Colunas

Regra 10

18/05/2007

Dunga, Afonso e YouTube

EDUARDO VIEIRA DA COSTA
Editor de Esporte da Folha Online

Muito pouca gente não ficou espantada ao ouvir Dunga anunciar Afonso como um dos convocados para a seleção brasileira na quinta-feira. Para ajudar, Dunga leu a lista em ordem alfabética, e não dividida por posições, como seria mais natural. E o primeiro nome anunciado foi justamente o de Afonso. Mesmo quem já conhecia ou tinha ouvido falar do atacante certamente não ligou o nome à pessoa de imediato.

Passado o susto, principalmente para quem não fazia idéia sobre de quem se tratava, como eu, foi necessário fazer uma pesquisa pela internet para obter informações sobre o jogador.

Mais do que descobrir que ele foi artilheiro do Campeonato Holandês pelo Heerenveen e que lidera a lista para o prêmio Chuteira de Ouro, concedido ao maior goleador da Europa, pude assistir a todos os 34 gols de Afonso na liga holandesa graças ao YouTube.

De ilustre desconhecido, ao menos para mim, Afonso já passou a ser, no mínimo, uma boa aposta de Dunga. Não duvido, aliás, de o próprio técnico da seleção ter usado o recurso dos sites de video na internet para conhecer melhor o jogador.

Obviamente, Dunga acompanha campeonatos do mundo todo pela TV. Mas não são exibidos tantos jogos assim do Holandês no Brasil. Ele também acompanha partidas in loco. Mas nem sempre é possível ir à Holanda. E é claro que Dunga tem seus observadores, que dão dicas. Mas nada como ver com os próprios olhos.

Por todos estes motivos, não seria difícil acreditar que Dunga tenha acompanhado os gols do jogador pelo YouTube. Estaríamos, assim, entrando na era da convocação via YouTube.

Antigamente sempre se falava que um ou outro jogador havia sido contratado por fita de vídeo. Mais recentemente, os atletas começar a ser contratados por DVD. Agora, acho que caminho o mais fácil para conhecer o futebol de um atleta é mesmo o YouTube --ou seus equivalentes.

Acha-se tudo lá. No mesmo dia em que os jogos são realizados, você já pode rever os gols da partida. Perdeu os programas esportivos do dia? É só procurar os gols no YouTube.

Voltando ao Afonso, entre os 34 gols marcados por ele no Holandês há jogadas de todos os tipos. Ele parece ser muito veloz e habilidoso. Cai pelos dois lados do campo, chuta de longe, tem presença de área, marca de cabeça e ainda cobra faltas. E ainda marcou outros três gols pela Copa da Uefa. Vale mesmo a aposta.

Confira os 34 gols de Afonso pelo Holandês aqui.

No último domingo nasceu o primeiro candidato a estrela pop do Brasileiro-2007. Depois do domínio de Obina no ano passado, em grande parte por causa da torcida do Flamengo, o atacante André Dias ganhou os holofotes na estréia do Vasco diante do América-RN devido a algumas bizarrices, como beijar o pé (ou canela) errado depois de fazer o gol e dar entrevista deitado. Vale a pena assistir à reportagem do Fantástico sobre o jogo.

Falando em bizarrices, a semana foi pródiga em notícias absurdas. Segue uma pequena lista:

- Depois da derrota para o Fluminense, Dimba ficou tão bravo com o árbitro Heber Roberto Lopes que disse que aquilo era "caso de FMI". Formado em psicologia, ele depois se desculpou e disse que queria dizer FBI.

- Com vários atletas contundidos, o técnico do Chelsea, José Mourinho, cogita usar seu terceiro goleiro, Hilário, também de Portugal, como reserva para o ataque na final da Copa da Inglaterra, contra o Manchester United.

- Uma reportagem da "Gazzetta dello Sport" apontou que uma cantada de Giuly em Estelle Denis, mulher do técnico da França, Raymond Domenech, foi o motivo de o treinador não ter chamado o jogador do Barcelona para a Copa-2006. A história está em biografia de Giuly.

- O meia Michael Ballack e o goleiro Oliver Kahn vão receber indenização de 50 mil euros cada um de uma rede de sex shop que usou seus nomes sem permissão em modelos de vibradores.

- A atriz Sophia Loren, 72, disse que fará um striptease caso o Napoli consiga subir para a Série A na Itália. Mas logo depois disse que era "brincadeirinha".

- O goleiro do Defensores de Belgrano, Maximiliano Kadijevic, pediu permissão para ir ao banheiro durante uma partida de divisões inferiores na Argentina. Foi atendido pelo árbitro, e o jogo foi interrompido por alguns minutos.

- Segundo Vinícius Martins, médico do Palmeiras, o atacante Alex Afonso estaria se recuperando de uma "lesão no reto". Depois ele se corrigiu e disse que a lesão na verdade é no músculo reto-femural. Não evitou, segundo a "Gazeta Esportiva", a piadinha de um funcionário do clube: "O complicado é explicar como alguém que chegou da terra da lingüiça [Bragança] está com uma lesão no reto."

- Por fim, a notícia mais bizarra da semana: Vampeta acerta retorno ao Corinthians.

Eduardo Vieira da Costa foi repórter do diário "Lance" e da Folha Online, onde atualmente é editor de Esporte. Escreve a coluna Regra 10, semanalmente, às sextas-feiras, além de comentar futebol em podcast neste mesmo dia.

FolhaShop

Digite produto
ou marca