Colunas

Regra 10

11/04/2008

Biro-Biro é melhor que o Maradona

EDUARDO VIEIRA DA COSTA
Editor de Esporte da Folha Online

Galeano é melhor que o Zico. Beto é melhor que o Zidane. Obina é melhor que o Eto'o. E, é claro, Biro-Biro é melhor que o Maradona.

Não há nada como uma discussão de boteco em que você lança uma dessas e defende com unhas e dentes até o fim.

Mas será que o Biro-Biro é mesmo melhor que o Maradona? É isso o que pergunta a nova campanha publicitária da Coca-Cola.

Para não deixar dúvidas, o ex-ídolo corintiano já busca votos no corpo-a-corpo. Não que a votação seja verdadeira --a campanha deixa claro que é tudo brincadeira.

Arquivo Pessoal
Biro Biro e eu na porta da Folha
Biro Biro e eu na porta da Folha

De qualquer forma, eis que estou saindo do prédio da Folha quando me deparo com este ícone da raça. De terno branco, tênis all star e com duas biro-biretes a seu lado.

Logo de cara, a pergunta foi inevitável.

- Biro, você jogou mesmo mais que o Maradona?

- Talvez ele tivesse um pouco mais de habilidade, mas na marcação eu ganho fácil - respondeu, bem-humorado, talvez pelo contrato para a campanha publicitária.

Na conversa, Biro-Biro lembrou também que chegou a enfrentar Maradona em um amistoso do Corinthians contra o Boca Juniors em La Bombonera.

- Não meti a bola nas canetas dele, mas ele também não meteu nas minhas.

Está decidido. Já ganhou o meu voto. Mas aí não tem nem polêmica. O que significa que preciso de uma nova para a próxima vez em que sentar com amigos em um boteco.

*

A receita de Biro-Biro para o Corinthians voltar à elite do futebol do Corinthians é simples. Para ele, basta o time ter o estilo Biro de jogar. Ou seja, tem que mostrar raça.

*

Clique aqui para ver o primeiro filme da campanha.

*

Para quem quiser comparar, há vários videos do Maradona na internet, como este e este outro aqui.

*

Falando em Biro-Biro, outro dia vi no excelente programa "Gol, o Grande Momento" um especial com o também ex-corintiano Zenon. É impressionante como ele fazia gols bonitos. Passaram pelo menos meia hora de golaços. E, estranhamente, ele não foi a nenhuma Copa do Mundo. O Seu Araújo, pai do meu amigo Sérgio Vinícius, considera inclusive que ele foi o melhor jogador da história. Melhor que Maradona, Pelé e até Biro-Biro.

*

Comerciais com futebol são (quase) sempre bem legais. Relembre alguns abaixo:

Jose+10, da Adidas

Nike com a seleção no aeroporto

Mastercard com Tevez no Corinthians

Guaraná Antarctica com Maradona na seleção brasileira

Coca-Cola antigo com Zico

Coca-Cola antigo com Maradona (igualzinho ao do Zico, versão argentina)

Eduardo Vieira da Costa foi repórter do diário "Lance" e da Folha Online, onde atualmente é editor de Esporte. Escreve a coluna Regra 10, semanalmente, às sextas-feiras, além de comentar futebol em podcast neste mesmo dia.

FolhaShop

Digite produto
ou marca