Colunas

Regra 10

14/12/2007

Almas penadas do futebol

EDUARDO VIEIRA DA COSTA
Editor de Esporte da Folha Online

Um dos principais destaques do Campeonato Paulista deste ano, surpreendentemente, foi o atacante Sorato, o Eterno, que marcou dez gols jogando pelo Ituano.

Essa é uma das graças dos Estaduais. Sempre surgem nos times, principalmente os do interior, aqueles jogadores de quem ninguém mais se lembrava --normalmente um veterano, mas nem sempre.

Não que isso não aconteça no Campeonato Brasileiro, até mesmo na Série A. Cada vez mais, com os jogadores bons saindo dos clubes mais jovens para o exterior, as equipes vão ficando recheadas de "almas penadas" do futebol.

Mas nos Estaduais isso é muito mais perceptível (o levantamento a seguir teve como base os sites oficiais dos clubes e pode ter variações, já que o mercado está aberto).

Que o diga o Barueri, por exemplo, que terá o volante Amaral no Paulistão-2008. Aquele Amaral que pelo Palmeiras venceu esta mesma competição em 1993, 1994 e 1996, além de ter sido bicampeão brasileiro em 1993 e 1994. O time também vai contar com o zagueiro Ávalos, ex-Santos.

Para não fazer feio, o Sertãozinho vai apostar no volante Galeano (o próprio), também ex-Palmeiras, e no atacante Marcos Denner.

O São Caetano, por sua vez, deverá ter em seu elenco o goleiro Mauro --se lembra dele no Santos?-- e o volante Ademir Sopa, que, além de tudo, tem um belíssimo nome. Poderia ter também o atacante Luizão, mas ele passou por uma cirurgia no joelho e está em recuperação.

O Noroeste vai atacar com Luciano Bebê, outro ex-Corinthians. O meia-atacante até que não é velho --tem 26 anos--, mas desde 1997 tem sido uma "promessa".

No Bragantino, as "estrelas" podem ser o goleiro Gluéguer e o atacante Valdir Papel. No Juventus, Paulo Musse, Sérgio Lobo e Paulo Isidoro (ex-Palmeiras).

O Ituano deverá ter o goleiro Lugão, mais famoso pelo caso em que foi acusado de ter entregado uma decisão do Estadual do Rio para o Fluminense, quando jogava no Volta Redonda. Em troca, iria para as Laranjeiras. Mas a transferência acabou não dando certo.

No time do Rio Claro, o grande craque deve ser Sérgio Júnior, que jogou até na Roma, da Itália, em 1998.

Quem se deu mal foi o atacante Elivélton, anunciado como novo reforço da Francana, só que para a Série A-3 do Paulistão. Tinha vaga na Série A-1.

Vai ser um grande Campeonato Paulista.

*

Curiosidades: o filho do zagueiro Ricardo Rocha, ex-São Paulo e seleção brasileira, que também se chama Ricardo Rocha, vai jogar no Rio Claro. O Paulista terá em seu elenco o lateral Kenta Kasaim, nascido no Japão, que, segundo o site oficial, veio das categorias de base do clube.

Eduardo Vieira da Costa foi repórter do diário "Lance" e da Folha Online, onde atualmente é editor de Esporte. Escreve a coluna Regra 10, semanalmente, às sextas-feiras, além de comentar futebol em podcast neste mesmo dia.

FolhaShop

Digite produto
ou marca