Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Trânsito em SP

Como parte das medidas para tentar driblar os sucessivos recordes de lentidão, a Prefeitura de São Paulo divulga nesta quarta-feira 175 rotas alternativas para o motorista tentar fugir dos longos congestionamentos.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6
Comentários dos leitores
Rodrigo Poveda (1) 23/06/2008 17h05
Rodrigo Poveda (1) 23/06/2008 17h05
SAO PAULO / SP
Impedir que veículos circulem já é vergonhoso, agora impedir que caminhões transitem na
cidade de SP é um absurdo, são os caminhões que movimento o Pais, quando há greve de
Caminhoneiros existe falta de mercadoria em mercados, falta de fruta no Ceasa, falta combustível
nos postos de gasolina e nos consumidores somos afetados diretamente.
Não deveriam impedir que os veículos ou caminhões transitem e sim investirem em Infra-Estrutura
se tivessem terminado o Rodoanel muitos desses caminhões não precisariam circular dentro da
cidade.
7 opiniões
avalie fechar
M Mig (2355) 18/06/2008 13h12
M Mig (2355) 18/06/2008 13h12
O Wagner Bacha tem razão. A educação é um agravante sem duvida... motoristas que se julgam espertalhões e agem de detrimento dos demais, estacionamento em lugares inadequados, até mesmo pedestres que se comportam mal ou atravessam sem o minimo cuidado com a segurança 4 opiniões
avalie fechar
M Mig (2355) 18/06/2008 11h45
M Mig (2355) 18/06/2008 11h45
Outra idéia, essa copiada de outros paises, veículos com seguro que compreenda revisão dos itens básicos e serviço de guincho/socorro deveriam ter descontos no IPVA. Veiculos com revisão normalmente não apresentam panes. 4 opiniões
avalie fechar
M Mig (2355) 18/06/2008 11h43
M Mig (2355) 18/06/2008 11h43
Srs,
O trânsito de caminhões realmente atrapalha por serem veículos grandes e muitas vezes lentos, porem outra dmedida deveria ter sido estudada, a cada dia uma nova frota da carros novos ganha as ruas da cidade de São Paulo e se soma aos veículos que já existem, logo (considerando a impossibilidade de expansão das ruas e avenidas por pura falta de espaço) creio que os proprietários de veículos mais antigos deveriam ser desincentivados a manterem esse veiculos (digo veiculos com mais de 15 anos de fabricação).
Antes de me xingarem e julgarem essa medida desleal e elitista pensem no seguinte:
Os veículos antigos tem IPVA cada vez mais baixo chegando a isenção, porem eles utilizam as vias publicas da mesma forma que qualquer outro veículo (fim do IPVA mais barato para veiculos antigos).
Veículos mais antigos liberam na atmosferam quantidades maiores de poluentes que outros veículos (muitos deles são anteriores a obrigatoriedade de catalizadores de fábrica).
Uma grande parte da incidência de acidentes e panes que atrapalham o trânsito é por culpa de falta de manutenção e esse problema é mais frequente em veículos antigos. Quem de nós nunca viu escapamentos, paralamas, para-choques, retrovisores e até (pasmem) rodas caidas em avenidas e atrapalhando o trânsito por problemas de manutenção.
Eu sei que parece cruel, mas quem não tem condições mínimas de manter um veículo em condição de uso não deveria te-lo.
Isso não invalida a necessidade de melhoria do transporte publico.
4 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1906) 18/06/2008 11h08
Rui Ruz Caputi Caputi (1906) 18/06/2008 11h08
As restrições ao transito de veículos tenderão a serem mais frequentes e ainda mais intensas com o passar do tempo.
Isso é uma regra não escrita, que com toda certeza será a cada dia que passa mais aplicada. Compra-se uma enormidade de carros, e muitos irão ficar dentro das garagens, por que nas ruas, impossivel. Moro fora da capital, mas trabalho lá. Outro dia fui a um casamento no bairro do bexiga, peguei transito na nove de julho até as 21:30, eu nunca ví isso! Chegamos a um ponto de estrangulamento completo! Medidas ainda mais fortes deverão ser corajosamente implementadas pelos administradores públicos do município.
5 opiniões
avalie fechar
Ricardo Luis Pedregossa (1) 08/04/2008 09h37
Ricardo Luis Pedregossa (1) 08/04/2008 09h37
SAO PAULO / SP
Não compreendi a pesquisa. Visualizei ausência de qualificação sólida nos métodos, para que seu resultado seja levado em consideração, quanto a ampliação do rodízio.
Claro que não somente os motoristas, como os pedestres que utilizam do transporte público, são e serão afetados por qualquer alteração quanto ao rodízio das placas dos veículos.
Me pergunto, qual a fundamentação para entrevistar maiores de 16 anos, sem escolher outro critério mais plausível para tal pesquisa?
Se a pesquisa tivesse sido dividida em dois grupos: os que possuem carros (e necessitam dele), e os que não possuem carros.
Certamente não seria aprovada a ampliação do rodízio, por um grupo, e outro grupo diria que não saberia opinar.
O governo estimula a fabricação de veículos novos e vendas recordes com baixas taxas de juros, em seguida lhe tolhem o direito de uso! Aliás, houve algum desconto no IPVA, por conta das horas em que os proprietários são proibidos de transitar com seu veículo?
Lamentável.
10 opiniões
avalie fechar
Reinaldo Gimenes (2) 08/04/2008 09h10
Reinaldo Gimenes (2) 08/04/2008 09h10
Nelson, lembro-me bem do Coronel Fontenelle, que era Diretor do DST no final dos anos 60. Ele era um homem polêmico e foi o idealizador dos "bolsões", áreas delimitadas onde carros poderiam ou não trafegar - uma espécie de rodízio. Mas vale lembrar que o número de veículos era infinitamente menor nessa época e, claro, a educação das pessoas e dos motoristas, sem qualquer comparação com o que temos hoje. Tão criticado à época, Fontonelle, afinal, deixou saudades! 3 opiniões
avalie fechar
Nelson Coelho (1) 07/04/2008 20h06
Nelson Coelho (1) 07/04/2008 20h06
SAO PAULO / SP
Poucos devem se lembrar do Cel. Fontenelle, profissional que colocou ordem no caótico trânsito da cidade de São Paulo na década de setenta. Sua meta de trabalho foi a "Tolerância Zero" aos transgressores da época. Sim, já existiu Tolerância Zero neste país, antes mesmo de prefeitos do exterior adotar a medida. Hoje não é diferente. Temos o caos no trânsito e vivemos uma lei de trânsito individual em que muitos cidadãos abusam pela falta de punição.
No meandro da aventura das transgressões de trânsito encontramos os acidentes que fecham parcialmente as grandes avenidas, ocasionando o famigerado engarrafamento. Motos que trafegam em espaços exíguos e em velocidades incompatíveis se acidentam diariamente, causando engarrafamentos. Ora, se a lei foi feita para ser cumprida por que tolerar estas transgressões? As placas "PARE" são flagrantemente desrespeitadas, além de outras claras sinalizações como faixa de pedestres, conversões proibidas e assim por diante. Aumentar o período de rodízio parece uma piada mal desenvolvida, afinal os grandes congestionamentos da cidade ocorrem justamente nos horários de rodízio, como explicar?
A cidade de São Paulo sofre um prejuízo anual superior a 500 milhões de Reais anualmente, poderíamos ter parte desta cifra disponibilizada para a contratação de fiscais, os chamados "marronzinhos" e ainda para a instalação de radares e câmeras que punem os maus motoristas. Estes pensariam duas vezes antes de se aventurar em uma maldosa transgressão.
9 opiniões
avalie fechar
nivaldo passio (7) 07/04/2008 12h53
nivaldo passio (7) 07/04/2008 12h53
PRAIA GRANDE / SP
Apenas gostaria de reforçar a idéia de nosso amigo
Bruno Avila que deixou claro que se o povo brasileiro não tomar uma atitude continuaremos pagando para não viver e não aproveitar aquilo pelo qual tanto lutamos e conseguimos conquistar o problema não é nosso e sim das autoridades " competentes", pois percebo que CET eciste apenas para dar multas a quem as vezes erra, mas àqueles que sempre infringem as leis de trânsito causando acidente e demais incidentes morais e até materiais.
Rodizio já acho uma pouca vergonha mas cobrar pedágio ou aumentar a dois dias de rodizio é imperdoavel.
6 opiniões
avalie fechar
Wagner BAcha (1) 07/04/2008 12h46
Wagner BAcha (1) 07/04/2008 12h46
SAO PAULO / SP
O problema é o transito de pessoas e não de carros. Enquanto não se mudar o foco, o problema não será resolvido.
A aprovação ao aumento dos dias de rodizio exemplifica que quase todos já tem dois carros, e esta medida não irá surtir nenhum efeito prático, ao contrário da retirada de caminhoes, que irá ter um efeito contrário muito grande, pois irá aumentar a frota de pequenas VANS de entrega no lugar de caminhões.
Não se pode falar de transito sem falar em dois pontos: Educação da população (incentivos a não usar o carro) e transporte público. Até agora não ouvi falar em nunhum destes dois pontos.
11 opiniões
avalie fechar
Internacionalista (118) 07/04/2008 12h23
Internacionalista (118) 07/04/2008 12h23
Mais uma vez a solução é aumentar os dias de rodizio, criar pedagios etc. Obviamente q nao podemos falar q é uma minoria q usa carros. Temos 12mi de habitantes e uma frota de 6mi de carros. Muitas pessoas qdo chegam na empresa usam o carro para prestacao de servico. Acho medonha a incompetencia da prefeitura/governo de SP e principalmente do Governo federal q atua contra SP, por causa de politicagem. Cortou verba do Rodoanel. Medonha a incapacidade da CET q deveria ser um orgao fiscalizador. Se realmente fiscalizacem, se trabalhassem de verdade, ja teriam tirado das ruas muitos carros irregulares, teriam suspenso cnh de gente q dirige bebada, carros velhos e sem condicoes de trafegar etc... Tirariam das ruas 2milhoes de carros e ajudaria a diminuir o caos. Mas sao preguicosos, a nossa lei passa a mao na cabeca dos infratores. Obras de planejamento e infra-estrutura precisam ser realizadas mas nao com criacao de pedagios e aumento dos dias de rodizio, para isso pagamos impostos. 15 opiniões
avalie fechar
Jose Luiz Luiz (8) 07/04/2008 12h12
Jose Luiz Luiz (8) 07/04/2008 12h12
Eu concordo com o Cicero em Alguns pontos. Este povo é acomodado. Se voce faz o convite a estes mesmos que estão reclamando para sairmos as ruas,eles dizem desanimados: "Há não adianta mesmo, vai ser sempre assim". "Ô dia Ô ceus".
Eu por exemplo rodo uma media de 200 a 300 kilomentros de carro todos os dias. E vejo também que tem muita gente despreparada na direção. Vou citar um exemplo: O cara não dá passagem nem para as ambulancias, fecha o corredor dos motoqueiros, causando acidentes, alguns chegam a manter uma distancia do seu carro e o carro que esta a frente de 500 metros em uma velocidade 45 kilometros por hora na pista da esquerda. Poxa se não sabe dirigir, não sai de casa. São milhões de pessoas que tem este despreparo e é uma ato egoista. Se voce fala alguma coisa reprimindo o ato, o egoista diz muitas vezes: "Eu não estou com pressa". Não sei onde essas gente tira a carta. E logo eu penso ou respondo, voce não esta com pressa, mas à 4 kilometros antes de nós pode ter uma ambulancia com sua mãe, seu pai , seus irmãos a bordo, estão todos morrendo porque não iram conseguir chegar a tempo no hospital porque voce e diversos egoistas como voce estão a frente na pista da esquerda dirigindo a 45 km por hora em uma pista que é permitido trafegar de 80km a 100 km por hora. Então este é um pequeno exemplo de despreparo. "Vai dirigir autorama então". Fora outros despreparos de terceiro mundo, como por exemplo: como as pessoas se"sentem poderosas pilotando um monte de lata"
13 opiniões
avalie fechar
Aprovo 100% todas a medidas que o nosso corajoso Prefeito venha tomar para melhorar o trânsito da cidade, por mais dura que ela seja. Do jeito que está é que o trânsito não pode continuar. O povo que depende de condução coletiva não pode continuar saindo de casa as 5h da manhã para trabalhar e retornando as 9h da noite para ver a família.
Os podereosos que se adaptem a nova situação, afinal não foi assim com os outdoors? Foi uma gritaria geral, todo mundo ia quebrar e hoje ninguem mais fala nisso e a cidade está linda.
A restrição será em apenas 10% da área geográfica da capital, não vai matar ninguém.
Agora, o importante é colocar fiscalização dura, rígida, permanente. Caso contrario acontecerá como a regulamentação dos escapamentos poluidores dos caminhões e ônibus que continua a poluir a cidade!
Simultaneamente espero que outras providencias sejam tomadas, como novas avenidas, término das antigas, novos viadutos, túneis, etc. Não esquecendo da conservação do asfalto que está um desastre.
Sr. Prefeito, parabéns, precisamos de mais administradores como o Sr., que tome medidas duras, antipáticas e que contrariam os poderes economicos em benefício do paulistano.
Pedro Quina
3 opiniões
avalie fechar
antonio carlos meyer (2) 07/04/2008 12h05
antonio carlos meyer (2) 07/04/2008 12h05
SAO PAULO / SP
Paulistano deve ser muito burro, gasta pelo menos R$ 40.000,00 num carro e concorda com o aumento do rodízio? Pesquisa encomendada! Me dêem um tema e peçam o resultado da pesquisa que eu faço uma pesquisa honesta dando o resultado que querem!
Por exemplo: para fazer uma pesquisa positiva sobre o Palmeiras, entreviste pessoas próximas ao Parque Antártica! Se quiser um resultado negativo, faça sua pesquisa próxima ao Parque São Jorge...
Se o rodízio aumentar farei duas coisas:
1. entrarei na justiça para liberação do rodízio;
2. comprarei um carro velho, sem IPVA, sem licenciamento e utilizá-lo-ei para minhas locomoções!
Só pode ser brincadeira isso!!!
3 opiniões
avalie fechar
Bruno V. Avila dos Santos (1) 07/04/2008 11h43
Bruno V. Avila dos Santos (1) 07/04/2008 11h43
SANTOS / SP
Gostaria de saber se o universo amostral da pesquisa sobre a ampliação do rodízio incluiu APENAS proprietários de veículos. No meu ponto de vista, consultar quem sequer tem carro - e para quem, portanto, 1, 2 ou 5 dias de rodízio são irrelevantes - conduz a uma distorção de avaliação de interesses daqueles que são diretamente prejudicados com o rodízio, ou seja, os proprietários de veículos. Além disso, é preciso considerar que a ampliação do rodízio deve ser avaliada sob a ótica das garantias fundamentais, entre elas o direito de ir e vir, consagrado pela CF/88. Que haja 1 dia de rodízio, com o conseqüente sacrifício de um direito individual por um bem comum, vá lá, mas suprimir a utilização de um bem em 40% (quase metade) da semana útil, é um alijamento quase confiscatório. Se somarmos a isso o fato de que à prática do rodízio, não se contrapõe NENHUM arrefecimento da carga do IPVA, caminhamos para uma situação em que pagaremos para deixar o carro em casa. Que se faça um estudo sério - e não imediatista - sobre a questão do trânsito. Uma boa sugestão seria propor que os carros de placas final 1 a 5 circulassem das 7:00h às 8:30h e das 17:00h às 18:30h e os de final 6 a 0, das 8:30h às 10:00h e das 18:30 às 20:00h em dias - ou semanas - alternados. É mais razoável. Outra medida interessante seria a prefeitura incentivar as empresas que invistam em "home office" com deduções de ISS, por exemplo. 13 opiniões
avalie fechar
Ronaldo Luis Gonçalves (57) 07/04/2008 11h17
Ronaldo Luis Gonçalves (57) 07/04/2008 11h17
Ampliar o rodizio, não vai funcionar. Minha sugestão é criar aneis de contenção de veículos, desestimulando o acesso a veículos pessoais e priorizando o transporte coletivo, é a unica solução. 14 opiniões
avalie fechar
Rogerio Souza (3) 07/04/2008 11h06
Rogerio Souza (3) 07/04/2008 11h06
SAO PAULO / SP
É inacreditavel que as pessoas ainda pensem que a restrição de dias e horários para circular possam ser medidas que ajudem na fluidez do transito. Bem colegas, tais medidas pretendidas pela Municipalidade não são mais do que balelas.
Aumentar o horário? Nada muda. Quem precisa sair de casa já tem o seu carro para o dia do rodizio. Eu mesmo tenho 2 carros, um dos quais é bem velhinho e só sai de casa um dia por semana. Outros milhares de paulistanos tambem fazem o mesmo, ou trocam de carro com a esposa, pai, irmão, sogro... Será que temos que gastar tanta energia pensando em rodizio?
O pedagio urbano ja existe ha muito tempo, e pagamos por ele um valor muito acima do razoavelmente justo. Os marronzinhos nunca estiveram na rua para ajudar na fluidez do transito, mas sim para arrecadar de forma desonesta o dinheiro do cidadao paulistano que cai nas armadilhas do transito de Sao Paulo.
Eu vejo diariamente, aqui perto do meu trabalho, esses operarios do transito fazendo o seu sorteio para ver que infelizes serao contemplados com suas desonestas canetadas. E o fazem com um largo sorriso no rosto.
Paulistanos, se queremos mudar alguma coisa, melhorar a nossa qualidade de vida, perdendo menos das nossas preciosissimas horas no transito, devemos comecar combatendo a imoralidade e o abuso cometidos pela quadrilha coordenada pelo Sr. Scaringela, presidente da CET. Estes sim, sao os viloes do nosso estress com o transito e com a fortuna de damos ao municipio por nada.
8 opiniões
avalie fechar
S Levy (311) 07/04/2008 10h41
S Levy (311) 07/04/2008 10h41
De novo, o esporte predileto dos governantes do pais: jogar a culpa e/ou a responsabilidade de suas omissões e incompetências em cima da sociedade civil.
Se o ilustre Sr. Kassab - que ainda nao se dignificou em comentar meu post anterior - e sua corte de vereadores dêessem um transporte publico eficiente, decente, civilizado, a maioria dos motoristas deixaria seus automoveis na garagem, aliviando e resolvendo o transito!
Sr. Kassab, srs. vereadores, v.exs. já cogitaram em usar transporte público durante uns 3 meses para sentirem na pele o que nos 'rêles' cidadãos, pagantes de impostos absurdos e extorsivos que sustentam seus (do prefeito e vereadores) altos luxos e mordomias, passamos todos os dias?
Garanto que será uma experiência muito iluminadora, e quem sabe, alguma pequena faisca de civilidade e consideração penetrará em suas cabeças.
14 opiniões
avalie fechar
Fernando Camargo (3) 07/04/2008 10h35
Fernando Camargo (3) 07/04/2008 10h35
A meu ver a melhor solução para o trânsito é colocarmos rodízio para todos os carros, todos os dias - de 2ª a 6ª.
A idéia é reduzir o período de restrição e, ao mesmo tempo não estimular a compra de um segundo carro como aconteceu na Cidade do México. O rodízio ficaria assim:
Placas 1 a 5 não rodam das 6:30 até as 8:30 e os placa 6 a 0 não rodam das 8:30 até as 10:30.
De noite repetimos a dose, placas 1 a 5 não rodam das 16:30 até as 18:30 e de 6 a 0 não rodam das 18:30 até as 20:30.
O transito melhoraria muito, o prazo de restição diminuiria de 6 para 4 horas para cada morador, e a frequência diária exigira mudanças no hábito de utilização de carros e entrada e saída de empresas!
Uma solução simples e muito eficiente. A pergunta é: qual político tem coragem de encarar o problema de frente, sem se preocupar com os votos da eleição seguinte???
Eu voto nessa saída!!
4 opiniões
avalie fechar
Thiago Bomtempo (1) 07/04/2008 10h11
Thiago Bomtempo (1) 07/04/2008 10h11
SAO PAULO / SP
Primeiramente faltou comentar na reportagem quantos destes entrevistados possuia veículo próprio. Pois é óbivio que o cidadão que usa apenas transporte público não se importa com rodizio 2 dias na semana.
Para se resolver o problema do transito alguém (CET, Prefeitura, etc...) já cálculou o indice de engarrafamento gerado por um acidente de caminhão ou um acidente de moto? Aqui para os lados do Centro Empresarial tem em media 6km de transito toda vez que um motociclista sofre acidente e isso acontece no minimo 1 vez por semana o que ocasiona em média de 40 a 60 minutos de transito a mais.
Que tal a CET monitorar melhor a leis de transito que se aplicam aos motoboys que estão sempre andando em cima das faixas e constantemente se acidentando por este motivo e gerando enormes engarrafamentos.
1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (116)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página