Comida
11/05/2008 - 10h41

Rigatone à carbonara pode ser opção de almoço no Dia das Mães

VÂNIA LOBO
da Revista da Folha

Karime Xavier/Folha Imagem
Rigatone à carbonara com cebola caramelizada é opção prática e que pode ser feita em casa
Rigatone à carbonara com cebola caramelizada é opção prática e que pode ser feita em casa

Para que neste Dia das Mães ninguém perca tempo demais na cozinha e também não deixe de comer bem, a Revista pediu ao chef Paulo Barros que indicasse receitas que fossem práticas sem perder a classe exigida pela ocasião. Do menu de seu restaurante, o Due Cuochi Cucina, ele selecionou a versão do tradicional macarrão à carbonara. A receita recebe sabor extra do grana padano, queijo italiano de primeira linha da mesma família do parmesão.

Rigatone à carbonara com cebola caramelizada

Dificuldade: primeiros passos
Rendimento: 4 porções
Tempo: 1 h
Custo: R$ 12
Calorias: 1.005/porção

Ingredientes

- 400 g de rigatone (tipo grano duro)
- 150 g de manteiga
- 150 g de pancetta (ou bacon)
- 100 g de queijo grana padano ralado na hora
- 2 colheres (sopa) da água do cozimento da massa
- 6 gemas
- 2 cebolas médias
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

Corte as cebolas ao meio e, depois, cada metade em fatias bem finas. Numa frigideira, derreta metade da manteiga e junte a cebola. Deixe em fogo bem baixo por 40 minutos, mexendo de vez em quando, até as fatias caramelizarem ou adquirirem coloração dourada. Reserve. Em outra frigideira grande, derreta o restante da manteiga e junte a pancetta cortada em cubos. Doure por cerca de 4 minutos. Retire a pancetta e reserve a gordura restante na frigideira.

Cozinhe o rigatone em água fervente e salgada por cerca de 8 minutos, até ficar 'al dente'. Escorra bem e coloque a massa na frigideira com a gordura da pancetta reservada. Leve ao fogo. Acrescente a cebola caramelizada. Mexa bem a massa, cuidadosamente, até que ela absorva bem o sabor dos outros ingredientes. Retire do fogo, adicione as gemas e mexa rapidamente para que elas envolvam bem a massa.

Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. A seguir, ponha o grana padano. Volte a frigideira rapidamente ao fogo baixo, mexendo sempre, por um minuto, sem deixar ferver. Acrescente as colheres reservadas da água do cozimento da massa para umedecer e agregar sabor. Misture e sirva em seguida, bem quente e salpicado com ervas.

Agradecimento: Due Cuochi Cucina (r. Manuel Guedes, 93, tel. 3078-8092)
Cálculo de calorias: RGNutri Consultoria Nutricional

Comentários dos leitores

Ainda não existem comentários nesta notícia. Seja o primeiro a comentar.

Comente esta reportagem Veja todos os comentários (0)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca