Regra 10
De pai-de-santo a Buda no Corinthians
da Folha Online
Pai Nilson tentou dar uma ajuda. Agora apareceu em cena o Pai Robério de Ogum. E o Pai Nilson não gostou nada disso. Achou que Pai Robério está "atravessando".
A fase do Corinthians é tão ruim que até os pais-de-santo não se entendem.
Miranílson Carvalho dos Santos, o Pai Nilson, já foi inclusive funcionário pago do clube, com sala no Parque São Jorge, de onde prestou seus "serviços espirituais" por vários anos.
Mas nestes tempos modernos o Corinthians deixou de lado estas superstições, dispensou o Pai Nilson. Mesmo assim ele foi lá e fez seu trabalho do lado de fora dos muros do clube.
Coincidentemente, após a visita, o time encerrou uma série de cinco derrotas: empatou com Fluminense, venceu o São Paulo e empatou com o Inter.
Não foi suficiente para a tirar o Corinthians da zona de rebaixamento. A fase é mesmo muito ruim.
Tão ruim que o Corinthians deixou as superstições de lado, mas nem tanto. O presidente Andrés Sanchez recebeu nesta semana o Pai Robério de Ogum, que foi guia espiritual do técnico Vanderlei Luxemburgo.
Robério chegou "credenciado" pelo "excelente trabalho" com a Portuguesa neste ano na Série B. Chegou a ser comentado que o Corinthians pagaria R$ 80 mil por seus serviços, notícia desmentida prontamente por Sanchez.
No final das contas, os jogadores corintianos são unânimes em dizer que agradecem àqueles que querem ajudar, seja da forma que for. Mas sabem que só o que resolve é jogar bola.
A aposta da vez é no atacante Dentinho, de apenas 18 anos, que deverá ser titular do time na reta final do Campeonato. Um detalhe, pelo menos, é curioso na entrada do jogador. Ele é da turma dos que não acredita muito nos orixás. Dentinho é budista.
Nesta hora difícil, quem sabe Buda também não pode dar sua ajuda ao Corinthians?
*
Falando em Corinthians, na derrota para o Náutico, no Recife, o destaque bizarro ficou para as comemorações no mínimo estranhas do Geraldo, autor do gol de pênalti. Após marcar, festejou dando pulinhos sentado no chão, ao lado de outros jogadores. Logo após o apito final, enquanto dava entrevistas, cantou e dançou o funk "Vem Quicando", dos Hawaianos. Repetiu a dose depois no Fantástico. Um fanfarrão.
*
Além de Romário, que fez seu primeiro (e provavelmente o único) jogo como atleta e técnico do Vasco nesta semana, contra o América do México, um outro brasileiro exerceu dupla função. Bobô, ex-atacante do Corinthians, foi destaque na Turquia na partida em que seu time, o Besiktas, venceu o Trabzonspor por 3 a 2. O jogador marcou o terceiro gol do time, que chegou a estar perdendo por 2 a 0, após sair do banco de reservas. Aos 35min, o goleiro sofreu uma lesão e teve que sair. Como a equipe já havia feito três alterações, Bobô foi para o gol, teve boa atuação e garantiu a vitória.
*
Mais dupla função. O atacante italiano Lucarelli, ex-Valencia e Livorno, que atualmente está no Shakhtar Donetski, agora também é jornalista. Ele fundou o jornal Corriere de Livorno, em sua cidade natal. Segundo consta, ele não é um dono ausente. Liga quatro ou cinco vezes ao dia para discutir a primeira página da publicação. Para manter a imparcialidade, na edição de estréia, no dia 8 de setembro, logo após um jogo entre a seleção italiana e a França, o "editor" levou do jornal a nota 5 por sua atuação.
*
Entrou no ar nesta semana o site "Olheiros", que vai tratar do futebol de base no Brasil. A página traz matérias, entrevistas e colunas sobre jogadores que serão (ou deverão ser) o futuro do esporte.
*
Confira comentário em podcast sobre a fase de Robinho.
Confira comentário em podcast sobre a fase de Robinho
![]() |
Eduardo Vieira da Costa, 31, foi repórter do diário "Lance" e da Folha Online, onde atualmente é editor de Esporte. Escreve a coluna Regra 10, semanalmente, às sextas-feiras, além de comentar futebol em podcast neste mesmo dia. E-mail: eduardo.vieira@folha.com.br |
