Conheça a Folha   Folha Online
 Português | Español | English  
Projeto Editorial 1986-1987, Setembro de 1986

A Folha em busca da excelência

Para estar em primeiro lugar

A Folha é atualmente o jornal de maior circulação entre os diários brasileiros. De junho de 1984 a junho de 1986, nossa circulação paga cresceu 39,5% chegando a um total de 291.659 exemplares em média por dia. A Redação contribui para o êxito, mas não é a única responsável por ele. Esse sucesso é resultado de um esforço conjunto de toda a empresa que edita o jornal.

Ser o primeiro do país implica inestimável responsabilidade pública e profissional para cada jornalista que trabalha na Folha. Qualquer retrocesso significa perder a primazia. Todo o esforço deve estar voltado para ampliar a vantagem.

A preocupação mais profunda e permanente da Folha neste momento é a informação exclusiva. Mas informação exclusiva não vale quase nada se não for comprovada e exata. Perde muito da sua força quando mal escrita ou mal editada.

A expectativa do leitor é que o jornal se diferencie pela excelência do produto, o que exige perfeccionismo em todas as fases do trabalho.

Os grandes problemas de infra-estrutura jornalística, identificados com insistência nas duas versões do projeto editorial anteriores a esta, estão em parte resolvidos.

O Manual Geral da Redação está incorporado aos hábitos do trabalho jornalístico. Sua segunda edição, que deve circular em janeiro de 1987, será mais completa que a atual e de consulta mais fácil. As equipes que deverão usá-la já operam segundo padrões de razoável homogeneidade. Deverão continuar a utilizar o Manual em todas as situações, mas estar atentas para o fato de que não basta obedecê-lo para fazer bom jornalismo.

Desapareceu a distância funcional entre reportagem e edição. A estrutura salarial da Redação é competitiva e supera, em certas faixas, os valores médios do mercado. Dos 350 jornalistas da Folha, apenas 78 ganham o piso do jornal (junho/1986), 20% superior ao piso da categoria no Estado de São Paulo.

Diminuiu a rotatividade de profissionais, característica do período ainda recente de imensas modificações de pessoal. Organizaram-se equipes de modo geral mais bem-integradas. Vem sendo praticada uma política de valorização com base nas avaliações do desempenho profissional. Em dois anos (junho/1984 - junho/1986), 168 promoções salariais por mérito foram efetuadas, além das promoções de função.

As contratações são feitas por concurso público e exame de banca. O Planalto de Metas Trimestrais está implantado, ainda que seus resultados palpáveis estejam muito aquém da expectativa. A Avaliação do Desempenho Profissional está consolidada.

A Redação conta com mecanismos que permitem conhecer melhor a qualidade do produto jornalístico, suas virtudes e suas fraquezas. Aumentou a prática da previsão e do planejamento jornalístico. Está em funcionamento o Programa de Seminários com vistas à melhoria da capacidade técnica das equipes e à especialização dos profissionais. Houve avanços na rede noticiosa do jornal fora da sede, no rumo de uma cobertura cada vez mais profissional e menos circunscrita a São Paulo.

O Orçamento da Redação está pronto e será implantado ainda no ano de 1986. Com ele, ocorrerá uma descentralização substancial do funcionamento administrativo da Redação e das decisões editoriais vinculadas a esse funcionamento. É importante, agora, evitar que esse desenvolvimento obtido no aspecto organizacional da Redação se traduza em uma tendência para buscar o trabalho jornalístico. Não se cogita de abandonar o percurso já realizado, nem de transigir com os objetivos de organizar mais e melhor as condições a partir das quais é produzido o material jornalístico. Não se deve tampouco menosprezar a importância vital da racionalidade e do planejamento do jornalismo de hoje.

Leia também:

Outros projetos
1981 - A Folha e alguns passos que é preciso dar
1984 - A Folha depois da campanha diretas-já
1985 - Novos rumos
1986 - A Folha em busca da excelência
1988 - A hora das reformas
1997 - Caos da informação exige jornalismo mais seletivo, qualificado e didático

 

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).