Comentários


Comentários de André Schulz
Em 15/08/2008 12h36
J Souza
Volto a falar, entenda o que lê antes de falar.
Se quer buscar história, georgianos e abecasos são povos diferentes desde sua origem (2000 AC). Enquanto Abecases foram formados pela etnia Svan, georgianos foram formados pela etnia kartveliana. Estes dois povos se firmaram em regiões diferentes, hoje Abecásia e Georgia. Assim, qualquer que um que tente dominar o outro está caindo em invasão de autonomia histórica. Segundo, Georgia como país existe somente a partir de 1008. Antes disto eram dois reinos distintos. Assim, antes de georgianos requisitarem o direito sobre a Abecásia, persas (hoje iranianos) e gregos teriam muito mais direito, pois antes da Geógia eles já tiveram dominio ou influência sobre a região. Quarto, contra a história não há argumentação. A "ocupação" da Abecásia pela Georgia só se iniciou na era Stalin (georgiano, coincidência não?), quando este "DEU" a Abecásia, então russa, para administração da Georgia e incentivou a colonização por milhares de georgianos. Não sou eu quem falo, veja livros, wickipédia ou qualquer outro arquivo que conte a história da região.
E não estou dizendo que russos e abecases são bonzinhos não, mas georgianos tem seus 50% de culpa na guerra. Agora, você acredita mesmo que estas etnias tão diferentes conseguirão viver em paz novamente? Depois da "invasão" stalinista/georgiana? Depois da limpeza étnica feita por abecases contra georgianos em 1992? Ninguém é bonzinho aqui!

Em Conflitos na Geórgia
sem opinião
avalie fechar
Em 14/08/2008 13h40
William Fernandes e J Souza.
Não corroboro, mas respeito a opnião de vocês pró-Geórgia.
Somente acho que antes de escreverem vocês deviam embasar um pouco mais suas afirmações ou serem mais cautelosos.
1 - J Souza - As regiões separatistas, em especial a Abcásia não pertenciam a Georgia a "mais de 2009" anos. Se consultar a história desta região, ela foi independente até meados do século XVI. Posteriormenet foi anexada ao império otomano e em 1810 tornou-se PARTE DA RUSSIA. Isto mesmo, a Abcásia antes de ser Georgia ERA PARTE DA RUSSIA. Posteriormente, já em 1918 ela foi DADA como presente a Georgia por Stalin, diga-se aqui um ditador soviético mas de origem georgiana. Na formação da URSS, por seu passado independente ela foi considerada república soviética autônia, parte da Georgia. Mas em nenhum momento, desde sua origem ela foi integralmente Georgia. Na verdade, a última vez que ela foi anexada, foi como parte da Russia, explicando assim sua influência pró-russa.
2) Vocês dizem que Saakashvili foi eleito democraticamente. Mas isto também tem controvérsias. Sua subida ao poder foi após a Revolução Rosa, e foi tomada de poder e não processo eleitoral. A revolução foi consequência da denuncuncia de fraude nas eleições. Em sua reeleição, esta por votos, novas acusações de fraudes, mas as manifestações foram brutalmente oprimidas por Saakashvili, causando inclusive críticas do ocidente. Detalhe, as eleições não se estenderam aos territórios da Abcásia e Ossétia.

Em Conflitos na Geórgia
10 opiniões
avalie fechar
Em 13/08/2008 21h17
Infelizmente o mundo que vivemos se fez assim e continuará igual. O forte oprime o fraco. E não é crítica a Russia não, mas ao globo como um todo. E deste modo, ninguém pode criticar os russos. A Geórgia não pode reclamar pois foi quem cutucou o urso com palito de picolé. Os EUA? Sinceramente, nem vou me alongar comentando a contradição de suas posições. E a UE? Esta reclama, mas bem baixinho pois depende do petróleo e gás da Russia. O que dá aval a ação da Russia? Vejamos, pelo direito de ser independente em virtude de sua cultura e costumes, EUA e UE apoiaram o Kosovo. Oras, e pq Ossétia e Abhkásia, que tem costumes russos, passaporte russo, e sequer falam a mesma lingua dos georgianos não podem querer sua independência aou filiação a federão russa, co-irmã de seus costumes? Lembro ainda que a autonomia destas regiões data de 1992, muito antes do Kosovo. Outra perola americana: "a soberania da Georgia deve ser respeitada". Esquecendo Iraque e Afeganistão, o que falar da agressão colombiana a soberania equatoriana com aval dos EUA? Ai pode. Assassinos sob a bandeira de guerrilha ou estado não deixam de ser assassinos. Ainda tem Israel, bombardeando seus vizinhos árabes favelados. Se os EUA condenam as ações russas na Chechênia, a China no Tibete e a Sérvia no Kosovo, o que leva a apoiar a ação da Geórgia contra a Ossétia do Sul. Posição ideológica não é. E nada acontecerá, afinal os EUA dependem do Ouro Negro de seus "inimigos" Irã, Venezuela e agora Russia. Viva o Brasil!!!

Em Conflitos na Geórgia
2 opiniões
avalie fechar
Em 13/08/2008 13h01
Primeiramente, deixo claro que sou contra qualquer ação militar, pois a estupidez dos governos sempre é sentida na população civil que nada tem a ver com o assunto. Agora o presidente georgiano recebe méritos de estupidez ao atacar (sim, foi ele quem atacou primeiro) um conclave apoiado e "habitado" por um vizinho "N" vezes maior. Achou que a Russia não faria nada? Não sabe que o uso da força está na excência dos homens e nações? Ou achou que algum "amigo" maior iria defende-lo? Esqueceu que Russia não é Sérvia ou Iraque para outros simplesmente "atacarem" sabendo que não haverá resposta a altura. E como condenar somente a Russia? Teoricamente, ela defende seu povo, pois como podem confirmar não é somente no passaporte que ossetas são russos, mas em seus costumes e cultura também. O EUA chia que a Russia não pode fazer isto, mas a ação russa é embasada pelas ações americanas. Continua...

Em Conflitos na Geórgia
3 opiniões
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca