Colunas

Quero Ser Mãe

30/09/2004

Espaço do leitor

SEPTO NO ÚTERO

Olá,

Nem sei direito como explicar minha dúvida. Tenho um septo no útero.Ele é somente interno, por fora meu útero é normal.Fiz uma cirurgia para retirada desse septo(cirurgia feita nos EUA). Estranhamente fiquei hospitalizada 6 dias por complicações que até hoje não sei quais foram.Enfim depois de seis meses engravidei novamente, sendo que já havia sofrido dois abortos com aproximadamente 6 semanas de gestação.

Sofri outro aborto, fiz outros exames que mostraram o reaparecimento desse septo. Fiquei surpresa ao saber que precisaria fazer novamente a cirurgia para retirada do mesmo. Foi marcada outra data, mas desisti, pois fiquei com medo de passar pelo mesmo sofrimento da primeira vez, pois fiquei três semanas com dores, dormindo com travesseiros em baixo das pernas por não conseguir esticar as pernas pela dor que sentia no abdome.

Outro motivo por não querer fazer foi porque quando ela me falou que eu teria que fazer novamente eu perguntei se ela tinha certeza que era por esse motivo que eu sofria os abortos e ela respondeu que não sabia,que era estranho eu perder logo no início, mas que teria que primeiro resolver um problema para depois tentar descobrir se havia algum outro.

Claro que foram feitos vários exames, como hormonal, de sangue onde checaram várias coisas .Foi feito exame em mim e no meu namorado mas nada foi encontrado. Minha dúvida é seguinte, eu ouço falar tanto em exame de esperma, gostaria de saber se é possível que esse problema do septo não seja o motivo dos abortos, pois perco logo no começo da gestação e se a causa possa estar no meu namorado apesar dos exames feitos, onde com certeza não foi feito o de esperma.
Também gostaria de saber se é normal fazer a cirurgia de septo e ele voltar a crescer como aconteceu comigo. obs: (Hoje não estou mais com meu antigo namorado, por isso estou tentando tirar essas dúvidas pelo site, e também não tenho mais condições financeiras para fazer tantos exames).

Agradeço pelo espaço.
Josi - Rio de Janeiro

Resposta

Olá Josi,

Se você está querendo engravidar, você e seu parceiro devem se submeter aos exames de pesquisa de infertilidade se já completou um ano de tentativa sem sucesso. O útero septado é uma falha congênita na formação do útero. É a mais freqüente e seu tratamento é através de cirurgia.Os úteros septados se relacionam em 15 a 25% com abortamentos de repetição e em 13 a 18% com trabalhos de parto prematuro. Após a ressecção, 80% das gestações podem ser levadas até o termo, ou seja, o bebê não é prematuro ao nascer. Existem casos de recidiva do septo e de sinéquias ou aderências que vieram do primeiro procedimento.

Um abraço

Cláudia Gazzo

MIOMAS

Prezada Claudia

Gostei muito da sua pagina, esclarecedora e muito rica. Bem tenho 34 anos e estou tentando engravidar a uma ano. Já realizei 2 miomectomias para retirada de miomas uma em 2000 e a outra em 2001.

Após a 2ª cirurgia usei o DIU Mirena por um ano fiquei muito bem. Estou bem com miomas controlados (ecocrafias transvaginal), pequenos e estou sem o DIU há quase 2 anos.Minha menstruação e regulada e sem dor ou cólicas.

Após realizar os exames de investigação de fertilidade (nesse mês), na histerossalpingografia apareceu 1 trompa obstruída,a outra normal: aparentemente fixa permitindo ampla passagem do contraste. Diz que a cavidade uterina encontra-se reformada, apresentando irregularidades de contorno e opacificação de saculações ao nível do istmo e do segmento proximal ao corpo. Isso é ruim? O medico diz que é esperado por causa das cirurgias e a principio não traria grandes riscos na gravidez.

Os ovários estão bem com dimensões normais. Portanto o medico aconselhou a tentarmos uma inseminação intra-uterina mês q vem, tomando o Clomid e o Choriomon 5000. Meu marido esta ok, fez os exames e nada acusou de errado.

Sabes me dizer se as minhas chances são boas? Será q tenho dificuldade de engravidar por cauda da trompa obstruída e dos miomas? Existe risco grande de aborto, por causa desses miomas intra-murais(q são pequenos)?

Ansiosa aguardo retorno em breve. Obrigada.

Mariana

Resposta

Olá Mariana,

Você tem 2 miomectomias, logo seu médico tem razão ao dizer que é 'normal' à histerossalpingografia aparecer uma cavidade irregular. O mais importante agora é que você está menstruando regularmente e sem dores o que facilita muito, pois é muito desagradável ter dores, não é mesmo?

Pode ser tentada a inseminação intra uterina nas pacientes com uma trompa se o espermograma do marido for suficientemente bom para isso ( o do seu marido, pelo visto, é muito bom). A chance de gravidez aos uma inseminação é de 25 a 30 %. Seus miomas estão controlados e, se pequenos, não irão causar grandes problemas.

Boa sorte
Cláudia Gazzo


GRAVIDEZ?

Boa Noite Dra. Cláudia,

Meu nome é Camilla, tenho 19 anos e uso Flutamida desde os 17 anos, atualmente estou fazendo tratamento para emagrecer com endocrinologista, então além da Flutamida ainda estou fazendo uso de Anfetaminas...Sem esquecer é claro, dos exercícios.

Há um tempo atrás comecei a namorar um menino e no momento eu não estava usando antioncepcional, ele era mais novo e eu não fiquei muito segura em relação ao preservativo, que foi o único método anticoncepcional utilizado.

Tive alguns enjôos, tonturas, minha menstruação veio no mesmo dia da relação, mas agora três semanas mais tarde voltei a ter um pequeno sangramento 'borrões', também tive algumas dores abdominais. Minha cidade é pequena e estou esperando para fazer todos os exames mês que vem na capital, mas enquanto não vou, gostaria muito de saber sua opinião. Primeiro: É possível que eu esteja grávida? Segundo: Devidos aos remédios, vou sofrer um aborto natural?

Atenciosamente,
Camilla

Resposta

Oi Camila,
Não sei quantas vezes você teve relação sexual com seu namorado "mais ou menos protegida" pelo que eu entendi. É importante realizar o exame de gravidez para termos a certeza de que você não está grávida. A flutamida e a anfetamina podem causar mal formação fetal. À disposição para outros esclarecimentos

Cláudia Gazzo

FATOR UTERINO

Olá Claudia,

Eu leio todas as suas colunas e acho as suas respostas e pesquisas muito sensatas. Parabéns pelo trabalho. Estou com um dúvida que gostaria da sua ajuda. Estou tentando engravidar há mais ou menos 01 ano.

Eu e o meu marido fizemos todos os exames possíveis (hormônio, histerossalpingografia, espermograma, etc). Tudo normal, a única ressalva foi que na histero apareceu que o meu útero é arqueado. Em abril fiquei grávida, mas infelizmente se tratava de uma gravidez ectópica.

Perdi a trompa direita em uma cirurgia de emergência. A médica que me trata há muito tempo disse que o útero arqueado não é um problema sério e que eu tenho chances de engravidar naturalmente pq. a trompa esquerda está boa. Eu fui em outra médica que fez o exame histeroscopia e verificou que o meu útero é muito arqueado, tão arqueado que o músculo chega até quase a metade da cavidade.

Essa médica disse que isso poderia ser uma das razões da gravidez tubária e que provavelmente seria muito difícil eu segurar uma nova gravidez. Quer dizer: engravidar, até engravido, mas talvez eu não segure a criança ou mesmo corra o risco de ter outra gravidez ectópica porque a passagem da trompa esquerda para o útero é pequena.

Ela indicou uma cirurgia para corrigir este problema e também uma videolaporoscopia que poderia ser feito junto. A minha dúvida é: esse defeito realmente pode provocar este tipo de situação? Aborto ou gravidez tubária ? Se eu fizer a cirurgia as minhas chances de uma gravidez normal aumentam consideravelmente ?

Eu preciso muito tirar essas dúvidas porque estou com muito medo de passar por outra cirurgia, faz menos de 03 meses que passei por isso tudo.

Agradeço a sua atenção,

Jasmin

Resposta

Olá Jasmin,

O útero arqueado é uma anormalidade de fusão no momento da formação do útero. Em geral, ele não é responsável por casos de infertilidade como um fator isolado, mas você tem apenas uma trompa, e já que está tentando engravidar há 1 ano já pode realizar toda a investigação necessária para você fique grávida.

O útero arqueado justifica abortamentos de repetição, pois em alguns casos, pode prejudicar a implantação do embrião, podendo justificar alguns casos de partos prematuros. Na maioria dos casos não é necessário correção cirúrgica desse defeito, e nos casos de gestação é recomendado o acompanhamento do tamanho do colo e a realização de cerclagem uterina , já que em 30% dos casos o útero arqueado está relacionado com a incompetência istmo cervical, ou seja, o colo do útero se dilata antes do tempo e ocorre o parto prematuro.

Boa sorte

Cláudia Gazzo

ABORTO

Olá, Claudia!

Tenho 34 anos e há 2 meses (dia 21/Junho) dei início a um aborto espontâneo, após um sangramento. Ao realizar um exame de ultra-sonografia transvaginal, o resultado foi apenas de gravidez anembrionária.

Devido as dores, fui internada para a realização de uma curetagem. Após a mesma, tive que ser submetida a uma nova cirurgia, uma laparotomia (corte abdminal) de urgência, devido a uma hemorragia importante, quando a trompa direita foi extraída, em razão de uma gravidez ectópica, que em nenhum resultado de ultra anterior havia sido diagnosticada. O meu médico me informou ainda que, pelo resultado das análises, as duas gravidezes teriam tempos diferentes.

Fui informada que outra gravidez só seria possível após mais de um ano.
Breve Cronologia:
Durante 2 anos (de Nov/00 até Nov/02) tomei injeções trimestrais da Depo Provera. As injeções me causaram amenorréia desde Fev/03 e só consegui menstruar em Julho/03 com a ajuda da Pílula Diane que tomei apenas por 2 meses (Junho e Julho), para tratar também ovários policísticos. De Julho em diante as menstruações vieram bastante irregulares. Não tomei mais pílulas.

A partir de Jan/04 os ciclos ficaram regulares, porém não conseguia engravidar. Em Maio tomei o CLOMID do 8º ao 12º dia do ciclo. Em Junho veio apenas uma borra, num único dia e uma semana após eu fiz o B-Hcg, que deu positivo. Então meu médico pediu para fazer uma ultra-sonografia transvaginal, para datação correta da idade gestacional, o qual realizei no dia 16/Jun.

Durante o exame não foi identificada a presença do saco gestacional regular dentro do útero, com o embrião. Fato este que me preocupou bastante. O médico que fez o exame também detectou que o meu útero estava muito vascularizado, apesar de não encontrar o saco gestacional.

Refiz o B-Hcg, que deu novamente positivo. Após 5 dias (dia 21/Jun) tive fortes dores lombares e um ssangramento. Realizei uma segunda ultra-sonografia transvaginal, cujo diagnóstico foi 'sem evidência de eco embrionário', por isso fui submetida no mesmo dia a curetagem, que foi seguida de uma laparotomia em caráter de emergência, acima detalhada, na qual foi descoberta a gravidez tubária.

Nunca fiz nenhum exame mais profundo, como a histerossalpingografia, antes de tomar o Clomid, sendo que agora só possuo a trompa esquerda, que aparentemente estaria normal. Será que mesmo assim terei dificuldades em engravidar? Quanto tempo devo esperar para uma próxima gravidez?

Poderia o Clomid ser responsável por uma 'superfecundação'? Haveria a necessidade de fazer a FIV tendo apenas uma trompa normal? Os exames de ultra-sonografia pós-operatórios não acusaram nenhuma anormalidade. Quais exames terei de fazer para saber se tenho algum risco de infertilidade.

Claudia, aguardo ansiosamente uma orientação sua.

Abraços,

Patricia

Resposta

Olá Patrícia,
Realmente seu depoimento poderá ajudar muitas outras mulheres! A gestação ectópica é a implantação do ovo fora da cavidade uterina e pode ocorrer nos casos de uso de DIU, tabagismo, anticoncepcional oral prévio e outros. Por ter apresentado uma ectópica anterior a chance de nova ocorrência pode ser de até 9 vezes.

O tratamento pode ser conservador, ou seja, não retirando a trompa comprometida, mas o mais importante deve ser salvar a vida da paciente. Como sua cirurgia foi de emergência, provavelmente, não foi possível preservar sua trompa. Após qualquer procedimento cirúrgico, nas pacientes que desejam gestação, devemos repetir a investigação.

Isso se torna ainda mais importante no seu caso, já que você foi submetida a 2 curetagens e fez uma cirurgia para retirada das trompas. Você terá que fazer histeroscopia, histerossalpingografia, perfil hormonal, ultrassonografia transvaginal e, dependendo desses resultados e do espermograma do seu marido poderá ser realizada inseminação artificial ou fertilização in vitro.

O Clomid é utilizado para estimular a ovulação. 70% das mulheres que o utilizam ovulam e 40% delas ficam grávidas. Acompanhamento ultrassonográfico deve ser utilizado quando se utiliza o Clomid. 6% das pacientes poderão apresentar gestação múltipla.
Um abraço

Cláudia Gazzo

TRH

Dra. Cláudia.

Gostaria de saber sobre TRH, e o uso de Valerianato de estradiol e levonorgestrel.Tenho 47 anos já tomei p0or um período pequeno POSTOVAL e agora vou usar CICLOMIPRAMYNA, pq estou co ressecamento vaginal e sono perturbado e diminuição de libido.Agradeço antecipadamente a atenção e aguardo ansiosamente sua resposta.

Um abraço

Gladys

Resposta:

Olá Gladys,

O elemento fisiopatológico fundamental do climatério é o declínio da função ovariana com conseqüente queda do hormônio estrogênio, ocasionando fogachos, depressão, secura vaginal e de mucosas, osteoporose, distúrbios do sono e diminuição de libido. Mais de 50% das mulheres entre 40 e 59 anos referem alguns dos sintomas acima e necessitam de reposição hormonal. O
valereato de estradiol é um tipo de estrogênio da família do estradiol, enquanto que o levonorgestel é um tipo de progesterona. Quando a mulher possui útero terá que usar na reposição hormonal tanto o estrogênio como também a progesterona (valereato e levonorgestel, por exemplo).

Um abraço,

MENOPAUSA PRECOCE

Oi Dra. Cláudia,

Meu nome é Adriana, tenho 29 anos e estou com um medo terrível... Meu problema é o seguinte: Desde que menstruei a primeira vez, que foi aos 13 anos mais ou menos, tive que procurar um ginecologista por 3 vezes por minha menstruação estar irregular. Nestas três vezes o ginecologista diagnosticou disfunção hormonal, passou anticoncepcional e tudo voltou ao normal.

Durante este período até a época atual engravidei duas vezes e as duas abortei. Tenho um histórico depressivo por causa desses abortos e tive que tomar remédio por causa da depressão. Mas enfim o problema e que este ano fui ao ginecologista porque minha menstruação se tornou irregular novamente e ele me mandou fazer uma série de exames que os outros não haviam pedido como FSH, LH e prolactina, com os seguintes resultados:

LH.68,36 mUi/ml
FSH.85,08 mUI/ml
Prolactina.5,1 ng/ml

Após estes resultados( e eu havia menstruado no mês anterior e anteriores) ele me mandou repetir o exame e os resultados foram:
LH. 59,30 U/L
FSH46,10 U/L
TSH0,57 micro UI/ml

E ainda um ultra-som com o seguinte resultado:
Útero centrado, regular, com miométrio homogêneo. Eco endometrial fino e central. Ovários com volumes normais o direito apresentando pequeno cisto com debris medindo 13x12x12 mm. Provável corpo luteo pós ovular. Volume uterino aproximado:43,8cm3
Espessura do endométrio:2mm
Volume ovariano aproximado:6cm3(ovario direito)
Volume ovariano aproximado:4cm3(ovário esquerdo

Após todos estes resultados ele me perguntou se eu queria engravidar, ou seja ter filhos atualmente e que provavelmente teria ovários policisticos e que seria difícil engravidar. Com relação aos hormônios ele disse ser impossível estar com menopausa precoce porque eu estava menstruando apesar de ela ter falhado alguns meses.

Minha ultima menstruação foi dia 13 de maio de 2004 e depois deste dia não menstruei até hoje, apesar de ter tido uma espécie de borra durante três dias a partir do dia 8 de julho. No dia 15 deste mesmo mês tive relações sexuais ( não estou ativa sexualmente atualmente, foi esporádico) e comecei a sentir dores e inchaço nos seios, dores nas costas( que alias estão até hoje) e dores de cabeça. Resolvi então procurar um outro ginecologista para fazer um exame de gravidez. Ele me pediu uma ultra sonografia que tem os seguintes resultados: Útero em AVF, contornos regulares, parenquima homogêneo, ecorrefrigência miometrial e endocervical normais. Endométrio central e regular medindo 4,5mm.

Medidas uterinas:
Comprimento:5,3cm
Diametro latero-lateral:3,6cm
Diâmetro antero-posterior:3,3cm
Volume uterino:33,0cm3

Anexos uterinos:
Ovários visualizados bilaterlamente, ambos em posições anatômicas, mostrando parênquima de tamanho normal. Ausência de massas pélvicas. Fundo de saco posterior livre. E após ver o resultado e os exames de hormônios que havia feito antes(ele me pediu) me disse que provavelmente eu estava sofrendo de menopausa precoce ou uma disfunção hormonal devido à minha depressão (ocorreu há 5 anos atrás, agora estou bem).

Para descartar a gravidez, me pediu um BetaHCG que deu resultado:

Menor que 1,00mUI/ml( ausência de gravidez).
Agora sinceramente, e desesperadamente eu não sei o que pensar, será que pode me ajudar, após todos estes dados que lhe dei, o que acha? Gostaria de uma terceira opinião porque sinceramente não sei o que pensar, e devido aos abortos anteriores o meu maior sonho é ser mãe. Desculpe o tamanho do e-mail e desde já agradeço.

Adriana

Resposta:

Oi Adriana,

Aos 13 anos você apresentou sua primeira menstruação, sendo comum a irregularidade nas menstruações posteriores pela imaturidade hormonal. Os exames hormonais que você mostrou sugerem menopausa precoce. A menopausa precoce é a ausência de menstruação antes dos 40 anos e atinge 1% das mulheres. Ela pode estar associada com patologias da tireóide, doenças auto-imunes, danos por radioterapia ou quimioterapia, doença genética ligado ao cromosoma X e presença de história familiar. Procure se informar sobre casos semelhantes na sua família e se você está apresentando sintomas de menopausa, como fogachos, secura vaginal, insônia e outros.

Nos casos de menopausa precoce o FSH é >40, como no seu caso. Se você deseja engravidar procure um especialista em Reprodução Humana ou a Santa Casa de São Paulo e o Pérola Bygton, pois o tratamento consiste na utilização de óvulo de doadora mais comumente.
Boa sorte!!! Felicidades.

Cláudia Gazzo e Priscilla Andrade

MALFORMAÇÃO

Boa Tarde!

Por favor tenho uma irmã com o útero dividido sem o colo e ela também nasceu sem a vagina. Os hormônios dela são normais. Será que ela tem possibilidades de ser mãe?? No aguardo

Resposta

Olá

Preciso de mais detalhes sobre o caso da sua irmã para saber qual o tipo de malformação, provavelmente de origem mulleriana, que ela possui. Ela menstrua regularmente? Quais exames realizou para ter esse diagnóstico?

Está com dificuldade para engravidar? Fez exames para ver como anda a fertilidade dela e do marido?

Um abraço

Cláudia Gazzo e Priscilla Andrade

HIPERTENSÃO

Bom Dia Dra. Claudia,

No ano passado fiquei grávida e minha pressão começou a subir no 5. mês e meu médico me deu remédios e também fui acompanhada por cardiologista no final do 6. mês e quando estava de 31 semanas tive que fazer a cesárea pois não conseguiram controlar minha pressão. Minha linda filha nasceu no dia 25/10/03 e partiu no dia seguinte. Continuo tomando remédios para a pressão, e eles acham que fiquei hipertensa. Tenho 40 anos e gostaria de saber sua opinião sobre uma próxima gravidez. O que a sra. acha....

Obrigada e um bom dia!!!

Marlene

Resposta:

Querida Marlene,

Existe a chance de novos episódios hipertensivos em uma próxima gestação, algumas vezes esses podem ser piores que os que ocorreram na primeira vez. O mais importante agora é que sua pressão seja controlada e que você faça um exame de fundo de olho para ver como estão suas artérias e, também fazer uma avaliação dos seus rins que podem ser afetados pela pressão alta.

Saúde e felicidades

Cáudia Gazzo e Priscilla Andrade

SACO GESTACIONAL

Cara Dra Cláudia

Tenho uma dúvida que está tirando meu sono. Minha ultima menstruação ocorreu dia 06 de julho e no dia 06 de agosto fiz um beta hcg quantitativo que apresentou 36,40 mUI/ml. A médica considerou muito baixo e pediu outro junto com uma ultrassonografia transvaginal.

No dia 12 de agosto fiz ambos. O beta acusou 1107 mUI/ml, cujo método utilizado pelo laboratório foi o 'micro-particula enzimaimonuensaio (MEIA) - Automatizado (AXSYM-ABBOTT). Contudo, a transvaginal não visualisou o saco gestacional, o médico me disse que não visualizou embrião, mas também não confirmou presença de gravidez fora do útero nem aborto. Disse que caso minha menstruação não desça, devo voltar lá em uma semana para repetir o exame. Pergunto: É possível o saco gestacional não ter aparecido ainda? Será que me precipitei em fazer a transvaginal? É possível ter o hormônio hcg neste nível mas não ser gravidez? Andei lendo sobre gravidez ectópica e fiquei muito assustada. Pelas minhas contas, amanha dia 13 de agosto, completo 5 semanas. Conto desde o primeiro dia da ultima menstruação.

Parabens pelo espaço!

Gostaria muito que respondesse. Estou apavorada!! Abraço Anete.

Resposta

Cara Anete,

O saco gestacional é visualizado pelo US transvaginal 2 semanas após a implantação e com BHCG de aproximadamente 1000 um/ml. Com 5 semanas já podemos visualizar os batimentos cardíacos do embrião. O BHCG pode dar positivo em gestações ectópicas, tópicas e lupus. Repita
o exame como foi orientado e me mantenha informada sobre seu caso, certo?

Boa sorte!!!!

Cláudia Gazzo e Priscilla Andrade

ANTICONCEPCIONAL INJETÁVEL

Olá Dra. Claúdia! Tenho 25 anos, durante 7 anos tomei o ant iconcepcional Perlutan, no último mês de julho de 2004 não tomei. Minha última menstruação foi no dia 10 de julho, além do atraso tenho sentido enjôos, dor de cabeça, seios doloridos, sono durante o dia, ainda não fiz o teste, será que tenho a possibilidade de estar grávida? Por ter tomado durante tantos anos a Perlutan não pode ter me afetado de alguma forma trazendo assim o atraso menstrual? Grata

Resposta

O Perlutan é um anticoncepcional injetável que pode provocar sensação de 'menopausa' nas mulheres que o utilizam por longos períodos como, por exemplo, calores, náuseas, insônia, fadiga e outros. Os sintomas que está sentindo pode ser de gravidez. Faça o teste e considere a possibilidade de troca do seu anticoncepcional.

Um abraço
Cláudia Gazzo e Priscilla Andrade

FOLICULOS

Olá, gostaria de tirar algumas dúvidas:

OVÁRIOS APRESENTANDO FOLICULO MEDINDO O MAIOR 12mm, pois bem, gostaria de saber se e necessário o uso de medicamentos ou desaparece sozinho. Desde ja agradeço e no aguardo de uma resposta.

Eliane

Resposta:

Cara Eliane,

Os folículos ovarianos são achados normais em pacientes na idade reprodutiva, aparecendo no período da ovulação. Eles desaparecem sozinhos graças à oscilação hormonal mensal das mulheres e também podem ser controlados com o uso de pílulas, já que com elas você não irá ovular.

Cláudia Gazzo e Priscilla Andrade

ANTICONCEPCIONAL

Oi,

Tenho um cisto grande no ovário esquerdo e minha ginecologista indicou Diane 35. Este tratamento está correto? Ou o Diane só é indicado para micro cistos?

Abracos,

Resposta

O tratamento está correto já que o Diane 35 é um anticoncepcional que controlará seu cisto por bloquear sua ovulação. Nos dias de hoje é considerada uma pílula de doses elevadas, contendo mais hormônios que as de baixa dosagem.

Cláudia Gazzo e Priscilla Andrade

GRAVIDEZ APÓS ABORTO

Boa tarde,

Fiquei muito interessada na sua coluna, é muito interessante, tenho 32 anos e no dia fevereiro de 2004 eu e meu marido tivemos a notícia de que estávamos grávidos, tudo correu bem até o dia 13 de abril de 2004, quando tive a notícia de q teria um aborto retido, imediatamente fui fazer uma curetagem com meu médico, dois dias depois tive forte dores e febre alta, voltei ao hospital com meu marido que é pediatra, para nossa surpresa o feto ainda estava lá, e novamente tive que fazer a curetagem, ou seja 2 procedimentos em menos de 3 dias. Hoje me sinto fisicamente muito bem, mas tenho algumas dúvidas quanto ao tempo que tenho que esperar para engravidar novamente com segurança, já que foram duas curetagens e tenho muito medo. gostaria de uma orientação, atualmente uso o Evra como anticoncepcional quando devo parar de usá-lo.

Obrigada.

Luciane S. Guedes

Resposta

Cara Luciane,

O organismo deve se 'recuperar' após um abortamento. Mesmo se sentindo bem você deve aguardar de 3 a 6 meses para uma nova tentativa. O Evra é um anticoncepcional de baixa dosagem e você pode suspender seu uso assim que quiser engravidar novamente, ou seja, suspendendo seu uso você já terá chances reais de gravidez.

Um abraço

Cláudia Gazzo e Priscilla Andrade

ABORTOS SEGUIDOS

Dra. , a primeira gestação foi normal,o bebê nasceu de 37 semanas, mas ele tinha uma síndrome, trissomia do crom. 18, faleceu com 3 meses de vida, era um menino. A segunda gravidez, terminou em um aborto espontâneo com 9 semanas.A terceira gravidez também corria tudo bem, mas quando estava com 19 semanas fui fazer uma ultrassonografia e foi constatado um oligohidrâmnio severo.A gravidez chegou a 26 semanas e foi interrompida por cesárea por sepse. Foram feitos vários exames,mas não foi encontrado nenhum problema, todos os exames estão normais, os profissionais que têm me acompanhado, falam que o que tem acontecido, é uma coisa do acaso, mas eu e meu esposo, não nos conformamos, as perdas foram muito dolorosas, e não nos sentimos seguros para tentarmos novamente. O primeiro bebê tem uma causa genética, mas e os outros???

Estou com 29 anos, e tive o primeiro bebê com 27 anos, passamos por um geneticista, fizemos um cariótipo e está OK. Moro em BH, e peço por favor uma orientação, estou em terapia psicológica para tentar entender os acontecimentos. Conto com sua ajuda e agradeço muito sua atenção. Um grande abraço. Patrícia e Clésio.

Resposta

Olá,
Gostaria de saber se foi realizado estudo genético das suas outras gestações. Existem casos semelhantes na sua família ou na família do seu marido? Sugiro que vocês façam um acompanhamento com um geneticista. Você teve apenas um aborto com 9 semanas, não caracterizando aborto de repetição. Quais exames você realizou? E seu marido? Gostaria de mais detalhes, pois na sua 3 gestação houve um oligoâmnio severo. Por que? Foi constatada alguma mal formação? Quantos anos tem seu marido? Procure um especialista em Reprodução Humana para maiores esclarecimentos após avaliação com geneticista. Um abraço

Cláudia Gazzo e Priscilla Andrade

ÚTERO ARQUEADO

Primeiro gostaria de dizer que admiro muito o seu trabalho. Sei que muita gente diz isso para você, mas uma a mais não vai fazer mal, né? Fazer o bem para o próximo é uma das maiores virtudes de um ser humano, se não for a maior. Bem, vou ser direta: Tenho 30 anos (sem filhos), faz 01 ano que estou tentando engravidar, eu e o meu marido fizemos todos os exames possíveis (hormônios, histero, espermograma). Graças a Deus, tudo OK. Apenas na histero deu que o meu útero é arqueado. Conversei com a minha médica e ela disse que isso não é propriamente um problema, apenas uma variação do útero. Em maio tive um gravidez tubária e perdi a trompa direita. A minha médica que me acompanha há muito tempo disse para repetir a histero para verificar a outra trompa mesmo tendo o resultado anterior OK.

Fui atrás de outra médica que pediu sim um exame, mas foi a histeroscopia. Segundo ela o meu útero realmente é arqueado, mais não é pouco e sim muito arqueado, tanto que o músculo chega quase na metade da cavidade. Bem, diagnóstico dessa médica: a gravidez ectópica pode ter ocorrido devido a pouca abertura da trompa para o útero e o ideal seria uma operação para corrigir este problema. Ela disse que engravidar não é o meu problema, o problema é segurar a criança. Ela disse que tenho 90% de chances de abortar novamente.

Eu irei procurar uma terceira opinião. Provavelmente farei a ressonância, mas se realmente for confirmado essa variação no meu útero, eu não saberei o que fazer.

Acabei de passar por uma cirurgia aberta e estou com medo de entrar logo em outra.

São tantas perguntas: será que a gravidez tubária pode realmente ter acontecido por este motivo ou foi puro azar como disse a primeira médica?

Se eu optasse pela cirurgia, será que seria a solução? Estou te pedindo ajuda, pq. os seus contatos médicos são especialistas nessa área e se for possível passar este correio para eles ficarei muito grata.

Um grande abraço.

Jasmin

Resposta

Olá Jasmin,
Se faz um ano que está tentando engravidar sem sucesso é prudente a pesquisa de infertilidade para o casal como foi realizada no seu caso. O útero arqueado não prejudica a gestação e não é necessária sua correção cirúrgica. Por outro lado, o útero septado deve ser corrigido cirurgicamente, pois ocorre maior chance de abortamentos e trabalho de parto prematuro em pacientes com esse tipo de malformação. A gestação ectópica pode ocorrer novamente numa próxima gestação. A cirurgia deve ser indicada nos casos de útero septado. Veja melhor com o médico que te acompanha qual é o tipo de malformação uterina que apresenta: septado ou arqueado? Se for arqueado, geralmente, não é necessária cirurgia.

Boa sorte

INVESTIGAÇÃO

Boa tarde Drª Cláudia, primeiramente gostaria de agradece-la pela atenção dada ao meu caso. Bom, meu nome é Danielle tenho 28 e meu marido 30 anos, há 11 meses parei de tomar pílula, mas até agora nada de engravidar, fui ao médico, e fiz vários exames onde deram tudo normal, pedi então q meu marido fosse procurar um medico, assim feito o médico lhe pediu para colher 2 amostras de espermograma.

Para minha surpresa o resultado de ambos foram abaixo do normal.A minha dúvida é: quais as chances que temos de ter um bebê com esse resultado? esse resultado significado algo mais serio? lembrando que eu só consegui retorno no medico dele para o meio de outubro, então se pudesse me ajudar ficaria muito grata.um grande abraço e que Deus abençoe a todos.

obs.: mando o resultado parcial do exame para ser analisado. desde já sou grata.

1amos 2amost
espermat 9,0 19,0 milhoes
esperm ejacul 36,0 47,5
motilidade 14 24
morfologia % 16 18
TFSC 1,0 1,8 milhoes
SMI 38 60
vitalidade% 50 55
aglutinaçao ausente present 25%

Resposta

Olá Danielle,

Se todos os outros exames do casal são normais devemos pensar no fator masculino mostrado pelos espermogramas. Seu marido já teve alguma doença de infância como caxumba, por exemplo? Já teve que fazer tratamento prolongado com corticóides, fez quimioterapia ou radioterapia? Tem varizes na bolsa escrotal? Para respondermos estas perguntas ele deverá ser avaliado por um Urologista para entendermos o motivo das alterações do espermograma.

Sugiro um novo espermograma com capacitação espermática, pois dependendo desse resultado poderemos optar pela inseminação intra uterina ou pele fertilização in vitro.

Boa sorte

Cláudia Gazzo e Priscilla Andrade


GRAVIDEZ

Olá Cláudia, tudo bem? Por favor, estou com uma dúvida me torturando e gostaria que você me auxiliasse.

Meu nome é Rodrigo. Minha namorada tomava pílulas anticoncepcional até um mês atrás (diminut). Ela tomava há bastante tempo, mais de 2 anos, quase sem interrupção. Ocorre que em meados de agosto ela parou de tomar e tivemos relação sexual em setembro, mas no mesmo dia a menstruação dela chegou, no final do dia. Acreditamos não ter problema, pois se estava no dia dela menstruar ela não estaria fértil, então ela não tomou a pílula do dia seguinte. Acontece que agora ela está a poucos dias de completar o ciclo e disse não estar sentindo os sintomas que normalmente sente quando está chegando a TPM dela.

Será que corre risco de ela estar grávida? Por favor, tire-me esta dúvida.

Abraços, Rodrigo.

Resposta

Rodrigo, não há outra forma senão esperar a data da menstruação e, não vindo, fazer um teste de gravidez, de preferência, o Beta HCG.

Abraços

Cláudia Collucci

CHANCES DE TER FILHOS

Boa Tarde,

Tenho 29 anos e desde os 11 anos a minha menstruação e irregular, a uns 7 anos fiz exames e descobri que eu tinha um nível de prolactina muito alto. E apresentei adenoma no celebro. Comecei a tomar Parlodeu, mas não adapitei-me com o remédio. Há 2 anos conheci o Dostinex, antes de começar a tomar o remédio o nível de prolactina estava 680 o meu útero tinha somente 11cm e os médicos disse que nunca eu iria engravidar, e depois de 3 meses tomando o nível foi para 0,5 e o adenoma sumiu e meu útero foi para 41 cm, os médicos disse que eu estava pronta pra ter filhos. Mas, eu não poderia tentar nesse período. Agora eu quero ter filhos e procurei a minha medica. Fiz a utraintra-vaginal e deu que meu útero não tem tamanho normal esta com 25cm. Faz 4 meses que não tomo o Dostinex e a minha médica pediu que continue tomar e me passou para um especialista em fertilidade. Ainda não consegui ser atendida, gostaria de saber se tenho chances de poder ter filhos.

Abraços

Resposta

Olá, fica difícil para qualquer médico emitir opinião sobre o teu caso sem avaliação dos teus exames. Além do tamanho do útero, é preciso de outras investigações tuas (trompas, ovários e endométrio) e do teu parceiro (espermograma). O ideal é você procurar um especialista em infertilidade.

Abraços

Cláudia Collucci

CLOMID

Boa tarde, eu estava procurando saber mais a respeito do clomid. Vi o espaço do leitor. Eu gostaria de fazer umas perguntas. Se você me responder, eu ficaria muito grata por que não sei onde perguntar e tenho vergonha de perguntar isso ao meu médico.

Boa tarde, hoje comecei a tomar Clomid devido micropolicistos. Gostaria muito de engravidar. Gostaria de saber se é possível engravidar aproveitando que estou tomando Clomid. Se for possível, quais os procedimentos? Tem uma posição especifica que ajuda? Um dia correto, após o inicio da medicação? Aguardo ansiosamente.

Cyntia

Resposta

Olá, imagino que o Clomid tenha sido indicado pelo seu médico e, sendo assim, ele deve ter ter passado as orientações (elas variam de caso para caso, depende da idade da mulher e do comportamento hormonal).

Cientificamente, não há nada que comprove que ajuda com diferentes posições sexuais. O importante é você e o seu parceiro, depois de um ano de tentativas de gravidez frustradas, façam uma investigação correta, com todos os exames necessários para tentar identificar o que está provocando essa demora.

Abraços
Cláudia Collucci

ARTIGO DRA LILIAN

Oi Claudia, gostaria de dividir com as leitoras de sua coluna minha vivência. Depois de uma endometriose tratada, fiz duas ICSI sem resultado algum. Estava à beira do desespero e apesar de já me tratar com Homeopatia, Acupuntura e Medicina chinesa estava tão desanimada com tudo que não ia mais fazer meu tratamento (será que alguém já sentiu esse desânimo?!?). Depois de algum tempo consegui pôr minha cabeça no lugar, decidi que talvez fosse o momento de pensar em adoção e deixar todo o sofrimento no passado. Voltei a fazer meu tratamento pois estava cansada e estressada com o trabalho (sou médica homeopata) e que surpresa que depois de 3 meses engravidei espontaneamente. É uma menina perfeita e já estou com 21 semanas de gestação.

Quando meu marido me dizia que não devia para com a acupuntura e com a homeopatia, eu pensava que se um tratamento tão avançado quanto a ICSI não tinha dado certo, como a acupuntura daria?

Queria assinar em baixo do artigo da Dra. Lílian e dizer as outras mulheres com a mesma dificuldade que eu, que tudo isso é realmente verdadeiro, que infelizmente nós mesmas, com nosso desespero e ansiedade, podemos atrapalhar o maior sonhos de nossas vidas. Acupuntura, Medicina chinesa e Homeopatia para todas vocês (além de muita oração e esperança, é claro) !!!!

Boa sorte do fundo do coração.

Andrea
Santos - SP

Resposta

Andrea, obrigada pelo seu depoimento. Sem dúvida, ele é muito importante
para todas nós.

Abraços

Cláudia Collucci

GINECOSIDE

Boa tarde Claudia

Gostaria de esclarecer a respeito do Ginecoside, tenho ovários micropolicistico e o meu marido e azoospermico, e estou em tratamento no hospital Perola Byngton, dia 06/10 tenho consulta com a dra. e ela solicitou o exame histerossalpingografia.

Como minha menstruação não é nada regulada, (ultima 08/08) tomei por conta própria o remédio ginecoside (tomei dia 16/09), mas antes fiz o Beta HCG que deu negativo e até agora não desceu e já se passaram 06 dias.....

Para fazer o exame (histero) preciso estar no 8º dia do ciclo, então estou com duas dúvidas:

1- posso induzir a menstruação para fazer esse exame??
2- qual seria o motivo de após ter tomado ginecoside a menstruação não
descer??

Peço a gentileza de responder com a máxima urgência. Muito obrigada, e agradeço o seu trabalho de ajudar nós mulheres, com tantas dúvidas.

Vanessa

Resposta

Vanessa, não acho uma boa idéia induzir a menstruação sem o conhecimento do teu médico. Se ela não desceu com ginecoside, sugiro que você ligue para o médico e aguarde instruções. Certamente você está um distúrbio hormonal e isso precisa ser investigado.

Abraços

Cláudia Collucci

LIVROS

Bom dia!

Gostaria de saber onde posso encontrar seu livro. Já tentei em varias livrarias no centro do Rio de Janeiro, sem sucesso. Não gostaria de comprá-lo em loja virtual pela demora. Tenho urgência em obter seu livro. Moro na Zona Sul, em Laranjeiras. Fico aguardando seu retorno com ansiedade.

Obrigada!

Angela

Resposta

Oi Angela, sugiro que você entre em contato com o serviço de atendimento ao consumidor da editora Atheneu e pergunte a eles onde o livro está disponível no Rio. O tel. é 0800-267753 (funcionamento durante os dias úteis no horário comercial).

Abraços,

Cláudia Collucci

GRAVIDEZ

Queria saber se estou gravida. Tomei neovular durante 05 anos e meio e agora mudei para diane 35, o problema é que depois da que veio a ultima menstruação para mim a um mês atras parei de tomar o remédio e tive relação com meu namorado umas 05 vezes,e uma foi no meu período fértil, teria que vir dia 14 de setembro, fiz o exame da farmácia e deu negativo, mais só esta atrasado um dia.

Resposta

Para tirar a dúvida, faça um Beta-HCG que, mesmo um dia de atraso, já dá 100% de certeza.
Abraços,
Cláudia Collucci

MIOMAS

Olá Claúdia!

Meu nome é Suzana, tenho 25 anos e há 11 meses não menstruo. Quando estava com 6 meses sem menstruar, fui numa ginecologista que me passou Primolut e ao terminar de tomá-lo eu menstruei somente naquele mês mas não voltei a menstruar mais. Fiz o preventivo e deu tudo Ok mas na ultrasonagrafia transvaginal deu que tenho mioma de 1cm. Irei levar o exame para a médica ainda esta semana mas gostaria de me adiantar em relação ao que ela poderá falar: Este mioma é a causa de eu não menstruar? Qual será o tratamento mais adequado para que eu volte a menstruar e possa ter filhos pois o meu maior medo é de não ter filhos já que, se não menstruo logo não estou ovulando. Certo? O médico me disse que o mioma estava próximo do endométrio. Existe remédios para diminuir este mioma e eu voltar a menstruar? Terei problemas para engravidar no futuro?

Obrigada,
Suzana.

Resposta

Oi,
Fica difícil qualquer opinião médica sem avaliação dos teus exames e sem conhecimento mais detalhado do teu histórico clínico. Por isso, a sua médica é a pessoa mais indicada para responder a essas questões. Para cada tipo de mioma há uma abordagem diferente.

Abraços
Cláudia Collucci


TERAPIA ALTERNATIVA

Boa tarde Claudia!

Assim como muitos casais, estamos na batalha para engravidar a exatos 2 anos. No início, achávamos que era muito pouco tempo, que nossa hora chegaria, mas começou a demorar , então, minha médica prescreveu um espermograma para meu marido e me prescreveu um controle de ovulação e alguns exames de sangue. Todos com resultado ok. Após, tomei comprimidos de serofene e injeção de profase durante 3 ciclos ... e nada ... agora ela me deu um exame de rx do útero... na realidade minha ansiedade está atrapalhando ... não fico aparentemente nervosa , ou falando demais sobre o assunto, mas acabo descontando em comer besteiras , o que me levou a engordar e meu marido tb. Sei que isto não nos ajuda, bem pelo contrário . O que mais podemos fazer?

Agradeço desde já,

Adriane

Resposta

Adriane, muitos casais têm se utilizado de terapias alternativas para controlar a ansiedade nesta fase. A acupuntura tem se mostrado uma ótima aliada.

Abraços
Cláudia Collucci

CISTO NA BOLSA ESCROTAL

Fui ao urologista e ele me examinou e pediu uma ultra-sonografia dos testículos. E verificou que eu tenho um cisto no cordão espermático, um urologista recomendou fazer punção e o outro cirurgia, alegando que se eu fizer punção o cisto ira voltar. O que devo fazer?

Resposta

Olá, é difícil para os colaboradores da coluna opinar sem ver os seus exames e sem avaliação física. Sugiro que você consulte um terceiro urologista e desempate as opinião. Esse tipo de situação_divergências de opiniões médicas_ está cada vez mais freqüente.

Abraços,

Cláudia Collucci

INDUTORES

Olá Cláudia,

Acompanho a sua coluna há alguns meses e gostaria de saber se você conhece alguém que engravidou tomando Clomid. Estou no segundo mês do tratamento e queria saber de alguma possibilidade de sucesso, uma vez que quase todos os depoimentos que leio, são de mulheres que passaram por esse tratamento e depois partiram para outro devido à falta de sucesso com o Clomid.

Obrigada,

D.C. Nascimento

Resposta

Daniele, sugiro que você entre no fórum e pergunte às leitoras. Geralmente, quando engravidam, as mulheres não dão um retorno. Ou quando dão não dizem o qual o tratamento que possibilitou a gravidez. Sabe-se que os indutores aumentam as chances, mas só devem se usados durante três meses. Não acontecendo, os médicos partem para outros tipos de tratamentos.

Abraços,

Cláudia Collucci

DOR E FALTA DE PRAZER

Oi, tenho 35 anos tive um bebe em janeiro e me deu mioma. Tomei a injeção deprovera para não menstruar mas mesmo assim estou menstruando quase o mês inteiro e tenho dor na barriga existe algum remédio para tomar. Também são quero dormir e não quero mais ter relação com meu marido. Só sinto dor e não prazer.

Resposta

Eliana, sugiro que você procure um ginecologista para uma avaliação mais pormenorizada do que esteja acontecendo. Algumas mulheres demoram alguns meses para parar de menstruar totalmente e existem alternativas que o médico pode sugerir a você.

Abraços e boa sorte

Cláudia Collucci
Cláudia Collucci, repórter da Folha de S. Paulo, é mestre em História da Ciência pela PUC-SP e autora dos livros "Por que a gravidez não vem?", da editora Atheneu, e "Quero ser Mãe", da editora Palavra Mágica. Escreve quinzenalmente na Folha Online.

E-mail: claudiacollucci@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca