Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2010 - 08h23

Com 22 receitas, livro ensina a cozinhar e dessalgar bacalhau; prepare bolinho

Publicidade

da Folha Online

A chef de cozinha Heloisa Bacellar, proprietária do restaurante paulistano Lá da Venda, experimentou diversas formas de cozimento antes de produzir o livro "Bacalhau" (DBA), que ensina o passo a passo de 22 receitas incrementadas --todas com fotos de Romulo Fialdini.

A especialista diz que o micro-ondas é uma boa solução: "Basta envolver os pedaços em filme plástico, ou colocar num refratário e cobrir com filme plástico ou com uma tampa própria para micro-ondas, e cozinhar em potência média por 1 ou 2 minutos."

Ela também conta que o bacalhau fica bem gostoso cozido no vapor, por 10 a 15 minutos, dependendo da altura da posta. "Mas se tem um jeito que realmente deu certo e ficou o máximo foi no papillote, quer dizer, assado dentro de um pacotinho feito com papel-manteiga, o peixe ficou ultramacio, muito saboroso, perfumado e até pegou uma corzinha nos 20 minutos em que passou no forno bem quente (e a receita ainda fica com pouquíssimas calorias)."

Acesse livros gastronômicos de Heloisa Bacellar

Além dessas e outras dicas para deixar sua receita ainda mais gostosa, a chef fala sobre a história do peixe, as características de cada espécie e técnicas para dessalgar, desfiar e separar o bacalhau em lascas. Abaixo, veja a receita de bolinho de bacalhau e mandioquinha presente no livro, que também ensina a fazer empadinha de bacalhau e torta de bacalhau, batata e cebola.

*

Divulgação
Bolinho de bacalhau e mandioquinha (foto) faz parte do livro "Bacalhau", de Heloísa Bacellar; aprenda a receita
Bolinho de bacalhau e mandioquinha (foto) faz parte do livro "Bacalhau", de Heloísa Bacellar; aprenda a receita

Bolinho de bacalhau e mandioquinha

Rendimento: 40 unidades.
Tempo de preparo: 2 horas, mais aproximadamente 12 horas para dessalgar o bacalhau

Ingredientes

:: 1 cebola média em cubinhos
:: 1 dente de alho bem picadinho
:: 300 g de lasquinhas de bacalhau bem limpas e dessalgadas por aproximadamente 12 horas
:: 400 g de mandioquinha sem casca em rodelas finas
:: 1 ovo
:: 1 colher (sopa) de farinha de trigo
:: 1/2 xícara de salsinha, cebolinha e coentro picadinhos
:: azeite de oliva
:: sal e pimenta-do-reino moída
:: 1 litro de óleo vegetal para fritar

Modo de preparo

- Numa panela média, aqueça um fio de azeite e doure a cebola. Junte o alho, espere perfumar e adicione o bacalhau. Misture bem e deixe no fogo por uns cinco minutos, até a carne esbranquiçar.

- Enquanto isso, coloque a mandioquinha numa panela com água fria e cozinhe até amaciar (espete com um garfo para testar). Depois escorra, descasque, esprema e coloque numa tigela.

- Misture a mandioquinha, o bacalhau, o ovo, a farinha e as ervas picadas até obter uma massa homogênea, acerte o sal e a pimenta e leve à geladeira por 30 minutos para firmar.

- Para moldar os bolinhos, unte ligeiramente com óleo a palma das mãos, pegue uma porção de massa com uma colher de sopa e enrole como um croquete ou uma bolinha, ou, se preferir bolinhos alongados e com cantos bem marcados, pegue uma porção de massa com uma colher de sopa, passe a massa de uma colher para outra raspando bem na borda para marcar o primeiro canto, então passe o bolinho de volta para a primeira colher para conseguir o segundo canto e depois passe de novo para a outra colher, fazendo o terceiro canto (se quiser, prepare os bolinhos com até 24 horas de antecedência, espalhe numa assadeira, cubra com filme plástico e guarde na geladeira, ou congele por até uma semana e frite ainda congelados).

- Para o bolinho não encharcar, aqueça o óleo numa frigideira grande, frite uns seis de cada vez, banhando sempre com uma escumadeira até dourar, então escorra e seque sobre papel absorvente (se preferir, asse numa assadeira untada com azeite por uns 20 minutos, no forno a 200º C, médio-alto, até que os bolinhos estejam dourados e crocantes).

*

"Bacalhau"
Autora: Heloisa Bacellar
Editora: DBA
Páginas: 64
Quanto: R$ 28
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página