Colunas

Regra 10

22/06/2007

Ronaldinho e o Olho do Tigre

EDUARDO VIEIRA DA COSTA
Editor de Esporte da Folha Online

Em "Rocky 3 - O Desafio Supremo", Rocky Balboa já atingiu o sucesso, ganhou muito dinheiro, títulos mundiais e tudo mais. Por isso mesmo, está desmotivado. Faz treinos mais por obrigação do que qualquer outra coisa, sempre na presença de fãs. Ganha muito com marketing e perde o prazer de lutar. Acaba derrotado por Clubber Lang.

A coisa só muda de figura após a morte de Mickey, seu treinador. Rocky passa a ser treinado por Apollo, o Doutrinador, que o faz recomeçar toda a carreira, desde lá de baixo. Segundo Apollo, Rocky perdeu o "Olho do Tigre" (Eye of the Tiger) e precisa recuperá-lo.

A situação vivida pelo personagem do cinema pode facilmente ser comparada à de Ronaldinho atualmente no futebol. Mais laureado, mais rico e mais incensado até do que Rocky Balboa, Ronaldinho parece também estar mais desmotivado do que o lutador. A desmotivação culminou no pedido de dispensa da seleção brasileira.

Oito anos atrás, Ronaldinho aparecia de vez para o mundo na Copa América do Paraguai-1999, mesma competição desprezada agora pelo craque do Barcelona.

No dia 30 de julho daquele ano, ele fez seu primeiro jogo oficial com a camisa amarela, na estréia do Brasil no torneio continental --vitória por 7 a 0 sobre a Venezuela. O então gremista entrou no segundo tempo, no lugar do palmeirense Alex. Logo em seu primeiro lance, aos 30min, deu um chapéu em Rey e bateu firme, na saída do goleiro, marcando um belíssimo gol.

Ronaldinho, ainda de cabelos curtos, festejou com uma vontade de dar gosto, dando pulos e socos no ar. Aquilo era o "Olho do Tigre" que hoje está faltando.

Está certo que na seleção Ronaldinho nunca teve o mesmo desempenho que teve pelo Barcelona. Tanto que esse primeiro gol talvez seja o mais emblemático de seus 31 feitos pelo Brasil, já que em Copas do Mundo ele tem apenas um, contra a Inglaterra, em 2002, meio sem querer.

Mas nesta última temporada ele não foi bem nem em seu clube. Foi criticado pela torcida e pela imprensa da Espanha e foi até acusado de estar gordo.

A Copa América da Venezuela poderia servir como redenção para o meia-atacante. Poderia consagrá-lo de fato na seleção, como ator principal e não como coadjuvante. No entanto Ronaldinho alegou cansaço. Para ele, é o desgaste que está prejudicando seu rendimento.

Espero realmente que isso ajude. Todo brasileiro quer ver Ronaldinho brilhando, principalmente na seleção. Mas acho mesmo que o jogador deveria assistir a Rocky 3. Ele ia ver que para o Rocky Balboa esse lance meio brega do "Olho do Tigre" inventado pelo Apollo deu certo. Que o diga Clubber Lang.

*

Musiquinha cantada para Afonso Alves pelos torcedores Heerenveen, com base em "You are my sunshine". Clique aqui para ver vídeo no Youtube.

You are my Alves
Afonso Alves
You make me happy
When skies are gray
Cause when it's boring
You just keep scoring
Oh please don't take
My Alves away

*

O técnico português José Mourinho, por sua vez, ganha "homenagens" menos carinhosas, mas não menos criativas. Quando se levanta do banco, a torcida rival canta "Sit down, Mourinho" (Sente-se, Mourinho), em ritmo de "La donna mobile". Veja o vídeo .

*

Pérola indicada pelo repórter da Folha Online Rafael Reis. Renato Gaúcho no Dia dos Namorados de 1985. Veja aqui .

Eduardo Vieira da Costa foi repórter do diário "Lance" e da Folha Online, onde atualmente é editor de Esporte. Escreve a coluna Regra 10, semanalmente, às sextas-feiras, além de comentar futebol em podcast neste mesmo dia.

FolhaShop

Digite produto
ou marca