Colunas

Regra 10

02/05/2008

Pênalti quem bate é o presidente

da Folha Online

Pênalti é tão importante que quem deveria bater é o presidente do clube. É isso o que diz uma das máximas mais famosas do futebol. E é exatamente isso o que faz Adriano Gerlin da Silva, presidente do Oeste Paulista.

O time da cidade de Presidente Prudente disputa a Série A-3 do Campeonato Paulista e está perto de conseguir a classificação para a fase semifinal da competição.

Na penúltima rodada da fase de classificação, no último sábado, a Laranja Mecânica, como ficou conhecida a equipe devido a seu uniforme laranja, enfrentou o XV de Piracicaba em casa, no estádio Eduardo José Farah. Saiu perdendo por 2 a 0. Foi para o intervalo em desvantagem de 2 a 1.

Gerlin da Silva apenas observava. Mas, no segundo tempo, entrou em campo. Acontece que além de presidente ele é dono e jogador do clube empresa.

Em campo, o presidente camisa 10 resolveu a partida para seu time. Após o gol de empate, ele converteu um pênalti e garantiu a vitória de virada.

Para quem não ligou o nome à pessoa, Gerlin da Silva é Adriano, aquele Adriano que fez relativo sucesso no São Paulo nos anos 90.

Foi revelado pelo Guarani e chegou a ser considerado o novo Neto --pela semelhança física e, principalmente, por ser bom cobrador de faltas.

Em 1991, foi artilheiro do Mundial sub-17, com quatro gols. Dois anos depois, foi campeão Mundial sub-20 com a seleção. Era, então, a maior promessa do futebol brasileiro.

Mas a partir daí, inexplicavelmente, perambulou por inúmeros clubes, grandes e pequenos, de São Paulo a Portuguesa Santista, de Atlético-MG a Juventus-SP, de Botafogo a Bragantino.

Incluindo passagens pelos obscuros Neuchâtel Xamax (Suíça) e Pogon Szczecin (Polônia), além do Urawa Reds (Japão).

E acabou indo parar no Oeste Paulista. Hoje, aos 33 anos, se não conseguiu vingar como a grande promessa que era, pelo menos manda no time --ao lado do irmão Juliano Gerlin, técnico da equipe. É o que resta.

Como diria Cartola "o mundo é um moinho,vai triturar teus sonhos tão mesquinhos,vai reduzir as ilusões a pó".

*

Se pudesse, com certeza Eurico Miranda desceria das tribunas para bater todos os pênaltis do Vasco.

*

Outras máximas famosas no futebol (entre centenas delas):
- Futebol é uma caixinha de surpresas
- Quem não [gol] faz toma
- Se concentração ganhasse jogo, o time do presídio era campeão
- Clássico não tem favorito
- Em time que está ganhando não se mexe
- Time com um a menos se supera
- Time bom começa pelo goleiro (ou defesa)
- A posição de goleiro é maldita. Onde ele pisa nem grama nasce
- Se macumba ganhasse jogo, o Campeonato Baiano terminava empatado

*

Conhece o Guy Ritchie? Além de ser o marido da Madonna, ele é o diretor de filmes bacanas como Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes e Snatch - Porcos e Diamantes. É dele também a direção deste comercial legal da Nike. Dica do amigo Daniell.

Eduardo Vieira da Costa foi repórter do diário "Lance" e da Folha Online, onde atualmente é editor de Esporte. Escreve a coluna Regra 10, semanalmente, às sextas-feiras, além de comentar futebol em podcast neste mesmo dia.

FolhaShop

Digite produto
ou marca