Colunas

Regra 10

08/05/2009

Saem 3 zagueiros, entram 3 atacantes

da Folha Online

O futebol mudou no Brasil. E o Corinthians, campeão paulista, é um exemplo de que essa metamorfose deu certo. Há alguns anos, a moda por aqui era jogar com três zagueiros, modelo importado da Europa. Agora, a onda é ter três atacantes. Apesar de a gíria "onda" não estar tão na onda.

Além do Corinthians, Santos, São Paulo e Palmeiras jogam, ou pelo menos já fizeram experiências, com o time nesta formação.

Esse "novo" estilo de jogar, com um trio ofensivo, não é bem aquele 4-3-3 clássico, que fez sucesso durante muitos anos. Agora é mais um esquema com um centroavante e dois pontas que têm obrigação de ajudar na marcação --prática que também vem da Europa.

De qualquer forma, é um jeito bem ofensivo de jogar. Mesmo porque, normalmente, os times armados assim têm pelo menos um meia de criação. E porque os volantes cada vez mais são armadores que são recuados, e portanto sabem tanto fazer a bola rolar como destruir. E porque atacar com os laterais continua sendo muito comum. E porque até os zagueiros sobem.

Quando chegou ao Corinthians, Mano Menezes tinha uma baita fama de retranqueiro. Adorava botar um cabeça-de-área no time. Chegou a escalar volantes em tudo quanto é posição.

Mas foi só quando começou a ser mais ousado que passou a obter bons resultados.

Na Série B do ano passado, usava um volante só. E agora são os tais três atacantes --Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo. Mais o Douglas no meio e dois volantes que chegam muito na frente, tanto Cristian como (e principalmente) o Elias. Nem dá para chamar muito bem o Elias de volante. Sem contar a força ofensiva do zagueiro Chicão e do lateral-esquerdo André Santos.

No Santos, o trio é formado po Neymar, Madson e Kléber Pereira. Este último fica enfiado e os outros dois abrem pelas pontas. E tem mais o Ganso pelo meio.

O São Paulo já vem experimentando Dagoberto, Borges e Washington. E, no Palmeiras, Luxemburgo já começa a colocar Marquinhos, Willians e Keirrison.

Parece que de fato o futebol no Brasil mudou. Para melhor. Não que ainda não existam aqueles que preferem retrancas, mas pelo menos a moda agora é ser ofensivo. Que bom.

*

Já viu mando de campo ser decidido no pedra, papel e tesoura? Aconteceu lá na Noruega.

*

Acompanhe outras milongas no meu Twitter.

*

Blog bacana: Dois Vezes Um.

Eduardo Vieira da Costa foi repórter do diário "Lance" e da Folha Online, onde atualmente é editor de Esporte. Escreve a coluna Regra 10, semanalmente, às sextas-feiras, além de comentar futebol em podcast neste mesmo dia.

FolhaShop

Digite produto
ou marca