Colunas

Quero Ser Mãe

19/04/2005

Coluna passa a ser blog do UOL

CLÁUDIA COLLUCCI
colunista da Folha Online

Depois de quatro anos nesse espaço, minha coluna "Quero ser mãe" passa ser um blog do UOL a partir de amanhã, dia 20. Gostaria de aproveitar o momento para agradecer toda a equipe da Folha Online pela colaboração e pela oportunidade de criação desse cantinho que tanto tem contribuído para a história da reprodução assistida no país.

Foi um espaço pioneiro, o primeiro em que as internautas puderam trocar experiências, dividir suas angústias. Tanto que em pouco tempo o grupo de discussão dentro da coluna deu origem ao fórum de discussão sobre infertilidade do UOL.

Outros frutos vieram: as dúvidas mais freqüentes deram origem ao meu segundo livro "Por que a gravidez não vem?", publicado em 2003. Fora isso, vários são os congressos e palestras em que participo para falar sobre a experiência da coluna.

Foi aqui, por exemplo, que há três anos iniciamos um abaixo-assinado on line, coordenado pela minha querida amiga Odete, pedindo mais serviços de reprodução assistida pelo SUS. O abaixo-assinado foi entregue nas mãos do ministro Humberto Costa e, neste ano, tivemos a grata resposta da nossa reivindicação: a reprodução assistida foi incluída na nova política de direitos reprodutivos do SUS e, em pelo menos uma região do país, haverá um centro de reprodução atendendo gratuitamente.

Fora as conquistas "materiais", há aquelas da alma. Não foram poucas as vezes que me desabei em lágrimas com os emocionantes relatos de leitoras e com a confiança que cada uma de vocês sempre depositou em mim. Vários médicos já me relataram, impressionados, que as pacientes confiavam mais em mim do que neles próprios. Ao mesmo tempo isso deixa lisonjeada, mas também preocupada. Não são poucas as leitoras que me vêem como médica e mandam mensagens nesse sentido.

Por vários anos, tentei servir de intermediária entre os médicos e os internautas. Mas essa se transfornou em uma tarefa insana, especialmente em se tratando de um trabalho sempre feito de forma voluntária, nas minhas raras horas de folga. Resultado: tenho hoje mais de 700 mensagens na minha caixa de entrada que ainda não consegui responder.

Agora, minha idéia é que toda dúvida médica seja encaminhada e respondida diretamente por um médico. Oito especialistas já toparam continuar colaborando com o blog.

Enfim, para mim, essa coluna sempre vai representar um grande aprendizado. Aprendo a cada dia com vocês a ter mais paciência, mais fé, a respeitar os limites que a vida nos impõe e a acreditar que, juntas, somos muito mais fortes. E vou parando por aqui porque senão já começo a chorar e esse não é um momento de despedidas. Ao contrário, é de renovação e precisa ser comemorado com muita alegria.

Por isso, quero convidar a todas (os) para me encontrar a partir de amanhã, dia 20 de abril, pertinho daqui, no seguinte endereço:
http://claudiacollucci.blog.uol.com.br/

Meu e-mail também mudou: agora é:
claudiacollucci@uol.com.br

bjos a todas
Cláudia Collucci, repórter da Folha de S. Paulo, é mestre em História da Ciência pela PUC-SP e autora dos livros "Por que a gravidez não vem?", da editora Atheneu, e "Quero ser Mãe", da editora Palavra Mágica. Escreve quinzenalmente na Folha Online.

E-mail: claudiacollucci@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca