Publicidade
Publicidade
Trânsito em SP
Como parte das medidas para tentar driblar os sucessivos recordes de lentidão, a Prefeitura de São Paulo divulga nesta quarta-feira 175 rotas alternativas para o motorista tentar fugir dos longos congestionamentos.
Leia mais
- Prefeitura prepara pacote de obras viárias em São Paulo
- Saiba como lidar com os congestionamentos e filas das grandes cidades
- Livro explica a complexa São Paulo e fala da beleza e do caos
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Sem PM nas ruas, poucos comércios e ônibus voltam a funcionar em Vitória
- Sem-teto pede almoço, faz elogios e dá conselhos a Doria no centro de SP
- Ato contra aumento de tarifas termina em quebradeira e confusão no Paraná
- Doria madruga em fila de ônibus para avaliar linha e ouve reclamações
- Vídeos de moradores mostram violência em ruas do ES; veja imagens
+ Comentadas
- Alessandra Orofino: Uma coluna para Bolsonaro
- Abstinência não é a única solução, diz enfermeira que enfrentou cracolândia
+ EnviadasÍndice
cidade de SP é um absurdo, são os caminhões que movimento o Pais, quando há greve de
Caminhoneiros existe falta de mercadoria em mercados, falta de fruta no Ceasa, falta combustível
nos postos de gasolina e nos consumidores somos afetados diretamente.
Não deveriam impedir que os veículos ou caminhões transitem e sim investirem em Infra-Estrutura
se tivessem terminado o Rodoanel muitos desses caminhões não precisariam circular dentro da
cidade.
avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar
O trânsito de caminhões realmente atrapalha por serem veículos grandes e muitas vezes lentos, porem outra dmedida deveria ter sido estudada, a cada dia uma nova frota da carros novos ganha as ruas da cidade de São Paulo e se soma aos veículos que já existem, logo (considerando a impossibilidade de expansão das ruas e avenidas por pura falta de espaço) creio que os proprietários de veículos mais antigos deveriam ser desincentivados a manterem esse veiculos (digo veiculos com mais de 15 anos de fabricação).
Antes de me xingarem e julgarem essa medida desleal e elitista pensem no seguinte:
Os veículos antigos tem IPVA cada vez mais baixo chegando a isenção, porem eles utilizam as vias publicas da mesma forma que qualquer outro veículo (fim do IPVA mais barato para veiculos antigos).
Veículos mais antigos liberam na atmosferam quantidades maiores de poluentes que outros veículos (muitos deles são anteriores a obrigatoriedade de catalizadores de fábrica).
Uma grande parte da incidência de acidentes e panes que atrapalham o trânsito é por culpa de falta de manutenção e esse problema é mais frequente em veículos antigos. Quem de nós nunca viu escapamentos, paralamas, para-choques, retrovisores e até (pasmem) rodas caidas em avenidas e atrapalhando o trânsito por problemas de manutenção.
Eu sei que parece cruel, mas quem não tem condições mínimas de manter um veículo em condição de uso não deveria te-lo.
Isso não invalida a necessidade de melhoria do transporte publico.
avalie fechar
Isso é uma regra não escrita, que com toda certeza será a cada dia que passa mais aplicada. Compra-se uma enormidade de carros, e muitos irão ficar dentro das garagens, por que nas ruas, impossivel. Moro fora da capital, mas trabalho lá. Outro dia fui a um casamento no bairro do bexiga, peguei transito na nove de julho até as 21:30, eu nunca ví isso! Chegamos a um ponto de estrangulamento completo! Medidas ainda mais fortes deverão ser corajosamente implementadas pelos administradores públicos do município.
avalie fechar
Claro que não somente os motoristas, como os pedestres que utilizam do transporte público, são e serão afetados por qualquer alteração quanto ao rodízio das placas dos veículos.
Me pergunto, qual a fundamentação para entrevistar maiores de 16 anos, sem escolher outro critério mais plausível para tal pesquisa?
Se a pesquisa tivesse sido dividida em dois grupos: os que possuem carros (e necessitam dele), e os que não possuem carros.
Certamente não seria aprovada a ampliação do rodízio, por um grupo, e outro grupo diria que não saberia opinar.
O governo estimula a fabricação de veículos novos e vendas recordes com baixas taxas de juros, em seguida lhe tolhem o direito de uso! Aliás, houve algum desconto no IPVA, por conta das horas em que os proprietários são proibidos de transitar com seu veículo?
Lamentável.
avalie fechar
avalie fechar
No meandro da aventura das transgressões de trânsito encontramos os acidentes que fecham parcialmente as grandes avenidas, ocasionando o famigerado engarrafamento. Motos que trafegam em espaços exíguos e em velocidades incompatíveis se acidentam diariamente, causando engarrafamentos. Ora, se a lei foi feita para ser cumprida por que tolerar estas transgressões? As placas "PARE" são flagrantemente desrespeitadas, além de outras claras sinalizações como faixa de pedestres, conversões proibidas e assim por diante. Aumentar o período de rodízio parece uma piada mal desenvolvida, afinal os grandes congestionamentos da cidade ocorrem justamente nos horários de rodízio, como explicar?
A cidade de São Paulo sofre um prejuízo anual superior a 500 milhões de Reais anualmente, poderíamos ter parte desta cifra disponibilizada para a contratação de fiscais, os chamados "marronzinhos" e ainda para a instalação de radares e câmeras que punem os maus motoristas. Estes pensariam duas vezes antes de se aventurar em uma maldosa transgressão.
avalie fechar
Bruno Avila que deixou claro que se o povo brasileiro não tomar uma atitude continuaremos pagando para não viver e não aproveitar aquilo pelo qual tanto lutamos e conseguimos conquistar o problema não é nosso e sim das autoridades " competentes", pois percebo que CET eciste apenas para dar multas a quem as vezes erra, mas àqueles que sempre infringem as leis de trânsito causando acidente e demais incidentes morais e até materiais.
Rodizio já acho uma pouca vergonha mas cobrar pedágio ou aumentar a dois dias de rodizio é imperdoavel.
avalie fechar
A aprovação ao aumento dos dias de rodizio exemplifica que quase todos já tem dois carros, e esta medida não irá surtir nenhum efeito prático, ao contrário da retirada de caminhoes, que irá ter um efeito contrário muito grande, pois irá aumentar a frota de pequenas VANS de entrega no lugar de caminhões.
Não se pode falar de transito sem falar em dois pontos: Educação da população (incentivos a não usar o carro) e transporte público. Até agora não ouvi falar em nunhum destes dois pontos.
avalie fechar
avalie fechar
Eu por exemplo rodo uma media de 200 a 300 kilomentros de carro todos os dias. E vejo também que tem muita gente despreparada na direção. Vou citar um exemplo: O cara não dá passagem nem para as ambulancias, fecha o corredor dos motoqueiros, causando acidentes, alguns chegam a manter uma distancia do seu carro e o carro que esta a frente de 500 metros em uma velocidade 45 kilometros por hora na pista da esquerda. Poxa se não sabe dirigir, não sai de casa. São milhões de pessoas que tem este despreparo e é uma ato egoista. Se voce fala alguma coisa reprimindo o ato, o egoista diz muitas vezes: "Eu não estou com pressa". Não sei onde essas gente tira a carta. E logo eu penso ou respondo, voce não esta com pressa, mas à 4 kilometros antes de nós pode ter uma ambulancia com sua mãe, seu pai , seus irmãos a bordo, estão todos morrendo porque não iram conseguir chegar a tempo no hospital porque voce e diversos egoistas como voce estão a frente na pista da esquerda dirigindo a 45 km por hora em uma pista que é permitido trafegar de 80km a 100 km por hora. Então este é um pequeno exemplo de despreparo. "Vai dirigir autorama então". Fora outros despreparos de terceiro mundo, como por exemplo: como as pessoas se"sentem poderosas pilotando um monte de lata"
avalie fechar
Os podereosos que se adaptem a nova situação, afinal não foi assim com os outdoors? Foi uma gritaria geral, todo mundo ia quebrar e hoje ninguem mais fala nisso e a cidade está linda.
A restrição será em apenas 10% da área geográfica da capital, não vai matar ninguém.
Agora, o importante é colocar fiscalização dura, rígida, permanente. Caso contrario acontecerá como a regulamentação dos escapamentos poluidores dos caminhões e ônibus que continua a poluir a cidade!
Simultaneamente espero que outras providencias sejam tomadas, como novas avenidas, término das antigas, novos viadutos, túneis, etc. Não esquecendo da conservação do asfalto que está um desastre.
Sr. Prefeito, parabéns, precisamos de mais administradores como o Sr., que tome medidas duras, antipáticas e que contrariam os poderes economicos em benefício do paulistano.
Pedro Quina
avalie fechar
Por exemplo: para fazer uma pesquisa positiva sobre o Palmeiras, entreviste pessoas próximas ao Parque Antártica! Se quiser um resultado negativo, faça sua pesquisa próxima ao Parque São Jorge...
Se o rodízio aumentar farei duas coisas:
1. entrarei na justiça para liberação do rodízio;
2. comprarei um carro velho, sem IPVA, sem licenciamento e utilizá-lo-ei para minhas locomoções!
Só pode ser brincadeira isso!!!
avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar
Aumentar o horário? Nada muda. Quem precisa sair de casa já tem o seu carro para o dia do rodizio. Eu mesmo tenho 2 carros, um dos quais é bem velhinho e só sai de casa um dia por semana. Outros milhares de paulistanos tambem fazem o mesmo, ou trocam de carro com a esposa, pai, irmão, sogro... Será que temos que gastar tanta energia pensando em rodizio?
O pedagio urbano ja existe ha muito tempo, e pagamos por ele um valor muito acima do razoavelmente justo. Os marronzinhos nunca estiveram na rua para ajudar na fluidez do transito, mas sim para arrecadar de forma desonesta o dinheiro do cidadao paulistano que cai nas armadilhas do transito de Sao Paulo.
Eu vejo diariamente, aqui perto do meu trabalho, esses operarios do transito fazendo o seu sorteio para ver que infelizes serao contemplados com suas desonestas canetadas. E o fazem com um largo sorriso no rosto.
Paulistanos, se queremos mudar alguma coisa, melhorar a nossa qualidade de vida, perdendo menos das nossas preciosissimas horas no transito, devemos comecar combatendo a imoralidade e o abuso cometidos pela quadrilha coordenada pelo Sr. Scaringela, presidente da CET. Estes sim, sao os viloes do nosso estress com o transito e com a fortuna de damos ao municipio por nada.
avalie fechar
Se o ilustre Sr. Kassab - que ainda nao se dignificou em comentar meu post anterior - e sua corte de vereadores dêessem um transporte publico eficiente, decente, civilizado, a maioria dos motoristas deixaria seus automoveis na garagem, aliviando e resolvendo o transito!
Sr. Kassab, srs. vereadores, v.exs. já cogitaram em usar transporte público durante uns 3 meses para sentirem na pele o que nos 'rêles' cidadãos, pagantes de impostos absurdos e extorsivos que sustentam seus (do prefeito e vereadores) altos luxos e mordomias, passamos todos os dias?
Garanto que será uma experiência muito iluminadora, e quem sabe, alguma pequena faisca de civilidade e consideração penetrará em suas cabeças.
avalie fechar
A idéia é reduzir o período de restrição e, ao mesmo tempo não estimular a compra de um segundo carro como aconteceu na Cidade do México. O rodízio ficaria assim:
Placas 1 a 5 não rodam das 6:30 até as 8:30 e os placa 6 a 0 não rodam das 8:30 até as 10:30.
De noite repetimos a dose, placas 1 a 5 não rodam das 16:30 até as 18:30 e de 6 a 0 não rodam das 18:30 até as 20:30.
O transito melhoraria muito, o prazo de restição diminuiria de 6 para 4 horas para cada morador, e a frequência diária exigira mudanças no hábito de utilização de carros e entrada e saída de empresas!
Uma solução simples e muito eficiente. A pergunta é: qual político tem coragem de encarar o problema de frente, sem se preocupar com os votos da eleição seguinte???
Eu voto nessa saída!!
avalie fechar
Para se resolver o problema do transito alguém (CET, Prefeitura, etc...) já cálculou o indice de engarrafamento gerado por um acidente de caminhão ou um acidente de moto? Aqui para os lados do Centro Empresarial tem em media 6km de transito toda vez que um motociclista sofre acidente e isso acontece no minimo 1 vez por semana o que ocasiona em média de 40 a 60 minutos de transito a mais.
Que tal a CET monitorar melhor a leis de transito que se aplicam aos motoboys que estão sempre andando em cima das faixas e constantemente se acidentando por este motivo e gerando enormes engarrafamentos.
avalie fechar