Colunas

Regra 10

07/09/2007

Túlio, herói, graças a Deus

EDUARDO VIEIRA DA COSTA
Editor de Esporte da Folha Online

A saga do atacante Túlio Maravilha continua sendo uma das mais interessantes da história do futebol brasileiro. Esse sim merecia uma biografia, um filme que contasse sua história.

Túlio, aos 38 anos, é o atual artilheiro da Série C do Campeonato Brasileiro pelo Vila Nova-GO, com 11 gols, deixando para trás concorrentes como Nonato, do Bahia.

Além disso, está a apenas três gols de chegar à marca de 800, de acordo com suas contas. Para ele é pouco. O atleta já declarou diversas vezes que vai chegar à marca de 1.000, assim como Romário, e quer fazer isso com a camisa do Botafogo.

No último final de semana, Túlio foi o herói da classificação do Vila Nova para a terceira fase da Terceirona. Seu time empatava com o Guarani por 0 a 0 até os 42min do segundo tempo, resultado que classificava o time de Campinas.

Mas aí Túlio tocou de calcanhar para Alex Oliveira, recebeu na frente e fez um golaço, da entrada da área, classificando o Vila Nova e tirando o tradicional Guarani da competição (veja o vídeo abaixo).

E "herói" foi justamente a palavra usada por Túlio para descrever a si próprio após a partida. "Herói, graças a Deus", disse o atacante bem ao seu estilo. O mais curioso é que a entrevista foi dada com o jogador em cima da trave (veja abaixo, no mesmo vídeo).

Por seus gols, e principalmente por seu carisma, Túlio faz falta na Série A. Apesar da idade, se encaixaria em muito time por aí da primeira divisão.

Está na moda mesmo usar veteranos. E com o nível técnico atual do Nacional, daria até para o Túlio jogar mais alguns anos. Vale lembrar que o Romário foi artilheiro do Brasileiro de 2005 aos 39 anos.

*

Clique aqui para ver o gol do Túlio contra o Guarani e a entrevista em cima da trave. Neste outro link, confira um apanhado de gols da carreira do artilheiro, com narração de Cid Moreira.

*

No site do Vila Nova, Túlio aparece com apenas 28 anos. Se fosse verdade, dava pra ele chegar a 2.000 gols.

*

Algumas curiosidades sobre Túlio: Já posou nu para a revista G Magazine, tem um irmão gêmeo chamado Télvio que também jogou pelo Botafogo, tem um filho que nasceu no mesmo dia que ele e é fã do Mickey. Já jogou em 22 clubes diferentes, sendo os últimos foram Fast Club, Canedense, Itauçuense e Vila Nova. Foi três vezes artilheiro da primeira divisão do Brasileiro (1989, 1994, 1995) e uma da Série C (2002), entre outros campeonatos.

*

Mudando de assunto, o atacante Elivélton, campeão mundial pelo São Paulo e multicampeão na carreira, acaba de encerrar a carreira. Por incrível que pareça, ele tem apenas 36 anos e estava no União de Rondonópolis-MT. Parace que faz uma eternidade desde que ele levou aquela pedrada na cabeça, pela seleção, no pré-olímpico de 1992.

*

O Real Brasil continua batendo recordes de público na Copa Paraná de futebol. Depois de registrar zero pagantes na derrota para o Engenheiro Beltrão, no mês passado, cinco pessoas compraram ingresso para ver o time perder por 4 a 1 para o Rio Branco, no último domingo. O Real tem dez derrotas em dez jogos disputados.

*

E não só Túlio já posou nu. Depois de jogadores como Dinei, Vampeta e Roger, agora foi a vez do ex-atacante colombiano Asprilla sair pelado em uma revista de seu país.

*

Ouça podcast sobre a sorte do São Paulo no Campeonato Brasileiro:

Edu comenta

Eduardo Vieira da Costa foi repórter do diário "Lance" e da Folha Online, onde atualmente é editor de Esporte. Escreve a coluna Regra 10, semanalmente, às sextas-feiras, além de comentar futebol em podcast neste mesmo dia.

FolhaShop

Digite produto
ou marca