calcinha.
Creio que seja esse escape pré-menstrual mesmo que a dra. citou, pois os sintomas são os mesmos. Gravidez tenho certeza que não é pois ela nunca se esqueceu da pílula e esse ultimo mês usamos camisinha quase todas as vezes (somado com a pílula). Também porque mês passado ela teve a mesma coisa, desceu tudo certo e depois parou.
Mas eu estava com medo de ser alguma infecção, pois ela tem cistite crônica e está se tratando com antibióticos. O medico disse que não afeta o efeito da pílula (também ela começou esse mês, então a do mês passado não foi exatamente causado por isso, creio eu) e cistite dela é crônica, sempre teve!
Estou com medo da cistite ter passado alguma infecção pro utero, sei lá! Não entendo nada disso...
Mas poderia ser mesmo esse escape citado, por causa da troca de pílulas??
O que fazer? Este mês ela sente pequenos enjôos e incômodos na barriga mas creio que seja pelo antibiótico que ela toma, pois na própria bula diz que apareceriam pequenas náuseas...
Por favor, doutora, estou certo?? Me responda com urgência neste e-mail!!!

Obrigado!

Rafael

Resposta

PREZADO RAFAEL, O SPOTING ( TB CHAMADO DE ESCAPE MENSTRUAL) É COMUM NAS MUDANÇAS DE PÍLULA. VOCÊ DEVE MANTER A PÍLULA POR PELO MENOS 3 MESES QUE ESTE PROBLEMA DEVE MELHORAR, SE NÃO PROCURE O GINECOLOGISTA PARA ALTERAR NOVAMENTE A PÍLULA. TB NÃO VEJO RELAÇÃO DA INFECÇÃO URINARIA COM O QUADRO DESCRITO.

DR ARTUR DZIK

INFERTILIDADE

Olá Cláudia,

Nossa, como estou feliz em achar um site igual a esse. Por vários meses gastei uma fortuna procurando médicos que pudessem pelo menos explicar o que eu tenho, mas o que escuto há muito tempo é: VOCÊ NÃO TEM NADA. Deixa eu tentar contar meu 'drama' para você.

Tenho 28 anos e meu marido 29. Estou casada há 2 anos. Há um ano e meio estou tentando sem sucesso engravidar e nada. Assim que resolvi parar de tomar anticoncepcional procurei um médico para dizer da minha intenção de engravidar e fazer os exames todos direitinhos. Fiz todos, e o médico disse que eu podia engravidar quando eu quisesse. Mas sempre duvidei que ficaria grávida pelo fato de que há uns 3 anos, acontece uma coisa chatíssima comigo. Estava já tomando anticoncepcional há uns 3 anos e não sei porque certa vez começou a descer uma borra de café oito dias contados antes da menstruação. Daí um tempo depois resolvi engravidar e parei de tomar pílula. Mesmo assim essa borrinha continuou. O mais engraçado é que essa borra vem 8 dias antes da menstruação (oito dias contados), e logo vem a menstruação. Minha menstruação é muito regular, meu ciclo é de 28 dias. A menstruação sempre vem normal, sangra durante 5 dias, os 3 primeiros dias o fluxo é maior e depois diminui, como todo mundo. Só que essa borrinha é insistente. Há pouco tempo comecei a notar que depois do décimo quarto dia (que 'seria' o dia da ovulação) a borra desce, ou seja, não está durando 8 dias mais e sim mais um pouco.
Agora já fazem uns 3 anos que tenho isso, mas médico nenhum consegue achar a causa. Tomei vários tipos de remédios para disfunção hormonal (duphaston, etc.) mas não adiantou. Fiz exames hormonais e todos estavam muito bons. Fiz vários tipos de ultrassons (inclusive intravaginal), fiz a histerossalpincografia (que estava tudo perfeito), acabei de fazer a videolaparascopia (que deu tudo bem também, o médico disse que meu útero e trompas são perfeitos). Já sei também que no décimo dia depois contando do início da menstruação, tenho que ter relação com meu marido um dia sim e outro não. Não tenho endometriose, nem nada (graças a Deus). Pelos médicos, não tem mais nenhum exame que possa ser feito, que fiz todos. O último médico que eu fui explicou que eu não estou ovulando regularmente, como não ovulo, dá esse problema e também não consigo engravidar. Só que já tomei clomide (pelo ultra-som o óvulo desenvolveu) mas nada adiantou . Ele disse que clomide não é bom, e me receitou 6 injeções de puregon 50 ui e 2 ampolas de pregnyl 5000 ui. Depois de cada injeção faço uma ultrassom para ver se o óvulo está desenvolvendo. Começo esse tratamento dia 24 de agosto.
Queria do fundo do meu coração entender um pouco do que tá acontecendo, tô perdida, morrendo de medo de gastar mais dinheiro à toa. O que você acha? Já viu alguém assim? Será mesmo preciso tomar essas injeções? para falar a verdade estou muito desanimada com os médicos, não estou conseguindo mais acreditar que terei sucesso com esse tratamento. Medo do médico dizer que essas injeções não deram certo e que tem outra e outra e outra. Não sei se você consegue me entender, mas é muito frustrante ver o pessoal da minha família tendo filho um atrás do outro e eu lutando SEM SUCESSO para ter o meu.
Meu marido já fez espermograma e está muito bom, todos os médicos concordaram que ele está ótimo. Tem mais algum exame que ele precise fazer? POR FAVOR, ME AJUDA!!

Um abraço, e se puder te pedir mais um favor....responda o mais rápido que puder, quero saber sua opinião antes de tomar essas injeções.
Aline

Resposta

PREZADA ALINE PELO RELATÓRIO DOS SEUS EXAMES INCLUINDO A VIDEALAPAROSCOPIA VOCÊ APRESENTA UM QUADRO DE INFERTILIDADE SEM CAUSA APARENTE. VOCÊ É JÓVEM, DEVE MANTER A CALMA E INICIAR A INDUÇÃO COM A MEDICAÇÃO SUGERIDA PELO SEU MÉDICO(LEMBRE-SE QUE A TAXA DE GRAVIDEZ COM COITO PROGRAMADO OU MESMO INSEMINAÇÃO INTRA UTERINA É DE 15 A 20% POR TENTATIVA).

DR ARTUR DZIK

MEDICAÇÃO

Tenho uma dúvida, descobrir aos meus 16 anos que tinha ovários policistos...comecei a tomar anti-concepcional (microdiol), tomei durante 4 anos, parei mais minha menstruação não vem, sem anti-concepcional...a médica quer que eu tome remédios agora para diabetes...pois ela falou que quem tem ovários policistos no futuro pode ter diabetes...preciso tirar essa dúvida começo a tomar esses remédios sim ou não... pois já tomei durante 3 meses o Postoval e agora estou tomando o Selene...me der uma dica...Pois no próximo ano eu e meu esposo, queremos ter um filho...preciso de resposta!

Karina

Resposta

PREZADA KARINA, ATUALMENTE TEMOS PRESCRITO A METFORMINA QUE PODE AJUDAR NO CONTROLE ENDOCRINOLÓGICO ( INCLUSIVE COM PERDA DE PESO) DOS OVÁRIOS MICROPOLICISTICOS. ACREDITO QUE A MEDICAÇÃO SUGERIDA PELA SUA MEDICA ESTÁ DE ACORDO COM ESTE RACIOCINIO.

DR ATUR DZIK

DEMORA PARA ENGRAVIDAR

Tenho 32 anos e uma filha de 11 do meu primeiro casamento e estou casada novamente há 3 anos. Há 2 anos parei de tomar anticoncepcional, meu atual marido tem 38 anos ele tem uma filha de 16. Nós estamos tentando muito ter mais filhos só que está difícil pois já tem 2 anos que parei de tomar pílulas e minha menstruação vem muito pouco, dura apenas 3 dias e pouquíssimo fluxo de sangue. Será que isso pode ser um dos problemas ou meu marido pode estar com pouco espermatozóide pois ejacula muito pouco.
Por favor me esclareça essas dúvidas.

Obrigada!

Márcia

Resposta

PREZADA MARCIA EU INDICO VOCÊ PROCURAR INICIALMENTE SEU GINECOLOGISTA DE CONFIANÇA PARA UMA INVESTIGAÇÃO BÁSICA ( AVALIAÇÃO OVULATÓRIA, HISTEROSSALPINGOGRAFIA,TESTE PÓS-COITAL E ESPERMOGRAMA) A PARTIR DAÍ PODEREMOS TER UM MELHOR DIAGNÓSTICO DO QUADRO.

DR ARTUR DZIK

ABORTO DE REPETIÇÃO

Olá Claudia,
Tenho 27 anos e acabo de perder a minha terceira gestação. A primeira eu perdi com mais ou menos 5 semanas de gestação e eu junto com meu medico decidi esperar que o meu próprio organismo expelisse o feto do meu útero, aborto espontâneo, esperei por 35 dias e aconteceu mas acabei tendo que fazer curetagem. Meu médico disse que a perda desta gestação não tem explicação médica, que é apenas normal acontecer uma mal formação do feto.
A segunda gestação ocorreu nas trompas e fiz uma cirurgia e novamente tirei o meu bebe. Esta gestação ocorreu 6 meses depois.
A terceira gestação ocorreu conforme a primeira mas não precisei de curetagem o meu próprio corpo expeliu tudo. Gestação ocorrida 1 ano depois da segunda. E meu medico diz que é normal e que eu não preciso de tratamento mas eu não concordo que três vezes e não tem nada a se fazer.
A primeira e a segunda gestação eu engravidei no primeiro mês que parei de tomar o remédio anti-concepcional. Na terceira foi depois de 4 meses.

Claudia

Resposta

PREZADA CLAUDIA, VOCÊ DEVE PROCURAR UM ESPECIALISTA EM ABORTAMENTO HABITUAL ( GINECOLOGISTA ESPECIALISTA EM REPRODUÇÃO HUMANA) PARA UMA AMPLA AVALIAÇÃO IMUNOLÓGICA, GENÉTICA E ANATÔMICA PARA QUE VOCÊ POSSA ESCLARECER E TRATAR A CAUSA DOS ABORTAMENTOS.

DR ARTUR DZIK

DÚVIDA COM A FIV

Oi Claúdia,
Gostaria muito de parabenizá-la pela coluna, pelo espaço destinada à problemas de reprodução. Eu tenho 33 anos, estou casada há 15 anos e tento engravidar há uns 10
anos, já fiz diversos exames, na histerossalpingografia foi constatada obstrução de ambas as trompas. O médico que me atendeu na época devido
ao resultado obtido no exame achou ser melhor eu partir diretamente para FIV, foi o que fiz, obtive 9 folículos, 4 foram implantados, porém o
exame de Bhcg deu negativo, isso foi em há 9 anos. Após esta tentativa frustrada, resolvi inverter o processo, e fui fazer a videolaparoscopia em 2001, desobstruíram as trompas, endometriose, aderências, etc...fui fazer a histero, e o problema persistiu. Fui procurar outra clínica, outro médico, enfim, tentei novamente a videolaparoscopia, no ano passado, mas também sem sucesso. Este ano resolvi tentar novamente a FIV, foi tudo muito bem, 08 folículos, mas apenas 3 embriões foram implantados, após quinze dias, neste período tive muita dor (tipo cólica menstrual) seio inchado e muito dolorido, fui fazer o BHCG, deu positivo, porém o médico pediu para esperar um pouco porque a taxa estava muito baixa (86,37) passados quatro dias fui novamente fazer o exame e havia despencado para 11,87, dois dias depois menstruei, foi muito difícil aceitar esta situação, porque eu tinha muita fé que desta vez estava tudo certinho, estava me sentindo grávida. Agora não sei mais o que fazer. Tenho muitas dúvidas. Porque deu positivo, o embrião havia fixado, ou não, foi só resultado baseado nos hormônios? Será que uma nova tentativa pode aumentar minhas chances? Ou devo aguardar algum tempo? Este hormônios e medicamentos utilizados para a reprodução in vitro podem causar algum dano à saúde a longo prazo? Será que existe algum outro problema que precise ser investigado? Eu li na sua coluna sobre isso, que os médicos não fazem a investigação necessária para estes tratamentos, quais seriam os exames que eu deveria fazer já que tentei duas FIVs e duas videos sem sucesso? Desde já agradeço muito a atenção e fico no aguardo de seu retorno.

Um abraço e mais uma vez parabéns por este espaço tão importante para pessoas que estão na minha situação.

Roberta

Resposta

PREZADA ROBERTA, É REALMENTE MUITO FRUSTANTE PASSAR POR DUAS VIDEOLAPAROSCOPIAS E DUAS FIVETE SEM RESULTADO POSITIVO, MAS É UMA SITUAÇÃO QUE NOS DEPARAMOS TODOS OS DIAS.PELO QUE PUDE ENTENDER VOCÊ TEVE UMA GRAVIDEZ BIOQUÍMICA QUE NÃO EVOLUI. DO PONTO DE VISTA ESTATÍSTICO E PROGNÓSTICO É MELHOR TER TIDO ESTA GRAVIDEZ BIOQUIMICA DO QUE SIMPLESMENTE UMA NÃO IMPLANTAÇÃO. NO SEU CASO NÃO HÁ OUTRA ALTERNATIVA DO QUE UMA NOVA TENTATIVA DE FIVETE, TOMANDO TALVEZ ALGUNS CUIDADOS COMO UMA AVALIAÇÃO PRÉVIA DO SEU ÚTERO ( HISTEROSCOPIA) E EVENTUALMENTE UMA AVALIAÇÃO IMUNOLÓGICA MAIS COMPLETA PARA AVALIAR SE PODEMOS MELHORAR A IMPLANTAÇÃO DOS SEUS EMBRIÕES.

DR ARTUR DZIK

ABORTO

Oi Claudia!

Tenho 33 anos, o ano passado fiz um aborto. Minha menstruação vem sempre na mesma data, só que nos primeiros dias, aparece um sinal de sangue, depois para e volta, até que + ou -, no 5º dia, a menstruação vem com força total. Como posso saber qual meu dia fértil? Me ajude, quero ser mãe e sofro pelo que fiz no passado.Desde já, agradeço.

Rosane

Resposta

PREZADA ROSANE, O SEU PERÍODO FÉRTIL DEVE SER CALCULADO NUM CICLO REGULAR DE 28 A 30 DIAS, A PARTIR DO 10 DIA AO 16 DIA PÓS MENSTRUAÇÃO.

DR ARTUR DZIK

INFECÇÃO

Oi, Claudia primeiramente quero parabenizá-la pelo seu projeto.Meu nome é Claudia tenho 32 anos, sou casada há 7 anos, meu esposo tem 40 anos. Agora peço socorro, já engravidei 3 vezes e todas as minhas gravidez resultaram em abortos espontâneos, na última gravidez tive que ser submetida a curetagem, no qual, me resultou numa sinéquia, fiz a histeroscopia cirúrgica coloquei o DIU depois de algum tempo fiz a histeroscopia diagnóstica, senti dores absurdas, tive que tomar Russefim para melhorar, o resultado do exame foi que estava tudo bem, e que eu poderia engravidar tranqüilamente, mas o inesperado aconteceu. Sou paciente do Grupo de Reprodução Humana do Servidpr Público e o médico acredita que minhas trompas podem estar obstruídas devido a infecção que tive depois do exame. Gostaria de saber se isso é possível? E quais são minhas chances de gravidez?

Resposta

PREZADA CLAUDIA, VOCÊ DEVE PROCURAR UM ESPECIALISTA EM ABORTAMENTO HABITUAL ( GINECOLOGISTA ESPECIALISTA EM REPRODUÇÃO HUMANA) PARA UMA AMPLA AVALIAÇÃO IMUNOLÓGICA, GENÉTICA E ANATÔMICA (HISTEROSSALPINGOGRAFIAA0PARA QUE VOCÊ POSSA ESCLARECER E TRATAR A CAUSA DOS ABORTAMENTOS.

DR ARTUR DZIK

ABORTO RETIDO

Cláudia Collucci, boa tarde.
Há quarenta dias, tive um aborto retido constatado, meu bebê não se desenvolvia mais desde 8 semanas e 6 dias, quando eu deveria estar na 12ª semana de gravidez. Passei por uma curetagem, fiz biópsia e exame genético. Na biópsia, tudo normal, já o genético não pode ser concluído, pois as células do bebê não se desenvolveram. Nunca apresentei nenhum problema ginecológico (inclusive, acabei de fazer um papanicolau que resultou grau 1) e não tive dificuldades para engravidar nesta primeira vez, meu médico já me liberou para novas tentativas e eu fiquei menstruada há uma semana. Porém, meu marido há uns quinze anos atrás engravidou uma namorada que, segundo ele, perdeu o bebê. É possível que ele tenha algum problema nos espermatozóides que resulte em abortos? O pior é que ele se recusa a fazer o espermograma. Como devo agir, já que passar por uma segunda perda será imensamente mais difícil do que esta primeira, será que eu estou neurótica?
D. (Agradeço por não mencionar meu nome)

Resposta

Prezada senhora,

É muito difícil determinar causa de abortamento. Entretanto muitas vezes poderia estar relacionado com problemas genético. Não é rotina após um abortamento solicitar exames genéticos do casal, a não ser que haja algum histórico que sugira neste sentido.
É importante também que você saiba que mais de 50% das primeiras gravidezes podem terminar em abortamento, assim como, mesmo fazendo todos os exames necessários para investigar uma causa, ou tratamentos preventivos não é possível impedir uma perda futura.
Atenciosamente,

Gilberto da Costa Freitas

AZOOSPERMIA

Claudia gostaria de saber se este medicamento Licopene ajuda homens que sofrem de azoospermia total? Este medicamento ajuda em alguma coisa em seu sêmen?
Obrigada. Solange.

Resposta

Prezada Solange,

Em casos de azooespermia provavelmente não. Nesse caso o mais importante é saber a causa da azooespermia e o prognóstico para tratamento.
Atenciosamente,

Gilberto da Costa Freitas

ESPERMATOZOIDES

Olá, Cláudia!

Descobri com muita alegria sua coluna, que tem me esclarecido e amparado nesta luta para conseguir gerar meu primeiro filho.
Tenho 31 anos e meu marido 42. Ele tem dois filhos do primeiro casamento, e fez vasectomia 12 anos atrás. Eu nunca engravidei.
No início deste ano resolvemos procurar uma clínica especializada em fertilidade e consultar sobre nossas opções para viabilizar nosso bebê. Nos aconselharam a primeiro tentar a reversão da vasectomia, por ser uma alternativa barata e que facilitaria outras tentativas.
Fiz todos os exames necessários para saber se não teria também o fator feminino, até histerossalpingografia, e tudo deu ok. Fiz controle de ovulação, deu ovulação tardia (20º dia), mas o ciclo naquele mês foi de 38 dias, talvez pelo própria pressão de estar sendo controlado, depois disto todos os meus ciclos continuam com religiosos 28 dias.
Meu marido então se submeteu a cirurgia de reversão, foi receitado Pregnil 5000 (5 aplicações) e um composto com zinco/selênio/vitamina E. Após 90 dias, fez-se o primeiro espermograma, que deu 19 milhões, porém com apenas 400.000 móveis (100% não progressivo). Foi receitado novamente Pregnil 5000 (com muito custo consegui 2 doses), novamente o composto e Tripex. Após mais 3 meses, novo espermograma, com 28 milhões, 2.000.000 móveis, sendo 80% não progressivo e 20% lenta, motilidade ainda baixa.
Com o resultado atual, o urologista que nos acompanha receitou Clomid (para meu marido), e disse ainda ser inviável a Inseminação intra-útero.
Pergunto, os hormônios e vitaminas realmente aumentam a produção de espermatozóide? Já li que vitamina C também ajuda, é verdade?
Há chances da motilidade aumentar de modo que viabilize a concepção pelo coito normal? Em quanto tempo?
Qual seria o número mínimo para tentarmos a inseminação?
Minha preocupação e esperar demais para tentar algo mais radical, e com os anos que passam, ficar mais difícil... Quanto tempo eu devo esperar ?
Abraços,

Nana

Resposta

Prezada Nana,

Hormônios e vitaminas não aumentam a produção de espermatozóides, no caso da vitamina C ela funciona como anti-oxidante.
Nos casos de vaso-vaso anastomose não muito raro dificilmente os espermatozóides recuperam sua função normal. Portanto é difícil dar algum prognóstico nesse sentido.

Pelos dados que você passou a inseminação não é uma boa opção de tratamento para vocês. Eu necessitaria de exames mais especializados para poder indicar a melhor técnica de tratamento para o seu caso em particular.

Portanto acho que você necessita de uma consulta com um especialista em Reprodução Humana.

Atenciosamente,

Gilberto da Costa Freita

GRAVIDEZ ANEMBRIONÁRIA

Estou com uma dúvida cruel, estou na 5° semana e 2 dias de gravidez e o ultrassom visualizou só o saco gestacional pode ser uma gravidez anembrionada? até quanto tempo se detecta uma gravidez assim.

Resposta

Prezada senhora,

Em aproximadamente duas semanas já será possível esclarecer esta dúvida.
Atenciosamente,
Gilberto da Costa Freitas

PERÍODO FÉRTIL

Olá, Claudia. Tenho 25 anos e tomo pílula direto há uns 9 anos e pretendo parar de tomar pra tentar engravidar. Tenho ovários policisticos, mas minha menstruação até que era bem regular, com ciclos de mais ou menos 42 dias. Quando parar de tomar a pílula será que meu ciclo vai voltar a ser de 42 dias ou pode ser normal de 28 dias como é com a pílula ? Como posso prever meu período fértil ? A partir de qual ciclo ?
Obrigada mais uma vez, Flavia

Resposta

Prezada Flavia,

Não há como prever o que vai acontecer com seus ciclos. Só é possível prever o período fértil se seus ciclos forem regulares (28-30 dias).
Atenciosamente,
Gilberto da Costa Freitas

DIFICULDADE DE GRAVIDEZ

Cláudia,

Que bom que achei um espaço onde pudesse esclarecer algumas dúvidas.
Tenho 32 anos e meu marido 28. Estou tentando engravidar há exatamente 1 ano, sem resultado. Há 3 anos atrás engravidei e tive um aborto espontâneo no 2º mês de gestação, e o diagnóstico constatado no ultra-som transvaginal foi 'ovo cego'. Não tomo anticoncepcional há aproximadamente 9 anos, somente evitando com uso de camisinha ou coito interrompido.
Meu marido já fez espermograma, e eu já fiz histerossalpinografia e dosagem de hormônio (tudo normal).
Após a histerossalpinografia, o médico me recomendou tomar durante 3 meses o medicamento DECADRON.
Já tomei 1 mês e não consegui engravidar ainda. Além disso, minha menstruação de uns 4 meses pra cá está muito irregular. Meu ciclo é de 27 ou 28 dias, porém vem uma borra, fica uns 4 ou 5 dias e depois menstruo normalmente. No meu preventivo, deu tudo normal também, sem infecção. Minhas dúvidas:

1) Qual a finalidade do DECADRON?
O Decadron é um corticóide que possui propriedades antiinflamatórias e pode inibir a resposta imunológica do organismo.
2 Porque minha menstruação está tão irregular?
Apenas com suas informações não dá para tirar nenhuma conclusão a respeito.

3) Qual seria o próximo tratamento mais recomendado?
Não consigo concluir o melhor tratamento para você, primeiro necessitaria entender seu caso por completo, através de uma consulta e análise de exames complementares.

4) O que pode estar acontecendo de anormal com meu organismo?

Não possuo subsídios para responder essa questão.

Atenciosamente,

Gilberto da Costa Freitas

HIDROSSALPINGE

Desde o ano passado descobri que tenho hidrossalpinge na trompa direita. E há uns três meses, foi descoberto um cisto hemorrágico, mas que com a ajuda do anticoncepcional desapareceu por completo. Estou querendo engravidar e estou querendo começar a tomar o clomid, pois sei que essa hidrossalpinge atrapalha um pouco a gravidez.

Grata

Resposta

Prezada senhora,

Antes de fazer qualquer tratamento (clomid) é importante primeiro fazer um diagnóstico correto da causa ou das causas da sua infertilidade.

Aconselho antes consultar um especialista em Reprodução Assistida.

Atenciosamente,

Gilberto da Costa Freitas

PARTICIPE COM OUTROS INTERNAUTAS DO FÓRUM DE INFERTILIDADE
Cláudia Collucci, repórter da Folha de S. Paulo, é mestre em História da Ciência pela PUC-SP e autora dos livros "Por que a gravidez não vem?", da editora Atheneu, e "Quero ser Mãe", da editora Palavra Mágica. Escreve quinzenalmente na Folha Online.

E-mail: claudiacollucci@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca