Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Lei Antifumo

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta terça-feira (7) o projeto de lei que bane o cigarro de ambientes coletivos fechados, públicos ou privados, e proíbe as áreas de fumantes. Você concorda com a lei?


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximos
Comentários dos leitores
Antonio Comodaro (12) 24/08/2009 12h36
Antonio Comodaro (12) 24/08/2009 12h36
Uma "lei" idiota, de um governante mediocre, com claras evidências eleitoreiras, para iludir eleitores idiotas. 10 opiniões
avalie fechar
Edward De Leonardis (37) 24/08/2009 12h32
Edward De Leonardis (37) 24/08/2009 12h32
No direito do Brasil da para justificar qualquer coisa. ELe serve como instrumento de lobby por quem tem dinheiro para gastar com o dispendioso sistema jurídico. Esta de parabéns os Estados que aderiram a esta nova lei. 3 opiniões
avalie fechar
Francisco Oliveira (420) 24/08/2009 11h08
Francisco Oliveira (420) 24/08/2009 11h08
Para lembrar aqueles que acham que se deve dar espaço (fumódromos) para os fuamntes, e que esta perseguição até com insensos como alguns se referiram, é só lembrar que em caso de fumaça na mata os animais saem correndo a procura de abrigo, pois fumaça é TOXICAS SEMPRE, e atrás vem fogo. A pr´xima briga devera´com certeza ser contra os combustiveis de petróleo que empesteiam as cidade e matam precocemente muita gente. Não adianta chiar fumaça faz muito mal, quem quizer que fique em casa com insensos acesos e fumando a vontade, mas não esqueça de lacrar portas e janelas, depois o IML recolhe os corpos. 4 opiniões
avalie fechar
Aparecida Pradella Alves (2) 24/08/2009 10h24
Aparecida Pradella Alves (2) 24/08/2009 10h24
A melhor lei que poderiam fazer. estamos pelo menos respirando melhor dentro de um restaurante 4 opiniões
avalie fechar
su susu (2) 24/08/2009 09h55
su susu (2) 24/08/2009 09h55
Sou fumante, mas nao sou contra a lei. Mas, eu creio que antes de se colocar qq coisa que digam ser LEI, deve se estruturar a cidade para que nos fumantes possamos cumpri-la e acima de tudo, nos dar os espaços que temos direito. Pois afinal sou uma cidadã como outro qualquer, que paga seus impostos e fica exposta a assaltantes e marginais. Bote fiscais para pegar bandidos e nao cidadões comuns. 4 opiniões
avalie fechar
Paula Chagas de Sá (1) 24/08/2009 09h28
Paula Chagas de Sá (1) 24/08/2009 09h28
Não sou fumante e concordo plenamente com esta nova lei!
Fui a um barzinho ontem, e pela primeira vez, senti o ar mais puro e leve! Isso fará com que muitos mantenham seus pulmões livres de impurezas e que nós, não fumantes, não sejamos prejudicamos pelas pessoas que ainda insistem em acabar com a saúde.
4 opiniões
avalie fechar
Nestor Nestor (34) 24/08/2009 09h14
Nestor Nestor (34) 24/08/2009 09h14
Eu apoio a lei, pois realmente o cigarro faz mal, mas acredito que a bebida faça mais vitimas do que cigarro. 2 opiniões
avalie fechar
Vânia Mara Ferreira (2) 24/08/2009 09h01
Vânia Mara Ferreira (2) 24/08/2009 09h01
Eu, fumante desde os 11 anos, gostei dessa proibição, a mim facilitou e muito a parar de fumar, porque gosto de sair de casa e como todos ficavam fumando em cima de mim era dificil me manter longe dos cigarros, e tenho amigos que já pararam também, se é politica, se quer esconder a corrupção (se é que isso é possível), não importa, o que importa que faz 3 meses (pq onde vou o cigarro está proibido desde maio) que não fumo e estou feliz da vida com isso!!! 7 opiniões
avalie fechar
Dat Mendonça (112) 22/08/2009 18h45
Dat Mendonça (112) 22/08/2009 18h45
Agradeço imensamente os comentários do missivista Luis Almeida sobre minha proposta dos fumantes ativistas não serem atendidos pela rede público. O incomodo me realiza e me torna o mais ativista contra os fumantes que insistem em nos fazer parte desse vício primitivo. Continuarei a denunciar e espero não encontrá-lo num local fechado e fumando que serei o primeiro a chamar a polícia. Chega de apologia ao vício e que venha uma lei federal proibindo o cigarro em todo país. 6 opiniões
avalie fechar
Geraldo Vidigal (1) 21/08/2009 21h40
Geraldo Vidigal (1) 21/08/2009 21h40
A forma pela qual o Estado de São Paulo defende a a lei estadual, declarada inconstitucional pela Advocacia Geral da União, não parece correta: sugere que o Estado de São Paulo entenderia que a União, pela legislação nacional em vigor, teria sido inepta em atender àquilo que o governo paulista acha que deveria ser a lei nacional. E por isso, o governo paulista sentir-se-ia "auto-autorizado" a usurpar competência legislativa da União. A Constituição traça os limites e competências de cada cidadão, Poder ou ente, público ou privado. Se o governo paulista entende que a Lei Nacional é insuficiente a atender comandos constitucionais, ou exigências decorrentes de tratados internacionais, não é pela usurpação de competência alheia que resolverá a questão: existem na Constituição dois institutos aptos a resolver o problema, sem criar outro: a Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental e o Mandado de Injunção. Se o governo paulista tivesse razão, não seria pelo exercício ilegítimo de poder legislativo que se resolveria o problema. Pois isso só causa conflito, insegurança jurídica e dúvida quanto à capacidade dos governos de gerir a população. Isso talvez pudesse ser mal percebido pelo povo como próximo à autocracia. Sugere-se que o Poder Judiciário conceda prioridade ao exame da matéria para evitar conflito institucional entre os entes federados, evitando que se converta e/ou confunda questões legais talvez legítimas com "vontades" pessoais ou que descambe em conflito eleitoreiro. 5 opiniões
avalie fechar
Reginaldo Balbuena (1) 21/08/2009 19h50
Reginaldo Balbuena (1) 21/08/2009 19h50
Todos nós sabemos que o Estado positivista quer uma sociedade harmônica, portanto esse tipo de governo nunca irá preocupar-se em responder porque as pessoas utilizam-se do tabaco. Não devemos nos esquecer que o governo vende tabaco indiretamente, pois lucra milhões de reais com impostos! Agora o governo paulista irá encher mais ainda seus cofres com dinheiro proveniente dos impostos da venda do tabaco, conscientizar o cidadão de que o fumo preujudica não é feito, pois o governo irá perder receita proveniente dos impostos das industrias produtoras de tabaco e também do dinheiro das multas dos comerciantes. É para refletirmos! 3 opiniões
avalie fechar
Silvia Eli Nunes (1) 21/08/2009 19h22
Silvia Eli Nunes (1) 21/08/2009 19h22
Eu não sou fumante e estou AMANDO esta lei, quem frequenta bares sabe o quanto o cigarro incomodava quem não fuma, qd estávamos em grande quantidade de pessoas então, além de respirar aquela fumaçã horrorosa voltavámos para casa com o odor da nicotina. Vejo também que os próprios fumantes estão respeitando a lei, eu particularmente agradeço o respeito e acho também que é EDUCAÇÃO, pois quando ja aconteceu de estar em um restaurante e a pessoa do lado que já comeu acende o cigarro com vc comendo, muito desagradável... 5 opiniões
avalie fechar
maria marcelino (1) 21/08/2009 19h17
maria marcelino (1) 21/08/2009 19h17
como fumanta acho bonito essa lei!!!concordo com todos os males k o fumo causa..+ pergunto por k a lei saiu tao rapido eo programa anti-ta tao lento..dizem k existe numca vi e ate agora nenhuma ubs me soube informar onde tem..sera k o sr serra sabe o valor de uma caixa de adesivo,de zibam,ou de qualquer outra medicaçao p/ parar de fumar?sei k o estado recebe muito do imposto do cigarro.a lei foi rapida + o programa anti- tabagismo ta lento..se alguem souber me dizer onde eu encontro a medicaçao p/ parar de fumar fornecida pelo estado eu agradeço..pois sic fica em torno de 1000 reais o tratamento com qualquer tipo de medicaçao ja devo ter dado ao estado muuiiiiiiiittooooooooo+ do k isso de imposto do cigarro k fumei ate hj..por favor sr serra quero parar de fumar!!!!!!!!!! 3 opiniões
avalie fechar
Edward De Leonardis (37) 21/08/2009 18h05
Edward De Leonardis (37) 21/08/2009 18h05
Esta lei eh completamente consoante com as atitudes que estao sendo tomadas nos paises desenvolvidos. Este parecer da AGU eh lobby da industria de cigarro. A pessoa quer se matar e fumar, tudo bem, agora o fumante passivo nao eh obrigado a sofrer as consequencias da ma escolha dos fumantes. Fora que uma deterioração da saúde da populacao em geral tem consequencias no custo da saúde publica. Parabéns governadores!!! 3 opiniões
avalie fechar
Edivaldo Cardoso (121) 21/08/2009 17h58
Edivaldo Cardoso (121) 21/08/2009 17h58
Todos discutem a lei anti fumo e esquecem um fato importante que vem no bojo da lei,com desculpa para fiscalizar o governo paulista contrarou milhares de cabos eleitorais em todo estado ,inteligente ele não ? 2 opiniões
avalie fechar
Sebastião Vicentim (59) 21/08/2009 17h54
Sebastião Vicentim (59) 21/08/2009 17h54
A AGU deveria ser competente o suficiente e "copiar" o modelo paulista. A Lei existente da União, por não ter punição não é respeitada! Para isso, basta que a aprimorem exemplificando a à paulista. 1 opinião
avalie fechar
Zacharias Bichara (1) 21/08/2009 17h34
Zacharias Bichara (1) 21/08/2009 17h34
Concordo plenamente com a Lei; se os veículos poluem mais, não vem ao caso. O que importa é evitar tantas fontes de poluição quanto possível. Ademais, a proibição visa a preservação da saúde pública, certo? Como ser contra isso? Nota 10 para os governos de SP e do Rio, esperando que outros Estados se juntem nessa empreitada! 4 opiniões
avalie fechar
Hélio Sávio Silva (10) 21/08/2009 17h26
Hélio Sávio Silva (10) 21/08/2009 17h26
O ideal seria não precisar impor uma lei para que os fumantes se tocassem de que fumar em local fechado onde outras pessoas comem, se divertem, etc, muitas vezes tendo passado gotas daquele perfume frances caríssimo, é uma atitude egoísta, egocêntrica e desrespeitosa. Fumaça de cigarro fede e o fumante também fede. As pessoas que estão perto ficam fedendo também. É fato.
Se é um vício, um problema de saúde, essas pessoas devem procurar tratamento. Ou, simplesmente, ir fumar lá lado de fora. Para que se rebelar contra o bom senso? E ainda estão falando em poluição, CO2 e não sei que... O problema é o fedor! Que loucura!
3 opiniões
avalie fechar
Soraya Mancebo (1) 21/08/2009 17h12
Soraya Mancebo (1) 21/08/2009 17h12
Queria saber porque nossos dirigentes não se preocupam primeiro em contribuir para a melhoria dos transportes e assim acabar um pouco com a poluição e trânsito na cidade ou ainda melhorar a saúde e acabar com a vergonha nos hospitais públicos. Ao invés de buscar maneiras de contribuir para a corrupção, já que mais fiscais na rua aumenta a possibilidade de mais propinas para não autuar os estabelecimentos! Além do que, estão criando mais pessoas preconceituosas e intransigentes do que as já existentes. Os nossos dirigentes deveriam criar políticas para tirar crianças das ruas, aumentar o número de vagas de empregos e coisas que afetam mais direta e significativamente a população com um todo e uma pequena parte dela. 2 opiniões
avalie fechar
joao joao (13) 21/08/2009 17h05
joao joao (13) 21/08/2009 17h05
O Serra vai ter que revogar a lei antifumo.
Uma pesquisa publicada hoje pelo departamento de saúde de Botsuana revela que o fumo combate a gripe suina.kkkkkkkk
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1022)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página