Colunas

Quero Ser Mãe

26/08/2004

A legitimidade da inveja

CLÁUDIA COLLUCCI
colunista da Folha Online

Nas últimas semanas, acompanhamos pela mídia o surgimento de um verdadeiro "baby boom": a gravidez de duas estrelas globais, Angélica e Luana Piovani (essa última, infelizmente acabou abortando logo em seguida ao anúncio). Sintomaticamente, recebi muitos e-mails de leitoras desabafando e falando o quanto é duro conviver com as notícias dessas gravidezes quase "por acaso" enquanto elas estão fazendo de tudo para engravidar e não estão conseguindo.

"Por que para elas é tão fácil? Uma [a Angélica] tinha acabado de tirar o DIU e já engravidou. Por que eu não consigo", escreveu uma dessas leitoras à coluna "Quero ser mãe". Outras se sentem culpadas por invejar a sorte dessas mulheres. "Estou cansada de ver amigas e conhecidas grávidas. Eu estou sempre inventando uma desculpa para não parecer a coitada. Sinto, inveja, raiva, mas não admito isso nem para o meu marido", desabafou outra.

Gente, o que eu tenho a dizer a vocês é o seguinte: permitam-se a sentir raiva, inveja, a se descabelar se for preciso. Esses sentimentos são legítimos, são humanos e precisam ser vividos, esgotados. Não adianta ficar escondendo essa angústia toda sozinha, sem dividi-la com as pessoas que amamos. De alguma forma, esses sentimentos acabam saindo, às vezes da forma mais torta possível, afetando em cheio as pessoas mais próximas. Sei que não é fácil expor nossa fragilidade. Estamos o tempo todo tentando convencer os outros e a nós mesmas que somos um poço de segurança. Mas acreditem: o fardo fica mais leve quando deixamos de esconder os nossos medos e assumimos todos eles de frente, doa a quem doer.

E que história é essa de esconder esses sentimentos até do marido? Isso não tem lógica. Se não há espaço para o desabafo, para o colo, para a sinceridade entre o casal há algo de muito errado. E o melhor é que isso seja sanado antes da chegada desse tão sonhado bebê. Sinto que muitas mulheres, nessa luta pela maternidade, acabam minimizando a participação do marido no processo, quando não, isolando-o. Esse homem muitas vezes é visto apenas como o provedor do esperma nos dias férteis. Pode parecer meio duro tudo isso que estou escrevendo hoje, mas, acreditem: isso é fruto de um longo tempo de observação, de e-mails e mais e-mails que se repetem nessa questão.

Para orientá-las um pouco mais sobre esses aspectos emocionais da infertilidade, sugiro que vocês dêem uma lida no artigo da psicóloga Luciana Leis, que passará a colaborar com a coluna (Infertilidade e suas repercussões emocionais ).




Fórum de Debates

A Corplus teve uma idéia muito boa que tem tudo para nos aproximar ainda mais: promover, a exemplo do que acontece on-line, um fórum de debate sobre infertilidade, agora ao vivo. Vou abrir o evento com algumas considerações sobre o tema, em seguida médicos e psicólogos vão falar e tirar dúvidas dos presentes. O evento, que é gratuito, vai começar às 20h (conforme programação abaixo), mas sugiro que vocês cheguem meia hora antes para que a gente se conheça pessoalmente e troque idéias que nem sempre é possível on-line. Sugiro que vocês se inscrevam logo porque as vagas são limitadas

Serviço:

Confira a programação:

Fórum de Debates: O que você precisa saber sobre Infertilidade
19h30 - 20h00: Welcome Coffee
20h - 20h10: Abertura, por Corplus
20h10 - 20h20: As dúvidas, os mitos e os medos da Infertilidade, por Cláudia Collucci
20h20 - 20h35: A importância da investigação na infertilidade - Fatores a serem investigados e exames necessários, por Dr. Artur Dzik (Especialista em Medicina Reprodutiva)
20h35 - 20h50: Os tratamentos de Reprodução Assistida - As técnicas, as indicações e as chances de sucesso, por Dr. Gilberto da Costa Freitas (Especialista em Medicina Reprodutiva) e Maria Aparecida Canha (Embriologista)
20h50 - 21h: O Equilíbrio Emocional - As angústias e o luto da infertilidade, por Luciana Leis e Beatriz Almeida (Psicólogas)
21h - 22h: Dúvidas da platéia, mediadas por Cláudia Collucci
22h: Encerramento, por Corplus

Quando: 14 de setembro
Onde: Rua Pereira Leite, 173 - Vila Madalena (travessa da Rua Heitor Penteado)
Quanto: gratuito (vagas limitadas)
Inscrições: http://www.corplus.com.br/rh/index_rh.htm
Informações: 0/xx/11/ 37071400

PARTICIPE COM OUTROS INTERNAUTAS DO FÓRUM DE INFERTILIDADE
Cláudia Collucci, repórter da Folha de S. Paulo, é mestre em História da Ciência pela PUC-SP e autora dos livros "Por que a gravidez não vem?", da editora Atheneu, e "Quero ser Mãe", da editora Palavra Mágica. Escreve quinzenalmente na Folha Online.

E-mail: claudiacollucci@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca