Comentários


Comentários de Sergio Czajkowski
Em 20/11/2009 13h23
Não pode um tema destes ser tratado desta forma, onde os responsáveis deixam transparecer que não estão muito preocupados com a tragédia ocorrida, e sim, em simplesmente eximir-se da responsbilidade, emitindo opiniões como se brincadeira fosse, por exemplo dizendo que ficaria sob as vigas na próxima instalação das mesmas. Isto é piada. Por favor, não subestime as pessoas, pois elas certamente esperam dos responsáveis uma postura um pouco mais madura.
Espero que o Instituto de Pesquisas Tecnológicas determine, com o maior grau de precisão possível, a causa do problema. Provavelmente concluirão que houve uma série de pequenos erros que resultaram na catástrofe.

Em Acidente em obra do Rodoanel
sem opinião
avalie fechar
Em 11/11/2009 09h10
Concordo em parte com o mencionado pelo leitor Guilherme Leme, e acredito que Itaipu deveria informar a toda a população, após analisar todos os dados obtidos através de seu sistema de controle e supervisão, qual teria sido a causa mais provável, sem "esconder" informações. Mesmo que nem todos possam entender alguns termos técnicos, deveria informar de forma mais clara possível, evitando que se disseminem informações sem fundamento através dos diferentes meios de comunicação. Explicar, por exemplo, por que ambos os sistemas de geração (50Hz e 60Hz) foram afetados.? No Brasil a frequencia padronizada é de 60Hz, sendo que parte da energia de Itaipu, gerada em 50Hz é enviada também ao Brasil, e não somente ao Paraguai. No Brasil ocorre a "retificação" para CC, transmissão em CC e nova conversão para CA, agora para a nossa frequencia de 60Hz. Acredito que isto seja feito através do sistema de Furnas. Os sistemas de transmissão são independentes. Parece haver alguns pontos não muito claros, penso eu.

Em Blecaute no país
sem opinião
avalie fechar
Em 01/08/2009 08h25
Mesmo estando com mais de 60 anos de idade e pertencendo a uma geração que conheceu as provas sem o critério de múltipla escolha, havendo inclusive participado de provas orais, não posso deixar de concordar com as queixas dos candidatos em relação à forma como estaria sendo prevista a punição para os que pretendessem responder às questões ao acaso. No mínimo tal critério deveria ser melhor discutido, e o ENEM precisaria explicar de forma clara o algoritmo por eles elaborado para concluir, com o maior grau de precisão possível, que houve um "chute" ao ser escolhida pelo candidato uma determinada alternativa correta. O que seriam questões complexas e questões difíceis??. Para este pessoal do ENEM, as questões do ITA, por exemplo, seriam questões complexas ou simplesmente questões muito bem elaboradas e cobrando o que realmente possui valor para o objetivo pretendido?
Deveria o ENEM expor de forma clara o seu argumento para a defesa deste ponto, demonstrando que todas as premissas consideradas são válidas, possibilitando assim ao próprio candidato chegar a conclusão sobre a adoção de tal procedimento.
Acredito que tal método foi exaustivamente discutido internamente pelo pessoal responsável pela elaboração das questões, e não simplesmente aceita a idéia proposta por algum "iluminado" da equipe, sem uma análise mais profunda. Será??

Em Novo Enem
7 opiniões
avalie fechar
Em 17/06/2009 06h22
Talvez sejam necessárias algumas pequenas adequações e melhoramentos para reduzir possíveis riscos, conforme mencionado na reportagem, porém não há dúvida alguma que a iniciativa é excelente.

Em Kassab põe salários na internet
18 opiniões
avalie fechar
Em 06/03/2009 10h08
Mesmo sabendo-se que o tema Aborto merece uma discussão muito mais ampla, principalmente aqui no Brasil, não podendo haver generalizações, este arcebispo de Olinda e Recife adotou procedimento injusto e, no mínimo, anacrônico para este caso específico. É lamentável que atitudes como esta sejam adotadas por alguém que está neste nível hierárquico dentro da Igreja. Esperava eu uma atitude mais humana e sensata deste Arcebispo, especificamente para casos como este.

Em Menina violentada em PE interrompe gravidez
3 opiniões
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca