Colunas

Regra 10

29/05/2009

Obina melhor e pior que o Eto'o

da Folha Online

Tenho simpatia verdadeira pelo Obina. Apesar de ser um jogador que tem um apelo pop inacreditável, o que é divertidíssimo, ele mantém uma humildade que parece sincera nas entrevistas e, ao que tudo indica, em seu jeito de ser. Está sempre sorrindo, sempre alegre. Mesmo que as infinitas "homenagens" a ele que proliferam na web sejam, muitas vezes, muito mais sarcásticas e irônicas do que propriamente elogiosas.

Ele não liga. E inclusive embarca na brincadeira. Quando ganhou dos torcedores do Flamengo o coro das arquibancadas que dizia "Obina é melhor que o Eto'o", ele até adotou o bordão e vendeu camisetas em seu site oficial com a frase. Tinha também uma outra versão com a inscrição "Anjo Negro da Gávea", outra brincadeira-homenagem da torcida.

O jeito leve de ser, muito provavelmente, teve influência do convívio com os mestres da fanfarronice Edílson e Vampeta, com quem chegou a jogar no Vitória.

As semelhanças com a dupla de galhofeiros, porém, não se estendem à habilidade para jogar futebol.

Apesar de torcer para uma volta por cima de Obina, não acredito que ele seja um craque como foram Vampeta e Edílson, pentacampeões mundiais com a seleção.

Mesmo descontando o período de seis meses sem marcar um mísero gol, basta assistir a um jogo dele para ver que sua intimidade com a bola não é das maiores.

Ele fez gols importantes pelo Flamengo, sim, e teve uma boa fase. Mas nunca fez nada demais com a camisa rubro-negra.

A idolatria, falsa ou verdadeira, teve sempre muito mais a ver com o folclore criado em torno do jogador. Os gols em momentos decisivos ajudaram, como na Copa do Brasil de 2006 e nos Estaduais de 2007 e 2008. Mas ele tem uma média bem baixa para um atacante com a camisa do Flamengo. Não chega a 0,26 por partida --33 em 124 jogos.

Quando na apresentação de um jogador o presidente de um clube precisa fazer um pedido à torcida para que não peguem no pé do atleta, alguma coisa já começa mal. E Luiz Gonzaga Belluzzo teve que fazer esse apelo, já sabendo que a torcida palmeirense é muito exigente.

Fatalmente os torcedores vão cobrar muito o Obina. Já estão cobrando. Uma rápida olhada em fóruns na internet mostra que muitos palmeirenses ficaram insatisfeitos com a contratação. A desconfiança é geral. A descrença impera. E há motivos para isso.

Se ele não começar a fazer gols bem rápido, tudo tende a piorar.

De qualquer forma, o que resta agora à torcida é acatar o conselho de Belluzzo e dar esse voto de confiança. Pelo menos pelo bom caráter, ele merece.

*

O Luxemburgo pede que os céticos reconheçam o erro se Obina começar a fazer gols. Se assim for, assim farei.

*

O nome verdadeiro de Obina é muito bonito: Manuel de Brito Filho. Ele ganhou o apelido por causa do nigeriano Eric Obinna, quando ambos jogavam pelas categoria de base do Vitória.

*

Juntando apenas bons momentos, dá até para acreditar um pouco mais no Obina.

*

Será mesmo que o Obina é melhor que o Eto'o? Se o Palmeiras for campeão da Libertadores, pode haver um tira-teima indiscutível com um de um lado e o outro de outro no Mundial de Clubes da Fifa, já que o Barcelona do camaronês venceu a Copa dos Campeões.

*

Outras coisas no Twitter.

Eduardo Vieira da Costa foi repórter do diário "Lance" e da Folha Online, onde atualmente é editor de Esporte. Escreve a coluna Regra 10, semanalmente, às sextas-feiras, além de comentar futebol em podcast neste mesmo dia.

FolhaShop

Digite produto
ou marca