Publicidade

Cotidiano

Multas de trânsito

O ministro da Justiça, Tarso Genro, apresentou uma proposta para endurecer as regras de trânsito. Depois de o número de mortes no trânsito crescer 20% entre 2002 e 2006, o governo decidiu aumentar o valor das multas em 63,97% e tornar mais duras regras para o motorista que dirige embriagado ou participa de rachas.


Mais resultados: 1 2 3
Comentários dos leitores
sérgio carneiro (236) 01/02/2008 08h39
sérgio carneiro (236) 01/02/2008 08h39
Certa vez em uma ilha para aves imigratórias haviam uma grande confusão entre os pássaros, todos queriam alimentos e descanso, um condor observando todo aquele movimento, resolve impor um tributo e aproveitar-se daquela intensa circulação.
"A partir de hoje todos que aqui pousarem terão que trazer-me um peixe, em troca oferecerei proteção e tranqüilidade", determinou a rapina.
Houve um grande protesto mas não tinha como escapar, o condor era poderoso e talvez resolvesse a situação. Com o passar do tempo a situação piorou, a pesca escasseava e quase não tinha lugar para descansar, uma comissão foi até o condor relatar a situação. Este então determinou:
"A partir de hoje somente as aves licenciadas poderão usufruir desta ilha e o preço da licença será de dois peixes".
Tempos depois, nada muda, continua pouca pesca e descanso, nova comissão é formada e então nova determinação:
"Contratarei algumas águias para ajudar o patrulhamento, o preço será de três peixes".
O condor e seus auxiliares gordos de tantos comerem, não conseguiam mais voar e realizar suas tarefas e então contrata alguns falcões, carcarás, gaviões e mais tributos e nada muda.
Esta estória aconteceu em uma ilha que antigamente era chamada de; Ilha de Vera Cruz
4 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (236) 01/02/2008 07h20
sérgio carneiro (236) 01/02/2008 07h20
Placebo, assim classifico estas medidas. E ainda os órgãos do SINATRAN insitem em dizer que não existe a "indústria da multa" com esta ultima, a confirmação. O codigo de transito foi instituído em 1997, na época dizia-se "esta resolvido o problema do nosso transito" discurso bonito mas ineficaz, multas mais pesadas não resolvem a situação, salvo problemas no "CAIXA". Países como a Inglaterra, Espanha e tantos outros resolveram com medidas mais duras é que realmente funcionam. Naqueles países infrações mais grave: dirigir embriagado e excesso de velocidade são punidas com detenção. - "Vamos proibir a bebidas nas estradas", pensa algum "iluminado", se a maioria dos acidentes por bebida é no trânsito urbano. - "Não ocorre acidentes em estradas ruins". professa uma "sábia" autoridade de transito, então a solução seria esburacar mais ainda? Imagine um camioneiro trafegando por 80 Km de trecho péssimo, quando pega um trecho bom, resolve tirar o atraso da viagem e excede a velocidade, causa um acidente, nas estatísticas é registrado a origem do acidente:excesso de velocidade. Senhores administradores do transito não precisa criar nada, basta copiar exemplos que deram certo; deixem a política de lado e façam o certo.
Conclusão: Multas geram receitas e detenção geram despesas.
5 opiniões
avalie fechar
Célio Mello (13) 01/02/2008 07h19
Célio Mello (13) 01/02/2008 07h19
É dificil avaliar. O fato é que se todos ( ou quase todos) tivessem recebido educação adequada, tivessem renda razoavel, não houvesse tanta corrupção, se a Justiça fosse realmente eficiente, se tivessemos um sistema penitenciario correto, se as verbas federais não ficassem nas mãos de políticos, se as estradas , hospitais , escolas, serviço público, policia, atendessem realmente as necessidades do povo brasileiro, tenho certeza que o indice de acidentes em nosso transito seria muito menor. As leis existem para proteger e disciplinar a sociedade, que só será disciplinada se for ensinada, nunca amendrontada.
No entanto, reconheço que providencias precisam ser tomadas urgentemente, a começar por equipar nossa esrtradas com um mínimo de dirigibilidade, com sinalização adequada e correta, e condições de tráfego minimamente segura.
1 opinião
avalie fechar
T. Morimoto (326) 01/02/2008 04h11
T. Morimoto (326) 01/02/2008 04h11
NECESSÁRIO DE UM LADO, E ABUSIVO DE OUTRO LADO. Necessário o excesso de velocidade ser de 20 Km/h, e não 20%. Tem locais (como Mairiporã/SP) onde o limite é de 30Km/h, então 20% são 6Km/h, muito difícil de controlar e já serão 20%, enqto. na Rodovia Ayrton Senna, onde o limite é 120Km/h, 20% são 24Km/h. que dá pra controlar. Isso é irracional, e é necessário modificar. ABUSIVO é o valor das multas, e aumentar o valor é HEDIONDO.
Venda de bebidas alcoólicas: se um ônibus faz as paradas necessárias, apenas o motorista não deve beber alcoólicos, mas, os passageiros não podem ficar privados disso, a não ser que se crie uma "lei seca" como fez USA no tempo do Al Capone (e não adiantou nada), ou como já está se fazendo com o cigarro, proibindo em todos os locais públicos (patrulhamento abusivo, contra o direito de fumar ou de beber). Daquí a pouco, vão inventar sanções contra carnes gordurosas, ou outras coisas, pq. os médicos dizem que "faz mal", ou a igreja diz que "é pecado". É necessário que todos entendam uma coisa: precisamos todos viver como gostamos, não importa por quanto tempo de vida, pq não adianta viver 150 ou 200 anos como tartarugas ou escravos de poucos que querem nos impor como devemos viver, mesmo que infelizes. O que importa, é que cada um seja feliz, a sua maneira, e não a longevidade sofrida ou triste.
3 opiniões
avalie fechar
A TÁ:
MULTAS MAIS DURAS-LEGAL.
VAI MULTAR TAMBÉM O MINISTRO DOS TRANSPORTES?
GENTE : ISSO TUDO É GOVERNO E GLOBO JUNTOS.
ESTOU NAS ESTRADAS MARAVILHOSAS DESTE PAÍS, DESVIO DE UM BURACO ( QUE É UMA COISA RARA NAS NOSSAS ESTRADAS ) MATO 5 MEMBROS DE UMA SÓ FAMÍLIA - COMO VAI SAIR NA GLOBO?MOTORISTA BÊBADO MATA FAMÍLIA INTEIRA - NUNCA VAI FALAR QUE MATEI DEVIDO AO REFLÊXO DE DESVIAR DE UM BURACO.
NAS ESTATÍSTICAS GOVERNAMENTAIS VAI PARA A COLUNA - BÊBADO
RESUMINDO - DIRIJO EM ESTRADAS DE PRIMEIRO MUNDO,( AUTO PISTA ) O RESPONSÁVEL POR ESTAS ESTRADAS É UMA SUMIDADE EM TRANSPORTE ( MINISTRO DE BARCO ) EU SOU UM PÉSSIMO MOTORISTA ( BÊBADO ).
E A PREOCUPAÇAO DO GOVERNO? AUMENTAR O VALOR DAS MULTAS - QUANTO MAIS VÍTIMAS MELHOR - MAIS DINHEIRO PARA A PTZADA.
APRENDAM : DÊ, E DEPOIS COBRE. NÃO COBRE E NÃO DE NADA.
EM PAÍS DE ANALFA, GOVERNO PODE TUDO. PODE ATÉ TOMAR MEU CARRO.
ESSE MINISTRO DA JUSTIÇA EM VÊZ DE REFUNDAR O PARTIDO DOS MALANDROS, QUERER TRAZER O CACCIOLA DE VOLTA ( FOI FAZER TURISMO A MINHAS CUSTAS ) DEVERIA SIM CUIDAR DA QUADRILHA DE MENSALEIROS QUE ELE TAMBÉM DIZ QUE NÃO EXISTIA.
VOU VIAJAR AMANHÃ DE MADRUGADA, SÓ QUE VOU PREVINIDO. VOU FAZER UM EXAME DE DOSAGEM ALCOLICA, VOU NA DELEGACIA PARA O DELEGADO ATESTAR QUE ESTOU SÓBRIO, VOU PARA A ESTRADA E TORCER PARA NÃO TER UM BURACO NA MINHA FRENTE.
PORQUE COM TODOS ESTES CUIDADOS, VOU CAIR NAS ESTATÍSTICAS DOS BÊBADOS.
- JORNAL NACIONAL - BÊBADO MATA FAMÍLIA INTEIRA
PAISINHO DE QUINTA CATEGORIA.
5 opiniões
avalie fechar
Romulo Jabbour (3) 01/02/2008 01h27
Romulo Jabbour (3) 01/02/2008 01h27
SAO PAULO / SP
Perfeito! Só não concordo com a velocidade de 30 Km/h das motos quando o transito estiver parado, por mim elas não deveriam poder transitar de maneira algum entre as faixas. A não ser em caso e sinal vermelho onde elas poderiam se alocar entre os carros até o momento do sinal verde, quando passariam novamente a transitar na faixa comum a todos. sem opinião
avalie fechar
flavio surfers (1) 01/02/2008 00h25
flavio surfers (1) 01/02/2008 00h25
Olá a todos!
Se o limite maximo de velocidade no Brasil não ultrapassa os 110 km/h por que são permitidos a utilização de veiculos com o limite de velocidade muito superior a este.
Aumentar as multas pode diminuir as infrações, mas o dinheiro recolhido com multas será mais alto. Então é justo que aumente as sinalizações, reforme as estradas e acabe com os pedagios, já que pagamos o IPVA entre uma série de outros impostos. Ou para onde vai essa verba? Seria para aumentar o salário dos grupos que estipulam esses valores e normas?
sem opinião
avalie fechar
Gilberto Ribeiro (13) 31/01/2008 23h19
Gilberto Ribeiro (13) 31/01/2008 23h19
SANTOS / SP
Os governos são muito lentos no que diz respeito a tomada de decisões. O problema do trânsito custa caro ao país além das perdas de vidas.
Em qualquer lugar meio civilizado dirigir bêbedo deveria ser um crime com pena de prisão. Aqui o cara mata no trânsito e depois é condenado a pagar cestas básicas. É uma piada de mau gosto.
Com relação as motos falta coragem para disciplinar o trânsito desses veículos.
sem opinião
avalie fechar
POMPILIO PEREIRA FILHO (1) 31/01/2008 23h05
POMPILIO PEREIRA FILHO (1) 31/01/2008 23h05
É muita morte nas estradas. Alguma coisa deveria ser feito. Não sei se esse pacote vai adiantar muita coisa. Vai depender de muita fiscalização e da educação de nossa gente.Só o tempo dirá. Tomara que ajude. sem opinião
avalie fechar
celso mello mello (1) 31/01/2008 22h55
celso mello mello (1) 31/01/2008 22h55
Quem vai gostar são os (muitos) policiais de trânsito, pois vai aumentar o preço da propina.
O que deveria acontecer seria a proibiçao definitiva de dirigir para os assassinos do trânsito e no caso de reincidência, cadeia neles. Para os policiais mencionados, também....
sem opinião
avalie fechar
Paulo Keglevich (2) 31/01/2008 22h43
Paulo Keglevich (2) 31/01/2008 22h43
PORTO ALEGRE / RS
É impressionante a incompetência das nossas elites governates para diagnosticar com maior precisão um problema!!! E se não sabem (ou não querem) diagnosticar adequadamente, como esperar que tenham uma solução...
Estão conseguindo macular uma iniciativa excelente que é o CTB, uma referencia internacional, porque diagnosticam superficialmente a causa dos riscos do nosso transito. Ao invés de coletar a experiência com o CTB para aperfeiçoá-lo, simplesmente aumentam as punições, sem perceber que já temos experiência de sobra para identificar carências e imperfeições naquele código, como por exemplo penalizar com o mesmo peso o estacionar em local proibido e o excesso de velocidade até 20% .. Já era tempo para isto ter sido ajustado!! Outra coisa são as sinalizações burocráticas, mal feitas, que muitas vezes leva ao cidadão suspeitar se tal sinalização foi feita visando a segurança ou visando armar uma armadilha para pegar multas dos motoristas que seguem o bem senso!
sem opinião
avalie fechar
Ohm Paul Hammel (3) 31/01/2008 22h27
Ohm Paul Hammel (3) 31/01/2008 22h27
Como todos sabemos, a malha viária do Brasil encontra-se estagnada há pelo menos 25 anos, embora a população tenha pagado todos os impostos para ter um serviço decente de transporte.
Segue a seguinte pergunta:
Quem vai pagar pelas mortes ocorridas pelo descaso do governo?
1 opinião
avalie fechar
Francisco Braga (11) 31/01/2008 21h51
Francisco Braga (11) 31/01/2008 21h51
Caros leitores pra falar a verdade essas leis ainda nao sao severas eu nao resultara em nada...
Moro aqui nos EUA e se vc e pego dirigindo embriagado.... bem diga adeus a sua vida normal
1 Prisao imediata
2 Perca da Carteira de motorista por cinco anos
$10.000 dollares de prejuizo com multas fiancas e advogados...
E mesmo assim as pessoas ainda dirigem bebadas mas nao tanto quanto no Brasil.
Mas eu converso com pessoas que foram pegos dirigindo embreagadas e eles me disseram que se arrepende profundamente porque aqui na America se vc nao tem carro voce nao e nada
1 opinião
avalie fechar
Armando Uchoa (6) 31/01/2008 21h39
Armando Uchoa (6) 31/01/2008 21h39
Nao adianta, devem mudar a lei penal no Brasil,ai sim muita coisa vai melhorar inclusive a criminalidade, assassitanos, trafico de drogas, ladroes, Pricipalmente os de gravatas. sem opinião
avalie fechar
Francisco Emmerich (4) 31/01/2008 21h09
Francisco Emmerich (4) 31/01/2008 21h09
VOLTA REDONDA / RJ
É IMPRESSIONANTE A GANÂNCIA DOS GOVERNOS . NINGUÉM ESTÁ PREOCUPADO EM COIBIR AS INFRAÇOES DE TRANSITO, MUITO PELO CONTRÁRIO, SE TODOS OS BRASILEIROS RESOLVESSEM ANDAR DIREITINHO, SEM LEVAR MULTAS, CERTAMENTE ESSE GOVERNO ARRUMARIA OUTRA FORMA DE NÃO PERDER ESSA ARRECADAÇÃO, A EXEMPLO DO QUE ACONTECEU COM A CPMF. SE REALMENTE AS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS QUIZESSEM, SERIA MUITO FÁCIL, OU SEJA, EXCEDEU A VELOCIDADE O MOTORISTA FICARIA RETIDO POR 30 MINUTOS OU 1 HORA, REINCIDIU? 2HORAS? REINCIDIU NOVAMENTE SUSPENSÃO POR UMA SEMANA....AÍ SIM, SERIA ALGO SERIO PARA DIMINUIR ACIDENTES. PARA QUALQUER INFRAÇÃO SE APLICARIA AS REGRAS QUE NINGUÉM DESEJA, OU SEJA, FICAR COM O CARRO RETIDO. NAO DIGO PARA NÃO APLICAR MULTAS, MAS NOS VALORES NORMAIS QUE SE APLICAM HOJE, ACRESCIDAS DAS PENALIDADES DE RETENÇÃO VEÍCULAR. AÍ SERIA PÁ E BOLA, ERROU, PAROU, REINCIDIU PERDEU. DO CONTRÁRIO É SO MESMO UMA MEDIDA ARRECADATÓRIA. DETALHE IMPORTANTE É QUE PARA O POVO SEMPRE SAI CARO...MAS O DEPUTADO, O FILHO DO DEPUTADO, DO SENADOR...ESSES, PAGARÃO AS MULTAS SEM O MENOR CONSTRANGIMENTO, POIS AFINAL PAGARÃO COM OS MEUS IMPOSTOS. É UMA VERGONHA, ENQUANTO ISSO O POVINHO ESTÁ PREOCUPADO COM O CARNAVAL....POR ISSO BRASIL ESTÁ DESSE JEITO. AH QUE INVEJA EU TENHO DO POVO AMERICANO DO NORTE. LÁ A COISA É FEITA PARA RESOLVER, AQUI O IMPORTANTE É ARRECADAR. SERPA QUE FAZ PARTE DAS MEDIDAS PARA RECUPERAÇÃO DAS PERDAS DA CPMF??? INCRÍVEL. E EU VOTEI NELE sem opinião
avalie fechar
alex nogueira (1) 31/01/2008 20h58
alex nogueira (1) 31/01/2008 20h58
É engraçado que eles se preocupam em punir de todas as formas o motorista, porque os governantes não se preocupam da mesma forma em oferecer vias de tráfego em condoções adequadas para o trânsito???
Quem anda nas grandes vias de SP é sempre vítima de buracos, motoqueiros que nos obrigam a andar em cima da guia pra deixar espaço para eles entre os carros, e outras dezenas se situações que somos submetidos todos os dias. Porque os órgãos de trânsito não intensificam a fiscalização sobre isso?
Todo dia a gente vê cachorro louco furando farol vermelho e ninguém faz nada.
Voce só vê CET com talão de multa na mão, mas o trânsito continua uma loucura que ninguém se entende...
Dá pra entender que engenharia de boteco é esta?
Bem, vou nessa que eu tenho que pagar mais uma parcela do IPVA senão como é que eles vão tomar champagne francês no carnaval né??? tadinhos.....
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (56)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca