Comentários


Comentários de Renato Vieira
Em 27/12/2009 17h19
Que tal a Folha liderar um movimento nacional pelo fim do "fórum priviligiado"?

Em Câmara
sem opinião
avalie fechar
Em 27/12/2009 17h10
O que ta levando a imprensa a dedicar tanto espaço à esse caso? O fato da família ser rica? Será que um pobre teria atenção especial da imprensa? E por que esse caso ofusca a situação das famílias na varzea do Tiete? Ou por que ele fez a imprensa calar frente a roubalheira do governo de Brasília?
O caraé o pai. O filho é dele e ponto final.

Em Caso Sean
sem opinião
avalie fechar
Em 07/12/2009 09h20
Parabéns ao Andrade. Pq a imprensa não cercou o Andrade no final do jogo?

Em Flamengo campeão
sem opinião
avalie fechar
Em 18/11/2009 21h28
A oposição tem é mais que apresentar propostas para o Brasil. É isso que queremos e precisamos. Chamar esses caras desse negócio ai chamado cobra coral, para discutir questão de segurança nacional....é piada de mau gosto!!!

Em Blecaute no país
sem opinião
avalie fechar
Em 17/10/2009 21h32
Outro dia um canal de televisão mostrou ma reportagem sobre lindas mulheres da zona sul do Rio, que viveram romances com traficantes. Hoje todas estão em clínicas de recuperação. Seus depoimentos retratam a vida que levaram. Utilizaram armas e drogas, mataram outras pessoas, até vigiar os morros com fuzil uma delas disse que fez, mas nenhuma está presa. São ricas e possuem bons advogados.
O tráfego de drogas tem duas pontas. De um lado o que produz e comercializa e de outro aquele que consome. É na zona sul que está o grande centro consumidor. Enquanto nos morros a guerra civil elimina o bandido mas também o trabalhador, na zona sul o consumidor da droga que é de fato o maio responsável por essa situação, continua vivendo a sua vida e sendo relacionado como dependente químico.

Em Confronto no Rio
13 opiniões
avalie fechar
Em 19/05/2009 15h36
A crise internacional enterrou de vez o neoliberalismo que previa, entre tantas outras coisas, a privatização de empresas estatais. Essa política foi amplamente defendida pelo PSDB e parece que eles continuam batendo na mesma tecla. A minha leitura é a de que querem enfraquecer politicamente a Petrobras para privatizá-la. Os avanços sociais alcançados com o atual governo correm o risco de sofrerem retrocesso. Infelizmente é esse o pensamento do PSDB.

Em CPI da Petrobrás
31 opiniões
avalie fechar
Em 19/05/2009 10h06
Com um faturamento de U$20 bi por ano a Brasil Foods se torna a maior empresa de alimentos do mundo. Esse faturamento tem um preço e um preço muito caro, que é a degradação dos recursos naturais da região dos integrados. Rios, córregos e o lençol freático do oeste catarinense, paranaense e gaúcho estão contaminados com os dejetos suínos e aves. Quem viaja por essas regiões percebe e sente como ar é impregnado com o cheiro dos dejetos.
O sistema de integração funciona mais ou menos assim: o agricultor celebra um contrato com a Sadia, por exemplo. Só que cabe a ele o investimento inicial para a construção dos chiqueirões onde serão criados os mais de 200 suínos e em torno de 2.000 aves por chiqueiro. O valor desse investimento é alto e fica por conta do próprio agricultor através de recursos próprios ou financiamento com aval da própria empresa. A tecnologia referente a segurança dos alimentos, genética e raça é fornecida pela integradora. O trabalho braçal fica por conta do agricultor e sua família. Já os conhecimentos necessários para melhorar os cuidados sanitários e com o meio ambiente podem ser buscados nos institutos de pesquisa ou seja, a parte suja cabe ao governo. A empresa integradora não investe no aproveitamento dos dejetos e o agricultor, por sua vez, não inclui essa questão no seu projeto para não encarecer mais o investimento inicial.
Não existe luz no final do túnel para a questão do dejeto do sistema de integração. Por mais que os governos estaduais e federal, através de seus órgãos de pesquisa e assistência técnica, queiram atuar para reduzir os prejuízos, o estrago já foi feito.

Em Sadia e Perdigão
19 opiniões
avalie fechar
Em 10/12/2008 09h52
Esta foi a quarta catástrofe em 34 anos e muito pouco foi feito para amenizar as consequências. Os morros passaram a ser o local de moradia nessa região. A mata nativa foi eliminada para construção de casas, condomínios, sítios, fazendas e plantações de pinus e eucalipto. É um contra senso mas Santa Catariana tem uma das melhores geografia, do mundo e nisso se inclui a água com o aquífero guarani, para plantação de pinus. É por isso que por aqui estão grande multinacionais de papel e celulose. Estas empresas se utilizam de um sistema chamado custeio ou seja, famílias têm deixado de produzir alimentos para arrendar as suas terras para plantação de pinus, tornando-se assalariadas. Que se lixe o meio ambiente....essa é a política. Os resultados tem sido catastróficos em todos os sentidos. Muitos municípios já não produzem mais comida. Aquele cidadão que era agricultor e tinha a própria subsistência, hoje compra feijão, arroz, milho, frutas e verduras em caminhões que vão ao interior dos municípios vender estes produtos.
O cidadão do Vale do Itajaí tem que dar um basta nessa situação. Esse é o momento para avaliar, planejar e se tomar atitudes concretas. Governo estadual e municipais precisam rever políticas e discutindo com a sociedade civil. Como susgestões são validas a minha é de que a região do morro do baú seja desapropriada e lá se instale uma área de preservação com mata nativa e a realização de obras de contenção.

Em Chuva em SC
14 opiniões
avalie fechar
Em 01/12/2008 10h23
Esse é um momento que temos que manter a calma. A ficha ainda não caiu para as pessoas. Estamos todos aqui em SC em estado de choque. Todo mundo quer ajudar, o que é bom, mas temos que seguir as recomendações da Defesa Civil. Os desespero são de toda ordem. Centenas de famílias não têm mais para onde voltar. Pederam inclusive o terreno da casa. No Morro do Baú possivelmente a defesa Civil deverá interditar a área para moradia. A natureza levará anos para regenerar as partes dos morros onde ocorreram deslizamentos. Numa daquelas comunidades um córregdo desapareceu e surgiu um rio no lugar da estrada. Agora aparecem as doenças entre as crianças e idosos. febre e diarréia. O cheiro infesta o ar. Por tudo que é lugar só há entulhos. Parece uma região devastada por uma bomba atômica em forma de água. As pessoas têm dinheiro mas não tem onde comprar.
Precisamos tirar lições dessa situação. Uma delas é a forma de tratar e utilizar a nossa terra. Um plano diretor é de fundamental importância para o meio urbano. Os governos colocam em sgundo plano essa discussão que em algumas cidade se arrasta por vários anos num empasse políticao. No meio rural as famílias vêm derrubando matas em encostas para agricultura. Aqui na região dessa catástrofe é comum a frase "plantar a tiro e colher a laço" ou seja, utiliza-se sem nenhum critério áreas de morros que deveriam ser de proteção.
A natureza é implacável e o homem não tem dado a devida importância para isto.

Em Chuva em SC
71 opiniões
avalie fechar
Em 26/11/2008 15h53
A novidade nessa história é o papel do governo cumprindo com sua obrigação. Os alicerces políticos, econômicos e sociais desse país é a escravidão. Então não me surpreende mais um caso. A nossa história não foi passada à limpo. Tentamos não reconhecer um crime cometido contras os índios, inicilamente, e os negros posteriormente. Então a escravidão é quase como uma cultura entre as elites que são os que detêm a empregabilidade. Por outro lado vemos que os trabalhadores aceitam a situação como forma de tentativa de melhorar sua vida, o que representa um contra senso. Eles só se dão conta da situação com o passar do tempo, dos dias, dos meses.
Enquanto as elites não assumirem publicamente com ações, a sua história escravocrata, esses casos irão se repetir e se perpetuar.
Esperamso também que os próximos governos dêem continuidade ao processo de fiscalização.

Em Trabalho escravo
2 opiniões
avalie fechar
Em 26/11/2008 15h15
Uma coisa podemos nos espelhar nos americanos. É a política dos governos que se sucedem. Aquilo que está dando certo o governo que entra dá continuidade. Os pontos de estrangulamento são equacionados pelos dois partidos num entendimento político. É o que estamos vendo agora. Aqui no Brasil parece que estamos caminhando para um processo de entendimento na continuidade das políticas. Vivemos uma época um pouco melhor do que anos anteriores, principalmente do governo do Itamar para cá, passando pelo FHC e agora com o governo Lula. Verificamos que existe uma continuidade nas políticas, principalmente a econômica, o que é bom. Precisamos agora avançar para a continuidade nas políticas de educação, saúde e geração de empregos.
Quanto ao Obama, podemos ver que ele é um homem inteligente e como disseram aqui de bobo não tem nada. O americano de modo geral se finge de morto pra....Eles tem os interesses deles que o próprio Obama também cultua, que são posições políticas e econômicas, estratégicas na manutenção da posição de liderança mundial. Questões como a de Israel, Irã, Iraq, Afeganistão, mísseis intercontinentais, energia nuclear, OTAN, as diversas frotas espalhadas pelos oceanos, são questões que o própio Obama tem em mente e sabe que não pode recuar.
Por fim vejo que não posso olhar o caso Obama com os olhos que vejo o Brasil e sua questão racial. O Obama antes de ser negro....é americano.

Em Governo Obama
2 opiniões
avalie fechar
Em 24/11/2008 15h01
Toda a região litoral e da serra do mar estão sofrendo os impactos das chuvas. Moro na grande Florianópolis. Ninguém escapou dos efeitos das chuvas. Quem não sofre com as enchentes sofre com a falta de água, energia, suspesnão das aulas dentre outros. O deslocamento entre as cidades é prejudicado pelas cheias nas estradas e quedas de barreiras. De Floripa para Porto Alegre o tráfego está paralisado na BR 101 por queda de barreira no morro dos cavalos. De Florianópolis para Curitiba o tráfego fica perigoso na altura de Tijucas. A água invadiu a pista e animais de grande porte (bovinos) estão coupando o asfalto.
Então a situação é crítica e não há previsão de melhora no tempo nos próximos dias.

Em Chuva em SC
7 opiniões
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca